quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Sivaldo acredita que Marília será candidata a Deputada Federal

Segundo o raciocínio de Albino, através de uma união entre o PT e PSB pernambucano, chapa do
Governador Paulo Câmara poderá ter ainda João Paulo, ex-Prefeito do Recife, como candidato ao senado.

Ao circular pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, ontem, quarta (25), durante a reunião Ordinária da Casa, que aprovou Projeto de Lei que define as novas regras de condução de cães aqui no município, acompanhado de seu irmão, o bacharel em direito, Senivaldo Rodrigues Albino, o popular Johny Albino, o ex-vereador e ex-líder da oposição na Câmara, atual Gerente Geral da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Sivaldo Albino, sustentou ao falar com o Blog do Gidi Santos, numa conversa informal, que a vereadora recifense, pelo PT, Marília Arraes, irá pleitear uma vaga na Câmara Federal, ano que vem, ao contrário do que se especula:  que ela será candidata ao Governo do Estado.

Segundo o raciocínio de Albino, através de uma união entre o PT e PSB pernambucano, o partido dos trabalhadores poderá conter na chapa que apresentará o atual Governador de Pernambuco a reeleição, além de Marília postulante ao Posto na Câmara, o ex-Prefeito do Recife, João Paulo, em busca de abocanhar uma vaga no Senado. Acaso se confirme a perspectiva de Albino, João Paulo deverá somar candidatura a Jarbas Vasconcelos, que de acordo com os rumores vindos da capital pernambucana, tem vaga garantida na chapa de Paulo, para buscar assento no Senado.

Sob a ótica de Sivaldo, no caso da União PT/PSB, se formar no âmbito nacional, a tendência é que aqui em Pernambuco, isso vire regra, não exceção. Assessor do Deputado Estadual pelo PP, Claudiano Martins, Saulo Malta, o popular Saulinho, também acredita na versão de Sivaldo. Semana passada, em contato com o Blog, ele frisou: “Aqui em Recife nem se fala disso (Marília ser candidata ao Governo). Falam dela para Câmara Federal”.

Em uma rádio do interior, quarta passada, Marília foi questionada sobre se crê na volta da aliança PT-PSB, depois da recente visita de Lula à viúva do falecido Eduardo Campos, Renata Campos, ao governador Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Julio, do PSB. Marília enfatizou a” cultura democrática” petista e então disse: “O PT não tem cacique”.

Formada unidade entre PT/PSB, Marília terá de superar as rusgas que a separam de Paulo. Some-se a isso, ao embate que ela protagonizou ao ser questionada na mesma entrevista: se, como vereadora, teria uma autonomia maior que Lula ou o senador Humberto Costa (PT), que também tem sinalizado para o PSB, na decisão sobre os rumos do partido aqui no estado. “Nem eu nem Lula. Quem tem autonomia é a base do PT”, disparou ela.

Sem a fala de Marília  - Tentamos contato com a assessoria da Vereadora Marília Arraes para que ela se pronunciasse sobre o que foi defendido pelo Gerente da Casa Civil, Sivaldo Albino, apesar disso, até o fechamento desta matéria, não obtivemos sucesso.

Abertas as inscrições para cursos do Pronatec em Garanhuns

Ao todo, estão sendo disponibilizados sete cursos, sendo duas turmas no distrito de São Pedro 
e sete na cidade de Garanhuns. Inscrições devem ser feitas até o dia 5 de novembro. (Secom/PMG).

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos na modalidade presencial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A ação é realizada pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que faz parte da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns (SASDH).

Ao todo, estão sendo disponibilizados sete cursos, sendo duas turmas no distrito de São Pedro e sete na cidade de Garanhuns. No distrito, serão disponibilizados os cursos de Operador de Sistema de Irrigação e Agricultor Familiar.

Aqui em Garanhuns, os cursos ofertados são os de: Operador de Sistema de Irrigação, Agricultor Familiar, Agente Cultural, Recreador Cultural, Assistente de Produção Cultural, Desenhista de Móveis e Desenhista de Produtos Gráficos Web. As aulas funcionam no horário da noite, exceto as de Desenhista de Produtos Gráficos Web e Desenhista de Móveis, que serão realizadas no período da tarde. Além da formação, de acordo com o Programa, será oferecida uma bolsa auxílio no valor de 18 reais.

Para o público que quiser participar, as inscrições devem ser feitas até o dia 5 de novembro, na sede do programa Acessuas Trabalho, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), localizada na avenida Rui Barbosa, nº 807, bairro Heliópolis. O telefone de contato é o (87) 3763-6567. Interessados devem estar portados de cópia do Rg, cpf, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e Número de Identificação Social (Nis).
.

Serviços gratuitos são oferecidos pela UPAE, via Projeto Colmeia

Na última semana, (quarta, 19), dentro da ação desenvolvida pelo Projeto Colmeia
Unidade de Pronto Atendimento Especializado ofertou diversos serviços de saúde à população.

Em seus quatro anos de funcionamento, a Unidade de Atendimento Especializado (UPAE) Garanhuns tem atuado pela saúde regional muito além do atendimento interno a seus pacientes. O Projeto Colmeia do SESC, que aconteceu na última semana (quinta, 19), na sede do SESC Garanhuns, é mais uma prova deste compromisso com a população.

A UPAE esteve com uma equipe de enfermeiros, técnicos, fonoaudiólogos e fisioterapeuta, ofertando gratuitamente testes de acuidade visual, testes da "linguinha", verificação do IMC (Índice de Massa Corporal) e relação cintura / quadril, além de esclarecer dúvidas sobre o acesso ao atendimento da Unidade de Saúde. 

A Coordenadora de Enfermagem da UPAE Tayana Guerra prestigiou a ação. "Eventos como este são importantes para integração com outras instituições, mas principalmente pela oferta de diversos serviços a comunidades carentes, estudantes, idosos e público em geral. Agradecemos ao SESC pelo convite e estaremos sempre presentes em ações deste tipo." - destacou Tayna, durante a realização da ação.

COLMEIA - O Projeto Colmeia ofereceu serviços de saúde, beleza, atendimentos médicos, odontológicos e serviços de cidadania. Na área de saúde, foram realizados também testes de classificação sanguínea, triagem de catarata, acuidade visual, avaliação bucal, aferição de pressão arterial, pesagem e verificação de glicemia. O público participou de avaliação funcional e física, prevenção de câncer de mama e do colo do útero, mamografia de rastreamento e exames de hanseníase.

Na área de cidadania, a população teve acesso a orientações jurídicas e de empreendedorismo, além de contar também, informações sobre o programa Bolsa Família, emissão de documentos, atendimentos da Compesa, Celpe, assim como do Detran. No quesito estética, foram oferecidos cuidados com a pele e o cabelo, massagem, ginástica laboral, pilates e aula de dança. O Projeto Colmeia acontece anualmente, em diversas unidades do SESC espalhadas por todo o Estado.

Luzia apresenta voto de Aplauso à Armando; melhor Senador de PE

Cordeiro: “A você Armando, o futuro reservará um lugar que lhe é 
de direito: nas cabeças e no coração do povo pernambuco!”.

O Senador Armando Monteiro, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), líder maior dos trabalhista no estado, foi eleito o melhor senador de Pernambuco na edição deste ano do prêmio “Congresso em Foco”. O petebista foi o primeiro colocado do estado segundo o voto popular, na categoria "Melhores Senadores do Ano". Armando recebeu 1.133 votos dos internautas. Cada unidade federativa é representada por três senadores. 

A premiação é concedida pelo site "Congresso em Foco", especializado na cobertura das duas Casas Legislativas do Congresso Nacional - Senado e Câmara dos Deputados -, e avalia o desempenho dos parlamentares.

DIAP - Neste ano, Armando também foi destaque na lista dos “Cabeças” do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O petebista figura, pela 15ª vez, entre os parlamentares mais influentes do Congresso. Desde 2001, o trabalho desempenhado por ele é reconhecido pelo Diap, excetuando o período em que ocupou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2015 e 2016). Em 2017, Monteiro foi destaque no seu perfil “Negociador”, segundo o Diap. O Diap é constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores, congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados do País.

Voto de Aplausos de Luzia - Pela eleição que o colocou como melhor senador de Pernambuco na edição deste ano do prêmio “Congresso em Foco” e pelo destaque na lista dos “Cabeças” do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a Vereadora Luzia Cordeiro, que também integra os quadros do PTB, apresentou um voto de aplauso na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

O cumprimento público político, foi registrado nos anais daquela casa sob os préstimos de todos os pares da parlamentar, presentes aquele colegiado, na última quarta-feira (25). Sabendo da importante missão que vem sendo exercida ao longo de oito anos por Armando, no Senado, assim como no Congresso Nacional Brasileiro, na quarta, no plenário Álvaro Brasileiro, a parlamentar destacou: “Armando, todos conhecemos, e de perto. Sempre teve uma vida pública digna de muitos agraciamentos, por tudo que fez e ainda fará, por Garanhuns, Pernambuco, Nordeste e pelo Brasil. Presto hoje uma das mais singelas homenagens, sabendo que ele não desfruta de vaidades, e com a certeza, de que o que move seu expediente no âmbito da política, é o engajamento com a coisa pública, sobretudo reservando espaço para sua generosidade humana. A você Armando, o futuro reservará um lugar que lhe é de direito: nas cabeças e no coração do povo pernambuco!”.

Armando de Queiroz Monteiro Neto, é filho do empresário e ex-ministro da Agricultura (Governo João Goulart), Armando de Queiroz Monteiro Filho, e de Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, e neto de Agamenon Magalhães, ex-governador de Pernambuco, ex-deputado federal e ex-ministro (do Trabalho, Indústria e Comércio, no governo Getúlio Vargas). Casado com Mônica Guimarães, atualmente senador pelo estado de Pernambuco, ele é pai de quatro filhos.
.

Shisneyda anuncia novas ferramentas para a Saúde de Garanhuns

A partir de agora, Agentes de Saúde do município, passarão a utilizar Tablets em campo. Além disso, e
em breve, usuários do Sus contarão com um serviço de atendimento a acamados em casa, o SAD.

Na última terça-feira (24), em alusão a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar a população acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama e o de colo do útero, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, através da titular da pasta, Shisneyda Furtado e sua equipe, anunciaram a entrada em atividade de novos instrumentos, que possibilitarão uma melhor execução no serviços dedicados aos cidadãos, no âmbito de atendimentos de saúde aqui no município.

Na terça, no prédio do Departamento de Tratamento Fora do Domicilio (TFD/Garanhuns), Shisneyda revelou que já a partir do próximo mês, 320 tablets passarão a ser utilizados pelos agentes de saúde do município. Os dispositivos, ajudarão no repasse de informações em tempo real, das necessidades de cada usuário do Sus, agilizando e encaminhando de imediato os pacientes para o serviço necessário e mais próximo de sua casa, conforme foi apresentado pela Secretária.

Além de uma solicitação dos próprios agentes, a utilização desses equipamentos aqui em Garanhuns por esses profissionais, será possível, graças a requisição feita ainda no mês de maio deste ano, pelo então Secretário de Saúde a época, Alfredo Goes.
.

Em um grupo de relacionamento de watshaap, considerado dentre muitos o mais politizado de Garanhuns, o do Blog do Cisneiros, Alfredo reconheceu a boa atuação da atual Secretária, ao mesmo tempo em que lembrou do seu papel no desfecho dos tablets. No grupo, Goes destacou: “Parabéns a Secretária de Saúde por dá continuidade a solicitação feita por mim quando Secretário, para aquisição de tablets para os agentes comunitários de Garanhuns com recursos já em caxa”.

PROGRAMA SAD - Outro importante recurso, que a partir de agora a Secretaria oferecerá aos usuários Sus, aqui em Garanhuns, é o SAD: Serviço de Atenção Domiciliar. Fruto de uma recém solicitação feita na Câmara pela atuação da Vereadora Betânia Monteiro, a Betânia da Ação Social, o serviço, considerado substitutivo, complementar a internação hospitalar, assim como ao atendimento ambulatorial; é responsável pelo gerenciamento e operacionalização de equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD), e Equipes Multiprofissionais de apoio (EMAPA), que oferecerão atendimentos a pacientes acamados em suas residencias.

       Nos atendimentos, as equipes constarão de um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, além de nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Cerca de 600 pessoas receberão esses atendimentos na cidade.

Para Shisneyda, os tablets que serão disponibilizados ao agentes, bem como a entrada em atividade do SAD, reforçam o compromisso do Governo de Garanhuns, com o serviço de saúde oferecido à população. “A equipe do Sad vai trabalhar de plantão, domingo a domingo, e será referenciado pela Unidade de Saúde da Família (USF). Os tablets são um pleito antigo, que agora colocaremos em prática. Tudo isso, fruto da gestão Izaías, que nos dá a possibilidade de operar ferramentas que na prática contribuirão massivamente a qualidade de vida”, destacou a secretária durante evento no TFD.

Na terça, participaram ainda do evento, os Vereadores Tonho de Belo do Cal do PSDB, Professor Márcio e Marinho da Estiva, os dois últimos, ambos do PHS.
.