quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Joel da Harpa protesta contra decisão da SDS de excluí-lo da PM

Joel: “Além de injusta, essa atitude tenta colocar medo na categoria. O Governo quer passar a seguinte
mensagem: ‘se excluíram um deputado, imagina o que podem fazer com qualquer policial". (Alepe)

A portaria da Secretaria de Defesa Social que excluiu o deputado Joel da Harpa (PTN)  da Polícia Militar foi classificada como uma “decisão injusta e arbitrária” pelo parlamentar, em discurso no Grande Expediente desta quarta (16). A portaria foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial. Segundo a justificativa da SDS, a punição ocorreu porque o deputado teria vendido, como se fosse de sua propriedade, um imóvel em Jaboatão dos Guararapes, em 2009, pelo valor de R$ 5 mil.

“O terreno havia sido adquirido pelo meu pai há 40 anos e, no local, foi construído um imóvel. Oito anos atrás, o terreno foi vendido para um colega da PM”, explicou. “Fui no cartório e fiz um documento de compra e venda, e deixei bem claro que estava vendendo apenas a posse do local. Só que agora um cidadão reivindicou a propriedade do terreno, o que originou esse processo na Corregedoria”, pontuou.

“Quem nunca vendeu uma posse em Pernambuco? Para minha surpresa, a Corregedoria pediu minha exclusão porque eu teria ferido a ‘ética e a imagem da corporação militar” nesse episódio’”, declarou.  “Eu tenho 18 anos de corporação e honra eu tenho demais. Quem ofendeu o decoro foi um secretário que admitiu ter recebido ligações de presos, por exemplo”, considerou Joel da Harpa, que citou outros atos que julgou como “verdadeiras ofensas à população”, como as declarações do secretário Márcio Stefanni sobre a violência no Estado e a apreensão de fantasias de uma troça carnavalesca.

Para Joel da Harpa, a sua exclusão da PM é uma tentativa de desmoralizar um deputado eleito pelo povo, que defende os companheiros da Polícia Militar. “Além de injusta, essa atitude tenta colocar medo na categoria. O Governo quer passar a seguinte mensagem: ‘se excluíram um deputado, imagina o que podem fazer com qualquer policial’”, avaliou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Edilson Silva (PSOL) se solidarizou com Joel da Harpa. “Lamento que o Governo continue seguindo uma linha de perseguição e não-diálogo com atores importantes da segurança pública. É uma ação puramente política do Executivo, que só fará as corporações militares tomarem cada vez mais o caminho do conflito”, declarou.
.

Deputado Joel da Harpa é excluído da Polícia Militar de PE

Exclusão, foi em razão da SDS entender que Joel "maculou a honra pessoal e o decoro da classe" 
ao vender "como se fosse de sua propriedade" um imóvel localizado em Candeias. (JC Online).

O deputado estadual Joel da Harpa (Podemos) foi excluído da Polícia Militar nesta quarta-feira (16) pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. Joel é soldado da reserva e liderou a greve da PM em 2014, antes de se eleger deputado estadual. O parlamentar é vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O deputado foi excluído da corporação porque a SDS entendeu que ele "maculou a honra pessoal, o pundonor policial militar e o decoro da classe" ao vender "como se fosse de sua propriedade" um imóvel localizado em Candeias para outro soldado por R$ 5 mil.

REAÇÃO DE JOEL - Em sua defesa, o deputado Estadual Joel da Harpa, argumenta que vendeu a posse do terreno, que pertencia ao seu pai e que ele teria herdado. "Quem feriu a honra do povo pernambucano foi o secretário Pedro Eurico (Justiça), que falva com presos pelo celular, e o secretário Márcio Stefanni (Planejamento)", disparou Joel. "Isso não vai calar nunca a nossa voz", prometeu. Também da oposição, Edilson Silva (PSOL) saiu em defesa de Joel, dizendo que a venda não era motivo para expulsão e que a situação podia ter ocorrido com qualquer outro policial militar.

OUTRAS EXPULSÕES - Em junho, a SDS também expulsou da PM, o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Alberisson Carlos, e o vice-presidente da entidade, Nadelson Leite (foto abaixo), por desrespeitarem a hierarquia da entidade. Joel estava na PM desde 1998. Ele serviu no 6º Batalhão de Guardas, na Rocam e no 18º BPM.
.

"CALÇADAS: DIREITO DE IR E VIR": Semana da Pessoa com Deficiência será marcada com intensa programação em Garanhuns

Atividades que serão realizadas, vão desde ações educativas na rua, oficinas, mesas 
redondas, a caminhada. (Com informações de Cloves Teodorico/Secom/PMG).

A partir da próxima segunda-feira (21), Garanhuns, promove uma série de atividades alusivas à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Neste ano, a mobilização tem como tema central “Calçadas: direito fundamental de ir e vir”. A abertura oficial acontecerá no dia 21, às 9h, na Câmara de Vereadores, localizada na rua Joaquim Távora, nº, bairro Heliópolis. A programação, que conta com atividades como ações educativas na rua, oficinas, mesas redondas, além de caminhada, segue até o dia 28 deste mês.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade, além de integrar os órgãos públicos e privados sobre os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, a ação contará com atividades desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, além de entidades que atuam diretamente com a temática, entre elas o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas (CAP), Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe), Lions Clube e Apae.
.

Confira a programação da Secretaria 
          de Assistência Social e Direitos Humanos:

Dia 21 (segunda-feira)
9h | Abertura oficial na Câmara de Vereadores
14h | Mesa redonda no Centro de Referência de Assistência Social 
(Cras) Bela Vista, com o tema “Inserção da Pessoa com Deficiência 
no Mercado de Trabalho”

Dia 22 (terça-feira)
9h | Oficina de feltro no Centro de Referência
de Assistência Social (Cras) Magano
14h | Oficina de dança na Escola Dom Juvênio de Brito

Dia 23 (quarta-feira)
9h | Dia de Beleza no Salão Cícera, bairro São José
14h | Mesa redonda no Centro de Referência de Assistência Social 
(Cras) Quilombo com o tema “Inserção da Pessoa com Deficiência 
no Mercado de Trabalho”

Dia 24 (quinta-feira)
9h | Oficina de Jornal no Centro de Referência
de Assistência Social (Cras) Heliópolis
13h30min | Contação de história em libras no Centro de
Referência de Assistência Social (Cras) Heliópolis

Dia 25 (sexta-feira)
9h | Oficina de libras na Casa dos Conselhos
13h30min | Oficina de contação de histórias na
Casa dos Conselhos

Dia 28 (segunda-feira):
8h | Caminhada de encerramento da Semana da Pessoa 
com Deficiência, saindo da Escola Dom Juvêncio de Brito
.

NO PALACE: Unit realiza Fórum do Conhecimento em Garanhuns

Fórum, que segue com programação até dezembro, busca promover um espaço de
discussões e reflexões sobre os desafios impostos à educação no mundo atual.

Na noite desta terça-feira (15), a Universidade Tiradentes (Unit), pólo Garanhuns, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realizou a 2ª conferência, dentro das atividades alusivas ao Fórum do Conhecimento - Neuroeducação. O Evento, realizado no auditório do Garanhuns Palace Hotel, reuniu cerca de 200 pessoas. O palestrante, foi o Doutor em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (USP), Ronaldo Nunes Linhares. Professores e profissionais de educação foram o público alvo da palestra. Antes, no dia 24 de julho, quem esteve em Garanhuns na 1ª Conferência do Fórum, foi o prof. Dr. Cristiano Ferronato, que na ocasião, discorreu sobre a educação no Brasil e suas rupturas.

O fórum, que segue com programação até dezembro, busca promover um espaço de discussões e reflexões sobre os desafios impostos à educação no mundo atual, a partir do entendimento, de que o aprimoramento da educação, resulta na melhoria da sociedade. A Conferência realizada ontem, no Palace Hotel: “A formação do professor e a motivação para utilização de novas tecnologias em sala de aula”, além de capacitar e qualificar profissionais do campo da educação local, abordou novos paradigmas no âmbito da educação superior.

Nesta terça, na conferência promovida pela Unit, profissionais de renome nacional e regional registraram participação. Universitários que também acompanhavam a palestra do Doutor Ronaldo Linhares, poderão somar sua participação no evento de ontem, como atividade complementar em seus cursos. A Gerência da Universidade Tiradentes polo Garanhuns, está a cargo da professora Anne Bernadelle (fotos: de branco).
.

.

.

.

.

Poeta Daniela Galdino ministra oficina no Sesc Garanhuns

Referência em literatura e projetos de formação em artes integradas, poeta é natural da cidade 
de Itabuna, na Bahia. Durante Oficina, convidada abordará aspectos da linguagem poética.

Transgressões de linguagem, direito à literatura, a invisibilidade da escrita de mulheres e de outros sujeitos autorais, poesia como espaço enunciativo e formas alternativas de difusão e circulação poética são alguns dos temas que serão trabalhados pela poeta e performer baiana Daniela Galdino em Garanhuns. Ela é a convidada do Sesc para ministrar a oficina “Criação poética: experiências dissidentes” que acontece durante esta semana, até sexta-feira (18), das 19h às 22h, no laboratório de Autoria Luzinette Laporte. Quem não participou da aula inaugural ainda pode se inscrever.

Poetas, artistas, educadores, mediadores de leitura, coletivos culturais e demais interessados pelo tema terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio do diálogo e da didática da convidada. Natural de Itabuna (BA), a Daniela também é doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), docente da UNEB e mobilizadora cultural.

Durante a oficina que estará ministrando aqui em Garanhuns, Daniela abordará ainda, aspectos da linguagem poética, sobretudo das noções de imagem, ritmo e consagração do instante, contribuindo para a formação continuada das pessoas que já atuam na área e dando a oportunidade para aquelas que se interessam pela criação poética de descobrirem sua vocação para seguir carreira. O investimento por parte de comerciários e dependentes é de R$ 20, e para os demais, o custo é de R$ 40. As inscrições devem ser realizadas no Ponto de Atendimento do Sesc Garanhuns.

         Serviço – “Oficina Criação poética: experiências dissidentes”
         Local: Laboratório de Autoria Literária LuzinetteLaporte,
         Sesc Garanhuns – Rua Manoel Clemente, nº 136, Centro
         Data: Até sexta-feira (18)
         Horário: 19h às 22h
         Informações: (87) 3267.8300
.

Missa do Vaqueiro, trilha de motos e shows, marcaram a Festa de Nossa Senhora da Assunção no distrito de Negras, em Itaíba

Prefeita Regina: “pudemos ver a alegria no rosto do povo de Negras e de toda
a Itaíba pelo carinho e cuidado que se teve em realizar esse evento”.

Centenas de vaqueiros tomaram as ruas do Distrito de Negras, Itaíba, na cavalgada que antecipou a tradicional Missa do Vaqueiro que ocorre durante as comemorações da Festa de Nossa Senhora da Assunção no sábado passado. A cavalgada foi puxada pela prefeita de Itaíba, Regina Cunha, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB - foto acima), que trazia em mãos a imagem de Nossa Senhora da Assunção. 

A passagem dos vaqueiros e cavaleiros pelas ruas e praça central de Negras mobilizou milhares de pessoas que saíram de suas casas para acompanhar o desfile que se encerrou no largo próximo a Academia das Cidades aonde foi celebrada a Missa do Vaqueiro, uma tradição de décadas. A Missa foi um dos eventos paralelos que enriqueceram a tradicional Festa de Nossa Senhora da Assunção no Distrito de Negras, encerrada nesta segunda-feira (14) com shows dos cantores Léo Magalhães e Ciel Rodrigues.
.

Durante oito dias, cerca de 20 artistas locais, regionais e nacionais se revezaram no palco montado na Praça central do distrito. Nomes como Sirano e Sirino, Fábio & Carlos, Ycaro e Vitório, Gabriel Diniz, Maciel Kuré, Rodolfo Melo, Mirely Araújo, Harry Estigado, João Victor, William Barros, Igos Ferrazi, Paulo dos Teclados, Emanuel e Banda, Lela da Sanfona, Admilson Swingado, Paulo Barbosa e Zé Almeida, além de Ciel Rodrigues e Léo Magalhães que fecharam a festa em meio a multidão jamais vista. No encerramento a prefeita e seu vice, Valdo do Pipa, agradeceram a população pelo sucesso da festa. 

Além dos shows e da Missa do Vaqueiro, a Festa de Nossa Senhora da Assunção ainda contou com a realização da “Negras Trilha” que atraiu mais de 350 motociclistas de toda a região e dos estados de Alagoas e Bahia. Foram 60 Km de percurso em meio a mata finalizando na área central do distrito. Essa foi a 8ª edição da trilha. 

A prefeita Regina Cunha comemorou o sucesso da festa que ainda contou com uma programação religiosa voltada para os fiéis de Nossa Senhora da Assunção e fomentou a economia local. Segundo ela, graças ao sucesso da festa de Nossa Senhora Assunção “pudemos ver a alegria no rosto do povo de Negras e de toda a Itaíba pelo carinho e cuidado que se teve em realizar esse evento. Ela também ressaltou a segurança garantida pelo 3º BPM, a quem agradeceu e disse lembrou das oportunidades criadas para centenas de pessoas terem uma renda extra.

“Fico feliz, não apenas pelo sucesso ou a grandeza da festa, mas pela determinação de nosso povo e de nossos funcionários fazerem um evento a altura de grandes cidades, além de trazermos de volta a auto-estima de nossa gente e criarmos oportunidades para todos”, concluiu Regina .
.