quarta-feira, 2 de agosto de 2017

OS LOBOS VOLTARAM: Sete de Setembro confirma participação na Série A2 do Campeonato Pernambucano de Futebol

Boa notícia, veio logo após, o prefeito de São João, Genaldi Zumba, resolver 
apoiar nova diretoria do Sete, mais tradicional clube de futebol de Garanhuns.

O Sete de Setembro vai voltar aos gramados profissionais em 2017. O Guará do Agreste confirmou a participação na Série A2 do Campeonato Pernambucano. A apresentação do elenco para a competição será realizada nesta quarta-feira, às 15h, no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns.

O alviverde também anunciou Laelson Lima como coordenador técnico (base, das equipes masculina e feminina), Javier Diaz como treinador e Geragol como auxiliar técnico. O zagueiro Thomas, o goleiro Dênis e o atacante Gildo, que disputaram a Série D pelo Central, vão reforçar o clube garanhuense.

A boa notícia, veio logo após, o prefeito de São João, Genaldi Zumba, resolver apoiar a nova diretoria do Sete de Setembro, mais tradicional clube de futebol de Garanhuns e que há muitos ANOS não consegue montar uma equipe competitiva para disputar a segunda divisão e sonhar com a volta à primeira divisão pernambucana.

O advogado Nilton Ayres renunciou a presidência, após alguns anos lutando por apoio. Durante sua gestão, o advogado buscou manter o patrimônio do clube em boa situação, além de buscar montar equipes que pudessem representar a cidade nos torneios da Federação. Por falta de apoio, Nilton desistiu e abriu espaço para que outros entusiastas do futebol profissional de Garanhuns.

Inaldo Vilela era o vice-presidente e assumiu o cargo maior no executivo, acompanhado agora de Samuel Guedes e Messias José, da Liga Amadora de Garanhuns. Porém, o principal apoio que dá esperanças ao torcedor setembrino é o do prefeito de São João, Genaldi Zumba, que já acompanhou a nova diretoria em visita a Federação, para conversar com o presidente Evandro Carvalho e tomar pé das atuais dívidas do clube.
.

Monsenhor de Garanhuns despede-se de PE com título de cidadão

Proposta pelo deputado Álvaro Porto, homenagem foi a primeira cerimônia do gênero a acontecer na 
nova sede do Legislativo.(Com informações de Josué Nogueira / Alepe / Fotos: Flávio Japa).

Nomeado em junho bispo da Diocese de Campo Maior (PI), o monsenhor Francisco de Assis Gabriel dos Santos recebeu, nesta terça-feira (01.08) o título de cidadão pernambucano em clima de despedida. Em sessão solene na nova sede da Assembleia Legislativa, o religioso nascido em Esperança, na Paraíba, foi homenageado pelo deputado Álvaro Porto (PSD), autor da proposta que acabou aprovada por unanimidade pela Casa. 

Toda a carreira sacerdotal do monsenhor, que dirige a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, aconteceu em Pernambuco. Desde a ordenação, em 2000, até os dias atuais ele se dividiu entre o Agreste Meridional e o Recife. 

Até 2003, desenvolveu suas atividades pastorais no bairro de Heliópolis, também em Garanhuns. Naquele ano foi transferido para o Recife, onde permaneceu até 2011, com passagens marcantes pelos bairros da Madalena, Torre, Santa Luzia e Ibura. O trabalho no Ibura, especialmente, foi marcado pela criação do Centro de Pastoral da Cidadania, desenvolvido em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco.

No seu discurso, Porto destacou que a atuação do monsenhor sempre se guiou pelo aspecto humanista. "Francisco de Assis construiu uma trajetória de grande prestígio em nosso estado, tornando-se merecedor de aplauso, reconhecimento e agradecimento do povo de Pernambuco. Por onde passou, ele manteve como característica maior do seu trabalho o estímulo à construção da consciência cidadã dos seus paroquianos, a partir de ensinamentos fundamentados na política, nos direitos sociais e, principalmente, na formação humana e religiosa", afirmou.
.

"Esta reunião, que deveria ser exclusivamente destinada à reverência do trabalho do monsenhor, ganha novos contornos. Por desígnios do destino, transforma-se também numa cerimônia de despedida", completou. Monsenhor Francisco de Assis será ordenado bispo no dia 26 em Garanhuns e segue para o Piauí no início de setembro. A nomeação para a nova função aconteceu quando Porto já havia apresentado o projeto para a concessão do título. "A ascensão do monsenhor só corrobora o brilhantismo da sua carreira e fortalece ainda mais a homenagem que fazemos a ele", destacou o deputado.

DOM HELDER, ARRAES E ARIANO - A cerimônia, a primeira do gênero a acontecer na nova sede do Legislativo estadual (no auditório Sérgio Guerra), foi acompanhada por paroquianos, lideranças religiosas, e vereadores de Garanhuns, além de fiéis de regiões onde ele atuou no Recife. O deputado líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), representou o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa. O bispo auxiliar da Arquidiocese do Recife e Olinda, Dom Antônio Tourinho Neto, representou o arcebispo Dom Fernando Saburido.

No seu discurso, o monsenhor lembrou que, mesmo nesses tempos difíceis, continua acreditando na política como força estrutural de transformação da sociedade e destacou que o primeiro mandamento do cristianismo é a compaixão pelos mais necessitados. Disse que esses preceitos norteiam seu sacerdócio e afirmou que dedicava o título de cidadão a Dom Helder, ao ex-governador Miguel Arraes e ao escritor Ariano Suassuna, pernambucanos de coração como ele que fizeram história no estado.

O monsenhor salientou que desde que chegou ao estado, ainda como seminarista, também em Garanhuns, se identificou e se envolveu com a cultura pernambucana. "Sempre me dediquei a debater as questões sócio-políticas que se apresentavam. Isso me deixou próximo a problemas do Estado. Me sinto um pernambucano, me identifico com a cultura, com a história, seja no Recife, no Ibura ou em Santa Luzia, no interior do estado. Sempre que fui procurado para me posicionar politicamente, me posicionei. Mostrei caminhos a quem me pedia. Sempre tive posicionamentos sem ser necessariamente partidário".
.

Bolsas em universidades estão sendo oferecidas no Agreste

Moradores de Garanhuns e dos Municípios da Região podem concorrer a uma das 
500 oportunidades que estão disponíveis para o segundo semestre de 2017.

Diante de um país financeiramente abalado, ingressar ou permanecer no ensino superior tornou-se um desafio ainda maior e, muitos brasileiros vêm adiando a busca pelo diploma, pois as mensalidades inteiras tendem pesar ainda mais no orçamento. A fim de minimizar as desigualdades sociais, o programa Mais Bolsas, desenvolvido pela iniciativa privada, proporciona a milhares de pessoas o acesso à educação de qualidade mediante a concessão de bolsas de estudo, com descontos de até 50% nos níveis Superior e Básico.

Os moradores de Garanhuns e dos Municípios do Agreste Meridional podem concorrer a uma das 500 bolsas que estão disponíveis para o segundo semestre de 2017. Da variedade de cursos ofertados na cidade há vagas para Logística, Pedagogia, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental e muitos outros que podem ser conferidos no Site Oficial do Programa: https://www.maisbolsas.com.br/.

Para José Araújo, gerente do Mais bolsas, muitas pessoas encontram nos estudos uma forma de driblar a crise e crescer no mercado de trabalho, mas como o lado financeiro de muitos se encontra instável, o Mais Bolsas é uma ponte para a realização desse sonho.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site, escolher a Cidade, modalidade e o curso de interesse. Mais informações podem ser obtidas por meio do SAC, CHAT, redes sociais ou central de atendimento, nos telefones: 4007-2209, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 002 5854, para as demais localidades.
.

ATÉ 300 MEGA: Vivo Fibra chega a Garanhuns oferecendo planos ilimitados em telefones fixos e Internet de alta velocidade

Evento de lançamento dos novos serviços oferecidos pela empresa, ocorreu no Hotel Tavares
Correia. Inicialmente, 22 mil residências em 9 bairros, poderão contratar os planos. (Fotos: Gidi Santos).

Na manhã desta terça-feira, 1 de agosto, a empresa de telefonia Vivo, inaugurou aqui em Garanhuns, uma nova rede de fibra Ótica de última geração, que trará serviços de Internet banda larga; de alta velocidade, que irão de 25, chegando até 300 megas. Além de internet de alta velocidade, a vivo também já colocou a disposição dos garanhuenses, desde ontem, planos ilimitados para telefones fixos.

Ambos os serviços, (telefonia fixa e internet banda larga), chegarão inicialmente a 9 bairros, sendo eles: Boa Vista, Santo Antônio, São José, Francisco Figueira, Aloísio Pinto, Magano, Severiano Moraes Filho, Heliópolis e Dom Thiago Postma. Segundo a empresa, 22 mil residências dentro dessa área de cobertura, contarão com os novos serviços.

Como oferta de lançamento, ao adquirir o Vivo Fibra, os atuais ou novos clientes de celular Vivo nos planos Pós ou Controle, receberam o dobro da velocidade de banda larga para casa. Além disso, esses clientes receberão bônus adicional de internet móvel que pode chegar até 10 gigas, todo mês em seu celular. Com esse lançamento, a Vivo passa ao oferecer a fibra ótica em nove cidades pernambucanas.

        "A cidade entrará para o crescente grupo de municípios que podem contar com o que há de mais moderno em termos de banda larga de ultra velocidade no país. A tecnologia que a vivo trará para Garanhuns é utilizada em soluções voltadas para o atendimento tanto de residências quanto de mercados corporativos, ou seja, todos poderão navegar na internet com muito mais velocidade", afirma Renato Pontual, diretor da Regional da empresa Vivo para a Região Nordeste do país.

Garanhuns, é a primeira cidade do Nordeste a receber a rede de fibra ótica da vivo. A chegada da Fibra Ótica na cidade, não representa apenas uma oferta de serviços de telefonia e internet, mas um avanço no caminho de desenvolvimento de novas tecnologias.

Durante a apresentação das novas modalidades de atuação da empresa aqui em Garanhuns, realizada ontem no auditório do Hotel Tavares Correia, feita pelo Diretor Regional da Vivo Nordeste, Renato Pontual, integrantes do Porto Digital, que acompanhavam a explanação de Renato, demonstraram interesse na instalação do organismo de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, aqui na cidade.

O Porto Digital é um parque tecnológico de iniciativa privada, em parceria com o governo de Pernambuco e algumas universidades, que desenvolve tecnologia de comunicação  (TIC), Economia Criativa (EC), dentre outras tecnologias. Em se confirmando a vinda desse organismo para Garanhuns, a cidade contará com mais um ambiente para desenvolvimento de tecnologia de ponta, como robótica, por exemplo.

         Os novos serviços da Vivo podem ser contratados aqui em Garanhuns através da loja da marca, que fica localizada na avenida Santo Antônio, nº 214, Centro. Os interessados, se preferirem, ponde contratar pelo site: www.vivo.com.br, ou ainda pela central de atendimento, no 10315. 
.

.

.

Trânsito em Garanhuns contará com campanhas educativas

Convênio com Observatório Nacional de Segurança Viária prevê ações em pontos 
estratégicos. (Com informações de Cloves Teodorico – Secom/PMG  Fotos: Divulgação).

Com o objetivo de intensificar as ações educativas no trânsito de Garanhuns, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) firmou convênio com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A ideia é que a parceria resulte em campanhas de rua sobre os temas mais relevantes que englobam o respeito às leis de trânsito e a convivência entre motoristas e pedestres.

O convênio prevê, ainda, a utilização de uma ferramenta de gestão que passará a ser utilizado internamente na AMSTT. O instrumento consiste num programa de computador que vai concentrar dados estatísticos e resultados das ações externas. “É um trabalho em série que com certeza renderá bons resultados para nós, pois teremos sempre como avaliar cada ação, principalmente pelas estatísticas que serão lançadas nesse sistema, então a expectativa é positiva”, comenta o presidente da AMSTT, Elielson Pereira.

De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação da AMSTT, de janeiro a julho deste ano, as notificações mais recorrentes pelos agentes da autoridade no trânsito foram estacionamento indevido (80%), seguido pela falta do uso do cinto de segurança, avanço em sinal vermelho, o uso do celular na direção e, em quinta colocação, a condução de motocicleta com passageiro sem capacete.

Semana Nacional do Trânsito – Em setembro, haverá a primeira grande mobilização nessa nova formatação, a Semana Nacional do Trânsito – que inclui a parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária. O município terá programação extensa com a finalidade de conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito. O evento está em formatação e será divulgado em breve.
.