quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Izaías em evento com Paulo: “Alguns não queriam me ver aqui!”

De acordo com o Prefeito, sua presença numa solenidade ao lado de Paulo, faz-se necessário, ao 
tempo que sejam separadas as posições políticas partidárias de seu grupo, as do Governador.

Apesar da postura sensata e institucional, que o levou a participar da solenidade realizada na manhã desta quinta, aqui em Garanhuns no 9º BPM, ocasião em que o Governador Paulo Câmara apresentou ações dirigidas a infraestrutura da segurança pública da cidade e do Agreste Meridional, o Prefeito de Garanhuns Izaías Régis, sem citar nomes, fez uma dura crítica há alguns correligionários de Câmara aqui na cidade, que segundo ele, não viram com bons olhos a sua presença no evento desta manhã.

De acordo com o Prefeito, sua participação numa solenidade dessa natureza, faz-se necessário, ao tempo que sejam separadas as posições políticas partidárias dele e de seu grupo, as do Governador Paulo Câmara. Bem ao seu estilo; bastante espirituoso, Régis não perdeu a oportunidade e hoje pela manhã, disparou: “Governador Paulo Câmara, tenho certeza que alguns não queriam me ver aqui, mas eu venho pela instituição que represento, porque Garanhuns é maior do que qualquer outra coisa; independente de muitos que fazem parte de seu Governo, acharem que eu não deveria estar aqui. Eu estou aqui como representante de um povo - de 140 mil pessoas que eu represento!”.

Apesar de não citar nomes, nos bastidores, muitos defenderam que a fala de Régis, se dirigiu ao ex-vereador Sivaldo Albino, do PPS, assim como ao seu irmão, o bacharel em direito Johny Albino. Sivaldo, que atualmente ocupa o posto de Gerente Geral da Casa Civil do Governo de Pernambuco, além de ter disputado a eleição do ano passado contra Izaías, foi durante três, dos quatro anos da primeira gestão de Régis, o mais forte e articulado oposicionista do Prefeito, na Câmara de Garanhuns.
.

Noutra perspectiva, cortes, e se dirigindo ao Governador como “querido Paulo”, Régis protagonizou momentos na manhã desta quinta, que nem mesmo o agente mais “político” do seu grupo esperava. Bastante criticado por não ter recebido Câmara ainda no mês de abril, quando a caravana do Executivo Estadual realizou aqui na cidade, o Seminário Pernambuco em Ação, Izaías parece ter finalmente percebido, o quanto é importante sua atuação de forma institucional, em ocasiões dessa natureza, ainda que ao lado de oposicionistas.

Logo no começo de sua fala nesta quinta, que registramos, e disponibilizamos abaixo; para não deixar passar a oportunidade; bom político que é, Régis fez o que de melhor sabe fazer: política. Se referindo a parceria entre o Município e o Estado, que aqui em Garanhuns, resultou na criação da sala de Acolhimento à Mulher, que funciona na 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, Régis frisou: “O Secretário de Defesa Social, conhece o trabalho nosso, em relação a nossa união, que nós fizemos em defesa da mulher!”.

Antes de encerrar sua fala, como de costume, Régis se apresentou como melhor garoto propaganda do evento Natalino considerado por muitos, o melhor e mais atrativo do Nordeste: "A Magia do Natal de Garanhuns". “Como Prefeito de uma das cidades mais importante de nosso estado, aliás, a cidade mais bonita do mundo, quero convidar todos, para que venham aqui uma noite de natal. Natal é família que se encontra pra se confraternizar,” disse Régis no Batalhão da PM.
.

João Campos fortalece PSB e acolhe demandas de Garanhuns

Edival Veras, sobre a reunião com Campos: “Foi excelente. Ele ouviu tudo atentamente 
e se mostrou extremamente ligado e conhecedor das necessidades de Garanhuns." 

Acompanhando a agenda do Governador Paulo Câmara aqui em Garanhuns nesta quinta-feira (16), onde na ocasião, o chefe do Executivo Estadual, anunciou a chegada de 40 novos policiais militares para a cidade e Região, além de três novas viaturas, o Chefe de Gabinete de Paulo, João Campos, filho do ex-Governador Eduardo Campos, fortaleceu a nova composição da Comissão Executiva do PSB local - atualmente presidida pelo empresário Dorgival Figueredo, o popular "Dorginho".

Além de fortalecer a nova Comissão, João ainda ouviu diversas demandas municipais, apresentadas a ele, através de uma pauta de reivindicações concebida pelos socialistas.

Dentre os pedidos apresentados à Campos, que serão levados ao Governador Paulo Câmara, destaque para a reforma e modernização do Aeroporto de Garanhuns, que irá viabilizar a vinda de voos da empresa Azul Linhas Aéreas, com a possibilidade de Garanhuns comportar conexões Regionais. Outro tema, não menos importante, trabalhado na reunião, diz respeito a aceleração no processo de edificação do Hospital Mestre Dominguinhos. A revitalização do acesso aos Santuários Mãe Rainha, o de Santa Quitéria de Frexeiras e o do Parque de Vaquejada Acauã, que no início desse mês, recebeu a 2ª grande Vaquejada Dom Roxão, também foi tema amplamente analisado, na ocasião.

Edival Veras, atual tesoureiro do PSB, Eliane Silva, membro do Partido, além dos ex-vereadores Paulo Leal e Mário Faustino, junto do atual coordenador da Ciretran Garanhuns, o advogado Flávio Silva, integraram parte da Comissão que recepcionou Campos em Garanhuns. De acordo com o que ficou definido na reunião, já a partir do mês de dezembro deste ano, João irá se integrar ainda mais aos pleitos locais, assim como os Regionais.

Para isso, uma agenda propositiva, formulada em comum pelo PSB/Recife/Garanhuns, se encarregará de trazer, além de João, o próprio Presidente Estadual do Partido, Sileno Guedes à Garanhuns periodicamente. Com isso, a legenda irá fortalecer, além das ações políticas partidárias, as de Governo; as da gestão do Governador Paulo Câmara aqui em Garanhuns- garantindo assim, melhor trânsito entre o Palácio do Campo das Princesas, e os agentes políticos da suíça pernambucana.

“A reunião, o contato com João foi excelente. Ele ouviu tudo atentamente e se mostrou extremamente ligado e conhecedor das necessidades de Garanhuns. A exemplo de seu pai, o ex-Governador Eduardo Campos, ele age muito solicitamente; de forma que diante da demonstração de boa vontade e de objetividade com a coisa pública, podemos dizer, ele somará fortemente para o avanço de nossa Garanhuns”, destaca Edival.
.

Governador anuncia mais policiais nas ruas de Garanhuns e Região

Paulo: "É mais um movimento que nós estamos fazendo na busca de melhorar os índices 
de segurança do nosso Estado. O Agreste Meridional terá um reforço importante”. (Imprensa / PE)

Determinado a reforçar o combate à violência, o governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (16.11), mais uma importante ação do Plano de Segurança de Pernambuco. Dessa vez, a medida oficializou o incremento de mais 40 homens e mulheres no 9º Batalhão da Polícia Militar, que vão reforçar o policiamento ostensivo nas ruas de Garanhuns e mais 19 municípios da Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Além do incremento no efetivo, o batalhão já recebeu três novas viaturas para as operações da Patrulha Maria da Penha, Proteção ao Turista e Patrulha Escolar. 

"É mais um movimento que nós estamos fazendo na busca de melhorar os índices de segurança do nosso Estado. A violência aumentou no Brasil todo nesses últimos anos e aqui em Pernambuco não foi diferente. A partir do momento que nós contratamos 1.500 novos policiais militares que já estão nas ruas, decidimos que era preciso reforçar o efetivo de todo o Estado. Estão vindo inicialmente 40 policiais aqui para o batalhão de Garanhuns, fora o recompletamento dos diversos destacamentos que já foram efetivados. Estamos também, a partir de janeiro, mandando delegados para preencher todas as delegacias de Pernambuco. Então, o Agreste Meridional terá um reforço importante. A partir do mês de março do próximo ano, são outros 1.300 policiais que irão às ruas para reforçar ainda mais o policiamento, seja na parte preventiva ou na parte de repressão", apontou o governador.
.

O chefe do Executivo estadual destacou ainda a criação de uma nova Companhia Independente da Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. "Os policiais se somarão aos presentes no batalhão de Garanhuns e terão uma nova estrutura que nós vamos criar - os estudos estão sendo finalizados e vamos mandar um projeto para a Alepe - para a criação da Companhia Independente de Lajedo, que vai ajudar a própria cidade e municípios vizinhos, reforçando o policiamento aqui do batalhão de Garanhuns", finalizou.

Além de beneficiar a população de Garanhuns, os novos PMs vão atuar nos municípios de Capoeiras, Jucati, Jupi, Lajedo, Calçado, Caetés, São João, Angelim, Canhotinho, Paranatama, Brejão, Saloá, Palmeirinha, Correntes, Lagoa do Ouro, Terezinha, Bom Conselho, Iati e Águas Belas. O objetivo é expandir o policiamento ostensivo, prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança dos moradores e visitantes da região.
.

Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o resultado dos investimentos de segurança realizados pelo Governo do Estado irão refletir em uma maior segurança para a população pernambucana. "Esse efetivo hoje está chegando aqui em Garanhuns, a primeira parte deles, são 40 policiais militares, com novas viaturas - são 26 novos carros - demonstram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com ações reais para proporcionar mais segurança para a população", finalizou.

O comandante-geral da PM de PE, coronel Vanildo Maranhão, destacou que a implantação de novas ações serão possíveis graças ao recompletamento do batalhão de Garanhuns com os novos homens e mulheres integrados. "Com o incremento desses 40 e depois dos próximos 40, totalizando 80 policiais militares, o batalhão vai conseguir incrementar várias ações operacionais na área do 9º Batalhão. Teremos a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e o Policiamento Rural, com a ativação de mais uma Patrulha Rural. Então, é mais um esforço do Governo do Estado, provendo a Polícia Militar de efetivo e de meios logísticos e humanos para desempenhar um bom trabalho", ressaltou.

Também estiveram presentes na agenda no município os prefeitos Luiz Aroldo (Águas Belas), Izaías Régis (Garanhuns), Elizabeth Santana (Brejão), Armando Duarte (Caetés), Expedito Nogueira (Calçado), Neide Reno (Capoeiras), Antônio Souza (Iati), Marcos Patriota (Jupi), Rossine Cordeiro (Lajedo), Marcelo Neves (Palmeirinha), Valmir Pimentel (Paranatama)e Matheus Calado (Terezinha).
.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI