segunda-feira, 10 de julho de 2017

Prédio residencial desaba e deixa feridos aqui em Garanhuns

Antônio Arcoverde, Servidor da Prefeitura de Garanhuns está entre as vítimas, mas segue sem ser
encontrado. Filha e esposa dele foram encontradas e socorridas. Ambas passam bem. (G1)

Um prédio de três andares desabou na madrugada desta segunda-feira (10) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro pessoas estavam no edifício no momento do acidente. Equipes dos Bombeiros seguem nas buscas por vítimas no prédio, no bairro Bairro Aluisio Pinto.

O edifício de dois andares era um conjunto de três unidades iguais, na Rua Desembargador João Paes. De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, um servidor, Antônio Arcoverde, de 32 anos, está desaparecido. Eram seis apartamentos nos dois andares do prédio. Segundo testemunhas, no momento do desabamento, quatro pessoas estavam no local.

     Duas pessoas foram resgatadas - uma mulher, de idade não informada, e a filha dela, que tem 20 dias de nascida. Elas são esposa e filha de Antônio Arcoverde (foto), que ainda segue desaparecido. Os bombeiros informaram que o servidor fez contato e informou que estava vivo. Um outro homem, de nome Edvaldo, segue desaparecido. A mãe e a recém-nascida foram levadas para o Hospital Regional Dom Moura. Elas tiveram ferimentos leves e já foram liberadas.
      
         Ambas tiveram ferimentos leves e já foram liberadas da unidade de saúde. Segundo o Corpo de Bombeiros, a causa do desabamento ainda é desconhecida e equipes estão no local para fazer o resgate das outras duas vítimas. O prédio era residencial.

Fotos: Diego Franco/TV Asa Branca e Alan Gustavo/Jornal Imprensa do Agreste

.

.

Festival Virtuosi na Serra, será de 24 a 28 de julho em Garanhuns

Festival se despede da Cidade das Flores com a apresentação 
do contratenor Edson Cordeiro, que deve ser a atração mais aguardada.

Durante o mês de julho, o Festival Virtuosi percorre o interior do Estado Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos em eventos já consagrados e aguardados ansiosamente pelo público do Agreste do estado pernambucano. Belo Jardim, Gravatá e Garanhuns receberão mais uma vez a programação do Virtuosi com a chegada de instrumentistas nacionais e internacionais em apresentações inéditas, além da oferta de masterclasses para estudantes de música da região.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença de público de outras cidades.

Em Garanhuns, o evento ocorre entre os dias 24 a 28 de julho, em paralelo ao Festival de Inverno de Garanhuns. Dentro da programação do FIG, o Virtuosi também marca presença com apresentações na Igreja de Santo Antônio. A programação se inicia segunda (24) às 16h com recital da pianista russa Kristina Miller e às 21h com o pianista Victor Asuncion. No dia 27 às 16h será a vez do Grupo Instrumental Brasil e às 21h o duo Paula Bujes & Pedro Huff com o CD Afluências.

O Virtuosi na Serra se despede da Cidade das Flores no dia 28 às 16h com a apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco junto do contratenor Edson Cordeiro, que deve ser a atração mais aguardada deste ano.
.

Socorro Régis e Eliane Vilar serão homenageadas pela Câmara

Resoluções que concedem a medalha Aurora Cristina Rolim de Andrade, à Socorro 
e Eliane, foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios desta segunda (10).

O Diário Oficial dos Municípios (AMUPE), desta segunda-feira, dia 10 de julho, traz algumas resoluções promovidas pela Câmara Municipal de vereadores e chanceladas pela Presidente da Casa, a vereadora Carla de Zé de Vilaço, que concedem a medalha Aurora Cristina Rolim de Andrade, há algumas personalidades aqui da cidade.

Dentre os contemplados com a homenagem do Legislativo garanhuense, destaque para duas pessoas: uma delas, recém empossada Secretária de Educação, Eliane Vilar, e a outra, Maria do Socorro Régis, a “dona socorro”, como muitos carinhosamente chamam, a atual primeira dama do município, esposa do Prefeito Izaías.

A homenagem a Socorro, faz jus a seu intenso trabalho desenvolvido junto a Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos do município. Lá, a primeira dama desempenha atividades que frequentemente rendem elogios por parte da população local. Já Eliane, que até pouco vinha desempenhando a função de Secretária da Mulher, já ocupou a presidência da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), sendo que agora, está no comando da pasta de educação.

Enquanto Socorro toca ações que dialogam diariamente com cidadãos, alguns deles em estado de vulnerabilidade, Eliane dá sua contribuição no campo da gestão pública da educação e de políticas voltadas à mulher. A frente da Aesga, Vilar fez uma administração que resultou avanços aquela Autarquia, a colocando como uma das mais conceituadas Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Agreste Meridional e do Estado.

Socorro, por sua vez, não deixou que o posto de primeira dama, a fizesse acomodar, naquilo que ela entende ser necessário ser feito. Como prova de sua boa atuação, ela segue destinando tempo e empenho para que a gestão municipal possa conduzir a população local, ao acesso aos serviços de primeira necessidade.

As resoluções que concedem a medalha Aurora Cristina Rolim de Andrade, à Socorro e Eliane, que foram publicadas hoje no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE), são as de número 1.313 e 1314, respectivamente. A honraria é dirigida a mulheres que tenham prestado relevantes serviços à Garanhuns, nas mais diversas áreas.
.

Garanhuns será sede da 32ª edição da Bienal de São Paulo

Iniciativa, que será aberta ao público, também fará parte da programação da 27ª edição do 
Festival de Inverno de Garanhuns. Galaeria de Artes Ronaldo White, do Sesc receberá o evento.

Já referência pela realização do Festival de Inverno, Garanhuns vai reforçar seu potencial cultural e de difusão da arte à sociedade com a mostra da 32ª Bienal de São Paulo – Itinerâncias. O recorte de um dos maiores eventos artísticos escolheu a cidade como a única de Pernambuco a receber obras de artistas nacionais e internacionais para explorar o tema “Incerteza Viva”, de 20 de julho a 22 de setembro, na Galeria de Artes Ronaldo White e no Centro de Produção de Cultural do Sesc.

A iniciativa, que será aberta ao público, também fará parte da programação da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, já presente no calendário da cidade. A vinda da 32ª Bienal de São Paulo, que em 2016 reuniu mais de 900 mil pessoas e 81 artistas, para o município é resultado de uma parceria da Fundação Bienal de São Paulo com o Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc).

“Levar um recorte de Incerteza Viva para o interior do Estado é romper um modelo de gestão cultural que beneficia somente o público das grandes metrópoles. Essa parceria é um excepcional rumo à inclusão”, defende o gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho. Além de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, outras cidades também estão recebendo recortes da mostra, Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Fortaleza (CE), Bogotá (Colombia) e Porto (Portugal).

A exposição foi construída especialmente para Garanhuns e conta novamente com a curadoria geral de Jochen Volz. Trazendo o título “Incerteza Viva”, vai reunir trabalhos de nove artistas nacionais e mundiais. Bárbara Wagner, Cristiano Lenhardt – que estará presente na abertura da mostra – Ebony G. Patterson, Gilvan Samico, Jonathas de Andrade, José Bento, Leon Hirszman, Rosa Barba e Wilma Martins serão os responsáveis por propor, por meio de seus trabalhos, o exercício de reflexão aos visitantes. Além do público que vai circular, o Sesc vai focar também no acesso de estudantes do município, disponibilizando agendamento para escolas pelo telefone: (87) 3761-2658.

Serviço - 32ª Bienal - Itinerâncias: Festival de Inverno de Garanhuns
Local: Galeria de Arte Ronaldo White e Centro de Produção Cultural do Sesc                         Garanhuns – Rua Manoel Clemente, 136, Centro
De 20 a 29 de julho - segunda a sábado, das 9h às 21h
De 31 de julho a 22 de setembro – segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
          Entrada gratuita
.