quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Magia do Natal e Dom Roxão. Nando Azevedo fará show em ambos

Azevedo: “Estarei nos dois maiores eventos desse final de ano de nossa cidade 
e só tenho a agradecer, aos realizadores da Dom Roxão, e a Prefeitura de Garanhuns.”

      Nos próximos dias 1 a 5 de novembro, Garanhuns será palco, no Parque de Vaquejada de propriedade da Família Acauã, da 2ª grande Vaquejada Dom Roxão. Este ano, de acordo com a organização e a divulgação do evento, R$ 200 mil reais em prêmios, serão distribuídos entre competidores amadores e profissionais.

A realização do evento, é assinada pelo Brejo Haras das Flores, enquanto que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), junto ao Portal Campeonato de Vaquejada, certificam a Dom Roxão como prova oficial de vaquejada.

Aqui em Garanhuns, no início do mês de novembro, os melhores cavalos, vaqueiros e shows da atualidade brasileira, como Aviões do Forró, Mano Walter e Luan Santana, estarão registrando presença. À Dom Roxão, quem também levará muito entretenimento, só que neste caso em um evento privado para os organizadores, será o cantor garanhuense Nando Azevedo. O show acontece logo no dia da abertura da Vaquejada, quarta-feira (1).

NANDO NA MAGIA DO NATAL – Antes “Natal Luz”, a partir desse ano com o novo conceito, a Magia do Natal também contará com show de Nando. Assim como vem ocorrendo em anos anteriores, neste, mais uma vez ele foi lembrado na triagem da Prefeitura, e terá a responsabilidade de conduzir nada menos, que o show de Reveillon, no 31 de dezembro. Antes porém, para aqueles que não querem esperar tanto, no sábado próximo, 21 de outubro, Azevedo coloca todo mundo pra dançar no Soul Music Bar, através de seu projeto musical intitulado “Boteco do Nando”.

“Estarei nos dois maiores eventos desse final de ano de nossa cidade e só tenho a agradecer, aos realizadores da Dom Roxão, e a Prefeitura de Garanhuns, que em sua seletiva, mais uma vez, acabou apontando nosso nome para mais essa responsabilidade. Música é alegria, entretenimento, diversão, é alimentar a alma, e é isso que levaremos nesses próximos shows”, revela Azevedo.
.

Humberto: “Temer assalta a indústria naval e humilha Pernambuco”

Segundo parlamentar, Palácio do Planalto tomou mais uma medida que vai afetar a maior estatal de petróleo
do país e também destruir o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.

Após denunciar intensamente, nos últimos meses, os planos de venda de setores estratégicos do país à iniciativa privada a preço de banana, como a Petrobras, a Eletrobrás e até mesmo a Amazônia Brasileira, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa, do PT de Pernambuco, criticou, nesta quarta-feira (18), o desmonte promovido pelo governo Temer (PMDB) à indústria naval, principalmente em Pernambuco.

Segundo o parlamentar, o Palácio do Planalto tomou mais uma medida monstruosa ao editar uma Medida Provisória (MP) que vai afetar a maior estatal de petróleo do país e também destruir o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife . A MP 795/2017 muda a legislação, baixa as alíquotas de importação e permite facilidade para que navios sejam importados do exterior.

“É uma medida que escancara o mercado nacional à importação de navios com uma régia isenção fiscal. Como o nosso país vai competir com os outros, que são bastante capacitados nessa área? Isso poderá resultar no fechamento das nossas portas, colocando em risco quase 4 mil postos de trabalho no Estado. Infelizmente, essa destruição pode começar a ocorrer já em 2018”, afirmou Costa.

Humberto espera que a Comissão Mista no Congresso Nacional que analisa “mais essa anomalia parida por esse escroque de faixa presidencial chamado Temer” seja alterada para que o país não passe por uma nova espoliação. O senador também aproveitou e criticou a falta de apoio dos quatro ministros pernambucanos que compõem o governo.

“Nosso Estado está sendo destruído terrivelmente e é uma vergonha para nós, que estamos sendo discriminados abertamente, ver quatro ministros que não levantam a voz em nenhum momento para defender o nosso patrimônio. Eles se preocupam apenas com as suas bases eleitorais”, detonou.  O líder da Oposição afirmou que “quem tem quatro ministros como esses não precisa de inimigos”.

“De qualquer forma, estamos atentos a essas constantes investidas e, assim como já vencemos batalhas importantes como a da Hemobrás, venceremos mais essa em favor do Estaleiro Atlântico Sul, dos navios construídos em Pernambuco e dos quase quatro mil trabalhadores que lá estão e têm imenso orgulho da beleza de tudo o que produziram até hoje”, concluiu o senador petista, Líder da Oposição no Senado.

O estaleiro em Ipojuca foi criado em novembro de 2005 e tem o objetivo ser o maior e mais moderno no setor de construção naval e offshore do hemisfério Sul. O empreendimento, um marco na revitalização da indústria naval no Brasil, é resultado de investimentos de R$ 1,8 bilhão e tem capacidade instalada de processamento da ordem de 160 mil toneladas de aço por ano.

Alepe realiza audiência pública para debater o Pacto pela Vida

Debate, que acontecerá no âmbito da Comissão de Administração Pública da Assembleia,
foi sugerido pelo líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PRB). (Alepe).

Política pública implementada há dez anos pelo Governo do Estado com o objetivo de prevenir homicídios e reduzir as taxas criminalidade em Pernambuco, o Pacto pela Vida será tema de audiência pública na Alepe, nesta quinta (19), a partir das 11h, no Auditório Sérgio Guerra. O debate, que acontecerá no âmbito da Comissão de Administração Pública, foi sugerido pelo líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PRB).

Entre outros pontos, o parlamentar pretende ressaltar os 4.145 homicídios registrados entre janeiro e setembro deste ano, em Pernambuco. O número representa um aumento de 31,5% em relação ao mesmo período de 2016. Aspectos relativos à gestão administrativa do Pacto pela Vida também serão questionados.

Para o encontro foram convidados o secretário estadual de Planejamento e coordenador do programa, Márcio Stefanni; os secretários estaduais de Justiça e Direitos Humanos, de Defesa Social e de Desenvolvimento Social, Pedro Eurico,  Antônio de Pádua e Roberto Franca, respectivamente; o Chefe da Polícia Civil, Joselito Kherle do Amaral; o comandante da Polícia Militar, Coronel Vanildo Maranhão; além de representantes do Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Funase, Departamento de Polícia da Mulher e também integrantes de sindicatos e associações.

Regina em Brasília: “Precisamos fechar as contas até o fim do ano”

Nesta quarta (18), Prefeita de Itaíba esteve na capital Federal para cobrar Apoio Financeiro do 
Presidente Temer, afim de cumprir as obrigações de sua gestão, com a folha de pagamento de servidores.

Integrante do grupo de aproximadamente 100 prefeitos pernambucanos que estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, (18), no Congresso Nacional para cobrar comprometimento dos parlamentares com a pauta mínima municipalista, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), aproveitou a viagem para buscar novos recursos para o município. 

Assim como os demais prefeitos pernambucanos que foram recepcionados no auditório Freitas Nobre, na Câmara Federal, por alguns deputados federais de Pernambuco, dentre eles, Zeca Cavalcanti (PTB), Silvio Costa (PTdoB), Augusto Coutinho (SD) e Wolney Queiroz (PDT), a prefeita de Itaíba foi cobrar audiência com o presidente da República, Michel Temer, para pleitear o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) para que possam cumprir suas obrigações e fechar o ano com a folha dos servidores em dia.

O encontro desta quarta, foi coordenador pelo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota. “Nossa maior preocupação é garantir os salários dos servidores e mais ainda o atendimento à nossa população na saúde, educação e ação social. Estamos sobrecarregados de obrigações, afora os débitos herdados de governos passados que comprometem ainda mais as receitas do município e o povo não pode pagar por essa divisão injusta do bolo tributário”, reclama Regina.

Regina, assim como os demais gestores que estiveram em Brasília nesta quarta, cobra que o presidente Michel Temer (PMDB), edite uma medida provisória para garantir apoio financeiro aos Municípios no valor de um FPM (Fundo de Participação dos Municípios). “Precisamos fechar as contas até o fim do ano, pois além das obrigações sociais ainda temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal que limita nossos gastos com a folha de pessoal”, concluiu a Prefeita.
.

Quarta-feira no Espaço Colunata, foi dia de Ação Social Rosa

Shisneyda Furtado sobre o combate ao Câncer de Mama em Garanhuns: “Toda nossa equipe 
de servidores está unida nesta causa.” (Com informações da Secom/PMG  - Fotos Camila Queiroz).

A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando atividades da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar a população acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama e o de colo do útero. Ao longo do mês, diversas atividades vêm sendo desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município. Nesta quarta-feira (18), a equipe da Secretaria esteve mobilizada no Espaço Colunata, para realizar a “Ação Social Rosa”, que marcou o Dia D da campanha em Garanhuns.

O momento, foi animado pela Orquestra Manoel Rabelo e contou com a participação de várias entidades públicas, responsáveis por viabilizar serviços gratuitos para o público. 82 mamografias foram realizadas, além de corte de cabelo, ações de prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero, aferição de pressão arterial, teste de glicemia; emissão do cartão do Sistema único de Saúde (SUS), e ainda avaliação nutricional.

Os profissionais ainda realizaram busca ativa de câncer bucal, distribuição de preservativos e aula de dança com equipe de nutricionista e educador físico, em parceira com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e a Academia Duo Fitness. “Essa ação foi uma vantagem pra mim, porque já faz mais de um ano que fiz a mamografia. As mulheres ainda mantém um tabu, mas é um exame muito importante para saúde da gente”, afirmou a senhora Maria José Costa, de 63 anos de idade.
.

O encerramento do Outubro Rosa, acontece no dia 30 deste mês, na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 09h. Data que também marca a abertura da campanha Novembro Azul, que foca no combate e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shisneyda Furtado, a ação é de grande importância para promover o combate à doença. “Toda nossa equipe de servidores está unida nesta causa. Temos a presença de médicos, enfermeiros e agentes comunitários das unidades. Além de diversos profissionais destinados  a realizar esse serviço de conscientização, estando de uma maneira mais próxima da população”, garante Shisneyda.
.

.

Magia do Natal de Garanhuns recebe voto de aplauso na Alepe

Izaías: “Nosso Natal logo disse para o que veio. Em 2016, tornou-se um dos maiores eventos d
Norte e Nordeste do país, unindo economia, cultura e turismo. Conto com vocês em mais um evento”.

Através de requerimento do deputado Estadual Silvio Costa Filho, do PTB, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), concedeu voto de aplauso ao Prefeito Izaías, assim como a Secretária de Turismo e Cultura do Município, Neile Barros, em razão do lançamento ocorrido ainda no mês de setembro do evento “A Magia do Natal”. No documento, entregue aos colegas deputados, o deputado estadual Sílvio Costa Filho justifica que a promoção do evento fortalece a identidade do município, sem contar que ele ainda contribui efetivamente para atração de inúmeros turistas para a cidade. 

Ainda no documento, Silvio ressaltou a experiência pública do prefeito Izaías Régis - de mais de 18 anos - que renderam ao gestor o prêmio de Expressão em Administração, concedido pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco, em 2014.

Em 2017, a Magia do Natal ocorre entre 10 de novembro e 31 de dezembro. A formatação do projeto de decoração da cidade, foi idealizada pela administradora Michelle Régis. A execução: da equipe da Secretaria de Turismo e Cultura, da Casa do Artesão e da primeira-dama Socorro Régis. Os principais canteiros e pontos turísticos da cidade serão decorados, permanecendo assim, até o dia 6 de janeiro (Dia de Reis).

Este ano, de acordo com a programação oficial já apresentada pelo Governo Municipal de Garanhuns (veja aqui), A Magia do Natal contará, entre outros, com apresentações de The Feveres; Adilson Ramos; Leonardo Sulivan; Joana e Quinteto Violado. “Todas as atrações foram viabilizadas através de patrocínios”, registrou o Prefeito durante o lançamento do evento no mês passado, no Centro Cultural, defendendo ainda: “Tivemos visão empresarial. A ideia era criar um evento para minimizar os efeitos da crise. Nosso Natal logo disse para o que veio. Em 2016, tornou-se um dos maiores eventos do Norte e Nordeste do país, unindo economia, cultura e turismo. Recebemos pessoas do Brasil inteiro. Conto com todos vocês em mais um grandioso evento”.

A Rede Globo Nordeste irá transmitir ao vivo A Magia do Natal 2017.
.

Garanhuns: Aprovada Lei que vai disciplinar Condução de Cães

Para entrar em vigor, PL deverá ser aprovado em segunda votação no Legislativo, na 
próxima quarta-feira (25), e em seguida ser sancionado pelo Prefeito Izaías. (Carlos Eugênio).

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, em 1ª votação, nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei nº 030/2017, de autoria do Poder Executivo, que visa disciplinar a condução de Cães no âmbito do Município. A nova legislação, após sancionada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), revogará as Leis nº 3674/2009 e 4413/2017, que atualmente regulamentam a conduta, mas que apresentavam obrigatoriedades de execução inviável para criadores e para os órgãos de fiscalização do Município.

De acordo com a Nova Legislação, os cães não mais serão tratados com termos “Raças Perigosas” e sim pelo porte de cada animal: pequeno, médio, grande ou gigante. Segundo o Projeto de Lei aprovado na Câmara, a condução de cães, de médio, grande e gigante porte só poderá ser feita, em ambientes públicos, tais como: Parques, Logradouros e vias públicas com grande aglomeração de pessoas, por pessoa maior de 18 anos, obrigatoriamente, com observâncias de regras como a utilização de Guia de condução com no máximo um metro de comprimento; enforcador e focinheira.

Já a condução de cães de pequeno porte aqui em Garanhuns, aqueles com até quarenta centímetros de altura (medição das patas até os ombros do cão), deverá ser feita, obrigatoriamente, com observâncias do uso de Coleira ou Peitoral, juntamente com a Guia de Condução com até dois metros de comprimento, segundo defende o PL.

Também de acordo com a matéria aprovada pelo Poder Legislativo Municipal, a inobservância ou descumprimento dos itens previstos poderão acarretar na responsabilização civil e criminal do proprietário do cão, de acordo com as Leis Vigentes. Caberá a Prefeitura confeccionar material para divulgar a Lei após a sansão do Executivo Municipal. Para entrar em vigor, o Projeto de Lei nº 30/2017, deverá ser aprovado em segunda votação no Legislativo Garanhuense, na próxima quarta-feira (25), e em seguida ser sancionado pelo Prefeito Izaías.
.