quarta-feira, 9 de agosto de 2017

“Saúde nos Bairros” leva serviços à comunidade Massaranduba

Projeto do Governo Municipal busca ouvir moradores dos bairros 
de Garanhuns. (Com informações e fotos de Daniela Batista/Secom/PMG).

A comunidade Massaranduba, localizada no bairro Severiano Moraes Filho (Cohab I), recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), as coordenações da Secretaria Municipal de Saúde. A ação faz parte do projeto “Secretaria Municipal de Saúde nos Bairros”, que tem o intuito de ouvir a realidade de cada local e criar um planejamento de medidas que possam atender aos pedidos da população.

As coordenações da Atenção Básica, Epidemiologia, Regulação, Saúde Bucal, Saúde Mental, Farmácia, entre outros setores, participaram do momento com a secretária de Saúde, Shisneyda Furtado, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Massaranduba. Foram ministradas palestras variadas, incluindo temáticas dos setores de Saúde Mental e Nutrição. Hipoclorito de Sódio, que serve para higienizar alimentos e tratar água, e preservativos, foram distribuídos aos presentes.

A coordenadora do setor de Regulação, Alexandra Almeida, destacou que a presença das equipes nos bairros gera uma maior aproximação com os moradores. “O projeto vem para cada unidade de saúde para que a gente possa atender a população e entender melhor o que o local passa. Nós escutamos as necessidades de cada pessoa individualmente para que possamos criar um planejamento específico. No setor da regulação, a gente acolhe o paciente que tem dificuldade de marcação de consultas e exames”, explica. “Eu acho ótimo que as equipes venham até aqui. Nós já repassamos, mas quando elas vêem, é possível atender realmente as necessidades do povo. Isso até facilita nosso trabalho”, comentou a técnica em enfermagem da UBS, Maria José Teixeira.
.

A moradora Maria Aparecida da Silva, 33 anos de idade, esteve no posto com sua mãe e filha e comentou sobre a ação. “Antigamente, a gente precisava se deslocar para o bairro Heliópolis e agora, a gente pode se consultar todo dia aqui. É ótimo a secretária vir pra cá pra que escute o que a gente precisa”, comemorou.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia, Cilene Espinhara, convidou a população a participar da iniciativa. “Essa ação é muito importante, principalmente nos bairros mais carentes de Garanhuns. As pessoas assistidas se sentem mais protegidas quando vêem as equipes junto a elas. Eu aconselho que os moradores participem e digam quais são seus problemas”, reforça. A Secretaria de Saúde de Garanhuns informa ainda que os próximos locais a serem visitados serão os bairros: Magano, Boa Vista, além do distrito de São Pedro. As datas dos respectivos atendimentos serão divulgados em breve.
.

Autarquia de Trânsito retoma manutenção de sinalização

Avenidas e ruas da cidade receberão placas de limite de velocidade, pintura de
lombadas e de ponto de ônibus. (Fonte: Cloves Teodorico/ Fotos: Dayseanne Cavalcanti).

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) reiniciou os trabalhos de implantação e manutenção da sinalização viária em diversos bairros de Garanhuns. O serviço estava paralisado em decorrência das chuvas registradas nos últimos meses. Hoje (09), os trabalhos foram executados na rua Julião Cavalcanti, no bairro Magano – área de funcionamento do Binário Sátiro Ivo.

As avenidas e ruas da cidade receberão, de acordo com a necessidade, placas de limite de velocidade, pintura de lombadas e de ponto de ônibus. Ainda de acordo com o presidente da AMSTT, Elielson Pereira, a ação acontece de maneira permanente com o objetivo de deixar os espaços organizados para a fluidez do trânsito e da circulação de pedestres. “Nossas equipes estão sempre nas ruas buscando avaliar as áreas que precisam desse serviço”, enfatiza.

Os moradores que tiverem algum tipo de solicitação relacionada aos serviços de implantação ou manutenção devem entrar em contato com a AMSTT, pelo contato (87) 3762-3967; enviar e-mail para amttgaranhuns@gmail.com (incluindo dados de identificação pessoal), ou ir pessoalmente à sede da autarquia, localizada na avenida Irga, nº 100, no Centro Administrativo II.
.

Abertas inscrições para Iª Corrida de Obstáculos em Garanhuns

Corrida acontece no dia 20 deste mês, nas imediações do Cristo do
Magano. (Com informações de Gabriela Ramos/Secom/PMG).

Garanhuns vai realizar, no dia 20 deste mês, a I Corrida de Obstáculos dos Desbravadores da Colina. A largada será às 8h30min, no Cristo do Magano. O percurso será de 5km e as categorias são: Geral (masculino e feminino); Sub 20 (masculino e feminino); Peso Pesado (acima de 100kg) e Dupla (casal). As inscrições estão abertas e para efetivá-la é necessário entrar em contato com os telefones (87) 3762-0620, 9.8155-8318 e 9 9999-7240 (WhatsApp).

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, ressaltou a importância da corrida. “Buscamos, dentro das possibilidades logísticas e financeiras, apoiar os eventos esportivos realizados no município. E essa corrida de obstáculos é algo inovador, que certamente entrará para o calendário esportivo de Garanhuns”, registra o titular da pasta.

A realização do evento é do grupo Desbravadores da Colina, com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras; Juventude, Esportes e Lazer e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT).
.