terça-feira, 18 de julho de 2017

ALEXANDRE PITA: Proprietário do Parque Paraná, se compromete a realizar Vaquejada que assegure a proteção dos animais utilizados

Dentre as medidas a serem realizadas, um delas diz respeito ao acompanhamento
constante por médicos veterinários, dos animais submetidos a prática do esporte. (MPPE).

Com o intuito de implementar medidas necessárias à proteção da integridade física e do bem-estar dos animais que participam da Vaquejada do Parque Paraná, em Paranatama, o proprietário do parque de eventos, o empresário Alexandre Pita, firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Por meio do termo, ele se comprometeu a seguir as boas práticas que constam do regulamento da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), bem como permitir a fiscalização do cumprimento dessas medidas durante o evento festivo, no mês de agosto.

Dentre as medidas recomendadas pelo promotor de Justiça Reus Alexandre do Amaral (foto ao lado) para assegurar a proteção aos animais estão a disponibilização de água e comida para bovinos e equinos; o acompanhamento constante por médicos veterinários, a fim de atender os animais em caso de doença ou lesão provocada pela pega do boi; a separação de bois com chifres pontiagudos, que possam causar risco aos competidores, às equipes de manejo e aos animais; e a proibição de os vaqueiros utilizarem freios, esporas ou outro tipo de equipamento que possa causar ferimentos aos bois.

A realização do evento foi comunicada antecipadamente ao representante do Ministério Público em exercício na cidade da vaquejada para o controle adequado. Da mesma forma, qualquer caso de acidentes sofridos pelos animais durante a vaquejada deve ser comunicado imediatamente e por escrito ao promotor de Justiça Ambiental, a fim de proteger a saúde e o bem-estar dos animais.

Foto: Alexandre Pita (a direita) e seu filho / Reproduzida do Portal Vaquejada.

Garanhuns receberá oficinas gratuitas de formação cultural no FIG

Realizados durante o Festival de Inverno, os minicursos irão atender a diversas faixas
etárias, das crianças aos idosos.(Do Portal Cultura PE / Foto: Rodrigo Ramos).

Anízio Silva - Um dos principais eventos culturais do país, o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) oferece diversas opções de formação cultural para os moradores e turistas, que podem se inscrever gratuitamente na Secretaria de Turismo e Cultura do município. As atividades promovidas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e parceiros ajudam a estimular novos talentos e fortalecem a economia criativa.

Um dos oficineiros brinca com o clima frio da região. “Garanhuns vai ‘tá’ quente, vai passar uma semana quente”, prevê o músico Paulinho Suprema sobre a oficina de percussão “Tambores Furiosos”, que ocorrerá no Casarão dos Pontos de Cultura. “Poderemos mostrar um pouquinho do que vem sendo produzido em nosso Ponto de Cultura, as técnicas que a gente vem utilizando, vindas da ancestralidade”, afirma o Ogan do Afoxé Ará Odé e um dos responsáveis pelo batuque da Noite dos Tambores Silenciosos, durante o carnaval da capital pernambucana, Recife.

Os cursos são oferecidos em vários espaços da cidade. A Praça da Palavra contará com oficinas de ilustração, marcadores de livro e confecção de bonecas africanas para as crianças que visitarem o espaço, situado na linda praça da fonte luminosa. Já os artistas e produtores culturais têm mais uma oportunidade de assistir um minicurso de elaboração de projetos e prestação de contas para o Funcultura, na Faculdade AESGA.
.

A instituição também receberá as atividades promovidas pela Prefeitura do Município nas áreas de fotografia e audiovisual. Uma novidade neste ano são os workshops promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Garanhuns nas áreas de moda e culinária. As vagas já foram preenchidas.

PROJETOS SOCIAIS – A maior parte das atividades têm inscrições abertas ao público em geral, crianças, jovens e idosos. Mas algumas oficinas são destinadas ao público atendido por projetos sociais como o Programa Mãe Coruja, criado para reduzir a mortalidade infantil e oferecer atenção integral às usuárias do SUS e bebês. As gestantes e nutrizes poderão participar da oficina de contação de histórias “Narradores de Histórias: memórias e poesia”.

Já os adolescentes em conflito com a lei e que cumprem medidas socioeducativas na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) terão contato com o universo do Hip Hop na formação de Dança de Rua e Rima.

INSCRIÇÕES  – Os interessados devem se inscrever presencialmente até o dia 21 de julho, das 8h às 14h, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns (Centro Administrativo Municipal Arlinda da Mota Valença – Rua Joaquim Távora, S/N – Heliópolis, ao lado da Câmara dos Vereadores). As vagas disponíveis para cada oficina serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.

Confira, clicando AQUI, os locais e datas de realização das oficinas.
.

AMUG recebe palestra e promove ações dirigidas à crianças

No bairro Manoel Chéu, associação promove o Projeto “Crianças do Futuro” e ainda mantém 
junto parcerias, o funcionamento da Creche Lúcia Helena, que atende 110 garotos.

A Associação de Mulheres Unidas de Garanhuns (AMUG), localizada no Bairro Manoel Chéu, aqui em Garanhuns, foi palco semana passada, para uma palestra sobre os temas defendidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - que neste mês de julho, mais precisamente no dia 13, completou 27 anos de instituído. Yaci Novaes, atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), ministrou a apresentação - que pode ser acompanhada pelos moradores daquele bairro.

A palestra da presidente do COMDICA, versou entre outros aspectos, no fato do Estatuto proteger crianças, aqueles com até 12 anos incompletos, e adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos. De acordo com a Lei 8.069, responsável pela criação do ECA, os interesses e atos desses jovens podem ser tratados com a garantia de proteção e tratamento legal – algo esclarecido durante a explanação de Yaci.

Além da associação de mulheres, a palestra também contemplou crianças que são atendidas pelo projeto “Crianças do Futuro”, mantido pela AMUG. O projeto, que atende cerca de 300 garotos dentro de um período de 12 meses, disponibiliza aulas de informatica, canto, violão, futebol e judô, sendo que ainda, ele abre espaços para que essa mesma garotada recebe atendimentos de ordem psicossocial.

Além de desenvolver o Projeto “Crianças do Futuro”, a Associação de Mulheres Unidas de Garanhuns ainda comanda as atividades da creche Lúcia Helena, responsável atualmente pelo acolhimento de 110 crianças, daquela, e de outras localidades adjacentes .
.

.

Em razão das chuvas, Izaías decreta Situação de Emergência

De acordo com o Prefeito; medida é adotada em virtude do longo período de chuvas de 
suas consequências no município. (Com informações de Aquiles Soares / Secom/PMG).

Conforme antecipamos com exclusividade semana passada aqui no Blog do Gidi Santos (relembre aqui), o Prefeito Izaías Régis decretou nesta terça-feira, dia 18 de julho, situação de emergência na área urbana e em parte da área rural do município, levando em consideração as altas precipitações pluviométricas que caíram na cidade durante os meses de junho e julho. O decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios, sob o nº 039/2017, assinado pelo prefeito, entra em vigor a partir da data de sua publicação e tem validade de 180 dias, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem de acordo com as recomendações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Entre as consequências dos altos índices registrados, informa o Governo Municipal de Garanhuns, estão a destruição de estradas, pontes, açudes, barragens e aparecimento de erosões em áreas de risco, e que ainda não puderam ser recuperados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente - além do desabamento de várias casas na zona urbana, e o comprometimento na estrutura de outras, o que ocasionou na interdição e retiradas das pessoas que residiam nestes locais.

Ainda em virtude dos eventos meteorológicos, professores e alunos encontraram dificuldades de acesso às escolas da área rural, e acabaram tendo seu calendário letivo prejudicado.  A continuidade das chuvas é um dos principais fatores para que haja a permanência do caráter emergencial nas áreas atingidas.

O decreto tem o intuito de promover o bem-estar da população e das atividades socioeconômicos de todas as regiões atingidas por eventos adversos, bem como, providenciar a adoção de medidas que minimizem a situação. Os órgãos municipais, integrados com a Defesa Civil, estão autorizados a atuar nas ações de resposta e reabilitação do cenário, facilitando também a assistência à população afetada pelas chuvas.

G20 se reúne e já trabalha nova ação social em Garanhuns

Na segunda ação do grupo, será possível obter acesso a um número maior 
de serviços de saúde, já que essa é uma das principais demandas aqui da cidade.

Depois do sucesso que foi o “1º Garanhuns em Ação”, realizado no início desse mês de julho, na Cohab 1, pelo grupo G20; os integrantes da representação civil já trabalham uma nova ação social no mesmo formato. Nesta segunda (17), o grupo esteve reunido no intuito de formatar esse novo evento, que de acordo com a organização, deverá contar com novos serviços oferecidos à população, assim como novos parceiros.

No início do mês de julho, ao realizar o “1º Garanhuns em Ação”, na Cohab 1 (relembre aqui), o G20 disponibilizou acesso gratuito de serviços à população; que foram de cortes de cabelo, consultas médicas, através de um clínico geral, testes de saúde, como HIV, Glicose, aferição de pressão, até atendimentos oftalmológicos. Na primeira ação, o evento seguiu das 8 até o meio dia – mas para esse segundo evento, revelam os integrantes do G20, a proposta é que as cotas de atendimento sejam oferecidas durante todo o dia.

Outra novidade divulgada pelo grupo, é que para esta segunda ação, será possível obter acesso a um número maior de serviços de saúde, já que essa é uma das principais demandas da cidade. Na Cohab 1, foram montadas 3 tendas com o apoio do 71º BI Mtz, enquanto na próxima ação, serão cinco. “A ideia é percorrer todos os bairros de nossa cidade com as ações. Nossa atuação não se prende apenas a filantropia. Na ausência de determinada política pública, por exemplo, no campo da saúde, não queremos apenas cobrar e criticar por criticar, queremos orientar os caminhos às gestões estadual e municipal”, defende Bruno dos Santos, um dos integrantes do G20.

O local, assim como a data da nova ação do G20 ainda não foram divulgados, no entanto, o evento deve movimentar bastante a localidade contemplada, revelam os idealizadores. Atualmente, integram o G20, Carlos Alex Bernardino, Charles Gomes, Gustavo Henrique, Ivan Águas, Alonso dos Santos, Carlos Willian, Cabo Gabriel, Felipe Santos, Itaneide Araújo, Alex Bernardino, Ivan da Dengue, além de Bruno dos Santos.
.

Armazém de negócios trará artesanato e gastronomia para o FIG

Além de uma praça de alimentação, espaço comportará 76 estandes, com expositores 
que passaram por curadoria do Sebrae em Pernambuco. Programação vai de 21 a 30 de julho.

Além de curtir música de boa qualidade, quem for para o Festival de Inverno de Garanhuns também vai encontrar gastronomia e artesanato representando o melhor da cultura local. O Armazém das artes e negócios, uma parceria do Sebrae em Pernambuco, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns, será instalado no Parque Euclides Dourado e contará com 76 estandes. A entrada no armazém será gratuita.

“FIzemos uma pré-inscrição e os produtos passam por uma curadoria do Sebrae para que a qualidade dos acabamentos fosse analisada”, destaca o analista do Sebrae Moshe Dayan. O evento funciona como uma vitrine para os expositores, uma vez que a cidade recebe um grande volume de turistas durante o Festival de Inverno. “Muitos recebem encomendas para o ano inteiro. É a oportunidade de conhecer compradores e mostrar o diferencial do trabalho”, ressalta Moshe.

O Armazém conta ainda com uma praça de alimentação. “Todos os expositores dessa área fazem parte de projetos de Sebrae. Eles foram qualificados para oferecerem o melhor da culinária local”, afirma o analista. O Sebrae terá um estande que oferecerá orientação empresarial e informações sobre o Sebraetec.

         Armazém das artes e negócios
         Parque Euclides Dourado – Garanhuns/PE
         De 21 a 30 de julho

         Horários de Funcionamento:
         21 de julho – 16h às 22h
         22, 23, 27, 28 e 29 de julho – 10h às 22h
         24, 25 e 26 de julho – 10h às 20h
         30 de julho – 10h às 16h

Temer segue a Caruaru nesta quarta para lançar o Cartão Reforma

Em meio às indefinições do PSDB em relação ao governo Temer, Bruno Araújo tem agilizado 
implementação e início de execução do programa. (Marcelo Montanini - do Blog do Diário)

Em meio aos sobressaltos vividos por seu governo nas últimas semanas, e em um gesto de “afago” ao PSDB – que tem discutido o desembarque da sua base aliada – o presidente Michel Temer (PMDB) confirmou visita a Pernambuco na próxima quarta-feira (19), atendendo a um convite do ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB).

Temer estará em Caruaru para fazer a entrega simbólica do primeiro Cartão Reforma do país, programa da pasta do tucano, e deve estar acompanhado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) – segundo na linha sucessória da República – e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE).

A solenidade ocorrerá às 10h, na quadra da Escola Municipal Professora Josélia Florêncio da Silveira, no bairro São João da Escócia, sob a coordenação da presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), além de políticos da região. Em princípio, a assessoria do Ministério das Cidades descartou a presença do presidente, mas no início da noite o próprio Bruno Araújo confirmou que Temer havia aceito seu convite.

Temer, já havia dito que gostaria de participar do lançamento do Cartão Reforma, previsto, inicialmente, para janeiro. Depois disso, esteve em Pernambuco para visitar obras da transposição do Rio São Francisco, e no final de maio fez uma passagem relâmpago pelo Estado para ver de perto os estragos causados pelas fortes chuvas na Mata Sul.

Em meio às indefinições do PSDB em relação ao governo Temer, Bruno Araújo tem agilizado a implementação e início de execução do programa, com o objetivo de deixar sua marca e implementar uma plataforma tucana no governo. Nos bastidores, comenta-se a possibilidade de uma reforma ministerial após a votação no plenário da Câmara dos Deputados, em agosto, da denúncia contra Temer. Ministérios e cargos do PSDB poderão ser rifados e entregues a outros partidos aliados, inclusive a pasta das Cidades, por conta da “rebeldia” dos tucanos, que cada vez mais se afastam do presidente.

Paradoxalmente, ao aceitar o convite de Araújo, Temer tenta sinalizar uma trégua ao PSDB, superando as divergências e pacificando os “rebeldes”, numa tentativa de ampliar o potencial de votos no plenário, em agosto, contrários à denúncia. Ele já teria, inclusive, procurado os quatro ministros do partido para tranquilizá-los de que deverão permanecer nos cargos, mas tudo dependerá de os tucanos aceitarem a trégua com o Planalto.
.

Cartão Reforma - O decreto que detalha os valores que serão pagos aos beneficiários do Cartão Reforma foi publicado na última sexta-feira (14), no Diário Oficial da União. O programa irá beneficiar famílias com renda mensal de até R$ 2.811 mil, por meio da destinação de recursos para reforma, ampliação ou conclusão das moradias.

O valor do benefício será de no máximo R$ 9.646, 07, com valor médio de R$ 5 mil reais. A União avisa que a mão de obra será de responsabilidade das famílias contempladas, que contarão com assistência técnica paga pelo governo federal e gerida por estados e municípios para o planejamento das reformas.

A meta do programa, segundo consta no DOU, é beneficiar 170 mil famílias até 31 de dezembro de 2018, observando, contudo, a disponibilidade orçamentária e financeira do governo. Caruaru foi escolhido antecipadamente por Bruno Araújo para o lançamento do programa, entre outros aspectos, por ser a maior cidade gerida por uma aliada sua, a prefeita Raquel Lyra, que trocou o PSB pelo PSDB para disputar a eleição, depois de ter sua candidatura minada pelo partido do governador Paulo Câmara (PSB) que, no entanto, deverá estar presente à solenidade desta quarta-feira.
.

Garanhuns: Reabertura do Centro Cultural foi marcada pela emoção

Familiares de Alfredo Leite Cavalcanti,  que dá nome ao local,  participaram do momento viabilizado 
pela Prefeitura Municipal. (Fonte: Edméa Ubirajara e Fotos: Daniela Batista/Secom/PMG).

O balé da Companhia de Dança Marta Melo anunciou em uma apresentação especial o que há muito se esperava em Garanhuns: o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti foi entregue novamente à população local. Após um intenso período de trabalho de uma equipe multitarefa e dedicada, a antiga estação ferroviária reabriu as portas.

Na noite desta segunda-feira (17), o público ainda pôde conferir a recepção de Gonzaga de Garanhuns junto com alguns componentes do reisado e a poesia da bisneta de Alfredo Leite Cavalcanti, a professora Jackelinne Brasileiro, que recitou em versos a história do parente ilustre. Para encerrar, a Orquestra Manoel Rabelo apresentou um repertório próprio para a data. O trabalho de recuperação do Centro Cultural envolveu as Secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Turismo e Cultura, com apoio da Secretaria de Comunicação Social.

O cheiro de tinta fresca e o brilho de cada detalhe espelhavam o resultado do trabalho de uma equipe de mais de 30 pessoas, entre marceneiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, mestre de obras e outros profissionais que se envolveram na obra. O secretário de Infraestrutura, José Gundes, que cuidou de perto do trabalho, destacou o cuidado de cada trabalhador que tornou a noite realidade. “Meu sentimento é de realização. Não só minha realização, mas da equipe. Eles se envolveram de uma forma que tocou a todos que estavam trabalhando aqui”, afirmou.
.

.

A recuperação do Centro Cultural começou há pouco mais de 20 dias e a intenção, de acordo com o prefeito Izaías Régis, sempre foi entregar o local ao povo de Garanhuns. “Luiz Souto Dourado fez não somente um teatro, mas um centro de cultura e a cultura é a nossa história. É um patrimônio das pessoas que movimentam a cultura local e será entregue para aquilo que foi construído”, ressaltou.

Um dos momentos de destaque, elogiado pela professora Zuleide Pontes, foi a poesia recitada pela também professora Jackelinne Brasileiro. “Foi linda a apresentação. E tudo aqui está como antigamente, não somente as cores. É como se voltasse para a época do trem mesmo. Tenho muito a agradecer por viver esse momento”, falou.

Ainda emocionada, Jackelinne declarou que estar presente nesse momento e trazer toda a família para relembrar a importância que Alfredo Leite Cavalcanti teve para Garanhuns foi gratificante. “Eu pesquisei muito sobre o meu bisavô e acabei descobrindo que o meu gosto pelo teatro, pela música, pela arte veio dele. Quando fui convidada para esta homenagem vi que ele continua vivo no coração da gente”, disse.
.

A continuidade tão solicitada pelos garanhuenses foi afirmada pela secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, que adiantou que o objetivo é trabalhar todas as linguagens culturais no espaço. “Estou muito feliz de ter conseguido realizar essa entrega à população. No segundo semestre lançaremos uma programação regular, com exposições, oficinas, cursos e outras ações que mantenham a movimentação característica daqui”, disse.

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que foi estação ferroviária de 1887 a 1971, abrirá as portas novamente nesta quinta-feira (20), na abertura do 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que este ano, ocorrerá entre os dias 20 a 29 de julho.
.

.