sábado, 11 de novembro de 2017

Porto prestigia A Magia do Natal, e reforça aproximação com o PTB

Novo encontro do deputado com Izaías e, agora, o reencontro com Corte Real voltaram a estimular 
especulação de que Álvaro estaria fazendo o caminho de volta ao PTB, por onde se elegeu em 2014.

O deputado estadual Álvaro Porto (PSD) marcou presença nesta sexta-feira (10.11) na abertura oficial da "Magia do Natal", em Garanhuns. Ao lado do prefeito Izaías Régis (PTB), do vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC), do deputado federal Jorge Corte Real (PTB) e de lideranças do município, acompanhou a inauguração da bela decoração típica e o início da programação que movimentará toda a cidade ao longo do ciclo natalino.

O novo encontro do deputado com Izaías e, agora, o reencontro com Corte Real voltaram a estimular a especulação de que Porto estaria fazendo o caminho de volta ao PTB,sigla pela qual foi eleito em 2014, sendo o mais votado no Agreste Meridional naquele ano. Hoje filiado ao governista PSD, o deputado integra a oposição e, em 2018, deve se alinhar oficialmente ao bloco que faz o contraponto ao Palácio do Campo das Princesas. 

Em julho deste ano ele esteve com Izaías no Festival de Inverno e há cerca de um mês e meio intensificou o diálogo com lideranças garanhuenses durante almoço (foto abaixo). Na ocasião, dividiram a mesa com o deputado o vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC), os secretários Mewitton Araújo (Governo, Articulação Política e Ouvidoria), Glauco Brasileiro (Controladoria Geral), José Gundes (Infraestrutura) e Bruno Gomes (Administração) e ainda os vereadores Luzia da Saúde (PTB), Alcindo Correia (PCdoB), Ary Júnior (PTB), Professor Mário (PHS), Daniel da Saúde (PSC) e a presidente da Câmara, Carla de Zé de Vilaço (PTB). Também estiveram presentes os ex-vereadores Zé de Vilaço e Diretora Nelma e o médico Ulisses Pereira, presidente do Lions Clube de Garanhuns.

A Magia do Natal tem agenda em dez bairros de Garanhuns, incluindo shows musicais de atrações como Adilson Ramos, The Fevers e Joanna. Ruas e praças receberam iluminação diferenciada, além de peças decorativas desenvolvidas por 70 artesãos. No encontro, Porto parabenizou o Prefeito e o trabalho desenvolvido pela primeira-dama Socorro Régis e pela administradora Michele Régis. A Magia do Natal segue até o próximo dia 6 de janeiro de 2018, data em que é comemorado o "Dia de Reis".
.

Câmara aprova empréstimo de R$ 2 milhões pleiteado por Izaías

Com a aprovação em Plenário na última quarta, Prefeito fica autorizado a contrair financiamento junto ao
Banco do Brasil, que na prática, será utilizado em ações para melhorar as vias públicas do município.

Depois de uma longa discussão, na última terça-feira (7), na sala das Comissões e após duas votações no Plenário Álvaro Brasileiro, na quarta (8), por unanimidade, a Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns aprovou o Projeto de Lei, número 035/2017, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contrair financiamento junto ao Banco do Brasil S.A, no valor de R$ 2 milhões de reais. Antes de ser aprovado em Plenário, conforme já havia adiantado ao Blog do Gidi Santos, o Vereador Alcindo Correia, Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação de Leis da Câmara, convidou Secretários e representantes de algumas pastas municipais, para que eles pudessem colocar suas informações a disposição dos vereadores, para que assim, não sobrassem dúvidas, sobre o tema, principalmente no que tange a legalidade e a forma de utilização desses recursos.

Na terça, na sala das Comissões, afim de levar esses esclarecimentos, estiveram presentes: o Procurador Geral do Município, o Dr. Jaílson Costa, o Secretário de Infraestrutura, José Gundes, o de Obras e Serviços Públicos, Maia, o de Planejamento, Carlos Carvalho, o Controlador Geral do Município, Glauco Brasileiro, além de Eli Alves, Diretor de Contabilidade da Secretaria de Finanças do Município, que na ocasião, representou o atual Secretário da Pasta, Flávio Eloia.

Segundo a proposta, e aquilo que foi apresentado pelos Secretários nas Comissões, para o pagamento do principal, juros, tarifas bancárias e demais encargos financeiros e despesas da operação de crédito, o Banco do Brasil ficará autorizado a debitar na conta corrente de titularidade do município, mantida em sua agência aqui em Garanhuns. De acordo com o inciso 1º, do artigo 5º do PL, o prazo para quitação das parcelas do financiamento será de até 60 meses, incluindo a carência de seis  (6) meses, onde durante esse período, o Governo de Garanhuns pagará apenas o que se refere aos juros.

Com a aprovação em Plenário na última quarta, o Prefeito Izaías, fica autorizado a contrair o financiamento junto ao Banco do Brasil, que na prática, será utilizado em ações para melhorar as vias públicas do município. Essa melhoria, de acordo com o PL, virá através da aplicação desse subsídio na iluminação pública, a exemplo, nos serviços de instalação e substituição de braços de luz nos postes instalados na cidade. Lâmpadas a vapor, que ainda são as mais utilizadas, serão substituídas pelas de Led.

Vale dizer, que de acordo com o Secretário de Planejamento e Gestão, Carlos Carvalho, esse recurso será utilizado pela Secretaria de Infraestrutura e pela de Obras, nos serviços de instalação e substituição de braços de luz nos postes, nas zonas Urbana e Rural - o mesmo ocorrendo com as substituições de Lâmpadas a vapor, pelas de Led’s.

“No que diz respeito  ao Projeto, afirmo nossa posição de que há nele, legalidade, até porque chegou a casa (Câmara), após uma análise jurídica da Procuradoria da Prefeitura”, destacou o Procurador Geral do Município, o Dr. Jailson Costa, na terça-feira, durante a Reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação de Leis.
.

Emoção e bela decoração marcaram a abertura de A Magia do Natal

Izaías: “Me emociono mais a cada dia, vendo que Garanhuns tem um potencial inimaginável 
de turismo e cultura. Hoje é a abertura e os polos já estão cheios." (Daniela Batista / Secom/PMG).

A Magia do Natal de Garanhuns foi aberta, oficialmente, na noite desta sexta-feira (10), em frente ao Palácio Celso Galvão, na Avenida Santo Antônio. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, foi o responsável por abrir oficialmente a programação da noite. O vice, Haroldo Vicente também participou da ocasião. O evento já está consagrado no mapa turístico pernambucano durante a época natalina.

Ao falar na noite de abertura, Régis fez questão de agradecer aos artesãos que estão desde janeiro trabalhando na confecção das peças natalinas que decoram os polos da Magia do Natal. “Me emociono mais a cada dia, vendo que Garanhuns tem um potencial inimaginável de turismo e cultura. Hoje é a abertura e os polos já estão cheios. Esse Natal tem a mão dos artesãos de Garanhuns, tudo que vocês veem de confecção são deles. Eles estão desde janeiro nesse trabalho árduo. Quero muito agradecer a todos que fizeram parte da montagem desse Natal. Desejo que as famílias curtam as atrações que irão passar por esse e os demais polos da nossa Magia do Natal”, afirmou Izaías.

Ontem, Régis aproveitou o momento, para fazer um agradecimento especial à filha, Michelle Régis, que a cada ano desde 2013 é a responsável pela criação de todo o projeto do evento. Junto a Socorro Régis e a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, coordenam os trabalhos dos artesãos responsáveis pela produção das peças decorativas, bem como dos eletricistas, responsáveis por dar vida ao projeto de iluminação.
.

A cantora Andrea Amorim inaugurou o Palco Prefeitura e emocionou o público cantando duas músicas natalinas, compostas especialmente para o evento. Em seguida, as cantoras Amanda Back, Belinha Lisboa e Carla Marques se juntaram à Andrea e fizeram um show repleto de MPB, indo da atual “Trem Bala” até canções das décadas de 50 e 60. As garanhuenses homenagearam Joana, Adilson Ramos e The Fevers, que também irão pisar no Palco Prefeitura durante as festividades.

Decoração – As luzes e a decoração dos demais pontos da cidade também foram acesas simultaneamente. O Relógio de Flores, na Praça Tavares Correia, e Praça Souto Filho, a Praça Luminosa, foram inaugurados simultaneamente ao evento de abertura.

Sábado – E hoje (11), o Desfile do Papai Noel estreia pontualmente às 18h. O desfile, que já é considerado tradição dentro da Magia do Natal de Garanhuns, irá percorrer toda a avenida Santo Antônio, com a participação das crianças dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) do município, que irão dar um brilho maior ainda aos carros alegóricos que compõem a parada.

Após o desfile, o Papai Noel ficará em sua casa, localizada em frente ao Palácio Celso Galvão, para receber o público. A programação segue com o Grupo Nossa Arte - Coral e Violino no Palco Prefeitura a partir das 19h, as bandas Blues For Us e Free Style. Para conferir a programação completa acesse www.garanhuns.pe.gov.br ou baixe o aplicativo oficial disponível para Android e iOS.
.

Abaixo, você confere vídeo da abertura de A Magia do Natal, realizado nesta sexta (10),
em frente ao Palácio Celso Galvção. O Trabalho é da UP Drone Produções.

Sebrae inicia Festival Gastronômico "Sabores de Garanhuns"

Em sua oitava edição, o evento reúne 12 estabelecimentos comerciais com a 
proposta de valorizar a culinária pernambucana e do Agreste Meridional. (Assessoria).

O Sebrae em Pernambuco, por meio da Unidade Agreste Meridional (UAM), promove entre os dias 10 de novembro e 31 de dezembro o Festival Gastronômico "Sabores de Garanhuns". Em sua oitava edição, o evento reúne 12 estabelecimentos comerciais com a proposta de valorizar a culinária pernambucana e do Agreste Meridional – região reconhecida por sua arte, música, clima e gastronomia. Ao longo do período, moradores e turistas poderão apreciar o melhor da cozinha regional e de outras influências em pratos criados exclusivamente para o evento realizado este ano.

Ao longo dos últimos meses, funcionários das empresas participantes do festival puderam participar de uma série de capacitações para melhor atender a demanda de final de ano, entre elas aulas de boas práticas de manipulação de alimentos, técnicas de sommelier, gestão financeira, elaboração de cardápio e ficha técnica, aperfeiçoamento para garçom e técnicas de finger food (categoria de alimentos que podem ser degustados sem talheres, em formatos menores, como mini sanduíches, espetinhos frios, salgados, etc).

A analista de Comércio e Serviços do Sebrae, Alessandra Mendes, destaca o impacto positivo que a preparação dos estabelecimentos tem no recebimento do público consumidor que pretende consumir as criações. "Aquela pessoa que for visitar e quiser conhecer os menus terão, primeiramente, a garantia na segurança alimentar, isso é fundamental, e ainda o atendimento diferenciado, criando um relacionamento eficaz entre o bar, restaurante ou lanchonete e o próprio cliente", pontua.
.

Integram o projeto os seguintes estabelecimentos: Big Burguer, Du Vin, O Rei da Charque, Praça da Pizza, República Coffee e Beer, O Relojoeiro, Tagliateli, Temak House, Varanda Restaurante e Pizzaria, Fazenda Brejo, Terraço Churrascaria e Chopperia e Vitória Doceria e Café. Os pratos criados não têm preço tabelado e possuem ingredientes dos mais variados. Todos os locais terão material indicativo com a arte oficial do evento, sinalizando que ele é um estabelecimento que participa do Festival Sabores de Garanhuns.

O Festival Gastronômico, aberto oficialmente nesta sexta-feira (10), é resultado da parceria entre o Sebrae com a Prefeitura de Garanhuns e apoio do Senac e Blog Aqui na Cozinha, contando com o patrocínio da Revista Cash, Café Ouro Verde, Granja Canaã, Grunhs Bier e Ekaut Cervejaria Artesanal.

Praça Gastronômica – Em paralelo, o público que for prestigiar a programação do “A Magia do Natal”, aos finais de semana (sexta à domingo), no Palco Prefeitura, poderá conferir a Praça Gastronômica, instalada em lado do Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio, centro da cidade, que contará com cinco estandes para comercialização de alimentos e bebidas. A empresa Temaki House vai comercializar pizzas e temakis; o Point do Caldinho e a barraca Relógio de Flores venderão petiscos; e as cervejas artesanais poderão ser encontradas nos estandes das empresas Grunhs Bier e Ekaut.
.

Prazo para recuperação de passagem no Papa Terra é estendido

Tendo em vista que a estrada vicinal foi muito danificada durante o período chuvoso será 
necessária a realização de mais intervenções. (Edméa Ubirajara / Secom / PMG).

As obras no Sítio Papa-Terra, solicitadas pela população da comunidade rural, irão precisar de uma estruturação maior para serem executadas e por isso o prazo de finalização será estendido. Tendo em vista que a estrada vicinal foi muito danificada durante o período chuvoso será necessária a realização de mais intervenções.

Foram encontradas aflorações de água que precisarão de um trabalho de recuperação de solo, aprofundamento de estrutura, colocação de brita, entre outras ações.  Isso ocorreu porque o fluxo natural das águas perenes do riacho local foi modificado.

A partir de agora, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente contará com o apoio das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e Planejamento. De acordo com laudo técnico, os danos não ocorreram apenas no local do bueiro tubular existente. Todo o entorno, antes e depois da estrada, foi danificado. 

O levantamento topográfico e o projeto da estrutura indicaram que será necessária a regularização de uma área de 15 metros às margens do local da passagem danificada, sem comprometer o meio ambiente, nem causar transtornos aos empreendimentos próximos. 

O laudo explica que a atividade de Engenharia Civil e Ambiental deve ser executada com o máximo cuidado. “Estamos prezando pela segurança da população que passa pelo via e a utilização consciente  dos recursos públicos.  Se não fizermos o que foi indicado pelo laudo,  o material poderá ser desperdiçado e isso não pode acontecer”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio ambiente, João Paulo Sobral. A finalização da passagem molhada só será possível após a chegada do material completo já solicitado.
.

Armando considera muito grave a investigação da “Torrentes”

De acordo com senador petebista, pernambucanos esperam que o governo
do Estado possa se apresentar a partir do esclarecimento desses fatos.

Nota Oficial – “Pernambuco assistiu, na quinta (9), estarrecido a existência de uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que realizou-se na sede do governo do Estado de Pernambuco e teve como alvo a Casa Militar. Os fatos até agora revelados indicam a possibilidade e fortes indícios do desvio de recursos públicos que deveriam ser destinados, integralmente, à assistência às populações que foram tão duramente atingidas nas enchentes de 2010, assim como de 2017, em vários municípios de duas regiões: Mata Sul e Agreste do Estado.

Esses fatos são da maior gravidade. Os pernambucanos esperam que possam ser apurados a partir de rigorosa investigação, que conduza à responsabilização de todos os agentes públicos e políticos envolvidos nesse lamentável episódio.

Os pernambucanos esperam que o governo possa se apresentar a partir do esclarecimento desses fatos, indicando à população, claramente, as providências que também lhe compete adotar para responsabilização desses agentes públicos. É isso que nós esperamos. É isso o que a história de Pernambuco nos aponta. Os governantes não podem, nesse momento, deixar de assumir as suas responsabilidades públicas.”

Armando Monteiro Neto (PTB-PE)
Senador da República Brasileira