quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Alcindo recebe Marília, pode apoiá-la e ser candidato a deputado

Correia: "Estamos trabalhando para um pernambuco melhor e se minha 
candidatura for concretizada estarei pronto para ajudar no que for possível”.

O vereador Alcindo Correia esteve recebendo a Pré-Candidata a Governadora do Estado do Pernambuco, Marília Arraes no último domingo, (19), aqui no município de Garanhuns. Na ocasião, estiveram presentes alguns grupos políticos e diversas autoridades que apoiam Marília aqui no Agreste Meridional. De acordo com especulações que circulam em Garanhuns, o encontro serviu para reforçar uma possível candidatura de Correia à Deputado Estadual pela esquerda, apoiada por Marília.

Já há algum tempo, Alcindo vem se apresentando com um dos principais articuladores no Agreste Meridional, tentando, inclusive unificar as lideranças políticas das cidades de Terezinha, Brejão, Saloá, Bom Conselho e Garanhuns em torno de um projeto político que venha a conceber a candidatura de um único candidato à deputado federal pela Região.

Caso se confirme a aliança, o bloco pode ser engrossado com o apoio dos municípios de Caetés e Paranatama. Atualmente, o bloco conta com 11 vereadores e alguns opositores desses municípios. Saindo do campo da especulação, o grupo poderá se tornar a maior liga em torno de um único candidato à câmara federal de todo o Agreste.

Esta semana, Correia, apesar de ainda não revelar a quem pretende dar musculatura eleitoral na Região, terá audiência com o deputado federal almejado, mesmo que possivelmente, será “seu federal em Garanhuns”.

ALCINDO ALINHADO COM MARÍLIA - A articulação de Alcindo em torno da candidatura de Marília também também vem se mostrando alinhada. O parlamentar, que é do PCdoB, ficou de sugerir um encontro entre a pré-candidata ao governo e a deputada federal, Luciana Santos (PCdoB). O único empecilho de Correia, guarda relação com o alinhamento do PCdoB a nível estadual com o PSB de Paulo Câmara, algo, que pode inviabilizar, o lançamento de sua candidatura em Garanhuns.

"Estamos trabalhando para um pernambuco melhor e se minha candidatura for concretizada estarei pronto para ajudar no que for possível, para ver nosso Estado no lugar de onde ele nunca deveria ter saído: de destaque nacional", Assegura Correia.
.

.

Magia do Natal: Leonardo Sullivan canta domingo em Garanhuns

Show do cantor romântico pernambucano, da cidade de Vicência, é um dos mais aguardados 
em Garanhuns. Programação no Palco Prefeitura, se inicia amanhã, as 19 horas.

A programação da Magia do Natal durante o próximo final de semana aqui em Garanhuns, promete animar o público presente, com performances que contemplam desde a cultura popular do município, até shows com cantores conhecidos nacional e internacionalmente. A movimentação na avenida Santo Antônio terá início nesta sexta-feira (24), no Palco Prefeitura - nos dias seguintes, acontecem os Desfiles de Papai Noel.

A partir de amanhã, o palco em frente ao Palácio Celso Galvão receberá os shows às 19h, com o Reisado Mirim da Massaranduba. Logo após quem apresenta-se é a banda Grupo 4 e Saxofone – do Erem Garanhuns. Em seguida, haverá o show de Dennis Benício e Banda, e encerrando a noite, quem sobe ao palco é o cantor Marcelo Francisco.

Já no sábado (25), e domingo (26), a avenida Santo Antônio é a passarela em que acontecem os Desfiles de Papai Noel, a partir das 18h, com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No primeiro dia, a partir das 19h, o Palco Prefeitura recebe as apresentações do Grupo Nossa Arte, seguido pela Orquestra Manoel Rabelo. Encerrando a programação, sobe ao palco, o cantor e compositor romântico, natural da cidade Vicência, em Pernambuco, Leonardo Sullivan.

Dando início aos shows que acontecerão no domingo, após o Desfile do Papai Noel, o Reisado Unidos com Alegria, do Cras Indiano realiza sua apresentação. Em seguida é a vez do cantor Bebeto Ramalho e Banda Planeta do Sol. Às 21h30min, a última apresentação da noite, fica por conta da Banda Anjo Dourado. A Magia do Natal também chega ao distrito de Iratama, no domingo (26), a partir das 17h30 com os shows do Grupo de Violões do Cras Heliópolis, e Messias Sanfoneiro e a Morena Forrozeira.

                              Abaixo, você confere vídeo, onde Leonardo Sullivan,
                  interpreta em português, a canção Don't Let it Die: “Não Deixe morrer”.

Cohab III sediou abertura da temporada 2017 do Natal nos Bairros

Ação itinerante percorrerá outras nove localidades até o mês de dezembro,
além dos distritos de Garanhuns. (Cloves Teodorico / Secom / PMG).

A Magia do Natal chegou aos bairros da cidade. Na noite dessa quarta-feira (22), abrindo a ação itinerante do evento, as apresentações aconteceram no bairro Dom Hélder Câmara, a Cohab III. Dezenas de famílias se reuniram em frente à Escola Municipal Jaime Luna para ver de perto o grupo de violões do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Heliópolis, Reisado Garanhuns Cultural e a Orquestra Manoel Rabelo (Omara). Nesta quinta-feira (23), a ação chega à praça Campos Sales, no bairro Magano. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura de Garanhuns: www.garanhuns.pe.gov.br.

Passava das 18h quando o grupo de violões do Cras Heliópolis iniciou sua apresentação. Com 14 componentes, as crianças e os adolescentes do grupo levaram canções natalinas e clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) para o público presente. Dona Maria da Silva Lima, de 38 anos de idade, era uma delas. Acompanhada das filhas, Maria Clara, 5, e Emily Sara, 8, elogiou a iniciativa. “Eu acho muito bom porque nem sempre podemos ir ao centro da cidade ver a festa em si, então quando vem pra perto da gente fica melhor. Eu tô adorando e as meninas também”, disse a moradora.

Com sete anos de história, o Reisado Garanhuns Cultural foi a segunda atração da noite. Liderados pelo reconhecido mestre Gonzaga de Garanhuns, os integrantes prenderam a atenção de todos com a força da dança e pelas cores fortes dos típicos trajes do folguedo popular, que ainda passará por outras comunidades durante do evento. “Isso faz parte da minha vida, ensaiamos há meses para levar alegria para as pessoas e isso me deixa muito feliz, ver esse público de todas as idades aqui”, conta Gonzaga.

A Orquestra Manoel Rabelo encerrou o primeiro momento da Magia do Natal nos Bairros. Existente desde o ano de 1908, a orquestra preparou, nessa temporada, shows que mesclam o popular e os clássicos natalinos, resultando em um repertório variado. A proposta itinerante de apresentações de Natal ainda percorrerá as seguintes localidades: São José, Liberdade, Parque Fênix, Boa Vista, Cohab II, Boa Vista, Várzea, Vila do Quartel e Indiano. Nos bairros, o Natal acontece sempre às quartas e quintas-feiras, a partir das 18h.
.

Izaías vai apoiar instalação da Polícia Científica em Garanhuns

Em reunião com a gerente geral de Polícia Científica de PE, chefe do Executivo se disponibilizou 
para colaborar com o local que receberá a unidade. (Edméa Ubirajara / Secom / PMG).

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Izaías Régis recebeu no Gabinete a delegada Sandra Santos,  gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco.  O objetivo da visita foi  selar uma parceria com Governo Municipal no sentido de viabilizar a instalação da Unidade Regional de Polícia Científica aqui no município de Garanhuns. 

O gestor municipal  se disponibilizou enquanto instituição, através da Prefeitura Municipal de Garanhuns, para colaborar com o local que receberá a unidade.  Diante disso, a delegada confirmou que funcionará em Garanhuns, ainda no primeiro semestre de 2018, o Instituto de Medicina Legal 24 horas, uma unidade de remoção de cadáveres, o Instituto de Criminalística e o Instituto Tavares Buril.  Dessa forma, o município como polo regional do Agreste Meridional, poderá atender em horário integral também a toda a Região.  A visita foi acompanhada por Eliane Simões, secretária de Educação e ex-secretária da Mulher.

O serviço completo de perícia garante agilidade e fortalecimento de inquéritos policiais  e assim toda a sociedade ganha. “Poderão ser realizadas investigações mais robustas, com perícia no local do crime, de drogas (química forense)  balística,  identificação de veículos no caso de transferência  e peritos em informática.  Neste momento, não teríamos condições de instalar uma unidade desse porte sem um apoio municipal.”, disso  A unidade Regional faz parte do processo de interiorização da Polícia Civil.  De acordo com Izaías Régis,  a Prefeitura apoiará no que for necessário e que esteja dentro das possibilidades da gestão municipal.  “Com esse tipo de unidade quem ganha é o povo de Garanhuns. Não é uma questão de política e sim de um governo com responsabilidade”, declarou. O local de instalação, de acordo com o Governo Municipal de Garanhuns, será definido em breve.
.

Garanhuns ganhará Delegacia de Repressão ao Narcotráfico

Proposta, foi enviada à Alepe, pelo Governador, através de Projeto de Lei. Junto a outros dois PL's, 
Governo investirá R$ 290 milhões de reais na reestruturação da segurança Pública do Estado. (JC Online).

Três Projetos de Lei propondo a criação de novos batalhões de Polícia Militar, delegacias especializadas em repressão e combate ao narcotráfico e unidades de Polícia Científica foram encaminhados pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). As propostas, previstas para serem votadas até o próximo dia 20 de dezembro, devem reforçar a segurança em 13 Municípios. O anúncio veio dois dias depois da divulgação dos números oficiais de homicídios de outubro.

Este ano, de acordo com números da Secretaria de Defesa Social, já são 4.576 mortes violentas. As propostas preveem a criação do 26º Batalhão de Polícia Militar, em Itapissuma, Grande Recife; do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento, em Petrolina, Sertão; e da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar em Lajedo, Agreste. As Delegacias de Repressão ao Narcotráfico serão instaladas no Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Ainda segundo a proposta, as unidades de Polícia Científica vão para Nazaré da Mata, Palmares, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Salgueiro e Ouricuri.

O investimento será de R$ 290 milhões. De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o efetivo dessas Unidades está em formação. “1.300 policiais militares devem terminar o curso no primeiro trimestre de 2018 e outros mil policiais civis devem ser formados até fevereiro.” Se aprovada na Assembleia Legislativa, a nova estrutura começa a funcionar no primeiro semestre do próximo ano. Com os índices apontando que Pernambuco fechará o ano com mais de 5 mil homicídios, o governador Paulo Câmara reforça estar trabalhando para mudar os números. “Ainda temos muito o que fazer, mas com essas ações, vamos chegar aonde desejamos, para termos um 2018 de paz”.

Ação de combate ao Câncer de Próstata será realizada na Cega

Ação que ocorrerá já no próximo sábado (25), oferecerá,entre outros, exames de 
Antígeno Prostático Específico (PSA), um dos primeiros usados para diagnosticar a doença.

Orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e encaminhamentos para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), um dos primeiros usados para diagnosticar a doença, são alguns dos serviços que serão oferecidos gratuitamente em Garanhuns, neste sábado (25/11). A ação é do Sesc Garanhuns e da Secretaria de Saúde do município em alusão ao Novembro Azul, movimento de conscientização sobre a doença, a segunda mais comum entre os homens no Brasil.

Além disso, quem for ao Pátio da Feira Livre da Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA) também será beneficiado com exame de glicose, aferição de pressão arterial, orientações sobre o câncer de boca, vacinação contra difteria, tétano e hepatite, prevenção às DSTs, avaliação física e distribuição de preservativos. “O objetivo é, principalmente, motivar a população masculina a realizar os exames preventivos de forma rotineira e desmistificar o preconceito que envolve o tema”, destaca a assistente social do Sesc Garanhuns, Kate Oliveira.

Novembro Azul – O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata, o segundo que mais mata homens no Brasil. O indicado é que os homens passem a monitorar a próstata a partir dos 50 anos. Nas fases iniciais, a doença não dá sinais de seu surgimento, porém, com o tempo, o tumor cresce e pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica. O movimento surgiu em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que é celebrado no dia 17 de novembro.

Brasília: Regina cobra reabertura do Banco do Brasil em Itaíba

Cunha: “Hoje o povo sofre porque não pode sacar, depositar e fazer nenhuma 
transação com dinheiro vivo na agência de Itaíba e isso vem prejudicando a população”.

A Prefeita de Itaíba, Regina Cunha, esteve na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Banco do Brasil, em Brasília-DF, para discutir o funcionamento parcial do Banco do Brasil em sua cidade. Em Brasília, Regina cobrou dos dirigentes do Banco, a reabertura total da agência bancária. Na ocasião, a prefeita esteve acompanhada do Presidente da Amupe, José Patriota, que na sede do BB em Brasília, abriu discussão sobre o fechamento de 12 agências no Estado de Pernambuco, proposto pela entidade financeira, e ainda tratou da reabertura das agências fechadas após ataques de assaltantes.

Além do encontro no Banco do Brasil, Regina ainda participou das manifestações de prefeitos que cobram uma ajuda do Governo Federal para fechar o ano de 2017 com um aumento de 1% no percentual do FPM. Em Brasília, Cunha esteve acompanhada do Secretário de Educação, Júnior Brandão. Prefeitos de todo o País foram a Brasília cobrar do Governo Federal o apoio aos municípios brasileiros e espalharam milhares de barquinhos com o lema da manifestação “Não deixem os Municípios Afundarem”.

Para a chefe do Executivo Itaibense, é hora do Governo Federal e suas instituições investirem na recuperação econômica dos municípios, garantindo aos cidadãos pelo menos o funcionamento das agências bancárias dos bancos públicos. “Hoje o povo sofre porque não pode sacar, depositar e fazer nenhuma transação com dinheiro vivo na agência de Itaíba e de vários municípios vizinhos e isso vem prejudicando a população, o comércio e a economia dos municípios”, criticou a Prefeita, aos dirigentes do BB, em Brasília.
.

Claudiano vibra com benefícios dirigidos aos produtores de queijo

Comemoração do Deputado, diz respeito ao PL enviado à Alepe pelo Governador,
que na prática, irá conceder, dentre outros, isenção fiscal de ICMS para esses produtores.

O deputado estadual Claudiano Martins Filho, que integra os quadros do PP, comemora por ter vencido mais uma luta em defesa dos pequenos produtores de queijo no Estado de Pernambuco. Fazia algum tempo, deputado tentava, junto ao Governo Estadual, desburocratizar as regras do comércio de queijos artesanais no estado. Conseguiu.

A 1° boa notícia para o setor chegou na última sexta-feira, (17), quando o governador Paulo Câmara enviou à Alepe, Projeto de Lei, que estabelece a modificação da Lei nº 15.948, de 16 de dezembro de 2016, que concede benefícios fiscais referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Essa medida serve de incentivo para a formalização do setor, que poderá vincular o recebimento de benefícios ficais – tanto para o produtor quanto para o varejista – por meio da adoção da Nota Fiscal Eletrônica para a comercialização deste tipo de produto. O produtor com registro no Serviço de Inspeção Estadual – SIE, vale, e é importante ressaltar, será dispensado 100% do ICMS gerando, assim, crédito tributário.

Setembro passado, Martins reuniu pequenos produtores e alguns órgãos ligados à categoria na Secretaria da Fazenda, onde na ocasião, a Receita Estadual se comprometeu a simplificar o mercado dos produtores rurais de pequeno, médio e grande porte em geral.

Paralelamente à essa medida, o deputado Estadual Claudiano Martins, também apresentou na segunda, 21 de novembro, na Assembleia Legislativa, Projeto que simplifica o acesso dos pequenos produtores ao registro no SEI. Essas iniciativas em conjunto, ampliarão o números de pequenos produtores que passarão a participar do mercado de laticínios pernambucano, gerando emprego, renda e arrecadação, fomentando assim, a economia de dezenas de cidades da bacia leiteira de Pernambuco.

“Essa foi mais uma conquista para todos os produtores rurais do nosso estado. Se hoje tenho a honra e o privilégio de presidir a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, tenho de fazer valer a pena, ajudando as pessoas, cumprir com o papel para o qual fui eleito, fiscalizar, criar leis e sugerir projetos que alavanquem a economia do nosso estado, simplifiquem a vida de quem quer produzir e consequentemente gere emprego e renda para todos os pernambucanos”, comemora Claudiano.
.

Álvaro critica gastos do Governo com Organizações de Saúde

Porto: “O que temos visto na grande maioria dos hospitais administrados
por OSS é precariedade no atendimento e gestões”. (Alepe / Foto: Divulgação).

O deputado estadual Álvaro Porto (PSD) questionou, em discurso na Reunião Plenária da Assembleia Leislativa de Pernambuco, desta quarta (22), os gastos e contratos do Governo do Estado com as Organizações Sociais de Saúde (OSS), que administram unidades de atendimento em Pernambuco. O parlamentar apresentou dados para sustentar que esse modelo de gestão é mais caro do que a administração direta e pediu mais transparência nas informações sobre os repasses públicos para essas empresas.

Na tribuna da Alepe, Porto defendeu que que entre os anos de 2010 e 2014, segundo auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), as transferências para as OSS saltaram de R$ 144,3 milhões de reais para R$ 709,2 milhões. “Paralelamente, o que temos visto na grande maioria dos hospitais administrados por OSS é precariedade no atendimento e gestões que convivem com déficits e atraso no pagamento a fornecedores”, acrescentou.

Porto lembrou, ainda, a visita ao Hospital Dom Malan, em Petrolina, no final de setembro, em que constatou que a unidade funciona com uma demanda 150% superior à sua capacidade e teve problemas como desabamento de teto e afundamento no piso. O centro hospitalar é gerido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), principal OSS em atividade em Pernambuco, responsável por mais de 15 unidades.

O deputado do PSD citou levantamento do presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco e membro do Conselho Estadual de Saúde, Hermias Veloso da Silveira. Segundo ele, o Estado gastou, em 2016, R$ 409,6 milhões na gestão de 23 hospitais, enquanto as OSS consumiram R$ 470,9 milhões para gerir nove. “A Secretaria de Saúde empregou menos recursos para administrar um número bem maior de unidades hospitalares”, apontou.