quinta-feira, 13 de julho de 2017

ATRAÍDO POR IZAÍAS: Hiper TodoDia inaugura loja em Garanhuns. Empresa vai gerar 100 empregos diretos e 300 indiretos

Hiper TodoDia de Garanhuns funcionará das 7h às 24h, de segunda a sábado; e aos domingos das 7h às
20h. Prefeito, esteve prestigiando a abertura do empreendimento. (Cloves Teodorico/Secom/PMG).

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), participou, na tarde desta quarta-feira (12), de uma visita guiada pelas instalações do Hiper TodoDia, localizado na rua Dr. José Mariano, área central da cidade. Na ocasião, o gestor foi recepcionado pelo vice-presidente do varejo, José León. Outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo do município estiveram presentes, incluindo o vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC). O empreendimento foi inaugurado, oficialmente, nesta quinta-feira (13), as 7h.

Tendo um investimento de R$ 20 milhões, a nova loja do grupo Walmart Brasil possui 3 mil m² de área de vendas e uma variedade de 10 mil itens, incluindo alimentos, itens de higiene e beleza, além de seções com eletroeletrônicos, brinquedos e informática. De acordo com os empresários responsáveis pelo investimento, a chegada do estabelecimento, em Garanhuns, está contribuindo para a geração de emprego – sendo eles 100 postos de trabalho diretos e mais de 300 indiretos.

A forte atração de investimentos tem sido um marco na gestão do prefeito Izaías Régis. Desde o ano de 2013, quando assumiu o governo municipal, Régis tem colhido frutos desse incentivo aos investidores, que incentiva a movimentação econômica e aumenta o desenvolvimento de diversos setores locais. Entre as empresas que já se instalaram em Garanhuns, nesse período, estão o Assaí Atacadista, a Casas Bahia, a Drogasil, entre outras empresas e franquias do comércio.

“Essa rede é a maior rede de varejo do mundo. Tive a oportunidade de conhecer uma loja da rede nos Estados Unidos, e ela se equivale com essa daqui. Estamos encantados com a estrutura. Nós sabemos das dificuldades para geração de renda da população nesse cenário atual, mas é de grande alegria ver que mais pessoas estão começando um emprego hoje. Então atendam bem, se dediquem, pois o reflexo do trabalho de vocês também é que pode gerar novos postos de trabalho. Quando a gente se dedica, temos sucesso”, disse o Prefeito, durante conversa com os funcionários.

O Hiper TodoDia de Garanhuns funcionará, das 7h às 24h, de segunda a sábado; e aos domingos das 7h às 20h. O empreendimento conta com padaria, açougue, farmácia, galeria comercial e disponibilizará, em breve, de um posto de combustível.
.

.

.

.

Mostra de Cinema no FIG, oferecerá sessões para todos os gostos

Público terá gratuitamente uma série de sessões de filmes nacionais e locais, curtas, 
debates, exibição com acessibilidade e até mostra de terror. (Portal Cultura-PE).

Quem é apaixonado pela sétima arte vai ter uma ótima oportunidade de assistir a dezenas de filmes e curtas durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns. De 21 a 28 de julho, o Cine Eldorado receberá a programação da 13ª Mostra de Cinema do FIG 2017, que de forma gratuita apresenta aos cinéfilos cinco filmes pernambucanos, exibição de série inédita, sessão com acessibilidade, longas-metragens para a criançada e a continuidade da parceria com o Cine Terror, com a III Mostra de Curtas Nacionais de Horror.

A coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Milena Evangelista, pontua alguns destaques da 13ª edição da Mostra de Cinema do FIG. “Um exemplo é a exibição dos filmes infanto-juvenis, que acontecem sempre às 14h, e que contam com a presença de um público bastante assíduo. Teremos dois filmes brasileiros, e um deles será exibido no dia 21 de julho, A Família Dionti (2017 - trailer abaixo), de Alan Minas, que trata de um realismo fantástico”, explica.

Milena Evangelista conta que a programação de audiovisual do FIG 2017 traz mais uma vez uma série de exibições de filmes pernambucanos, seguidos de debates com os realizadores. “Neste sentido eu destacaria duas presenças importantes no festival, que são as de Marcelo Gomes, diretor de Joaquim (2017), e de Ana Carvalho, realizadora de Martírio (2017), que estará acompanhada de um dos porta-vozes dos guarani-kaiowá, Genito Gomes, filho do cacique Nísio Gomes”.

Além dos filmes pernambucanos, outro debate com o público, marcado para a quarta (26), vai acontecer depois da sessão do longa Amigos de Risco, de Daniel Bandeira, que terá acessibilidade para cegos numa parceria com o projeto VerOuvindo. Pelo terceiro ano consecutivo, haverá mais uma vez a parceria com o Cine Terror, que promoverá uma das noites mais aguardadas da programação: A III Mostra de Curtas Nacionais de Horror.

                                      Clicando AQUI, você confere a programação
                                   completa da 13ª Mostra de Cinema do FIG 2017.
.

Galeria Galpão concentra ações de artes visuais durante o 27º FIG

Espaço; localizado próximo ao antigo Fórum, na Avenida Dantas Barreto, funcionará de 
20 a 22 de julho, das 16 às 22 horas. (Do Portal Cultura PE - Foto: Rodrigo Ramos/Secult-PE).

As ações de artes visuais do 27º Festival de Inverno de Garanhuns mais uma vez estarão concentradas na Galeria Galpão, que este ano faz uma conexão intensa e direta com outras linguagens, como a música e a literatura. Localizado próximo ao antigo Fórum do município (Av. Dantas Barreto, 34), de 22 a 29 de julho, o espaço funcionará das 16h às 22h, e conta este ano com uma série de ações, como exposições, performances e debates em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).

De acordo com Márcio Almeida, coordenador de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, a programação da Galeria Galpão traz cinco destaques este ano. “A partir do edital, e após a avaliação e seleção dos pareceristas, a gente construiu uma programação bastante diversificada. Este ano vamos contar com três performances, duas delas ao vivo e uma que será transmitida via streaming, que é a #Tecnologiaaserviçodaorgia, de Kalor Pacheco. Neste caso, o público verá apenas a transmissão, sem interagir diretamente com a performance. Vale ressaltar que são projetos que discutem a questão de gênero e do empoderamento feminino”, pontua.

Além das performances, #Tecnologiaaservicodaorgia (foto abaixo),  Descamada e Distopia, a Galeria Galpão receberá durante os dias do FIG duas exposições. “Uma delas é de autoria do pernambucano Daaniel Araújo, o Construção da Descontrução, que fez oito obras inéditas especialmente para o FIG reaproveitando resíduos de construções encontradas pelas ruas do Recife. Já a exposição de desenhos Traços do Rio, de Artur Sgambatti e Vladmir Ospina é o resultado de um trabalho que eles tiveram ao percorrerem todo o Rio Doce depois da tragédia de Mariana, revelando os diversos impactos sociais causados pelo desastre ecológico”, explica Márcio Almeida.

Clicando AQUI, você confere a programação completa da 
          Casa Galeria Galpão do Festival de Inverno 2017.

.

Festival de Inverno 2017 contará com o camarote da acessibilidade

Interessados, podem realizar o agendamento, no horário de 8h às 14h, pelo telefone: 
(87) 3762-7082. Casa dos Conselhos, também receberá as inscrições. (G1 Caruaru e Região).

Foi confirmado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) a realização do Camarote da Acessibilidade na 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. A estrutura é reservada para pessoas com deficiência que querem acompanhar os shows na Praça Mestre Dominguinhos, principal polo do evento.

O espaço é gratuito, tem capacidade para 60 pessoas, e contará com intérprete de libras, banheiro químico adaptado e programação em braille, além de dispor de um profissional de apoio. Em virtude do número limitado, é necessário que os interessados realizem o agendamento, já a partir de ontem, quarta-feira, dia 12 de julho, no horário de 8 às 14 horas, pelo telefone: (87) 3762-7082.

A inscrição pode ser feita também presencialmente, na Casa dos Conselhos, situada na avenida Ernesto Dourado, 890, bairro Heliópolis. Para as pessoas com deficiência auditiva, o agendamento pode ser feito pelo e-mail: comudegaranhuns@hotmail.com

Inicialmente, cada pessoa poderá escolher duas noites para o uso do espaço. Porém, segundo informou o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), de acordo com o número de agendamentos, essa quantidade de dias poderá aumentar. O agendamento vai até o último dia de FIG, sábado (29). O camarote abre a partir das 21h e funciona até o encerramento do último show.
.

Perícia em local do desabamento é realizada aqui em Garanhuns

Delegado Patrick Dias, também acompanhou todo o processo, que contou com informações de 
vizinhos do residencial. "É muito cedo para se fazer qualquer conclusão”, disse ele. (Fonte: Portal G1).

Peritos do Instituto de Criminalística realizaram na tarde desta quarta-feira (12) a perícia no local do desabamento de um prédio de três andares que matou duas pessoas em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O acidente aconteceu na segunda-feira (10) e uma das vítimas era pai da criança que foi resgatada junto com a mãe.

O delegado da Polícia Civil Patrick Dias também acompanhou todo o processo, que contou com informações de vizinhos do residencial. Os peritos inspecionaram os outros prédios do residencial que estão interditados por medida de segurança.

"É muito cedo para se fazer qualquer conclusão. Preliminarmente pode ter sido diversos fatores que levaram ao desabamento do prédio. Esse foi o início dos trabalhos da perícia, é um trabalho de conhecimento técnico. Estamos em busca de mais informações do prédio", disse o delegado, que atua na 18ª Delegacia Regional de Garanhuns.

Ainda segundo Patrick Dias, os peritos encontraram falhas na execução dos outros prédios do residencial. "O que se pode verificar é que as estruturas de concreto armado apresenta problemas de execução. A emenda das colunas são curtas, mas tudo isso é informação preliminar", completou o delegado, que é o responsável pelas investigações.

De acordo com informações colhidas  pelo G1 Portal de Notícias para Caruaru e Região, o laudo pode demorar até 30 dias para ficar pronto. Também serão feitos estudos nos escombros do prédio que desabou. Dependo do resultado, os responsabilizados podem ser denunciados por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
.

AESGA vai participar de Encontro Nacional de Administração

O ENANGRAD, maior Evento de Administração na América Latina, acontecerá nos dias
26, 27 e 28 de agosto, em Brasília/DF. (Com informações da Assessoria AESGA).

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA vem se destacando cada vez mais quando o assunto é produção científica. O incentivo a essas atividades vem rendendo frutos para alunos e professores, que a cada Congresso veem seus artigos aprovados e, em muitos casos, publicados em Revistas de grande valor nacional e internacional.

Após a publicação dos artigos aprovados para o XXVIII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração — ENANGRAD, alunos e docentes da Autarquia se sobressaíram mais uma vez com três trabalhos aprovados para apresentação no Evento. O ENANGRAD, maior Evento de Administração na América Latina, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na Escola Nacional de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas – FGV/ENAE, em Brasília, Distrito Federal.

O Tema do ENANGRAD deste ano dará a continuidade a edição anterior, com foco na temática: “Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho - desafios para a transformação de uma cultura”, com o envolvimento de, além de professores, empresários, como forma de explanar junto à academia o tipo de profissional o mercado quer e Este entender como esse profissional está sendo formado.

“Mais uma vez estamos de parabéns pela participação dos nossos professores e alunos, ainda mais porque este Evento, além de ter uma grande repercussão, visa discutir em suas palestras e trabalhos aprovados para o mercado de trabalho e a inovação, algo que nós aqui da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, vimos incentivando há bastante tempo, inclusive por meio da atuação em sala de aula. Desejo a todos muito sucesso”, afirma a presidente da Instituição, a professora Suianne Melo.
.

Inscrições para seleção de agentes da Funase encerram sexta (14)

Remuneração mensal é de R$1.320,00. Vagas são para Vitória de Santo Antão (17), Caruaru (17),
Garanhuns (60), Petrolina (3) e Arcoverde (3). (Fonte: Blog dos Concursos e Empregos).

As inscrições da seleção pública simplificada para a contratação temporária de inicialmente 100 agentes socioeducativos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) , além de formação de cadastro reserva, serão encerradas nesta sexta-feira (14). Com remuneração mensal de R$1.320,00, as vagas serão para Vitória de Santo Antão (17), Caruaru (17), Garanhuns (60), Petrolina (3) e Arcoverde (3).

As inscrições devem ser feitas via internet pelo site do Instituto Darwin, a organizadora do certame, e custam R$ 40,00. O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de agosto. O cargo exige ensino médio e tem remuneração mensal de R$ 1.320,00, para jornada de trabalho de 24 horas de serviço por 72 horas de descanso, obedecendo à escala funcional elaborada e fornecida exclusivamente pela Funase, inclusive aos sábados, domingos e feriados, de acordo com a legislação estadual vigente.
.

Gestão Fiscal da cidade de Terezinha, em PE, é julgada irregular

De acordo com avaliação do TCE, Prefeitura de Terezinha ocupa um nível crítico no ranking 
da transparência, deixando de cumprir satisfatoriamente os requisitos legais exigidos.

A Gestão Fiscal da Prefeitura de Terezinha no que diz respeito à transparência pública, no exercício financeiro de 2016, foi considerada irregular pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), em sessão realizada na terça-feira (11). O voto da relatora do processo nº 1621032-3, conselheira Teresa Duere, foi baseado em diagnóstico resultante da avaliação dos portais de transparência das 184 prefeituras municipais de Pernambuco, feita pelo TCE entre os meses de julho e setembro daquele ano.

A auditoria teve como objetivo verificar o cumprimento das exigências previstas na legislação pertinente, com a finalidade de estimular a melhoria da transparência pública e facilitar o controle social. A comparação entre os portais  avaliados se deu a partir da análise do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE), alcançado por cada prefeitura, o qual pode variar entre zero e 1000 pontos.

De acordo com a avaliação, a prefeitura de Terezinha ocupa um nível crítico no ranking da transparência, deixando de cumprir satisfatoriamente os requisitos legais exigidos. A auditoria constatou, entre outras irregularidades, que nem todos os documentos da gestão fiscal estão sendo disponibilizados em meio eletrônico, a exemplo de Planos Plurianuais (PPAs), Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOS), Leis Orçamentárias Anuais (LOAs), Prestações de Contas Anuais, Relatórios de Gestão Fiscal, bem como informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da cidade. Afora isso, e ainda de acordo com o Tribunal de Contas do Estado, o Portal da Transparência de Terezinha não atende aos requisitos tecnológicos mínimos para o seu funcionamento.

Baseada nessas constatações, a relatora Teresa Duere aplicou uma multa ao ex-prefeito da cidade, Alexandre Antônio Martins de Barros (foto acima), no valor de R$ 8.000,00, bem como estabeleceu um prazo de 90 dias para a prefeitura disponibilizar em sua página da internet as informações do exercício financeiro de 2016.
.

Tribunal de Contas reprova gestão fiscal da cidade de Quipapá

Avaliação realizada pelo TCE, revela que Quipapá ocupa a 166ª posição,
dentre os 184 municípios pernambucanos, no quesito “transparência”.

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) julgou irregular na última terça-feira, dia 11 de julho, o Relatório de Gestão Fiscal referente ao ano de 2016 da Prefeitura de Quipapá  cujo responsável foi o então, e atual prefeito Cristiano Lira Martins (foto acima). O relator do processo foi o conselheiro Dirceu Rodolfo.

Sobre Quipapá, diz o voto do relator, o chefe do Poder Executivo Municipal não tomou as providências necessárias para dar cumprimento aos artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal que trata dos instrumentos de transparência da gestão fiscal e do acesso a informações. Afirma também que, na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), Quipapá ocupa a 166ª posição, dentre os 184 municípios pernambucanos, no quesito “transparência”, inferior ao que se encontrava em 2015.

Por conta dessas falhas, foi aplicada ao gestor uma multa no valor de R$ 7.677,00 que corresponde a 10% do limite devidamente atualizado até julho de 2017.
.

Lula é condenado na Lava Jato a 9 anos e 6 meses de prisão

Condenação é no caso decorrente do envolvimento do ex-presidente com o triplex 
do Guarujá da OAS. (Com informações do G1 / Foto: Leonardo Benassatto/AgênciaReuters)

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. A acusação é pela ocultação da propriedade de uma cobertura triplex em Guarujá, no litoral paulista, recebida como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.

Outros dois réus no mesmo processo também foram condenados, e quatro, absolvidos. É a primeira vez, na história, que um ocupante da Presidência é condenado por um crime comum no Brasil. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12) e permite que o petista recorra em liberdade.

Na sentença, de 218 páginas, o juiz Moro resume as acusações que pesam contra Lula, relata os argumentos da defesa e analisa as provas documentais, periciais e testemunhais. O magistrado afirma que houve condutas inapropriadas por parte da defesa de Lula que revelam tentativa de intimidação da Justiça e, por isso, até caberia decretar a prisão preventiva do ex-presidente. Porém, decidiu não mandar prendê-lo por "prudência".
. 

 A defesa de Lula diz que o ex-presidente é "inocente". Os advogados declararam que a condenação foi "politicamente motivada", que o julgamento "ataca o Estado de Direito Democrático no Brasil" e que Moro deveria "se afastar de todas as suas funções". Durante o decorrer do processo, os advogados negaram que Lula fosse dono do triplex.

Moro diz "que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário". "É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado 'não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você' (uma adaptação livre de 'be you never so high the law is above you')", escreveu Moro na sentença.

O Ministério Público Federal (MPF) havia denunciado o ex-presidente por ter recebido R$ 3,7 milhões em propina dissimulada da OAS por meio do triplex reformado no Condomínio Solaris e pelo pagamento de R$ 1.313.747,24 para a empresa Granero guardar itens que Lula recebeu durante o exercício da presidência, entre 2002 e 2010. Em troca, segundo a acusação, o ex-presidente conseguiria contratos da Petrobras para a empresa.

Com a absolvição no caso do armazenamento, Moro considerou que Lula recebeu mais de R$ 2,2 milhões em propina. "Do montante da propina acertada no acerto de corrupção, cerca de R$ 2.252.472,00, consubstanciado na diferença entre o pago e o preço do apartamento triplex (R$ 1.147.770,00) e no custo das reformas (R$ 1.104.702,00), foram destinados como vantagem indevida ao ex-Presidente Luiz Lula", diz na sentença.
.