segunda-feira, 17 de julho de 2017

FIG: Catedral de Santo Antônio receberá Conservatório de Musica

Grupo Sagrama, estará na programação, e fará sua apresentação, acompanhado do
violonista Yamandu Costa, no último dia de shows, quarta-feira, 26 de julho.

O 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) acontece entre os dias 20 e 29 deste mês e, dentro da programação do evento, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) montou uma série de shows que serão realizados na Catedral de Santo Antônio. Este ano, o Conservatório vai homenagear os compositores Heitor Villa-Lobos, que faria 130 anos se estivesse vivo, e Tom Jobim, que completaria 90 anos.

Serão duas apresentações diferentes por dia, sempre nos horários das 16h30 e 21h, nas datas 21, 22, 23, 25 e 26 deste mês. Na agenda programada pelo Conservatório, nomes como Guinga, Cida Moreira, Francis e Olivia Hime, Toninho Horta, Mauro Senise, Zé Renato, e jovens talentos como Danilo Brito, Leonardo Neiva, Toninho Ferragutti, Bebê Kramer e Yamandu Costa. Também haverá a apresentação de duas pianistas de experiência internacional, a pernambucana Elyanna Caldas e a argentina radicada no Brasil, Estela Caldi, que se apresenta com o projeto Libertango, ao lado dos filhos.

Alguns desses nomes irão dividir o palco com grupos do Conservatório, como o SaGrama e o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música. Três professores do CPM, Guilherme Calzavara, Cláudio Moura e Roberta Belo, serão solistas à frente da Orquestra de Câmara de Pernambuco, conduzida pelo regente e também professor do espaço, José Renato Accioly.

Além destes, outro docente, Ewerton Sarmento, conhecido artisticamente como Maestro Bozó, um dos maiores nomes do choro e frevo de bloco de Pernambuco, será o convidado de Elyanna Caldas em seu recital.

Para conferir a programação completa do Conservaório de
Música na Catedral de Santo Antônio, clique AQUI.
.
        

Barragem do Cajueiro sangra, pós atingir capacidade máxima

Após um período de chuvas, barragens de Inhumas e Mundaú, também
apresentam boa recuperação nos níveis de acumulação de água.

A Barragem do Cajueiro, o maior reservatório do Sistema de Abastecimento de Garanhuns, no Agreste Meridional, está vertendo. O Cajueiro foi beneficiado com as chuvas regulares que caem na região desde o mês de maio e atingiu sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 14,5 milhões de metros cúbicos de água. A última vez que a barragem sangrou foi no ano de 2015, ou seja, há dois anos atrás.

Os outros dois mananciais que alimentam o sistema, as barragens de Inhumas e Mundaú, também apresentaram boa recuperação com o período de inverno e alcançaram o nível máximo de acumulação, volume que deu condições da Compesa eliminar o racionamento de água na 'Cidade das Flores' no último dia 10.

A seca prolongada na região tinha levado, inclusive, Inhumas ao colapso em março deste ano. Graças às chuvas e à localização do reservatório em uma bacia hidrográfica de alto rendimento, Inhumas apresentou uma excelente recuperação. 

Agora, com as três barragens cheias, a Compesa tem condições de garantir o fornecimento de água para Garanhuns até o próximo período chuvoso, em maio de 2018 - considerando o clima normal para região. Além de Garanhuns, esse sistema de distribuição de água atende as cidades de Angelim e São João e o distrito de São Pedro.
.

Programação da Praça da Palavra no Fig, será de 22 a 29 de julho

Esse ano, através de uma parceria, Praça receberá o Festival Internacional de Literatura Infantil 
de Garanhuns – FILIG, que chega na sua terceira edição em outubro. (Do Portal Cultura – PE).

Homenagens a importantes autores pernambucanos – como Hermilo Borba Filho e Luís Jardim, além de recitais, mesa de glosa, encontros de música e poesia, lançamentos literários, debates sobre política cultural e oficinas de literatura para a criançada.

São várias as atividades este ano na Praça da Palavra do FIG, que funcionará durante o festival de 22 a 29 de julho, com uma programação dividida em vários horários e para os diversos públicos – além de estandes de venda de livros e lounge de leitura para visitantes.

Segundo Mariane Bigio, coordenadora de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, um dos destaques desta edição é a mesa Vida e Obra de Hermilo Borba Filho, com a presença do pesquisador João Denys e da secretaria de Cultura do Recife, Leda Alves; marcado para o dia 27 de julho, a partir das 17h.

A Praça da Palavra também será palco de um importante debate sobre políticas culturais no Brasil. No domingo (23), às 18h, haverá o lançamento de um livro de Américo Córdula, que se chama Políticas Culturais e Gestões Democráticas no Brasil, uma publicação que conta com vários textos de autores importantes para a política cultural do nosso país.O evento terá a participação do ator Sérgio Mamberti, conhecido por personagens conhecidos como Dr. Victor (Castelo Ratimbum), que atuou também como secretário de Políticas Culturais do MinC e contribuiu com um texto nesse livro.

Outra parceria da Praça do Palavra esse ano será com o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns – FILIG, que chega na sua terceira edição em outubro.

Quer conferir toda a programação da Praça da
Palavra do 27º FIG, então clique AQUI.
.

Durante o FIG, Parque Euclides Dourado vai receber o II Ecosports

Para participar do evento, que acontece nos dias 22 e 23 de julho, será 
necessário doar 1kg de alimento não perecível. (Secom/PMG).

O Parque Euclides Dourado, um dos principais atrativos turísticos de Garanhuns, recebe, pelo segundo ano consecutivo, um evento voltado aos esportes radicais, entre eles parkour, slackline, BMX e skate. O II Ecosports acontece nos dias 22 e 23 de julho, na pista de skate do local, simultaneamente à realização da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O evento conta com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por intermédio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer do município.

O professor Mateus Alves detalha como serão as atividades, que contam com a participação de Guilherme Netter, atleta profissional de slackline, e de Paulo Vitor, um dos representantes brasileiros do parkour. “Trata-se de um evento aberto ao público, em que vamos promover, com total segurança, apresentações e demonstrações das práticas dessas modalidades esportivas, vivenciadas aqui em Garanhuns”, pontua o organizador do evento, em conjunto com o Grupo Dragões Voadores de Parkour.

Para participar do II Ecosports, que acontece no período das 10h às 18h, é necessário doar 1kg de alimento não perecível. De acordo com a organização, o total de arrecadações será destinado a projetos sociais que são realizados aqui na cidade.
.

.

Daniel Coelho é considerado o melhor parlamentar brasileiro e avaliação é comemorada por Bruno da Luz em Garanhuns

Avaliação do deputado pernambucano foi tão positiva, que ele obteve 
primeiro lugar nos três níveis do ranking: “geral”, “cargo” e em seu partido.

O deputado federal pernambucano pelo PSDB, Daniel Coelho, considerado no ninho tucano e na Câmara Federal, como um dos mais influentes, se destacou mais um vez no início deste mês. Coelho, que tem uma firme atuação em Brasília, foi considerado o melhor parlamentar brasileiro, no ranking elaborado pelo site político.org.br.

O site, que avalia de forma independente, a atuação dos deputados, considerou alguns fatores para obter o resultado, dentre eles: presença nas sessões, processos judiciais, qualidade legislativa e participação pública. De acordo com o que foi aferido pelo site, Coelho registrou 623 pontos. Segundo a plataforma, os legisladores são classificados como melhor ou pior, com o objetivo de oferecer informação para ajudar de forma objetiva nas futuras votações dos brasileiros.

A avaliação de Daniel, de acordo com sua atuação, foi tão positiva, que o deputado obteve primeiro lugar nos três níveis do ranking. Segundo o site, Daniel é primeiro colocado no “geral”, no quesito “cargo” e em seu partido. Administrador de empresa por formação, Coelho participou de 211, das 219 sessões em plenário realizadas pela atual legislatura. Nas comissões da casa, foram 208 presenças em 225 sessões - algo que de acordo com o levantamento, reflete um dos melhores índices de participação.

No quesito, “qualidade legislativa”, que avalia as leis votadas pelos deputados, o tucano se destaca, ao obter 431 pontos, já que esteve presente e registrou seu voto em diferentes Propostas de Emendas Constitucionais, Medidas Provisórias, Projetos de Lei, além de Projetos de Leis complementares, que tiveram alto impacto positivo na vida dos brasileiros. O fato de não pesar contra Daniel, ação judicial que diz respeito ao envolvimento em corrupção, também foi quesito levado em consideração pelo site avaliador.

“Ter nome limpo é essencial no critério usado na análise. Fiquei muito feliz com o resultado do levantamento da instituição independente. Com análise criteriosa, presença, qualidade dos projetos apresentados, posições em defesa da sociedade e votos a favor do povo são os principais critérios que ajudaram atingir esse resultado”, declarou Daniel, logo após ser informado de sua posição no ranking.

BRUNO DA LUZ COMEMORA RESULTADO – Após a divulgação do ranking político, por parte do site político.org.br, no último dia 10 de julho, que consagrou Daniel Coelho como melhor deputado federal em atuação, o presidente do PSL aqui de Garanhuns, Bruno da Luz (foto abaixo), que aqui na cidade é base política de Daniel, comemorou bastante. De acordo com da Luz, a posição de destaque alcançada por Coelho, reflete o compromisso dele com as demandas do povo brasileiro, em especial com as do povo pernambucano.

Para Bruno, a conquista de Daniel já era aguardada. “Nós estamos batendo numa tecla aqui em Garanhuns, afim de agente poder colocar em prática uma política limpa, representativa, honesta e comprometida. Daniel representa tudo isso, tanto para Pernambuco, quanto para o país. Por conhecê-lo tão bem, eu já aguardava esse resultado, que reflete prestígio e destaque pra ele”, assegura Bruno.

Para conferir a avaliação completa que consagrou Daniel
como melhor parlamentar brasileiro em atuação, clique AQUI.
.

Novos caminhões e ônibus passam a integrar frota da Prefeitura

Veículos, que estão expostos em frente ao Palácio Celso Galvão, nesta segunda-feira (17), 
irão beneficiar diretamente a população em diversas áreas. (Fonte: Cloves Teodorico/Secom/PMG).

A frota da Prefeitura de Garanhuns ganhou novos veículos. Foram adquiridos com recursos próprios dois caminhões-caçamba e um ônibus direcionado ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além de um ônibus escolar, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação (MEC). Os veículos, que estão expostos em frente a Prefeitura, nesta segunda-feira (17), irão beneficiar diretamente a população em diversas áreas.

Um dos caminhões será destinado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos para realizar a manutenção de ruas pavimentadas, galerias e auxiliar na limpeza de metralhas. Já o outro, servirá à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, tendo o intuito de realizar a manutenção de estradas da área rural. Ambos totalizam um investimento de 520 mil reais. Na aquisição do ônibus para o TFD, por meio de recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde, foi investido 455 mil reais. O Transporte Fora de Domicílio busca facilitar o deslocamento de pacientes que precisam de tratamento em outros municípios.

Já o ônibus escolar vai beneficiar os alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns a partir do próximo mês - após período de recesso escolar. O veículo foi adquirido pelo Plano de Ações Articuladas, do Ministério da Educação (MEC), e custou 230 mil reais, investidos por repasse do governo federal brasileiro.
.

.

UPE abre inscrições para o vestibular seriado nesta segunda (17)

Novidade nesta edição fica por conta da inclusão do curso física dos materiais. Candidato que 
for solicitar isenção da taxa tem até o dia 21 de julho para entrar com o pedido. (JC Onine).

A corrida para o ingresso na Universidade de Pernambuco (UPE) em 2018 já tem início nesta segunda-feira (17), quando a instituição abre as inscrições para a seleção que preencherá 3.460 vagas ofertadas para os 55 cursos. O prazo vai até o dia 18 de agosto. A inscrição custa R$ 95 e é feita exclusivamente pela internet, no endereço http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

A novidade nesta edição fica por conta da inclusão do curso física dos materiais. O acréscimo na grade da UPE atende a uma demanda do Estado de Pernambuco.  As provas estão programadas para ocorrer em dias diferentes, dependendo da etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) em que se encontra o concorrente. Para os alunos do 1º e do 2º ano do ensino médio, as provas acontecem em 3 e 4 de dezembro de 2017, com a prova do SSA 1 pela manhã, e a do SSA 2 à tarde. Para os estudantes do SSA 3, os exames são realizadas na manhã dos dias 19 e 20 de novembro.

O candidato que for solicitar isenção da taxa tem até o dia 21 de julho para entrar com o pedido. Pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) e servidores da Universidade de Pernambuco são isentos do pagamento.
.