segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Empresários vão ao Governo do Estado cobrar Infraestrutura

Depois de algumas reuniões em reserva, grupo articulou uma viagem ao Palácio do Campo das 
Princesas, onde será recebido pelo atual Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira.

Uma ação que vem sendo articulada em conjunto, pelos empresários Mário Faustino e Edival Veras, este último, atual presidente da Associação dos Avicultores de Pernambuco (AVIPE), com apoio do novo Presidente PSB, aqui de Garanhuns, Dorgival Figueredo, pode render um ganho importante para infraestrutura da cidade.

Depois de algumas reuniões em reserva, e após realizarem visitas ao atual Aeroporto de Garanhuns, bem como a realização da última Grande Vaquejada Dom Roxão, aqui na cidade, no último final de semana, Mário, Edival e Dorgival, caíram em campo, e já articularam uma viagem ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, onde serão recebidos pelo atual Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira.

A ideia deles, adiantada com exclusividade ao Blog do Gidi Santos, é somar esforços com alguns empresários locais e com o Governo Estadual, para que em breve, o aeródromo da cidade seja contemplado com uma reforma que lhe capacitará a receber conexões de vôos, com destino a capital pernambucana, Recife, dentre outros destinos. Como o atual Secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o próprio Governador Paulo Câmara já demonstraram interesse em recuperar e ampliar o aeroporto local, a iniciativa desses empresários garanhuenses, irá se alinhar ao que vem sendo planejado pelo próprio Governador Paulo Câmara e sua equipe de Governo.

Com a reforma, Garanhuns poderá ser contemplada com vôos da empresa Azul Linhas Aéreas, com destinos ainda a definir, mas que já adiantou um integrante da Azul, tendem a ser regionais. Caso Garanhuns siga o modelo de aeródromo adotado em Serra Talhada, no Santa Magalhães, a área de pouso e decolagem local será capacitada a comportar aeronaves que detém capacidade no transporte de 70 passageiros – suportando aviões de até 33 toneladas.
.

VAQUEJADA DOM ROXÃO – Durante o último final de semana, Garanhuns serviu de sede para a 2ª Grande Vaquejada Dom Roxão. Realizada no Parque de Vaquejada de propriedade Família Acauã, sob realização e produção do empresário Erlan Bezerra, dono das Farmácias FTB, a Dom Roxão atraiu um público nunca antes registrado para um evento desta natureza aqui em Garanhuns.

Estima-se que apenas na área de shows, no sábado (4), cerca de 10 mil pessoas registraram presença. Quando o registro abrange os dias em que se sucederam o evento, desde a quarta (1), até o domingo (5), a estimativa ultrapassa as 50 mil pessoas. A Rede Hoteleira, ao que tivemos acesso, ultrapassou a marca dos 90% de ocupação, dentre os mais populares aos mais sofisticados hotéis, como o do empresário Givaldo Calado de Freitas, o Garanhuns Palace Hotel. Sobre a Dom Roxão, vale dizer ainda, apesar de ser apenas a sua segunda edição, ela já está sendo considerada por alguns especialistas da área, como a melhor do Nordeste. 

Ocupada a rede hoteleira, vale dizer, os restaurantes também tiveram, através da Dom Roxão, um natural aquecimento nas vendas. O comércio, de forma geral também saiu ganhando, afinal, o evento ocorre durante 5, e em alguns casos, se estende até 6 dias, o que leva os amantes do esporte, competidores e admiradores, a se instalarem na cidade, o que acaba gerando mais consumo em serviços e produtos distintos.
.

RECONHECIMENTO A ERLAN BEZERRA - Julgando que a atuação do empresário Erlan Bezerra (foto acima, a direita) reserva altos rendimentos ao município de Garanhuns, Mário, Edival e Dorgival, defendem, e seguirão ao Palácio do Campo das Princesas, para cobrar do Governador, que o atual acesso do Parque Acauã seja repensado; recuperado.

Com essa iniciativa, defendem eles, além da própria vaquejada, o novo acesso, facilitará a vinda de novos investidores e compradores a dois outros ambientes de cunho religioso, que necessitam de um estímulo dessa natureza: o Santuário Mãe Rainha e o de Santa Quitéria de Frexeiras. “É momento de nos unirmos. Garanhuns é maior do que todos nós. Estamos olhando pro Futuro, na perspectiva, de conceber um pacto de infraestrutura para cidade, que será lembrado por anos, por décadas”, assegura Mário.

A inciativa desses empresários, que já repercuti na capital, Recife, teria ganhado tamanha proporção, que o próprio Governador Paulo Câmara teria demonstrado interesse em recebê-los. “O Governador é um homem público de estrema destreza com o dinheiro, trato e investimento na coisa publica. Sendo assim, não nos surpreende esses rumores vindos da capital”, destaca Edival.
.

Segue cadastro para aluguel de imóveis para o Natal em Garanhuns

Interessados devem se inscrever na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, localizada no 
Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (Praça Mestre Dominguinhos). (Secom / PMG).

A Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, informa que continua aberto o cadastramento para os moradores da cidade, que desejam alugar casas e apartamentos durante o período do evento Natalino "A Magia do Natal", que este ano, ocorrerá entre os dias 10 de novembro a 31 de dezembro.

Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (Praça Mestre Dominguinhos). No ato da inscrição, o responsável pelo imóvel vai preencher uma ficha contendo nome, telefone, e-mail, endereço da casa e um espaço com informações adicionais que o interessado queira repassar, como quantos cômodos tem a residência, se há móveis, valor do aluguel, entre outros detalhes. O atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

As informações com as residências inscritas serão divulgadas por lotes, no portal da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br). A iniciativa de publicar informações sobre os imóveis já existe em outros eventos do calendário de festividades, como FIG.

Outras informações: (87) 3762-7077
.

PREFEITURA CONVIDA POPULAÇÃO PARA ABERTURA 
DA MAGIA DO NATAL; ASSISTA O VÍDEO, ABAIXO

Ponte de acesso ao Sítio Papa Terra começa a ser recuperada

Trabalho de recuperação das estradas vicinais realizado pela Secretaria de Desenvolvimento 
Rural é contínuo. Nos últimos dias, foram atendidas 9 comunidades. (Secom / PMG).

Atendendo a uma solicitação de muitos cidadãos que utilizam a via diariamente, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente está realizando a recuperação da ponte que dá acesso ao Sítio Papa Terra, na zona rural de Garanhuns. A obra foi viabilizada a partir de recursos próprios, em parceria com a Secretaria de Obras, e a previsão do término é o dia 13 de novembro, próxima segunda-feira.

O trabalho de recuperação das estradas vicinais realizado pela Secretaria é contínuo. Nos últimos dias, foram atendidas as comunidades dos Sítios Belamente, Cachoeira do Jardim, Jardim, Morcego, Muniz, Riacho da Espera, Comunidade Quilombola Castainho, Distritos de Miracica e São Pedro, entre outras. Esta semana a equipe está nos acessos ao Sítio Cavaco e à Comunidade Quilombola Timbó.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informa que segue à disposição da população. Ela funciona no Centro Administrativo II, na Avenida Irga, s/n, bairro Novo Heliópolis. Os telefones de contato são: (87) 3762-7041 ou 3761-0697.
.

Privatização da Copergás será debatida nesta segunda na Alepe

Proposição para o debate, é de autoria da deputada Teresa Leitão (PT), que é 
contrária à venda da empresa. Sessão terá início às 15h. (Inaldo Sampaio).

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), dedicará seu grande expediente desta segunda-feira, dia 6 de novembro, para discutir a possível privatização da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). A proposição é de autoria da deputada Estadual Teresa Leitão, do Partido dos Trabalhadores (PT), que é contrária à venda da empresa. A sessão terá início às 15h no Auditório Sérgio Guerra.

A Copergás é uma das empresas mais lucrativas do Estado de Pernambuco. Por esta razão, o Sindicato dos Petroleiros dos Estados de Pernambuco e da Paraíba tem pela sua privatização, a exemplo do que o governo federal pretende fazer com a Chesf. “O gás natural é um insumo estratégico para a indústria pernambucana e para o fortalecimento da atividade produtiva no Estado”, afirma Teresa Leitão.

CLIQUE E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

.

Paulo é contra privatização da Chesf; a favor de privatizar Copergás

Em setembro, Câmara sobre a venda da Copergás: “Temos que ter a consciência que privatizar 
pode ocorrer. Já ocorreu em muitos momentos das décadas recentes”. (Jamildo Melo).

Sem alarde, segue a licitação para contratação de uma consultoria para reformular a estrutura interna da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), estatal estadual de gás. O objetivo, segundo fontes sob reserva do Estado, é adequar a estrutura da empresa para a futura privatização, já admitida pelo Estado.

O movimento do governo Paulo Câmara (PSB) sobre a Copergás vem ao mesmo tempo que parlamentares federais e estaduais de vários partidos trabalham contra a privatização da Chesf, subsidiária da Eletrobrás. A frente contra a privatização da Eletrobrás no Congresso Nacional é presidida pelo deputado Danilo Cabral e, na Assembleia, pelo deputado Lucas Ramos, ambos do mesmo partido do governador.

O governador chegou a fazer um ato, no Palácio do Campo das Princesas, contra a privatização da Chesf, em 2 de outubro. No ato, com a participação do PT, teve voz até o senador Humberto Costa, líder petista no Senado. Sobre a privatização da Copergás, Paulo Câmara já se manifestou ao JC, em setembro.

“Temos que ter a consciência que privatizar pode ocorrer. Já ocorreu em muitos momentos das décadas recentes. Algumas foram muito importantes. Outras eu entendo que poderiam ser melhor feitas. Eu acho que o momento agora é de ter muita serenidade. Não podemos vender patrimônio público apenas para tapar rombo”, disse o governador, em setembro. A vencedora da licitação foi a consultoria internacional Deloitte, com sede no Reino Unido, que já ajudou na privatização de várias empresas estatais em vários governos federais e estaduais. A consultoria possui hoje 700 escritórios em mais de 150 países.

Vale destacar, que no último dia de outubro, a oposição na Assembleia apresentou um detalhado pedido de informações ao governador. O pedido foi assinado pelo líder da bancada, deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB). O Estado tem 30 dias para responder.
.

Luciano Huck será recebido com ovada, quinta-feira em Curitiba

Devido a presença de Huck, os ovos estão em falta nas prateleiras dos supermercados de Curitiba. 
procura é muito grande pelo produto que virou o horror dos políticos brasileiros. (Esmael Moraes).

O apresentador do Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, Luciano Huck, será recepcionado com uma "ovada" na próxima quinta-feira (9), em Curitiba, às 13h, durante a inauguração de uma hamburgueria da qual é sócio. No Facebook, até foi criada uma página de evento denominada “OVADA NO LUCIANO HUCK“.

Os curitibanos se especializaram no arremesso de ovos contra políticos. Foi a partir da capital paranaense que se “exportou” essa modalidade olímpica que atingiu o prefeito paulistano João Doria (PSDB) na Bahia, por exemplo. Devido a presença de Huck, os ovos estão em falta nas prateleiras dos supermercados de Curitiba. A procura é muito grande pelo produto que virou o horror dos políticos brasileiros.

Quanto à hamburgueria, bem, essa é uma outra história.

O sócio de Huck chama-se Junior Durski, dono do Grupo Madero, que apareceu na planilha de investigação pelo pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura no âmbito da Operação Carne Fraca. Entretanto, Durski, parceiro do filme “Polícia Federal, a Lei é para todos”, foi inocentado pela PF, que veio a público dizer que a empresa era “vítima” do esquema na Carne Fraca.

Então tá.

PSB busca Joaquim Barbosa para ser candidato a Presidente em 18

Carlos Siqueira: “Houve uma conversa com Barbosa, meses atrás.
Vamos voltar a conversar”. (Paulo Veras / JC Online).

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) não descartou totalmente a ideia de ter um candidato à presidência. O que falta ao partido é um nome competitivo como o de Eduardo Campos em 2014. Por isso a legenda tem sondado nomes como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (sem partido).

Conhecido por ter sido relator do julgamento do Mensalão no STF, Barbosa é visto como um outsider capaz de representar o sentimento anti-corrupção e colocar o PSB como um player importante na próxima disputa presidencial. Os socialistas já encomendaram pesquisas internas que mostram o potencial do ex-ministro na corrida presidencial.

“Houve uma conversa (com Joaquim Barbosa) há meses atrás. Vamos voltar a conversar com ele também”, afirmou Carlos Siqueira, Presidente Nacional do PSB. Questionado se o jurista estava sendo sondado para ser o presidenciável do PSB, Siqueira diz que a conversa do partido com Barbosa é sobre política. “Ele não está decidido ainda que é candidato. Mas pode decidir também”, diz.

Há dois meses, Barbosa admitiu ao Valor Econômico que foi procurado por um emissário do PSB que queria convence-lo a participar da festa de 70 anos da agremiação. Além do PSB, ele afirmou ter tido conversas com políticos do PT, da Rede e por lideranças políticas do segmento evangélico. No PSB, a conversa com o ex-ministro ainda se dá de forma não-oficial. A estratégia é primeiro sondar se ele tem interesse de participar do processo político. Só em um segundo momento é que a filiação a uma sigla seria discutida.

PSB já buscou candidata no Judiciário – Essa, não seria a primeira vez que o PSB reforçaria seus quadros com nomes emblemáticos da área jurídica. Em 2013, a sigla conseguiu filiar a ex-corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon; famosa por enfrentar irregularidades no Judiciário. Ela disputou o Senado pela Bahia no ano seguinte, mas ficou em terceiro lugar, com pouco mais de 500 mil votos.

No início de outubro, Joaquim Barbosa tinha 5% de intenção de voto segundo pesquisa do Datafolha, no cenário sem o ex-presidente Lula (PT). O número o deixava em empate técnico com João Doria (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente 6% e 7%.

Não conseguimos contato com Barbosa.

Aos gritos de 'Fora Temer', Daniel abandona convenção do PSDB

Em seu discurso, durante o evento, Coelho surpreendeu, ao acusar os correligionários de excluir seu nome
na formação da chapa única e de perseguição por sua postura anti-Governo Temer. (Carol Brito)

O deputado federal pernambucano pelo PSDB, Daniel Coelho (foto acima), abandonou neste domingo, 5 de novembro, a convenção da Executiva Estadual do PSDB. Ele acusou os caciques tucanos de persegui-lo  por conta de sua posição nacional, contrária à participação do partido no governo Temer (PMDB). 

Em seu discurso, durante o evento, o parlamentar surpreendeu os caciques tucanos, ao acusar os correligionários de excluir seu nome na formação da chapa única e de perseguição por sua postura anti-Governo Temer. Após as acusações, o legislador pediu a exclusão do seu nome da Executiva estadual e deixou o palanque, aos gritos de "Fora Temer" da militância presente. "A convenção está ocorrendo e até o momento ainda não foi divulgada a composição da Executiva. Estão me excluindo da chapa e não estão respeitando a minha proporcionalidade, eu que fui o deputado federal mais votado de Pernambuco, com 138 mil votos", afirmou Daniel.

Segundo o tucano, a perseguição ocorreu por conta de sua posição nacional, contra à aliança do PSDB com Temer. Quatro integrantes do partido ocupam cargos de ministério na gestão federal.  "Votei pela abertura de inquérito contra Temer. Dentro do PSDB, foram 23 foram a favor e 20 foi contra. Foi um erro. O PSDB devia ter se colocado ao lado do povo brasileiro. O que ocorre hoje é um veto às minhas posições nacionais, ao voto que dei contra Temer. Me posicionarei sempre no que for a favor da população. Não me peçam para fazer acordo. Lamento até este momento não estar divulgada a chapa, lamento", criticou.

Durante o discurso, Coelho foi interrompido várias vezes aos brados de "Fora, Temer!", por parte da militância. Ao final, ele pediu a exclusão de seu nome da Executiva estadual do partido. "Me excluam da executiva estadual. Militarei dentro do partido, continuarei na Executiva nacional, mas não quero participar de um acordo desta maneira". 

Elias Gomes - Na ocasião, o partido também lançou a pré-candidatura do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, ao governo de Pernambuco. “O PSDB vai liderar um debate e discussões de ideias. A nossa pré-candidatura é um instrumento do partido para debatermos as questões programáticas como também envolver o conjunto das forças sociais nesta discussão”, defendeu Gomes.