segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Garanhuns: Trânsito é interditado na Avenida Santo Antônio

Agentes da AMSTT estão trabalhando nos bloqueios com o intuito
de orientar os motoristas. (Com informações da Secom/PMG).

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que o trecho entre o Banco Bradesco e a Farmácia Pague Menos, localizado na avenida Santo Antônio, foi interditado na manhã desta segunda-feira (21), em decorrência do rompimento da tubulação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o que comprometeu a estrutura do asfalto da via, impossibilitando a passagem de veículos.

Diante da interdição, a AMSTT retirou os blocos de concreto (gelo-baiano) localizados em frente à antiga Padaria Suíça, dando a opção para que os veículos possam subir pela avenida 13 de Maio, em direção ao bairro Heliópolis e outras localidades. Já os demais condutores poderão descer pela rua Severiano Peixoto, podendo seguir para os bairros Boa Vista e Cohab II.  Agentes de trânsito estão trabalhando nos bloqueios com o intuito de orientar os motoristas.

.

Aberta semana da pessoa com deficiência em Garanhuns

A partir da tarde de hoje, os Cras’s), iniciam as suas programações, que vão desde oficinas, 
palestras, mesas de debate e chegam a apresentações culturais. (Cloves Teodorico/Secom/PMG).

Em Garanhuns, a Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta, oficialmente, nesta segunda-feira (21). A cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores, reuniu diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Haroldo Vicente, a vereadora Betânia Monteiro – que na ocasião representou a presidente da Casa Raimundo de Moraes –, o coordenador do Comud, José Juca, e a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Maria Célia Sobral. A programação alusiva segue até a próxima segunda-feira (28) e mobilizará diversas entidades locais.

A semana, que é vivenciada há seis anos no município garanhuense, tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade, além dos órgãos públicos e privados, sobre os direitos fundamentais, especialmente o direito à cidadania das pessoas com identificadas com algum tipo de deficiência. As ações têm como temática principal, neste ano, “Calçadas: direito fundamental de ir e vir” – numa oportunidade de tornar públicos os programas e as políticas públicas praticadas regionalmente.

Na ocasião de abertura, os presentes acompanharam o pronunciamento das autoridades que compuseram a mesa oficial e a leitura de um poema em homenagem ao público, escrito e interpretado pelo poeta Sandoval Ferreira. A arquiteta e urbanista Juliana Santos, mestra em Desenvolvimento Urbano, doutoranda em Arquitetura e, atualmente, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Garanhuns, encerrou o momento com uma palestra sobre o tema central da Semana.

A partir da tarde de hoje, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) iniciam a execução de suas programações. As secretarias de Educação e de Saúde também vão desenvolver atividades específicas para sensibilizar a todos, entre as atividades estão oficinas, palestras, mesas de debate e apresentações culturais.
. 

71º BI Mtz realiza atividades em alusão ao dia do soldado

Comandante do 71º BI Mtz, Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, convida 
todos para prestigiar as atividades que ocorrerão durante toda a semana aqui na cidade.

O dia 25 de agosto é comemorado o "Dia do Soldado" e celebra o nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército, em todo o Brasil. Durante a semana, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), aqui de Garanhuns realizará uma série de atividades alusivas à data, com a realização de palestras em escolas do município, exposição de material, visita de estudantes ao quartel e apresentação da Banda de música.

As atividades serão encerradas no próximo dia 24 de agosto, quinta-feira, às 18 horas, com uma cerimônia cívico-militar, no quartel 71º BI Mtz, quando na oportunidade contará com a presença de autoridades eclesiástica e das esferas federal, estadual e municipal, bem como de personalidades da cidade de Garanhuns, além de familiares dos militares e convidados. Na ocasião, integrantes do Batalhão que se tornaram credores de homenagem especial do Exército Brasileiro serão condecorados, bem como personalidades receberão o diploma de Colaborador Emérito do Exército e de "Amigo do 71º BI Mtz".

O Comandante do 71º BI Mtz, Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, convida a todos para prestigiar as atividades alusivas ao "Dia do Soldado"

          Programação:

          - Dia 22 de agosto: Visitação de estudantes ao quartel do 71º BI Mtz;
          - Dias 22 e 23 de agosto: Palestra em Escolas de Garanhuns sobre 
            as formas de ingresso no Exército.
            Exposição de Material de Emprego Militar no Colunata, das 9h às 16h;
           Apresentação da Banda de Música do 71º BI Mtz no Colunata, às 10h e às 15h.
        - Dia 24 de agosto: Formatura Cívico-Militar: Local - Quartel do 71º BI Mtz, às 18h.
.

Pernambuco responde por 50% da alta nos homicídios no Brasil

No primeiro semestre de 2017, o País teve 1,7 mil homicídios a mais do que no mesmo 
período do ano passado; 913 deles aconteceram em Pernambuco. (Fonte: Jornal do Comércio).

O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luiz Ratton se inclina um pouco para frente e arregala os olhos, falando de modo incisivo. "O Pacto pela Vida como ele foi concebido morreu. Está morto. O que o governo está fazendo agora é gerir uma marca. Hoje, há uma gestão malfeita de uma marca que já foi bem-sucedida." Da concepção de um dos programas de segurança do qual mais se ouviu falar no País na última década, ele pode falar. Estava no centro da criação capitaneada pelo ex-governador Eduardo Campos, e saiu da gestão antes de surgirem as falhas.

Em julho, Pernambuco chegou a 3.323 crimes contra a vida no ano. Isso já é mais do que o que foi registrado em todo o ano de 2012 (3.321) e 2013 (3.100) por exemplo. No primeiro semestre de 2017, o País teve 1,7 mil homicídios a mais do que no mesmo período do ano passado; 913 deles aconteceram em Pernambuco.

"Os padrões que observamos para este ano mostram que Pernambuco pode chegar a número absoluto de homicídios que talvez seja o maior da história, entre 5 mil e 5,4 mil. Na melhor das hipóteses, que ainda assim é muito ruim, equivaleria a 10% dos homicídios do Brasil e a quase 1% do mundo. É uma tragédia civilizatória", diz Ratton.

Um dia antes, na quarta da semana passada, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua Cavalcanti, teria resposta diferente diante da mesma pergunta: o Pacto morreu? "Está mais vivo do que nunca. O pacto é uma política de Estado construída há dez anos, de muito sucesso, e colocou Pernambuco entre os melhores Estados no enfrentamento à violência, mas obviamente há necessidades de ajustes operacionais e os resultados já estão sendo colhidos", disse no seu gabinete.

CONFIRA A AGENDA DO 
CANTOR  NANDO AZEVEDO 
.

Atleta com base em Garanhuns vence meia maratona do Rio

José Márcio Leão da Silva, venceu a prova cravando o tempo de 1:04:18.
(Com informações do Folha de Pernambuco / Foto: Reprodução).

O pernambucano, natural de Brejão e residente em Garanhuns, José Márcio Leão fez história na manhã deste domingo (dia 20). O atleta foi o campeão da prova masculina da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Márcio completou o percurso em 1h04min18s, um segundo à frente do etíope Demiso Legese Guideta, vice-campeão, o que prova o quão emocionante e acirrada foi a disputa. O alagoano Damião de Souza terminou em terceiro lugar, com 1:04:22.

"Estou muito emocionado. Estava bem confiante, descansado. Larguei bem, acompanhei os principais atletas e tentei sair nos últimos mil metros, mas senti. Nos 200 m finais dei um tiro até a linha de chegada, o que deu certo. Agora, é me preparar para no ano que vem e buscar o bi", afirmou José Márcio Leão, atleta do Cruzeiro Caixa (MG)

No feminino, Joziane Cardoso, de 31 anos, não conseguiu repetir a vitória do ano passado. No entanto, foi a brasileira mais bem colocada, terminando na terceira colocação, com o tempo de 1:16:36. A campeã foi a queniana Esther Kakuri, com 1:14:44, e a vice-campeã foi Martha Akeno, também do Quênia, com 1:15:01.
.

Pódio da Meia Maratona do Rio do Janeiro 2017

         Masculino
         1-José Márcio Leão da Silva (BRA) - 1:04:18
         2-Demiso Legese Gudeta (ETH) - 1:04:19
         3-Damião Ancelmo de Souza (BRA) - 1:04:22
         4-Belete Adere Tola (ETH) - 1:04:29
         5-Gladson Alberto da Silva Barbosa (BRA) - 1:05:21

         Feminino
         1-Esther Chesang Kakuri (QUE) - 1:14:44
         2-Martha Akeno (QUE) - 1:15:01
         3-Joziane da Silva Cardoso (BRA) - 1:16:36
         4-Adriana Aparecida da Silva (BRA) - 1:17:10
         5-Andreia Aparecida Hessel (BRA) - 1:17:34

         A prova recebeu o Permit 13/2017 e o Selo Ouro
         da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
.