sábado, 12 de agosto de 2017

Daniel Coelho sai em defesa da municipalização do FIG e diz que Garanhuns conta com um Prefeito de "mente aberta”

Daniel: ”Nós não podemos ter a mesquinhez política de que você só pode ajudar um 
município se você for do mesmo partido do Prefeito, ou se você tiver o apoio direto dele!"

O Deputado Federal Pernambucano pelo PSDB, Daniel Coelho, concedeu entrevista a Rádio Jornal Garanhuns na manhã deste sábado, 12 agosto. Dentro do Programa Super Manhã, que neste sábado contou com a apresentação do jornalista Aurimar Ferreira, Daniel, falando por telefone da capital pernambucana, Recife, discorreu sobre diversos temas, dentre eles, alguns relacionados a política, corrupção, gestão dos governos federal e estadual, segurança pública, além do Grupo G20 – que além de contar com o apoio do deputado – vem realizando algumas ações de cunho social aqui na cidade.

Em pouco mais de 20 minutos de entrevista, Daniel se mostrou coerente, e quando questionado pelo apresentador do programa sobre suas posições adotadas com relação ao impeachment da ex-Presidente Dilma Rousseff, a cassação do ex-deputado e ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha; Coelho repetiu o que disse dias atrás na Câmara Federal, quando na ocasião, ele votou a favor da abertura de inquérito de investigação contra o atual Presidente Michel Temer: “A lei e a ética não podem ter partido político. Corrupção não se compara, corrupção se combate”.

Falando sobre Garanhuns, e mais especificamente sobre um tema que tem interferido diariamente na vida dos garanhuenses, a Funase, que tem registrado repetidas fugas, além de ser alvo de investigação por parte do Ministério Público, por não cumprir as exigências para acolhida de menores infratores, o deputado foi taxativo e defendeu que apenas com parcerias públicas privadas, essa realidade poderá ser modificada. “O Governo não vai ter dinheiro para construir novas unidades da Funase, mas em parceria com a iniciativa privada, nós podemos ter unidades onde o Governo faça a remuneração pelo trabalho executado! O atual modelo de gestão dessas unidades onde o Governo do Estado arca com todo os custos, não funciona.”, frisou Coelho.
.

Ainda quando era Deputado Estadual, Daniel destinou emendas à Garanhuns para obras de infraestrutura e de iluminação pública – algo que ele também vem fazendo desde que ocupa assento na Câmara Federal. “Tem uma emenda que está sendo paga nas próximas semanas, que foi feita no ano passado e que agora está praticamente com seu processo de liberação concluído. Esse ano, em outubro, nós devemos apresentar novas emendas em Brasília que tragam recursos para Garanhuns”, defendeu o tucano.

Daniel tem uma boa relação com a cidade e o Prefeito Izaías, e durante a entrevista na Rádio Jornal, ele defendeu que o momento é de união entre todos os agentes políticos em benefício dos garanhuenses. ”Nós não podemos ter a mesquinhez política de que você só pode ajudar um município se você for do mesmo partido do Prefeito, ou se você tiver o apoio direto dele. Quando eu ajudo Garanhuns, eu ajudo o município. Essa é a hora de nós nos unirmos. O Prefeito tem tido a atitude de entender que qualquer ajuda é bem vinda, então Garanhuns tem um Prefeito de uma mente aberta, o que nos ajuda a apresentar projetos em Brasília!”, disse Daniel ao jornalista Aurimar Ferreira, da Rádio Jornal.

DANIEL COBRA MUNICIPALIZAÇÃO DA GESTÃO 
DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS NA CÂMARA
.

Durante a semana, na terça-feira, dia 8, o Deputado Federal Daniel Coelho se utilizou da tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, para defender sua posição, de que a gestão do Festival de Inverno de Garanhuns deve passar do Governo do Estado para o Governo Municipal de Garanhuns. Em seu discurso, que durou cerca de um minuto, o deputado ressaltou as potencialidades do evento.

No plenário da Câmara Federal, o tucano lamentou, o que ele considerou como “evidente perseguição da Fundarpe e do Governo de Pernambuco”, ao FIG, já que as atrações do evento só foram divulgadas nas vésperas do evento; limitando, inclusive, a ação e o trabalho da Prefeitura de Garanhuns.

No Plenário, o Deputado ainda fez um apelo em nome do povo de Pernambuco e da população de Garanhuns, para que o Governo do Estado repasse diretamente a administração do Evento ao Município, mas também contribua, como fazia anteriormente, com o evento que é tão importante para o turismo e para o Agreste Pernambucano.

Feira do troca está sendo realizada no centro de Garanhuns

Feira, que há pouco se mudou para a praça Jardim, durante um 
período também foi realizada na Rua Capitão Tomaz Maia.

Quem circula pelo centro da cidade de Garanhuns, e mais especificamente pela praça Doutor Manoel Jardim, situada ao lado da loja Casas Bahia, deve ter percebido uma movimentação mais intensa do que a de que costume. Por lá, e já desde o início do mês de julho, ambulantes tem se concentrado e vem promovendo uma feira de compra e vendas de produtos diversos. Dentre os muitos produtos comercializados, quem for a feira, encontrará: relógios, celulares, capacetes, sapatos, roupas, entre outros - tudo em geral, usado.

A feira, que vinha sendo realizada na Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), e que há pouco se mudou para a praça Jardim, durante um período também foi realizada na Rua Capitão Tomaz Maia, nas proximidades de onde fica instalado um terminal de passageiros. Depois de um período funcionando na popular rua da “tábua”, a comercialização dos produtos, agora acontece, de segunda a sextas-feiras, ao lado de grandes marcas, que detém lojas aqui em Garanhuns. Sempre a partir das 8 da manhã e até a uma da tarde, é possível vender, comprar e trocar de tudo um pouco por lá.
.

Seu José Victório (foto), que é morador da cidade de São João, distante de Garanhuns cerca de 20 quilômetros, é um dos que atuam na feira. Sempre nas quartas-feiras, ele se desloca de sua cidade aqui para Suiça pernambucana, para revender seus produtos e prestar seus serviços - que vão desde a troca de pilhas, a colocação de pinos; ambos, em relógios. De acordo com ele, a popular feira do troca, representa um importante incremento financeiro nas vidas de muitas famílias. “Aqui na feira, a entrega é rápida: logo depois da pessoa vir fazer o serviço. Venho de São João pra essa e pra outra feira que tem no sábado na CEAGA. As duas me ajudam a manter minha casa”, revela seu José.

Embora a feira esteja sendo realizada na praça Doutor Jardim, os ambulantes são unânimes em dizer, que quando a venda dos produtos ocorria na Capitão Tomaz Maia, os negócios eram mais lucrativos. “Nós vinhemos pra cá porque a Prefeitura colocou agente aqui. A mudança foi depois que houve a reforma no ponto de ônibus na praça Irmãos Miranda. Aqui agente tem mais espaço, mas as trocas e vendas diminuíram bastante quando agente compara com antes”, garante o ambulante Antônio, que na feira do troca, revende relógios, pendrive, carregadores, entre outros.
.






Natal Luz de Garanhuns divulga edital de convocatória de artistas

Inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 14h, na sede da Secretaria 
de Turismo e Cultura, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. (G1 Caruaru e Região).

Foi lançado na quarta-feira (9) o edital de convocatória para os artistas ou grupos musicais que queiram integrar a programação do Natal Luz 2017 de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Podem se inscrever artistas que apresentem propostas de shows preferencialmente ligados à temática natalina. O prazo segue até o dia 29 de agosto e a lista das habilitadas será divulgada até o dia 31 do mesmo mês. Confira o edital

As propostas devem ser apresentadas em envelope individual, fechados e identificados, contendo: formulário de inscrição (impresso); material comprobatório como releases, fotos, CDs, DVDs, reportagens em geral e notas em jornais e filmagens.

As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, sem número, Bairro Santo Antônio, ou por meio dos Correios, via Sedex, com o CEP: 55293-550. Não serão aceitas inscrições via fax ou internet.
.

Carro de deputado governista é assaltado e alvejado no Pina

Motorista de Romário Dias (PSD), que é PM, teria reagido a assalto enquanto
parlamentar estava em uma farmácia. (Com informações do Jornal do Commercio).

Um deputado estadual da base governista foi alvo de assalto na noite da última quarta-feira (9), no bairro do Pina. A investida foi contra o motorista do deputado Romário Dias (PSD). O veículo estacionou em frente a uma farmácia na Avenida Herculano Bandeira e, enquanto o parlamentar estava dentro do estabelecimento, um assaltante teria investido contra uma senhora que estava no local.

Como o motorista é Policial Militar e portava uma arma, o assaltante teria visto a arma e atirado contra ele. O carro foi atingido nove vezes. O motorista reagiu e foi baleado de raspão nas costas e no braço. Ele foi atendido num hospital particular do Recife, teve alta no mesmo dia e passa bem. O deputado Romário Dias nada sofreu. Apesar do caso ter ocorrido há dois dias, somente na manhã desta sexta-feira (11), foi divulgado pelo deputado de oposição Edilson Silva (PSOL), que publicou a foto do carro baleado na sua página do Facebook, sem citar o nome de Romário.

SECRETÁRIOS - Há um mês, declarações de secretários estaduais sobre a segurança em Pernambuco vêm sendo alvo de críticas da população. O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, tratou da questão de segurança em entrevista ao Resenha Política, no dia 7 de julho. “Me sinto seguro em Pernambuco”, disse o secretário, após comentar a queda no número de homicídios e o combate aos assaltos a ônibus.

Pouco tempo depois, no dia 18 de julho, foi a vez do secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, que também preside o Comitê Gestor do Pacto pela Vida (PPV), reiterar a afirmação do colega da SDS sobre a segurança. Stefanni foi taxativo ao dizer que já foi assaltado em outras cidades, mas nunca em Pernambuco. “Eu me sinto (seguro) em Pernambuco porque eu já fui roubado na cidade de Paris, Rio de Janeiro e São Paulo, e nunca fui aqui”, destacou.

Na semana passada, o carro usado pelo secretário das Cidades, Francisco Papaléo, foi roubado. O alvo também foi o motorista. Papaléo teve o carro, modelo Hilux, roubado na Rua Moacir de Albuquerque, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. De acordo com informações de testemunhas, o motorista de Papaléo estava no veículo quando houve a abordagem. Pelo menos três criminosos teriam participado da ação. O carro é locado pela Secretaria das Cidades.

No dia 26 de julho, o promotor de Justiça da Vara de Execução Penal Marcellus Ugiette, foi assaltado com uma arma na cabeça por volta das 14h quando saía de uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro de Santo Antônio, na região central do Recife. O banco fica nos arredores do Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo Estadual.
.

Fernando Haddad cogita aliança entre PT e PSB em 2018

Haddad: “Tem uma parte do PSB que tem um compromisso com aquele Brasil, não com este. Aquele 
Brasil que estava dando certo. Não com o Brasil do Temer, mas com o Brasil do Lula”. (JC Online).

Considerado o “plano B” do PT para disputar a Presidência, caso o ex-presidente Lula fique inelegível, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou, nesta sexta (11), que “não exclui a possibilidade” de o PSB querer repetir a aliança com o PT nas eleições 2018. Haddad lembrou que, nos tempos em que foi ministro da Educação, na gestão Lula, teve uma boa relação com o então governador Eduardo Campos (PSB) e outras gestões socialistas: e cogitou que “grande parte do PSB” pode querer repetir a aliança.

Haddad tem um almoço marcado para este sábado (12) com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB. O partido, principal legenda do estado, nacionalmente rachou: declarou oposição ao governo Michel Temer (PMDB), mas parte da legenda dá apoio às reformas do peemedebista.

Questionado sobre uma possível aliança entre PT e PSB, ele afirmou: “Tem uma parte do PSB que tem um compromisso com aquele Brasil, não com este. Aquele Brasil que estava dando certo. Não com o Brasil do Temer, mas com o Brasil do Lula. E eu penso que no ano que vem os dois projetos que vão disputar a eleição são o projeto do governo Temer e o que representou o projeto do Lula para o Brasil”.

“Eu não excluo a possibilidade de grande parte do PSB querer viver os tempos que compartilhou conosco”, afirmou Fernando Haddad. O PT e o PSB desfizeram sua aliança histórica em 2013, quando Eduardo Campos se cacifou para a disputa presidencial de 2014 – ele morreu em um acidente aéreo em agosto daquele ano, em plena campanha.

Na entrevista de Haddad ao programa Resenha política, do portal NE10 em parceria com o Jornal do Commercio, o ex-ministro fez um preâmbulo e lembrou das parcerias com o PSB em seus tempos de ministro. “A relação com os governadores do Nordeste, sobretudo do PSB, era uma relação extraordinária. A quantidade de parcerias que nós fizemos com Cid Gomes (então governador do Ceará), com Eduardo Campos, com vários dos governadores. E também essa nova safra que está no poder agora. O MEC, por exemplo, está presente aqui no Nordeste graças ao apoio recebido pelo PSB”, afirmou.

Itaíba se prepara para realizar plenárias do PPA Participativo

Segundo a prefeita Regina a participação da população “é essencial para que a 
prefeitura possa acertar ao máximo em suas ações e atender aos anseios dos moradores.

Nos próximos dias, a prefeita do município de Itaíba, Regina Cunha, realiza a primeira Plenária do Programa Itaíba em Frente que vai definir as ações e projetos para serem colocado no Plano Plurianual de 2018/2021. O PPA é uma exigência legal e para isso a prefeitura vai ouvir a população da cidade e distritos para definir suas prioridades.

Segundo a prefeita Regina a participação da população “é essencial para que a prefeitura possa acertar ao máximo em suas ações e atender aos anseios dos moradores da sede e dos distritos no tocante as melhorias na infraestrutura, saúde, educação, ação social e desenvolvimento.”

Na última quarta-feira (9), a Controladoria do município reuniu os secretários para definir alguns projetos essenciais que deverão se somar as propostas da população e vão integrar o PPA 2018/2021. Segundo o Chefe da Controladoria, Dr. Alexandre, a meta é racionalizar custos e garantir investimentos que melhorem a qualidade de vida da população em todos os setores, por isso essa reunião técnica antes das plenárias é importante.

A prefeitura também disponibiliza esta semana em seu site (www.itaiba.pe.gov.br) um link para que a população possa enviar suas sugestões nas diversas área de atuação.

O que é o PPA? O PPA é um instrumento previsto no art. 165 da Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos do governo. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.
.