segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Nos bastidores sobre Haroldo: “Não será Prefeito de Garanhuns”

Com mais empenho, defendem alguns palacianos, Vicente poderia canalizar
forças suficientes para se tornar potencial candidato em 2020.

        Poucos políticos e articuladores, além de governistas tem a coragem de admitir abertamente, embora assegurem nos bastidores, que o atual vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente, do PSC, não goza de prestígio suficiente para se tornar o próximo Prefeito de Garanhuns, por indicação do atual chefe do executivo, Izaías Régis, do PTB. A queixa maior, de acordo com algumas pessoas ouvidas pelo Blog, é que Vicente tem se mostrado pouco atuante. Falam da desenvoltura do vice, sobre atender demandas da população.

“Haroldo não está trilhando o caminho para ser o indicado por Izaías”, defendeu um governista ouvido em reserva pelo Blog. Vicente tem um gabinete inteiramente seu, e ao que levantamos, tem autonomia para deslanchar sua atuação com ações de governo, ainda que elas tenham que ser autorizadas por Izaías.

O vice de Régis, se mostra acomodado com essa possibilidade: a de ser chamado à ocupante da cadeira mais importante do Palácio Celso Galvão. Com mais empenho, defendem alguns palacianos, ele poderia canalizar forças suficientes para se tornar potencial candidato em 2020. Ano passado, quando vivenciávamos o período eleitoral, a oposição defendia que a imagem de Vicente não somaria em nada na campanha do Prefeito. Não foi o que vimos.

Haroldo contribuiu enormemente ao pleito do executivo. Embora tenha se mostrado importante ano passado, é comum ouvirmos nos bastidores, a seguinte frase sobre Vicente: “Não será Prefeito de Garanhuns”.

Pereira: Concebeu a ideia dos Postos de Saúde funcionarem a noite

No auge de sua desenvoltura como profissional de saúde, Ulisses não apenas indicou 
viabilidade dessa ideia, como elencou os caminhos à serem seguidos.

Desde o mês de julho, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, vem promovendo atendimentos no período noturno nos postos de Saúde do Município. Uma das primeiras Unidades contempladas com a iniciativa, foi a do Magano III. Lá, no último mês de julho, a atuação rendeu 87 atendimentos voltados para saúde da família, incluindo consulta médica, solicitação de teste rápido, mamografia, aferição de pressão arterial, glicose, sessão de alongamento e palestra com fisioterapeuta para os pacientes - além de exames oftalmológicos, realizados em parceria com a iniciativa privada.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shisneyda Furtado, a medida vem em benefício de um público específico, que por muitas vezes se encontra impossibilitado de realizar exames durante o dia. Embora a ação tenha ganhado bastante notoriedade, poucos sabem, com exceção daqueles profissionais da área de Saúde, de onde partiu a ideia responsável pelos atendimentos a noite.

Semana passada, obtivemos essa informação. Ulisses Pereira, médico clínico geral, diretor da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, delegado Regional do Conselho de Medicina (CREMEPE), e professor do curso de medicina na Universidade de Pernambuco (UPE), é o autor da ideia.

No auge de sua desenvoltura como profissional de saúde, ao que colhemos de informações, Ulisses não apenas indicou a viabilidade dessa ideia, como elencou os caminhos à serem seguidos pela gestora da pasta de Saúde, Shisneyda Furtado. Se foi produtivo? Pergunte aqueles que são alcançados pela inciativa.
.

Municipalização do FIG: Izaías é a favor, Ivo Amaral é contra

Ao defender a municipalização do Festival, o Prefeito Izaías e algumas correntes políticas que 
acreditam nessa proposta, só não dizem onde vão buscar os recursos para o evento.

“Seria o começo do fim do evento”. Com essas palavras, o ex-Prefeito Ivo Amaral traduz a possibilidade do maior evento multicultural da América Latina, sediado aqui em Garanhuns, o FIG, ter sua gestão municipalizada. A autoridade na fala de Ivo, foi concedida décadas atrás, quando ele se elegeu Prefeito de Garanhuns, e junto a Marcílio Reinoux Maia, idealizou o evento. A ideia que tem sido ventilada, sugere, que o Governo do Estado siga sendo uma parceiro no tocante ao aporte de recursos financeiros, enquanto que a gestão municipal, destine esforços para produção e realização da festividade.

Contrário ao que defende Ivo, o Prefeito Izaías tem sido o garoto propaganda e fiel depositário dessa ideia. Dois aliados de Régis, que promoveram inclusive discursos em suas casas parlamentares de atuação, os deputados, Federal, Daniel Coelho (PSDB), e Estadual, Álvaro Porto (PSD), fazem parte de uma corrente política junto a Izaías, que consideram a alternativa viável.

De acordo com o Governo do Estado, este ano, cerca de R$ 6,5 milhões de reais foram investido no evento. Ao defender a municipalização do FIG, Izaías, Porto e Daniel, só não dizem, onde vão buscar esses recursos; ou eles acreditam que o atual Governador Paulo Câmara, além de atender ao Prefeito de Garanhuns, seguirá sendo o maior investidor do FIG?. O tiro pode ser dado no pé, e pior, sem ser no escuro, já que tem muita gente que embarca com Izaias, apenas por ele ocupar o posto de chefe do Executivo.

Onde Garanhuns buscará esses recursos? Em seu comércio e empresariado local, que pouco investe, até mesmo no Natal idealizado por Izaías? Pouco provável. Nem com a Secretaria de Cultura, o município conta mais, já que ela se tornou um puxadinho da de Turismo. Bons tempos o de Cirlene Leite, essa sim, entende de cultura. O campo político, que parece nortear esse embate entre Régis e Câmara, parece não ter atingido Amaral, que no auge de sua sabedoria, defende que essa atitude, “Seria o começo do fim do evento”. 

           Longevidade ào sábio Ivo.

Justiça Eleitoral realiza “Eleitor do Futuro” aqui em Garanhuns

Evento será realizado na Aesga, em parceria com a Secretaria de Educação de
Pernambuco, Gerência Regional de Educação em Garanhuns e Compesa.

A equipe do programa Eleitor do Futuro promove ação em Garanhuns, com apoio da Secretaria de Educação do Estado. A viagem é uma ação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), implantada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com o tema Exemplos de Superação. O evento acontecerá na quinta-feira, às 14h, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). 

Durante o encontro do dia 14, após assistirem e entenderem os conteúdos previamente palestrados nas escolas participantes, alguns alunos farão apresentações para o presidente do TRE-PE sobre o que entenderam do Programa Eleitor do Futuro e a importância de exercer a democracia de forma consciente.

O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, com apoio da Gerência Regional de Educação em Garanhuns (GRE-Garanhuns) e terá apoio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que disponibilizará um painel eletrônico interativo sobre o uso consciente dos recursos hídricos.

Raul: "Não aceitaremos a desmoralização de Jarbas Vasconcelos"

Fala do Vice Governador, se refere ao fato de Fernando Bezerra Coelho ter trocado o PSB pelo PMDB, 
e com isso, estar desconstruindo a liderança política de Jarbas na legenda. (Diário de Pernambuco).

A executiva estadual do PMDB de Pernambuco reuniu-se ontem à noite para buscar um contra-ataque à tentativa do senador Fernando Bezerra Coelho, ex-PSB e agora integrante da legenda, de entrar no partido destituindo a liderança local, além de mudar a rota política do partido no Estado. FBC se filiou na quarta-feira, através do diretório nacional.

O encontro aconteceu somente ontem, pois o vice-governador Raul Henry, que preside a sigla no Estado, estava na Ásia desde 29 de agosto, em missão oficial, só retornando na madrugada de domingo. Ficou acertada uma reunião do diretório estadual para amanhã, às 11h. Antes do encontro da executiva, Raul esteve com o deputado Jarbas Vasconcelos, que se recupera de uma forte crise de sinusite.

“Nosso sentimento é de completa indignação. A atitude do senador é inaceitável. Não permitiremos a usurpação da nossa história. Não aceitaremos a tentativa de desmoralização da liderança de Jarbas Vasconcelos. Reagiremos a essa violência de todas as maneiras possíveis, para preservar a identidade do PMDB de Pernambuco”, disse Henry.

29% dos Brasileiros dizem que há corrupção nas Forças Armadas

Pesquisa, ouviu 2.452 pessoas entre 4 e 6 de setembro em todo o País,
na faixa etária de 16 a mais de 60 anos. (Com informações do Blog da Esplanada).

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do Jornal a Gazeta do Povo, do Estado do Paraná, mostrou que 29% (!!) das pessoas entrevistadas suspeitam que há corrupção nas Forças Armadas. Mas 77% dizem que os militares deveriam ir paras ruas das cidades com poder de polícia.

Uma das principais perguntas da sondagem, feita pelo instituto Paranaense, foi: “Nas Forças Armadas, (Aeronáutica, Exército e Marinha), há mais corrupção, menos corrupção ou a corrupção é igual a outros órgãos brasileiros?”

A maioria (64,7%) respondeu “Menos corrupção”, mas saltou aos olhos dos militares que tiveram acesso aos dados outro número, que os deixou surpresos:  Para 29,4%, “A corrupção é igual”. Para 2% há mais corrupção, e não sabem/não opinaram atingiu 3,9%.

Foram ouvidas 2.452 pessoas entre 4 e 6 de setembro em todo o País, entre 16 e maiores de 60 anos, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou menos.

Partido Novo terá o Técnico Bernardinho como principal reforço

Legenda, define-se como liberal e tem posição contrária ao fundo partidário e ao
 financiamento público das campanhas eleitorais. (Com informações de Inaldo Sampaio).

O Partido Novo anunciou na última sexta-feira, dia 8 de agosto, que a partir do próximo dia 15 dese mês, iniciará o processo seletivo dos interessados em disputar mandato eletivo nas eleições do próximo ano. A triagem, de acordo com a legenda, será feita em quatro etapas e os os pré-candidatos deverão submeter-se a ela.

O Partido Novo define-se como liberal e tem posição contrária ao fundo partidário e ao financiamento público das campanhas eleitorais. Um de seus principais reforços em nível nacional deverá ser Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei.

A primeira fase é totalmente online e deverá ser feita no seguinte endereço: www.novo.org.br. Esta etapa consiste na realização de uma prova e no envio de um vídeo em que o interessado deverá dizer por que deseja disputar mandato pelo Novo e o que pretende fazer, caso seja eleito.

A aprovação nesse processo seletivo é pré-requisito para ser candidato, porém não garante a candidatura. Os aprovados passarão ainda por uma etapa eliminatória, que lhe dará o direito de participar das convenções partidárias, nas quais os filiados da região irão selecionar os candidatos definitivos.
.