quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Alunos da rede pública de PE, poderão tirar habilitação sem custo

Programa que ofertará as habilitações, é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação
(SEE) e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran). (Fonte: G1 Caruaru e Região).

Estão abertas, a partir desta quinta-feira (17), as inscrições para o programa que concede de forma gratuita carteiras de motorista para estudantes e ex-alunos de escolas públicas de Pernambuco. O CNH Popular-Enem oferece 265 vagas. O cadastramento deve ser feito pela internet e segue até quinta-feira (31).

O programa é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran). Podem participar estudantes da Rede Estadual de Ensino. Eles precisam comprovar matrícula nos Ensinos Fundamental e Médio.Também estão aptos a se inscrever estudantes matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA Fundamental e Médio) e nos Projetos de Correção de Fluxo. A iniciativa é válida para os 184 municípios do estado e Fernando de Noronha.

Os jovens devem ter, no mínimo, 18 anos de idade. Os ex-alunos precisam comprovar a conclusão do Ensino Médio no intervalo de um ano. O governo exige, ainda, documentos sobre a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em 2016.

Ao preencher o formulário de pré-inscrição, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: cópia digitalizada da identidade, cópia digitalizada do CPF e comprovante digitalizado de residência, além do resultado do Enem 2016. Para obter o resultado do exame nacional, o candidato deverá entrar no site do Institutop Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Em seguida, precisa imprimir a sua nota.

A secretaria de Educação alerta no edital que documentos digitalizados em baixa resolução/qualidade, ilegíveis ou não oficiais não serão considerados. Isso vai provocar a desclassificação do candidato. Os organizadores aceitarão comprovantes de residência em nome do candidato ou em nome de terceiros (pai, mãe ou responsável legal).

Seleção - A seleção dos candidatos aptos a participar do Programa será realizada pela Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE) com base nas notas do Enem 2016. Os que apresentarem os melhores desempenhos serão classificados em ordem decrescente, a partir da média simples, até o limite de vagas do Programa CNH Popular-Enem. De acordo com o edital, cada escola poderá ter um candidato contemplado.

No Detran - A partir da remessa das informações pela Secretaria de Educação, o Detran ficará responsável pela convocação dos candidatos selecionados e para a apresentação dos documentos necessários para tirar a habilitação. O processo de inscrição no sistema do Departamento de Trânsito ocorrerá entre os dias 6 e 30 de setembro. O Agendamento do atendimento no site do órgão ocorrerá no período compreendido entre 1º de outubro e 22 de dezembro.
.

Parceria; possibilita a 2ª Blitz Maria da Penha aqui em Garanhuns

Walkíria Alves, Secretária da Mulher do Município de Garanhuns: “Violência contra
a Mulher não tem desculpa, tem lei”. (Com informações e imagens de Gabriela Ramos).

Aconteceu ontem (17), durante toda a manhã, na Avenida Dantas Barreto, no centro da cidade, a segunda Blitz Maria da Penha, realizada pela Secretaria da Mulher (Secmul) em parceria com a Polícia Militar, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e o Centro de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) que estão realizando uma ação preventiva de enfrentamento à violência contra a mulher.

Cerca de 300 carros foram abordados na ação, onde recebem um adesivo que contém o número de telefone para denúncias e panfleto com todas as informações necessárias para prevenção e explicando os serviços que a Secretaria oferece. A responsável pela pasta, Walkiria Alves, comentou que toda a programação desse mês de agosto é voltada para os 11 anos da Lei Maria da Penha, que motivou a campanha “Violência contra a Mulher não tem desculpa, tem lei”. “As pessoas estão denunciando mais e é necessária uma campanha assim, que dê visibilidade ao nosso trabalho e à lei. Se temos números tão altos, nós temos uma sociedade que é realmente muito violenta. A cada dois segundos acontece um espancamento e a cada hora temos o registro de 503 queixas registradas de violência física. Algo está muito errado nessa sociedade”, falou a secretária.

Cristiane Araújo de Farias, psicóloga da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, estava presente no momento adesivando e distribuindo panfletos. “Estamos mais uma vez em parceria com a Secretaria da Mulher, fazendo a conscientização sobre a prevenção da violência contra a mulher, mais precisamente sobre o artigo 11343/2016 da Lei Maria da Penha, onde trabalhamos com os autores da violência doméstica e fazemos esse acompanhamento”, disse. 

O autônomo José Leandro, 58 anos, fez questão de colar o adesivo em seu automóvel e comentou a importância da mobilização. “A secretaria está de parabéns, sempre muito atuante e passando sempre as informações necessárias para a prevenção da violência contra a mulher”, finalizou. Em seguida, a blitz seguiu para a Avenida Rui Barbosa, em frente ao Hotel Tavares Correira.
.

UBS Magano I recebe ações da Secretaria Municipal de Saúde

Shisneyda Furtado: “Aqui seguimos integrados com a população, o que é essencial para traçar um 
plano de atuação nas áreas que necessitam de maior atenção”. (Aquiles Soares/Secom/PMG)

Em mais um dia de atividades do projeto “Secretaria Municipal de Saúde nos Bairros”, as coordenações da pasta estiveram recebendo a população atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Magano I. A ação vem sendo realizada em diversas localidades do município, com o objetivo de verificar as demandas e montar um esquema de planejamento para cada bairro. Durante a ocasião, secretária municipal de Saúde, Shisneyda Furtado, deu sequência às atividades da ação, que acontece de forma semanal.​

Maria Cícera da Silva, de 20 anos, realizou todo o acompanhamento pré-natal com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), e aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos profissionais. “O atendimento aqui é ótimo, tanto a enfermeira quanto a médica estiveram atentas à minha gestação. E agora que o bebê nasceu, tem a agente comunitária de saúde que sempre vai à minha casa”, declarou.

Também foram realizadas palestras sobre aleitamento materno, orientações sexuais, tabagismo e suas consequências, e saúde mental, que foram facilitadas por servidores do Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), Vigilância Epidemiológica e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) das Flores.

Em uma conversa com os pacientes a titular da pasta também destacou este como sendo um dos projetos importantes da Secretaria. “Aqui seguimos integrados com a população, o que é essencial para traçar um plano de atuação nas áreas que necessitam de maior atenção”, finalizou Shisneyda.

A “Secretaria Municipal de Saúde nos Bairros” segue com cronograma na UBS do distrito de São Pedro, na próxima terça-feira (22) e na quarta (30) na UBS Boa Vista II (Comunidade do Mundaú). Os atendimentos tem início a partir das 09h.
.