quinta-feira, 24 de agosto de 2017

UESG realiza o 7º Congresso Estudantil aqui em Garanhuns

Público esperado é de 200 pessoas. De acordo com os 
organizadores do evento:"debates serão em torno da educação".

Acontece nesta sexta-feira (25), entre 8 e 17 horas, no auditório do Garanhuns Palace Hotel, o 7º Conuesg: Congresso da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns. Ao todo, 9 escolas da cidade, mais o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), devem mandar representantes. A expectativa de público, é de cerca de 200 pessoas.

Dentre as atividades que marcarão o 7º Conuesg, que este ano terá como tema em sua mesa de abertura: “Os anseios da juventude pra nossa cidade”, destaque para os debates que serão promovidos em torno dos tópicos: “Escola em tempo integral”, ”Perspectivas para juventude de Garanhuns” e “Acesso a Universidade”. 

Estão confirmadas, as presenças da secretária de Educação do município, Eliane Vilar, do atual secretário de Governo, Articulação Política e Ouvidoria, Méwitton Araújo, que na ocasião irá representar o Prefeito Izaías, do Diretor Geral do Instituto Federal de Pernambuco, o professor José Carlos, que na ocasião falará sobre a Educação Técnica Federal aqui na cidade, além do também professor, Laílson Simplício, ele que ocupa o posto de presidente de honra da UESG, além de ter sido fundador da entidade, ainda em 1995.

“Nós vamos reunir estudantes e diversos profissionais pra debater a educação em nosso município e em nosso país. A tarde, durante o Congresso, nós vamos fazer um debate sobre a Escola de Tempo Integral, e pra isso, a Secretaria Estadual de Educação, vai mandar o coordenador estadual dessa modalidade de ensino para contribuir com agente”, revela Tiago Dantas, Presidente da UESG.

A diretora do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE), aqui em Garanhuns, Rosângela Falcão, também estará no Congresso, onde na ocasião, irá discorrer sobre o acesso dos estudantes secundaristas a Universidade. A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), também enviará representação da capital pernambucana, Recife.

Escolas de Tempo Integral são defendidas por Luzia na Câmara

De acordo com vereadora, implantação dessa modalidade de educação aqui em
Garanhuns, trará uma mudança radical na qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Aprovado na última quarta-feira (23), na Câmara Municipal, um requerimento de autoria da vereadora petebista, Luzia Cordeiro, visa instituir aqui em Garanhuns, nas escolas municipais, a modalidade de educação/ensino em tempo integral. A ideia da parlamentar, é que sua proposta entre em funcionamento a partir de duas escolas, uma, sendo a Professor Letácio Brito Pessoa, situada no bairro Santo Antônio, e a outra: a Gabriela Mistral, que fica no bairro da Boa vista.

De acordo com Luzia, a implantação da escola de tempo integral aqui em Garanhuns, trará uma mudança radical na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Segundo ela,  um ensinamento contínuo e com incentivo, discussão e reflexão, são indispensáveis para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que repensem o preparo desse novo tempo escolar. Essa modalidade de ensino, ainda de acordo com o que defende a vereadora, irá proporcionar aos alunos, a transformação das aulas teóricas, em aulas práticas.

“A Escola de Tempo integral é uma necessidade, todavia, educação integral não é só ocupar o tempo das crianças sem um objetivo. É preciso fazer uma transformação no projeto pedagógico. Com certeza, o tempo integral na educação influenciará de forma muito positiva no desenvolvimento cultural de nossa sociedade e na vida das pessoas, pais, mães, ou responsáveis por esses alunos. O requerimento está aí protocolado, e agora, vamos aguardar uma posição do Prefeito Izaías, junto a Secretaria de Educação”, assegura Luzia.
.

Vencedor da Meia Maratona do Rio é recebido com homenagens

José Márcio: “Foi uma prova difícil para a qual vinha me preparando desde 2011. Ainda estou emocionado 
e gostaria de agradecer a todos que me apoiaram até a vitória”. (Fonte: Aquiles Soares/Secom/PMG).

O vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, realizada no último domingo (20), José Márcio Leão, recebeu nesta quinta-feira (24), uma homenagem do Governo Municipal de Garanhuns. O atleta desfilou pelas principais vias da cidade, saindo do Relógio de Flores, de onde seguiu até o Palácio Celso Galvão, onde foi recebido e homenageado pelo prefeito Izaías Régis, e o vice-prefeito Haroldo Vicente. Também prestigiaram o momento, secretário e servidores municipais, além da opulação em geral.

José  Márcio faz parte dos 22 atletas que compõem a equipe municipal de atletismo, treinada pelo técnico Adejilson Mendes, conhecido como “Bingo”, e que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude Esportes e Lazer. O corredor é natural do município de Brejão, mas reside em Garanhuns há nove anos.

Com um tempo total de 1h04m17s registrado em sua vitória no último domingo, o atleta se preparou para a prova em Juazeiro do Norte, no Ceará, devido às altas temperaturas registradas no Rio de Janeiro. “Foi uma prova difícil para a qual vinha me preparando desde 2011. Ainda estou emocionado e gostaria de agradecer a todos que me apoiaram durante essa caminhada até a vitória”, afirmou.

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, reafirmou o compromisso com os esportistas do município, de forma que mais vencedores possam elevar o nome de Garanhuns. “É motivo de muito orgulho termos um atleta que se destaque internacionalmente. O apoio da Prefeitura não se configura apenas em uma homenagem como esta. Fazemos isso diariamente, quando investimos e acreditamos nessa área”, declarou o titular da pasta.
.

.

.

.

Projeto Sonora Brasil traz o Grupo Coco Zambê para Garanhuns

Grupo potiguar que se apresentará na cidade, se caracteriza por apresentar uma espécie de 
canto responsorial, ou seja, os versos são puxados pelo mestre e respondidos pelo coro de vozes.

Um dos maiores projetos de circulação musical do país, o projeto Sonora Brasil traz para Garanhuns neste sábado (26/08), às 20h, no Salão de Eventos do Sesc, a apresentação do grupo Coco de Zambê, do litoral do Rio Grande do Norte. O espetáculo faz parte do biênio 2017/2018 que, este ano, circula pelos estados do Norte e Nordeste com o tema: “na pisada dos cocos”, manifestação cultural característica, principalmente na zona rural, das comunidades indígenas e quilombolas.

Outras cidades do interior do Estado como Surubim, Caruaru, Belo Jardim e Pesqueira também fazem parte da rota de apresentações gratuitas do projeto nacional do Sesc. O grupo potiguar que se apresentará em Garanhuns é composto por Didi (Djalma Cosme da Silva), Uzinho (Severino de Barros), Tonho (Antonio Cosme de Barros), Mestre Mião (Damião Cosme de Barros), Zé Cosme (José Cosme Neto), Kéké (Clebesson da Silva), Pepé (Ederlan da Silva) e Beto (José Humberto Filho de Oliveira).

A música do Coco de Zambê se caracteriza por ser uma espécie de canto responsorial, ou seja, os versos são puxados pelo mestre e respondidos pelo coro de vozes. Dois tambores estão presentes na maioria dos grupos que praticam o Coco de Zambê: o próprio Zambê, também conhecido como pau furado ou oco de pau, o mais grave, e o Chama, ambos construídos artesanalmente com troncos de árvores nativas do Nordeste.

Serviço - Sonora Brasil – Coco de Zambê de Tibal do Sul (RN)
Data da aprsentação: 26 de agosto de 2017
Local: Sesc Garanhuns – Rua Manoel Clemente, 136, Centro
Horário: 20 horas
Entrada: gratuita
          Informações: (87) 3761-2658
.

Saiba como alugar sua casa durante o Natal 2017 de Garanhuns

Interessados devem se inscrever na sede da Secretaria de Turismo, localizada
em novo endereço: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. (Secom/PM).

A partir de segunda-feira (28) a Secretaria de Turismo e Cultura inicia o cadastramento para os moradores de Garanhuns que desejam alugar casas e apartamentos durante o período do Natal 2017. Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria, localizada em novo endereço: Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (Praça Mestre Dominguinhos), o horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

No ato da inscrição, o responsável pelo imóvel irá preencher uma ficha contendo nome, telefone, e-mail, endereço da casa e um espaço com informações adicionais que o interessado queira repassar, como quantos cômodos tem a residência, se há móveis, valor do aluguel, entre outros detalhes.

As informações com as residências inscritas serão divulgadas por lotes, no portal da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br). A iniciativa de publicar informações sobre os imóveis já existe em outros eventos locais, como o Festival de Inverno.
.

Armando vê “desgoverno” na segurança pública em Pernambuco

Em discurso no plenário do Senado, petebista acusou de omisso o governador Paulo Câmara, 
ressaltando haver “ausência de liderança” no estado. (Assessoria / Foto: Ana Luiza Souza).

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) atribuiu ao “absoluto descontrole” e ao “desgoverno da segurança pública” o aumento dos homicídios em Pernambuco, com 447 casos em julho, o maior número para o mês em dez anos. Em discurso no plenário do Senado, o petebista acusou de omisso o governador Paulo Câmara, ressaltando haver “ausência de liderança” no estado.

Armando previu que, a continuar no ritmo atual, Pernambuco pode, “de forma inédita”, atingir a marca de 5,4 mil assassinatos no decorrer do ano de 2017, o que representaria, de acordo com ele, 10% dos homicídios de todo o País, quando a população pernambucana corresponde a apenas 4,5% dos brasileiros.

“A permanecer nesse diapasão, Pernambuco alcançará uma marca superior a 60 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes, elevadíssima, mais do que o dobro da média nacional, em torno de 26 homicídios”, assinalou Armando. O senador lembrou que a ONU considera violência acima do normal a marca de 10 assassinatos por 100 mil habitantes.

Aparteado pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Jorge Viana (PT-AC), que concordaram ser grave o quadro da violência em Pernambuco, o senador petebista salientou que, no primeiro semestre, o estado foi responsável por 54% do aumento das mortes violentas ocorridas em todo o País comparativamente a igual período de 2016. "É um dado alarmante”, completou, enfatizando que, em paralelo, foram registrados, de janeiro a julho, mais de 73 mil casos de roubo, o que significa, em média, 346 roubos por dia.

Armando Monteiro destacou não querer, com seu discurso em plenário, “partidarizar” a questão da segurança pública em Pernambuco. “Tanto é assim que quero fazer uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que à época em que era governador assumiu o problema, idealizou o Pacto pela Vida e obteve resultados expressivos”, disse.

O senador declarou ainda que, mesmo na oposição ao governo estadual, coloca-se à inteira disposição para ajudar a encontrar soluções para minorar a situação da segurança pública em Pernambuco. “Temos de encaminhar e discutir o problema de maneira absolutamente suprapartidária”, conclamou.
.

Prefeita de Itaíba regulamenta lei que garante insalubridade a garis

Regina Cunha: “a medida não apenas beneficia financeiramente o funcionalismo que 
atua na limpeza da cidade, como reconhece um direito que foi negado por anos”.

Passados 12 anos da criação da Lei 298/2005 que foi deixada dentro da gaveta em governos passados, a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), regulamentou nesta quarta-feira (23), a lei que estabelece o pagamento de adicional de insalubridade em favor dos servidores públicos do setor de limpeza pública do município.

O decreto assinado pela gestora reforça a política de valorização dos servidores públicos efetivos e contratados que desde o primeiro mês do atual governo vem recebendo seus salários religiosamente em dia. A prefeita também já quitou boa parte dos salários atrasados de dezembro de 2016. 

Com o decreto nº 046/2017, fica garantido o adicional de insalubridade para os funcionários que realizam serviços relacionados à limpeza urbana, exercendo atividades de varrição, coleta de lixo em caminhões e limpeza de canais e córregos que recebam o despejo de esgoto e resíduos. Só terão direito ao benefício os servidores que estiverem efetivamente exercendo suas funções. 

Segundo o Secretário de Finanças, Wherbson Alves, o adicional vai garantir um acréscimo de 20% sobre o salário bruto dos servidores, representando um aumento real em seus salários. Estamos trabalhando dentro de nosso planejamento para poder pagar esse adicional já agora neste mês de agosto, disse Wherbson. 

Para a prefeita Regina Cunha, “a medida não apenas beneficia financeiramente o funcionalismo que atua na limpeza da cidade, como reconhece um direito que foi negado por anos e valoriza aquelas pessoas que diariamente cuidam de nossa cidade, em cada recanto de Itaíba e dos distritos”. 

Na solenidade de assinatura do decreto, vários funcionários da limpeza urbana estiveram presentes no Gabinete da Prefeita que foi representada pela Secretária de Administração, Tamara Evellyn. Também presentes os Secretários de Finanças (Wherbson Alves), Governo (Marcelo Bispo), o Controlador Municipal (Dr. Alexandre Caraciollo), a chefe de Gabinete (Sandra Muniz), e o Assessor Especial Jurídico Dr. Pedro Melchior. Por questões de saúde, a prefeita não pode estar presente.
.