terça-feira, 26 de setembro de 2017

Quarta, Raquel volta ao Palácio pra cobrar demandas de segurança

Dentre as solicitações que levará ao Governador Paulo Câmara, Prefeita irá sugerir que o 4º BPM 
atue como unidade de policiamento exclusivo de Caruaru. (Blog da Folha / Foto: Arthur Mota).

Uma semana após a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), apresentar ao Governo do Estado a “Carta de Caruaru”, que elenca ações de apoio ao plano municipal ‘Juntos pela Segurança’, na cidade do Agreste, a gestora volta ao Palácio do Campo das Princesas nesta quarta-feira (27), às 10h, em busca de respostas para os pedidos feitos pela tucana e comitiva, com relação à segurança pública no município. O encontro foi marcado pelo chefe de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB), João Campos (PSB).

Dentre as solicitações, a transformação do 4º Batalhão de Polícia Militar em unidade com policiamento exclusivo para o município de Caruaru, além do pedido de implantação de mais uma delegacia de plantão; de uma delegacia de crimes de menor potencial ofensivo; de uma Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente; funcionamento da Delegacia da Mulher em tempo integral nos finais de semana e em feriados; funcionamento do serviço 190 com base em Caruaru e, ainda, atenção ao patrulhamento rural. 

Na semana passada, durante visita da comitiva ao Palácio, o grupo foi recebido pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos, e o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto. Em seu pronunciamento, o secretário informou que será feito uma encontro preparatório sobre Caruaru para a coleta de informações para a reunião do Pacto pela Vida.

Paulo Câmara libera deputados insatisfeitos para saírem do PSB

Após evento no Palácio do Campo das Princesas, Governador estocou: “Cabe a cada parlamentar do 
partido que tenha projetos diferentes, na próxima janela, procurar esses rumos”. (Paulo Veras).

O governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, deu o aval para que parlamentares satisfeitos com a legenda deixem a sigla na próxima janela partidária. Deputados socialistas têm conversado com outros partidos, como o DEM e PMDB. O exemplo concreto mais recente é a migração do senador Fernando Bezerra para o PMDB, ampliando a oposição ao governo do socialista. O DEM também tenta atrair insatisfeitos.

“Cabe a cada parlamentar do partido que tenha projetos diferentes do que pensa o partido de ter a condição na próxima janela, de procurar esses rumos. A gente vai buscar que o partido fique unido, que o partido tenha a coerência política, que apresente um projeto de 2018”, afirmou Paulo Câmara, na tarde dessa segunda-feira (25), após a solenidade de conclusão dos trabalhos da Comissão da Verdade, no Palácio do Campo das Princesas.

O mal-estar no partido vem desde que o atual presidente Michel Temer, do PMDB paulista, chegou ao poder e o PSB assumiu uma postura oposicionista, com a Executiva orientando votos contrários a questões como as reformas trabalhista e da Previdência. Alguns nomes da bancada votaram favoráveis às alterações nas leis trabalhistas, o que gerou a abertura de processos no conselho de ética da legenda.

“Para apresentar esses projetos (para 2018), precisa ter nos seus quadros pessoas comprometidas com ele. A gente não vai perseguir o crescer por crescer. A gente quer crescer com qualidade, programaticamente, e buscando o ideal que é um Brasil melhor”, acrescentou Paulo, ainda nesta segunda.

Aliado de José Queiroz assume a secretaria de Agricultura de PE

Além da secretaria, Queiroz quer abertura para que numa aliança com o PSB, ele 
possa pleitear uma das vagas em disputa ao Senado Federal ano que vem. (Mariana Araújo).

Welligton Batista, aliado do ex-prefeito de Caruaru por quatro ocasiões, José Queiroz (PDT), assume na próxima quinta-feira, 28 de setembro, a Secretaria de Agricultura de Pernambuco, no lugar de Nilton Mota, também do PDT. A aliança é uma tentativa de ampliar o palanque de Paulo Câmara (PSB) para as eleições de 2018. Wellington ocupou, até o final de janeiro, o cargo de secretário executivo de articulação social na Prefeitura do Recife. Com a reforma administrativa de Geraldo Julio (PSB), a função foi extinta.

As tratativas de aproximação do PSB com o PDT estavam sendo feitas com o deputado federal Wolney Queiroz. Com a ida do PDT oficialmente para a base aliada do socialista, o partido quer pleitear o nome de José Queiroz na chapa majoritária, preferencialmente na disputa por uma das vagas para o Senado Federal.

Oposição - Na eleição de 2014, o PDT compôs a principal chapa opositora a Paulo Câmara, com o ex-deputado federal Paulo Rubem, hoje no PSOL, na vice de Armando Monteiro Neto (PDT). O acordo foi uma decisão da Executiva nacional do PDT. Nomes do partido, como José Queiroz e Wolney Queiroz, permaneceram aliados de Paulo Câmara.

Prefeito de São Lourenço é afastado por suspeita de desvio de bens

Decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, impede que Bruno Pereira (PTB) tenha
acesso ao prédio da prefeitura da cidade a partir desta terça-feira. (JC Online).

O Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou que o atual prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira (PTB), deve ser afastado imediatamente das funções públicas. De acordo com as investigações, o prefeito é suspeito de envolvimento com desvio de bens e rendas públicas da prefeitura da cidade. Outros servidores municipais também estão sendo afastados dos cargos.

A decisão é do desembargador Odilon de Oliveira Neto. A medida cautelar expedida pelo TJPE impede que o prefeito tenha acesso ao prédio da Prefeitura a partir desta terça-feira (26). Vídeo do repórter Rafael Carneiro da Rádio Jornal mostra a prefeitura fechada e servidores do município na frente da fachada do prédio:

Investigação - Para investigar os possíveis crimes, a Polícia Civil deflagrou uma operação na manhã desta terça contra empresários e funcionários públicos da cidade. A operação "Tupinambá" deve cumprir 14 mandados de busca e apreensão domiciliar.

As investigações foram comandadas pela delegada Patrícia Domingos, da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (DECASP). De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o Ministério Público e o Tribunal de Contas de Pernambuco atuaram junto aos policiais dando suporte nas investigações.

Operação - Além de São Lourenço da Mata, foram cumpridos mandados no Recife, em Camaragibe, Caruaru e Bezerros. No total, são 110 policiais envolvidos na operação, entre delegados, agentes e escrivães. Auditores do Tribunal de Contas do Estado também participam da operação. O material apreendido pelos policias foi encaminhado para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Recife.

Presidente do PTB se manifesta - Em nota distribuída na tarde desta terça-feira (26), a direção estadual do PTB, que tem a frente o deputado, José Humberto Cavalcanti (foto abaixo), informou que tomou conhecimento da Operação “Tupinambá”, deflagrada em São Lourenço da Mata, através da imprensa. Sobre o afastamento do Prefeito Bruno Pereira, o partido manifestou a confiança de que no momento oportuno, vai prestar todos os esclarecimentos junto às autoridades. Segundo a nota, isso ocorrerá: tão logo o prefeito e sua defesa tenham acesso aos autos da investigação por parte dos órgãos competentes.
.