segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Angelim: Douglas comemora aniversário com grande festa pública

Gente de toda Região Agreste Meridional acompanhou a festividade alusiva a
chegada da idade nova do jovem Prefeito Angelinense (34 anos).

A cidade de Angelim, no Agreste Meridional, foi invadida, por cerca de 20 mil pessoas, durante o decorrer do último domingo (19), para celebrar o aniversário do Prefeito Douglas Duarte (PSB). Desde as primeiras horas do dia, o município já estava no clima de comemoração, mas a festa deslanchou de vez mesmo,quando a Banda Marreta é Massa, subiu ao Palco instalado na cidade. Ninguém ficou parado: Marreta, colocou todo mundo para dançar, como pode ser visto, nos vídeos disponibilizados, no fim desta publicação.

Gente de toda Região Agreste Meridional acompanhou a festividade alusiva a chegada da nova idade, do jovem Prefeito Angelinense (34 anos). Há 11 meses no cargo, Douglas ocupa o assento de Chefe do Executivo daquele município pela primeira vez. Apesar de ser estreante, vale dizer, muito já foi feito por Duarte naquela cidade. Em 2012, quando ainda tinha 29 anos, o atual Prefeito Angelinense, foi candidato ao cargo pela primeira vez; disputando eleição contra o ex-Prefeito Marco Calado. Perdeu por uma diferença bastante considerável, naquela ou em qualquer ocasião: mais de dois mil votos.
.

Sem desanimar, muito menos desistir, em 2016, ele encontrou a redenção, ao bater Josemir, candidato apresentado por Marco, por quase 300 votos. No Domingo último, a convite, o Blog do Gidi Santos esteve acompanhando o evento aberto ao público, na cidade de Angelim, que serviu de comemoração pela passagem do aniversário de Douglas. Por lá, vimos e sentimos de perto, a grande aprovação que Douglas desfruta. O Prefeito da cidade de Palmeirina, Marcelo Neves, esteve prestigiando Douglas em sua cidade, mesma coisa que fez o ex-Prefeito da cidade de Capoeiras, Neném, assim como o Deputado Estadual Claudiano Martins, do Partido Progressista (PP).
.

ALFREDO GOIS FORTALECE O GRUPO DE DOUGLAS – Durante nossa passagem por Angelim, no domingo, uma figura em especial, não passou despercebida. Falamos do ex-Secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Gois, que ao que pudemos observar, naquela ocasião; desfruta de enorme prestígio junto ao Deputado Estadual, Claudiano Martins, do Prefeito Douglas Duarte, assim como, daqueles, que aqui no Agreste Meridional, integram, sendo Prefeito ou Deputado, a base do Governo Paulo Câmara.

Alfredo, atua junto ao Poder Executivo daquele município. Não bastasse auxiliar a gestão Angelinense, ele ainda empresta seus serviços a Prefeitura de Calçado, administrada pelo Prefeito Nogueira, também do PSB. A desenvoltura de Gois, ao que sabemos; apesar de não confirmado por ele, o levou a ser indicado a um cargo de alto escalão, recém criado no Governo de Pernambuco. Por hora ele não aceitou, mas seguem as tratativas, os rearranjos e as articulações, que na prática, se encarregarão de colocá-lo, num lugar de destaque, na esfera do Executivo Estadual.
.

A festa; o show de Marreta é Massa: foi tudo muito saudável, valioso e harmonioso para Angelim e todos aqueles que puderam estar presente por lá. Nada além do que aquele povo, tão carismático, receptivo, amistoso e ordeiro merece.

                 Confere aí:




2018: Arcoverde vai ganhar Delegacia de Combate ao Narcotráfico

Cidade, está dentre os nove municípios pernambucanos indicados com as propostas 
para as delegacias, que têm inauguração prevista para fevereiro de 2018.

A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, participou na última sexta-feira (17), de solenidade no Palácio do Campo das Princesas, quando o governador Paulo Câmara assinou projetos de lei para a criação de novos batalhões da Polícia Militar, novas Delegacias de Combate ao Narcotráfico e interiorização da Polícia Científica.

Arcoverde foi uma das nove cidades pernambucanas indicadas com as propostas para as delegacias contra narcotráfico, que têm inauguração prevista para fevereiro de 2018 entre elas: Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina. Na ocasião, Arcoverde também foi anunciada na proposta para uma unidade da Polícia Científica entre outros municípios como: Nazaré da Mata, Palmares, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Ouricuri.

“Esse é um grande avanço não só para o município, mas para toda nossa região que só contava, no interior, com um IML em Caruaru e Petrolina.”, enfatizou a prefeita. O IML será instalado na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar e, assim como, a delegacia de Nacórtico será inaugurado em fevereiro. As medidas integram o Plano de Segurança e reforçam o compromisso do governo no combate à violência e ao crime organizado.

Upgrade: Conselheiros Tutelares de Garanhuns serão capacitados

De acordo com TAC firmado no MP, dentre outras ações, Comdica realizará reuniões bimestrais com 
os conselheiros tutelares para avaliar e revisar os programas e projetos de capacitação. (MPPE).

Para garantir a formação continuada e o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares de Garanhuns, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e o município de Garanhuns firmaram termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Por meio do TAC, as partes estabeleceram compromissos para ofertar qualificação aos conselheiros tutelares.

De acordo com os termos do TAC, o Comdica se comprometeu a elaborar e cumprir plano anual de ação, com programas e projetos de capacitação. Esse plano deve ser apresentado até janeiro de cada ano aos conselheiros tutelares e demais integrantes do sistema de garantia de direitos.

O Conselho também fica responsável por encaminhar à Secretaria Municipal de Assistência Social os requerimentos necessários à efetivação das capacitações dos integrantes do Conselho Tutelar com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Por fim, o Comdica realizará reuniões bimestrais com os conselheiros tutelares para avaliar e revisar os programas e projetos de capacitação.

Já o município de Garanhuns se comprometeu a garantir, por meio da Secretaria de Assistência Social, os recursos necessários à elaboração e cumprimento do plano de ação definido pelo Comdica, incluindo a capacitação dos conselheiros e demais integrantes do sistema de garantia de direitos. A gestão também assegurou que vai participar das reuniões bimestrais promovidas pelo Comdica.

Pasta de Saúde realiza atendimentos noturnos durante a semana

Prioridade nos atendimentos, será dado aos pacientes acima de 40 anos, ou que tenham 
histórico de câncer de próstata na família. (Aquiles Soares / Secom/PMG / Foto: Divulgação).

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, a partir desta segunda-feira (20), mais uma etapa da Campanha Novembro Azul. Até a próxima sexta (24), acontecerão atendimentos noturnos, das 18h às 21h, no Centro de Especialidades Luís Lessa (antigo Nasg), localizado na Rua Joaquim Távora, S/N, no bairro Heliópolis, no Centro Administrativo I. Durante os dias, serão realizados atendimentos com urologista, consultas odontológicas, testes rápidos e vacinação, avaliação física e palestra sobre o combate ao tabagismo.

A prioridade serão os pacientes acima de 40 anos, ou que tenham histórico de câncer de próstata na família, e também aqueles que apresentaram algum tipo de anormalidade durante a consulta com clínico geral nas UBS’s. Para o atendimento, os pacientes deverão ser referenciados por suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de acordo com o seguinte cronograma:

20/11: Aloísio Pinto, Boa Vista I, Boa vista II,
Boa Vista III, Bela Vista I, Bela Vista II.
21/11: Brasília I e II, Cohab II (Unidade Tripla) e Vila do Quartel
22/11: Heliópolis I e II, Jardim Petrópolis, Indiano I, II e III
23/11: José Maria Dourado, Liberdade, Magano
I, II e III e Manoel Camelo
24/11: Manoel Chéu, Massaranduba, Pacs Centro,
Pacs Boa Vista, São José e Parque Fênix.

Já no sábado (25), os atendimentos in loco do Novembro Azul serão retomados, quando as ações acontecerão na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), a partir das 07h, em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc). O público-alvo desta ação serão os feirantes do local, que serão beneficiados com avaliação física, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, vacinação, e rastreamento de câncer bucal.

Sesc local traz escritor Paraense para programação literária infantil

De 20 a 22 de novembro, das 14h às 18h, no Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, 
acontece a oficina “Literatura infanto juvenil e os caminhos para leitura” com Daniel Munduruku. (Oficina).

A literatura infanto juvenil e a importância da leitura na formação de crianças e adolescentes serão os temas principais da programação preparada pelo Sesc Garanhuns, de 20 a 22 de novembro. O escritor paraense Daniel Munduruku é o convidado do Sesc para compartilhar sua experiência com o público. Sua primeira obra, "Histórias de Índio" (Companhia das Letrinhas), de 1996, vendeu mais de 60 mil cópias e está na 16ª edição. A segunda, uma enciclopédia com verbetes nativos, ganhou o Prêmio Jabuti.

De 20 a 22 de novembro, das 14h às 18h, no Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, acontece a oficina “Literatura infanto juvenil e os caminhos para leitura” com Daniel Munduruku. O público-alvo desta capacitação são professores, mediadores de leitura, arte-educadores, contadores de história e demais interessados sobre o tema. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Atendimento do Sesc Garanhuns. O valor do investimento é de R$ 44 para o público em geral e de R$ 22 para comerciários e dependentes.

Nesta quarta-feira (22/11), às 19h30, no Salão de Eventos Jaime Pincho do Sesc Garanhuns acontece uma conversa com o escritor Daniel Munduruku sobre a "Diversidade na Literatura Infanto Juvenil". A entrada é franca. O escritor e professor é pertencente à etnia indígena Munduruku. Ele é graduado em filosofia, história e psicologia, tem mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e é diretor-presidente do Instituto Uk´a - Casa dos Saberes Ancestrais. Muitos de seus livros receberam prêmios nacionais e internacionais.

Prefeitura está recuperando estradas vicinais do distrito de Iratama

No distrito, expectativa é que as estradas vicinais de Estivado, Tigre, Estrela parte da 
Fazenda Esperança sejam contempladas com a recuperação,muito em breve. (Secom/PMG).

A Prefeitura de Garanhuns, através da A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente concluiu na semana passada a recuperação das principais estradas do distrito de Iratama, que estavam completamente comprometidas por conta do período chuvoso. Foram recuperadas as duas estradas que dão acesso aos Sítios Timbó e Cavaco, que requerem mais atenção e cuidado, por conta de características específicas do solo.

A previsão para esta semana, ainda no distrito de Iratama, é que as estradas vicinais de Estivado, Tigre, Estrela e parte da Fazenda Esperança sejam contempladas com a recuperação, assim proporcionando uma melhor mobilidade para a população. “O nosso foco é fazer todas as estradas, acreditamos que esta semana concluímos estes locais. Eram estradas muito danificadas, que precisam ser feitas quatro ou cinco vezes para ficarem em perfeitas condições”, comentou o titular da pasta, João Paulo Sobral.
.

Música garanhuense encerrou 2º final de semana da Magia do Natal

Esta semana, já a partir da quarta (22), no Crás Heliópolis, haverá o início das atividades 
do Natal nos Bairros, às 18h. (Edméa Ubirajara / Secom/PMG / Fotos Camila Queiroz).

A cada dia em que é realizado o Desfile de Papai Noel, mais gente se emociona com a passagem do bom velhinho. O percurso de todos os fins de semana foi repetido neste domingo e depois o Papai Noel conversou, tirou fotos e recebeu cartinhas na casa montada em frente ao Palácio Celso Galvão. A turista Valéria Alves, do Recife, classificou o evento como “excelente”. “A organização está de parabéns, é uma festa muito segura, organizada, numa cidade limpa, com pessoas muito educadas”, afirmou.

Em seguida, com coreografias bem elaboradas e figurinos ricos em detalhes, o Studio de Danças Arte dos Movimentos, de Lajedo, apresentou no Palco Prefeitura o espetáculo Dai Louvores ao Rei, sob a direção da professora Jéssica Nataly. O grupo de flautas do Centro de Referência em Assistência Social do Magano deu continuidade com alguns dos maiores sucessos da época natalina, entre eles ‘Jingle Bells’, ‘Noite Feliz’ e ‘Então é Natal’.

      Dando continuidade, em uma apresentação contagiante do início ao fim, a banda garanhuense Os Valvulados trouxe ao público clássicos da Música Popular Brasileira, com pitadas de rock. No repertório estavam canções de Chico Buarque, Tim Maia e Roberto Carlos. O grupo reconhecido nacionalmente pela mistura quase alucinante de samba-jazz, soul e a black music e estreou esta noite na programação da Magia do Natal.
.

Outro artista natural de Garanhuns encerrou os shows do domingo. Hercinho incluiu baião, xote, reggae, poesia, blues e samba num só repertório, convidando ao palco músicos como Alexandre Revoredo, Rogério Diniz e Magote. Ao final, o público aprovou o que foi apresentado na noite. Margarete Sampaio, que aplaudiu de pé, disse que aprovou a participação de artistas locais e se revelou fã de Hercinho. “O conhecemos no Festival de Inverno e vim especialmente para vê-lo. Gostei demais”, disse.

BAIRROS - Esta semana tem início o Natal nos Bairros, sempre às 18h. Na quarta-feira ( 22), o Grupo de Violões do Cras Heliópolis, o Reisado Garanhuns Cultural e Omara se apresentam na Rua Djalma Ramos Machado, no bairro Dom Hélder Câmara (Cohab III). Já na quinta (23) quem receberá o projeto é a comunidade do Magano, com palco montado na Praça Campos Sales. Se apresentam o Grupo de Flautas e Violinos do Cras Magano, o Grupo de Violões do Cras Heliópolis e David Meneses.
.

Na contramão: Governo Temer lança programa Menos Médicos

Falta de qualidade nos cursos e instituições, foi a alegação dada pelo Governo, 
para suspender por cinco anos a criação de cursos de Medicina no país. (Os Divergentes).

O governo acaba de lançar o programa “Menos Médicos”. É o que fica claro com a decisão, anunciada pelo ministro pernambucano, Mendonça Filho, do Ministério da Educação (MEC), de suspender por cinco anos a criação de cursos de Medicina no país, a ser concretizada em decreto do presidente Michel Temer nos próximos dias. Para perplexidade e estupefação geral: temos médicos demais? É claro que não. A decisão foi tomada, mais uma vez, para atender a pressão das corporações e entidades de classe do setor, que fizeram forte movimento depois do expressivo aumento das vagas de graduação em Medicina nos últimos anos – estimuladas pela lei do programa Mais Médicos.

Em julho de 2013, quando foi criado o Mais Médicos,  em meio a muita polêmica, a estimativa do Ministério da Saúde era de que tínhamos um déficit de 54 mil profissionais,  sobretudo no atendimento básico, agravado pela má- distribuição de médicos, deixando desguarnecidas principalmente as periferias das grandes cidades e os grotões do interior do país.  Faltavam médicos, e a solução encontrada foi importar os cubanos e, sim, estimular a formação de novos profissionais, principalmente em cursos no interior do país.

O Mais Médicos foi um grande programa, embora, evidentemente, não tenha resolvido o problema em quatro anos. Há hoje mais brasileiros recrutados no programa, mas ainda faltam muitos médicos no Brasil. Estudo do TCU apresentado há dias na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado mostrou, claramente, que a falta de profissionais no atendimento básico continua sendo nosso maior problema de saúde pública.

Não há, portanto, o menor sentido em limitar a criação de cursos de Medicina a esta altura do campeonato – a não ser os interesses corporativos das entidades da categoria, aquelas mesmas que, todos se lembram, tentaram impedir a implantação do Mais Médicos. A alegada falta de qualidade nos cursos e instituições deve ser corrigida de outra forma, com avaliações rigorosas dessas escolas e profissionais e outras exigências.

Impedir a criação de cursos para evitar a formação de maus médicos é tirar o sofá da sala. Quem pagará a conta serão os de sempre: a população mais vulnerável, entregue às deficiências do Sistema Único de Saúde (SUS). Do ponto de vista político, o “Menos Médicos”, em ano eleitoral, é nitroglicerina pura.

Lula em Congresso do PCdoB: “Não vai ser difícil ganhar em 2018”

Durante evento, petista ainda avaliou que a oposição está fragilizada, e lamentou que não 
tenha conseguido barrar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. ( Veja / Fotos: Fátima Meira).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “não vai ser difícil” ganhar as eleições presidenciais de 2018, mas defendeu uma mudança de estratégia dos partidos de esquerda para barrar as propostas do governo Michel Temer no Congresso.

Durante o Congresso do PCdoB, Lula avaliou que a oposição está fragilizada e lamentou que não tenha conseguido barrar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e propostas que, na sua avaliação, representam um retrocesso com relação aos avanços das gestões petistas, como a reforma trabalhista.

“Éramos contra reforma trabalhista, e ela aconteceu. Éramos contra a Previdência, e se não tomarmos cuidado, vai acontecer”, disse o petista em seu discurso. Lula afirmou ainda, que o governo Michel Temer é “fraco” e, por isso, se submete “aos interesses do mercado”. “Nenhum presidente fraco é respeitado.” “Os congressistas que estão votando pelo desmonte não têm compromisso conosco. Nunca vi tanto deputado reacionário, tanto troglodita, e se não tomarmos cuidado vai piorar na próxima eleição”, disse.
.

Jarbas vai apoiar Alckmin em 18 com ou sem o aval do PMDB

Segundo Vasconcelos, o palanque para o tucano é algo certo "com apoio
do PMDB oficial ou como dissidente". (JC / Foto: Felipe Ribeiro).

Embora tenha vindo a Pernambuco em busca de apoio do PSBna candidatura à presidência em 20018, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) teve neste domingo (19) a certeza do apoio incondicional de um peemedebista. Segundo o deputado Jarbas Vasconcelos, o palanque para o tucano é algo certo "com apoio do PMDB oficial ou como dissidente". Questionado sobre como se dará esse apoio, Jarbas, que travou um disputa judicial contra a filiação do ex-socialista Fernando Bezerra Coelho ao PMDB, confirmou que não pensa em sugerir algum nome do partido como vice na chapa.

"Eu apoio Alckmin com apoio do PMDB oficial ou como dissidente (...) vou fazer palanque para ele", disse o pernambucano. Durante o encontro, o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB), esteve presente., já que Paulo Câmara está em viagem.

Transposição - Entre os temas em comum entre o Estado de São Paulo e o Nordeste Brasileiro, pelo menos durante o encontro, ficou clara a preocupação em relação ao cenário de seca e as alternativas que estão sendo adotadas, como a transposição do Rio São Francisco, que teve o eixo leste concluído e segue em andamento com o eixo norte, que passa pelo Ceará, e também pelo estado Pernambucano.

Senador Álvaro Dias anuncia sua pré-candidatura à Presidência

À reportagem, Dias, afirmou discordar de "muitos analistas" que veem, uma possibilidade de 
polarização eleitoral entre o ex-presidente Lula (PT), e o deputado federal, Jair Bolsonaro. ( Folhapress).

Discursando contra os partidos políticos - que definiu como atores de um "quadro deteriorado", que "mergulhou pais num oceano de dificuldades-, o senador Alvaro Dias (Podemos, do Paraná) divulgou, neste domingo, 19 de novembro, a sua pré-candidatura à Presidência para o ano que vem, 2018. Dias (foto acima), participou de um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, promovido pela juventude de seu partido. Elogiou as ações de combate à corrupção do Ministério Público, da Justiça e da Polícia Federal. Citou dois "ícones da Justiça": os juízes da lava Jato Sergio Moro e Marcelo Bretas).

"Ou mudamos, ou seremos atropelados por esse sentimento irresistível", afirmou. "Organizações criminosas", "lavanderias do dinheiro público", "filhos do Petrolão" e "sanguessugas" foram alguns dos termos que o senador usou para se referir à classe política. À reportagem ele afirmou discordar de "muitos analistas" que veem, neste momento, uma possibilidade de polarização eleitoral entre o ex-presidente Lula (PT), à esquerda, e o deputado federal (Jair Bolsonaro), à direita.

O senador registrou 4% das intenções de voto na última pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em outubro. Lula, ex-presidente, apareceu naquela ocasião, com 36% e Bolsonaro, 16%. "Há no inconsciente coletivo um movimento que emerge, avassalador, contra os velhos conceitos, que estão arraigados ainda entre os analistas", ele diz. "Imagino as pessoas lúcidas, conscientes de que a omissão pode ser tragédia política renovada".

Ele diz apostar que o PSDB, que deixou em 2015, enfrentará rejeição nas urnas em 2018. Os tucanos veem algumas de suas principais lideranças, como os senadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), atingidos pelas investigações da Lava Jato. Além disso, o partido tem vivido uma divisão interna sobre permanecer ou desembarcar do governo Temer.

Dias: "O PSDB já perdeu várias eleições e deve perder mais uma, como consequência exatamente do seu perfil de partido cartorial, com decisões impostas de cima para baixo. (A sigla) não exercita internamente a democracia e promove divergências internas".

Bezerra: “Sou candidato a governador e vou ganhar a eleição”

De acordo com Senador, eleição para Governo Estadual, ano que vem, será em dois turnos. Os 
finalistas, segundo o peemedebista, serão ele e Paulo Câmara. (Inaldo Sampaio / Foto: Sérgio Bernardo).

O senador Fernando Bezerra Coelho, após demorada reflexão sobre o cenário político estadual para 2018, decidiu: “Sou candidato a governador e vou derrotar esse governo (Paulo Câmara) por muitos votos”. Foi a primeira vez nos últimos 60 dias que o senador assumiu-se claramente como candidato ao Palácio do Campo das Princesas, sem embargo do diálogo mantido com outras forças políticas da Oposição a exemplo do senador Armando Monteiro, do ministro Mendonça Filho e do ex-ministro Bruno Araújo.

Ele nota disposição em Armando no sentido de concorrer pela segunda vez ao Governo do Estado, percebe Mendonça na expectativa de compor a chapa de Alckmin como representante do DEM na região Nordeste e vê interesse em Bruno Araújo no sentido de disputar uma vaga de senador. Por esse motivo, pretende repetir a mesma estratégia utilizada por Eduardo Campos em 2006: pé na estrada para chegar ao ano da eleição tendo visitado praticamente todos os municípios pernambucanos.

O senador se convenceu de que a eleição será em dois turnos e que os finalistas serão ele e o atual Governador de Pernambuco, Paulo Câmara. No segundo turno, que será nova eleição, o processo se encarregaria de reunir todos contra o governador - de Marília Arraes a Antonio Campos, de Armando Monteiro a Bruno Araújo, de Mendonça Filho a Humberto Costa, passando ainda por Raul Jungmann, Elias Gomes, João Lyra Neto, Sílvio Costa, Joaquim Francisco e Priscila Krause.

Vitória política - Questionado sobre a disputa político-jurídica com Jarbas Vasconcelos pelo controle do PMDB estadual, Fernando Bezerra Coelho respondeu: “Nossa defesa está bem encaminhada, mas politicamente isso já está resolvido! O partido é nosso. No entanto, mesmo que a gente perca na justiça, a direção nacional irá reunir-se no próximo dia 17/12 e dará a palavra final em nosso favor”.

Conselho > Segundo Fernando Bezerra, Jarbas e Raul Henry alegaram em suas ações que só quem pode intervir em diretórios estaduais é o “conselho político” do PMDB, órgão que nunca se reuniu e que foi extirpado do estatuto do partido em 2014. “Portanto, o estatuto que vai valer é o que a direção nacional disser que vale”.

Parecer > O senador também não tem dúvida de que o parecer do deputado Baleia Rossi (PMDB-SP) será favorável à dissolução do PMDB Pernambuco, bem como à sua reestruturação sob o comando dele, do filho, Fernandinho, ministro de Temer, e do prefeito Miguel Coelho (Petrolina).