terça-feira, 10 de outubro de 2017

Filig recebeu mais de seis mil pessoas em sua terceira edição

Este ano foram realizadas 15 oficinas, 7 apresentações artísticas, 4 mesas de diálogos, 10 conversas com
convidados, além de sessões de leitura, feira de livros e exposição. (Cloves Teodorico/Secom/PMG).

Mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, circularam pelos quatro dias de programação do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig). O evento, que aconteceu entre os dias 5 a 8 de outubro, teve atividades no Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) e na Unidade Sesc da cidade, com acesso gratuito. Com o tema “Nas entrelinhas das imagens narrativas”, o festival buscou aproximar o público infantil de autores, escritores e ilustradores nacionais e internacionais.  

Na terceira edição do Filig foram realizadas 15 oficinas, 7 apresentações artísticas, 4 mesas de diálogos, 10 conversas com convidados, além de sessões de leitura, feira de livros e exposição. “Foram momentos enriquecedores porque percebemos o interesse e a participação das crianças”, avalia Pietra Costa, diretora da Ferreira Costa e co-idealizadora do evento. Além dessas atividades, o Filig trouxe, pela primeira vez, a realização do “Ateliê de Leitura na Primeira Infância” e do “Ateliê de Narrativas Visuais” e de momentos de leitura na barriga e para pais e bebês. 

Com curadoria de Luciano Pontes, o Filig contou com a presença do ilustrador mexicano Gabriel Pacheco, dos escritores Odilon Moraes e Renato Moriconi, de São Paulo, Tino Freitas, do Ceará, e Alessandra Roscoe, do Distrito Federal. Também vivenciaram Garanhuns o pernambucano Walther Moreira Santos, as autoras Elma e Rosinha e os grupos Bandalelê, Tropa do Balacobaco, Grupo Pé de Vento e Cia Truks (SP).
.

O evento, que completou a terceira edição, é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela Proa Cultural e Ferreira Costa, com apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da UFRPE – Unidade Acadêmica de Garanhuns. 

Formações continuadas – Além dos dias de realização do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig), o evento busca impactar também agentes de leitura e proporcionar a democratização do acesso à leitura. Por isso, o festival realiza durante o ano, capacitações com professores, bibliotecários e demais profissionais que atuem nessa área em Garanhuns. Nesta edição, 53 escolas da cidade e outras três bibliotecas receberam os kits com acervo de literatura infantil, além de 50 profissionais capacitados. 

As obras estiveram relacionadas com a temática trabalhada nos dias de evento. “Nessa lógica, a cidade foi apresentada a esses convidados para que no festival os alunos e professores já tivessem familiaridade com os autores. Conseguimos formar essa conexão entre eles e, o mais importante, despertamos para o hábito da leitura e censo crítico”, pontua Camila Bandeira, da Proa Marketing Cultural.
.

Meninas do Vôlei de Garanhuns se sagram Campeãs Regionais

Com a conquista Regional, equipe está classificada para disputar o título 
pernambucano da competição. (Com informações e imagens da Secom/PMG).

Com uma vitória por 2 set's a zero diante do selecionado da cidade de São Bento do Una, a Seleção Feminina de Voleibol de Garanhuns (foto acima) sagrou-se campeã da Fase Regional dos Jogos Abertos do Estado de Pernambuco. A equipe comandada pela técnica Janilsa Brandão agora está classificada para disputar o título pernambucano da competição promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, do Governo de Garanhuns, em data e local ainda indefinidos.

Já o selecionado Masculino, que venceu Alagoinha e Sanharó na tarde do último sábado (7), no Ginásio do Sesc Garanhuns, e garantiu classificação para a fase final da competição, volta à quadra nesta terça-feira (10), a partir das 19h30.

Em caso de nova vitória, a Seleção de Voleibol Masculino de Garanhuns disputará a final na quarta-feira (11), também no Ginásio do Sesc, a partir das 19h30. As seleções de Garanhuns contam com a logística do Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
.

Prefeitura sobre o empréstimo de R$ 5 milhões: “faz-se necessário”

Em nota distribuída a imprensa, Executivo ainda esclarece que a busca pelo crédito junto ao BB, decorre 
das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, desde o bloqueio de recursos, em junho.

Conforme foi apresentado por alguns veículos de imprensa aqui do município, está em discussão na Câmara de Vereadores de Garanhuns, ainda na etapa que compete as comissões da casa, o Projeto de Lei 034/2017, que é oriundo do Poder Executivo, e visa obter autorização do Legislativo Municipal, para que a Prefeitura, possa obter acesso a um financiamento da ordem de R$ 5 milhões de reais junto ao Banco do Brasil.

Sobre o Projeto de Lei, que tramita na Casa Raimundo de Moraes, o Governo de Garanhuns, através da Secretaria da Comunicação, esclarece:

       "A Prefeitura de Garanhuns informa que está encaminhando Projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação dos legisladores, em que solicita a autorização para contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil, a ser pago em um prazo de 60 meses, descontados direto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

A destinação do dinheiro, no valor de 5 milhões de reais, será a seguinte: 1 milhão de reais, para a conclusão da Escola Municipal Padre Agobar Valença; 1 milhão de reais, para Secretaria de Infraestrutura, que será encaminhado para a Gerencia de Iluminação, e os 3 milhões de reais restantes, para obras de Infraestrutura no bairro Francisco Figueira. 

A Prefeitura esclarece ainda que o empréstimo faz-se necessário devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, desde o bloqueio de recursos, em junho, em decisão judicial referente à gestão anterior. A Secretaria de Finanças, de forma muito responsável, avaliou os impactos financeiros, pesados aos benefícios dos serviços e obras que serão realizados por meio do empréstimo, trazendo mais qualidade de vida aos moradores de Garanhuns."

Izaías segue recuperando asfalto com a Operação Tapa Buracos

No último final de semana, houve a intensificação dos trabalhos na cidade. Prefeito 
vice, estiveram vistoriando o andamento dos serviços em algumas vias. (Secom/PMG).

Depois de um intenso período de chuvas, que encheu os reservatórios que abastecem d´água Garanhuns e danificou o asfalto de diversas ruas, a volta da estiagem vem possibilitando que a Prefeitura realize uma Operação Tapa Buracos na Cidade. Nesse final de semana os trabalhos se intensificaram.

Três vias que apresentam grande trafego tiveram o asfalto recuperado. O cruzamento entre as avenidas Agamenon Magalhães e Ruber Van Der Linden foi contemplado. Já as ruas Cônego Benigno Lira, que fica ao lado do Ginásio do SESC, e a Nilo Peçanha, nas imediações do Colégio Santa Sofia, também tiveram os trabalhos iniciados.

O Prefeito Izaías Régis (PTB), acompanhado pelo Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC) vistoriou os serviços na tarde do último domingo, 8 de outubro. A expectativa dos gestores de garanhuns, é que os serviços cheguem a rua XV de Novembro nesta semana, sobretudo nas imediações do Hiper TodoDia, que apresenta muitos buracos.

Na última semana, a Avenida Radialista Flauberto Elias, na Cohab 3, também recebeu os serviços de revitalização asfáltica, assim como buracos foram tapados em diversas ruas da Cidade pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, coordenada pelo secretário Pedro Maia. Recentemente, quatro vias do bairro Magano, foram contempladas por ações de recapeamento asfáltico: a Avenida Sátiro Ivo; as ruas Francisco Branco, Conselheiro João Alfredo e Barão de São Borja.
.