sexta-feira, 7 de julho de 2017

Defesa Civil vai atuar no final de semana de chuvas em Garanhuns

Compdec atuará em regime de plantão, monitorando as áreas de risco. Órgão municipal alerta 
para o descarte irregular do lixo doméstico. (Fonte: Aquiles Soares/Secom/PMG).

Diante do aviso hidrometeorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que indica a previsão de chuvas com intensidade moderada e ocasionalmente forte em quatro áreas do estado, incluindo o Agreste de Pernambuco, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue atuando com uma logística de prevenção nas zonas urbana e rural de Garanhuns, até o fim da validade do aviso publicado no site do órgão estadual, e que segue até o fim desta sexta-feira (07).

Ainda de acordo com o monitoramento pluviométrico da Apac, o índice de chuvas em Garanhuns, nas últimas 24 horas, foi de 16,6 mm. As precipitações ocorrem devido ao fenômeno conhecido como “Ondas do Leste”, caracterizado pela chegada de nuvens que trazem vento e fortes chuvas para todo Nordeste do país, do Oeste para o Leste. 

Em Garanhuns, a Compdec segue atuando em regime de plantão, monitorando as áreas de risco. “Pelo fato da cidade estar situada em uma grande altitude e seu revelo ser formado por colinas, temos diversas áreas de risco que são propícias ao deslizamento, que é oriundo do acúmulo de água em solo saturado. Este fenômeno tem como consequência a movimentação de massas que ocasiona o desabamento de barreiros”, explica o coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim.

O órgão municipal alerta também para o descarte irregular do lixo doméstico, que pode colaborar com o risco de deslizamentos de encostas e prejudica a vegetação local. Portanto, é importante que a população esteja atenta ao descarte correto para que a limpeza urbana possa recolher o lixo.

Outras recomendações englobam a verificação de fissuras em barreiras e encostas. Já quem mora na parte alta destes locais deve observar se o piso está afundando ou se as paredes apresentam fissuras ou trincas. Nestes casos, a população deve efetuar o desalojamento imediato da área, e posteriormente acionar o Corpo de Bombeiros através do 193, ou a Defesa Civil de Garanhuns no telefone (87) 99900-3333.
.

Fundarpe divulga programação do Festival de Inverno 2017

Abertura do festival, ocorrerá na quinta-feira (20), no Teatro Luiz Souto Dourado, 
com cantora pernambucana Isadora Melo. (Com informações do Governo de Pernambuco).

Na manhã desta sexta-feira, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e da Secretaria de Cultura (Secult), anunciou a programação oficial da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano, ocorrerá entre os dias 20 e 29 de julho. Como já antecipado, o homenageado de 2017 será o cantor e compositor Belchior, mas haverá espaço também para celebrações pelo centenário de Hermilo Borba Filho, cujas homenagens marcarão o conceito da Praça da Palavra.

O Festival de Inverno de Garanhuns também irá fortalecer a memória de Ariano Suassuna, levando seu nome ao Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, como passará a ser chamado daqui por diante, e que receberá, durante oito dias, um recorte das mais diversas expressões da cultura popular do Estado de Pernambuco.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, o FIG conta com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música.  

A abertura do festival, na quinta (20), será no Teatro Luiz Souto Dourado, com a cantora pernambucana Isadora Melo, e participação especial dos músicos Maurício Tizumba (MG), Lui Coimbra (RJ) e Mona Gadelha (CE). O Reisado de Garanhuns também emprestará mais brilho à noite de abertura do FIG.
.

MESTRE DOMINGUINHOS - Na sexta-feira, primeiro dia do palco Mestre Dominguinhos, acontece o Tributo a Belchior, o grande homenageado do FIG 2017. O concerto contará com a participação de Ednardo (CE), Vanusa (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE),  Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE). Antes deles, o palco receberá a cantora Amanda Back, às 20h, e também show com Geraldo Azevedo, às 22h30. O VJ Gabriel Furtado garantirá as imagens que ilustrarão todos os shows que acontecerão no palco Dominguinhos.

No sábado, o palco Mestre Dominguinhos receberá uma das artistas mais importantes da música brasileira. Baby do Brasil chega com o eletrizante show Baby do Brasil Experience, que traz grandes sucessos da sua carreira, tais como Sem Pecado e Sem Juízo, Cósmica, Telúrica, Menino do Rio e Todo Dia Era Dia de Índio. Antes de Baby, o palco será de artistas que representam a música de tradição pernambucana: Maciel Salu (filho do saudoso Mestre Salu) e Adiel Luna e Mestre Bule Bule, que vem encantando plateia com show de poesia popular e viola.

Outros nomes da cena autoral pernambucana e brasileira passarão pelo palco maior do FIG, ao longo da semana. Muitos deles comporão mostras que darão conta de cenas específicas que acontecem no país. Tocarão no Dominguinhos: Tom Zé (BA), Baiana System (BA), Fafá de Belém (SP), MPB4 (RJ), Chico César (PB), Marienne de Castro (BA), Mart'nália (RJ), Fernanda Abreu (RJ), Lucas Santana (BA), Banda Eddie (PE), Mundo Livre, Spok Frevo Orquestra, Lia Shopia e Pinduca (PA), Lucy Alves (PB), entre outros.

Confira, abaixo, a programação completa do pólo que reúne maior público, 
o Dominguinhos, que fica instalado na praça de mesmo nome:

.

ABERTURA OFICIAL

Quinta-feira, 20/7

 19h – Show de Isadora Melo
 Local: Teatro Luiz Souto Dourado (Centro Cultural Alfredo Leite)
Participações: Maurício Tizumba (MG), Lui Coimbra (RJ) e Mona Gadelha (CE)

PALCO MESTRE DOMINGUINHOS:

Sexta-feira, 21/7

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Amanda Back
21h – Mundo Livre (PE)
22h30 – Geraldo Azevedo
0h – Tributo a Belchior: Ednardo (CE), Vanusa (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE)

Sábado, 22/7

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Rogério e os Cabras
21h – Maciel Salu
22h - Cantos Rurais: Adiel Luna (PE) e Mestre Bule-Bule (BA)
23h – Alice Caymmi (RJ)
0h30 – Baby do Brasil (RJ)

Domingo, 23/7

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Cafuringa e Banda
21h – Donas
22h – Zé Brown
23h – Ifá (BA)
0h30 – Tom Zé (BA)

Segunda-feira, 24/7

Palco Mestre Dominguinhos
21h – Still Living
22h – Herbert Lucena
23h – Cantoria Agreste
0h30 – MPB4 (RJ)

Terça-feira, 25/7

Palco Mestre Dominguinhos
21h – Lucas Santana (BA)
22h – Banda Eddie, com participação da Orquestra Henrique Dias
0h30 – Baiana System (BA)

quarta-feira, 26/7

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Belinha Lisboa
21h - Arthur Spindolla (PA)
22h – Lia Sophia e Pinduca (PA)
23h30 – Fafá de Belém (PA)

Quinta-feira, 27/7

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Mourinha do Forró
21h – Projeto Setenta com Sete (PE) – Waldonys (CE), Chambinho (SP), Meninão (RJ), Adelson Viana (CE), Agostinho do Acordeon (PE), Mahatma (PE) e Terezinha do Acordeon (PE)
22h20 – Lucy Alves (PB)
23h30 – Chico César (PB)

Sexta-feira, 28/7

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Kiara Ribeiro
21h – Grupo Terra
22h – Gerlane Lops
23h – Marienne de Castro (BA)
0h30 – Mart’nália (RJ)

Sábado, 29/7

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Andrea Amorim
21h – Jr. Black
22h - Spok Frevo Orquestra
23h – Zé Ricardo (RJ), com participação 
especial de Toni Garrido
0h30 – Fernanda Abreu (RJ)

---------------------------------------------------------------------------------------

CONFIRA, CLICANDO AQUI, A PROGRAMAÇÃO 
COMPLETA DOS DEMAIS PÓLOS DO FIG DESTE ANO

Felipe Carreras: “Desde que assumi a Secretaria de Turismo, a empresa Festa Cheia não foi contratada pelo Governo de PE”

Secretário de Turismo está sendo investiga pelo MP, por ter supostamente favorecido 
a empresa com patrocínio da Empetur (que ele controla), sendo que ele seria um dos sócios dela.

        O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Governo de Pernambuco, Felipe Carreras (foto acima), alvo de uma investigação por parte do Ministério Público de Pernambuco, que apura uma suposta contratação da empresa Festa Cheia, através da Empetur, para o tradicional evento Olinda Beer, manteve contato contato com o Blog do Gidi Santos, na manhã desta sexta-feira (7), para apresentar sua versão sobre o caso.

De acordo com o MP, teria sido concedido, através da Empetur, um apoio financeiro indevido para a realização do evento privado. Segundo o órgão, no material de divulgação do evento, não constaria o apoio do Governo do Estado, algo passível de investigação. Além disso, afirma o MP; a empresa Festa Cheia, responsável pelo evento, teria como um dos sócios, o deputado federal licenciado Felipe Carreras (PSB), atual secretário estadual de Turismo, e que inclusive, controla a Empetur, estatal de turismo do Estado.

Ainda de acordo o MP, através da responsável pelo caso, a Promotora Ana Barros de Carvalho, que atua na Promotoria do Patrimônio Público de Olinda, ficou identificado que, no período dos contratos, o gestor teria mantido na diretora jurídica da Empetur uma pessoa ligada à antiga firma. “Restam as análises dos convênios, haja vista terem sido efetuados concomitantemente ao momento em que a Sra. Ana Cláudia era detentora do cargo de Direção da Empetur, haja vista a possibilidade de que ela tenha utilizado de sua influência para favorecer a Empresa Festa Cheia Produções”, escreveu a promotora, no despacho, da abertura do inquérito, promovido ainda no dia 21 de junho.

É, mas apesar da abertura de inquérito pelo MP, e da afirmação da Dr.ª Ana, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, defende que todos os contratos citados no despacho do MP já foram apreciados e julgados regulares pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), sem falar que de acordo com o secretário, desde que ele assumiu a Secretaria, a empresa Festa Cheia não teria sido contratada pelo Governo de Pernambuco para qualquer tipo de evento. Outro aspecto defendido por Carreras, é de que ele estaria licenciado da empresa em questão, desde 2013. No contato com o Blog, o Secretário se disse surpreso com a abertura do inquérito.
.

A íntegra da comunicação enviada ao Blog, você confere, abaixo:

“Foi com surpresa que fui informado, nesta quarta-feira (05), pela imprensa, e não por meio de notificação formal, sobre a abertura de um inquérito para investigar os contratos firmados entre a Empetur e a empresa Festa Cheia, da qual estou licenciado desde 2013.

Todos os contratos citados no documento já foram apreciados e julgados regulares pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE). Essas apreciações e aprovações foram, inclusive, apresentadas pela Empetur ao próprio Ministério Público na primeira fase deste processo. Vale ressaltar que desde que assumi a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, a empresa Festa Cheia não foi contratada pelo Governo de Pernambuco para qualquer tipo de evento.

Lamento que o parecer do próprio TCE, reconhecidamente um dos órgãos mais respeitados do Brasil, não tenha sido suficiente para o MPPE. Sendo assim, espero que o órgão se mantenha em favor da verdade e coerência.

Embora entenda que já estão absolutamente esclarecidos todos os fatos relacionados ao objeto desse inquérito civil, antes mesmo de sua instauração, determinei aos gestores da SETUREL e da EMPETUR que prestem irrestrita colaboração para com os trabalhos do MPE e prestem todas as informações necessárias, visando eliminar qualquer eventual resquício de dúvida por parte do órgão ou mesmo de qualquer interessado, para que se venha a dar por encerrado o assunto.

Esta sempre foi minha forma de trabalhar na gestão pública, com seriedade, honestidade, transparência e ética em benefício da verdade e do povo pernambucano.

Felipe Carreras - Recife, 06 de julho de 2017
Secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco”
.

PIB de PE mantém recuperação e cresce 1,4% no primeiro trimestre

Resultado decorreu do desempenho dos três grandes setores da economia: Agropecuária (12,3%), 
Indústria (6%) e Serviços (0,6%). (Com informações oficiais do Governo de Pernambuco).

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016. O resultado, sem ajuste sazonal, decorreu do desempenho dos três grandes setores da economia: Agropecuária (12,3%), Indústria (6%) e Serviços (0,6%). Em valores correntes, o PIB pernambucano do primeiro trimestre de 2017 alcançou R$ 40,7 bilhões.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5/07) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa (Agência Condepe/Fidem), vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Na mesma comparação, o PIB nacional registrou queda de 0,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação do primeiro trimestre de 2017 com o primeiro trimestre de 2016, contribuiu para o crescimento de 12,3% da Agropecuária o incremento de 48,6% apresentado pela agricultura. As lavouras permanentes caíram 2,5%, influenciadas pelas quedas na produção de coco-da-baía, banana e uva.

As lavouras temporárias registraram um crescimento de 73,1%, destacando-se os incrementos na produção de cana-de-açúcar, mandioca, feijão e milho. A pecuária apresentou crescimento de 4,3%, registrando aumento na produção avícola e de leite.
.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Ministério Público quer saber o por que da falta de professores no curso de Medicina da UPE Garanhuns

Audiência terá como objetivo, coletar junto à sociedade e ao poder público, elementos que 
embasem o Ministério, na instrução de procedimento sobre a falta de professores. (Fonte: MPPE)

O Ministério Público de Pernambuco, através da 2º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, através do Promotor Domingos Sávio Pereira Agra, realizará audiência pública no dia 10 de agosto, às 9 horas, com o propósito de discutir a falta de professores e outras necessidades do curso de Medicina da Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) no campus de Garanhuns. Essa audiência será realizada na sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns, na rua Joaquim Távora n° 393, bairro de Heliópolis.

O objetivo do encontro é coletar, junto à sociedade e ao poder público, elementos que embasem a Promotoria de Justiça na instrução de procedimento sobre a falta de professores do curso de medicina da Universidade de Pernambuco.

Foram notificados oficialmente a comparecer representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE), UPE, Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe),Hospital Regional Dom Moura, alunos do curso de Medicina de Garanhuns, além dos demais interessados no assunto. O edital de convocação da audiência pública foi publicado no Diário Oficial do dia 21 de junho de 2017.
.

AMSTT e Detran, vão intensificar fiscalização de trânsito no FIG

Fiscalização dos órgãos durante o evento, será voltada aos motoristas que insistem em 
misturar álcool e direção ou que agem em desacordo com as normas de trânsito.

Com foco nas ações educativas e de fiscalização prevista para o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG 2017, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, acompanhado do coordenador de articulação municipal do Órgão, Lázaro Medeiros, recebeu nesta quinta-feira (6), o presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de Garanhuns– AMSTT, Elison da Silva e o secretário executivo, Adilson Sulene.

O encontro teve como objetivo fortalecer as parcerias entre as duas instituições, tratando em especial, as Operações Rotas de Fuga e Trânsito Seguro, ambas desenvolvidas pelo Detran-PE, sendo a primeira voltada aos motoristas infratores que insistem em misturar álcool e direção ou que agem em desacordo com as normas de trânsito e a segunda, voltada para a fluidez do tráfego.

Ainda na ocasião, os gestores da AMSTT colocaram à disposição o pátio de veículos da Autarquia que dispõe de 30 mil metros quadrados, uma vez que durante o FIG aumenta o recolhimento de veículos. Além disso, eles reforçaram também a importância da ampliação das ações educativas realizadas na cidade, dentre elas as desenvolvidas junto ao Detran-PE, por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito.

Na oportunidade, Ribeiro colocou que as parcerias realizadas entre o Estado e municípios cumprem diretrizes do governador Paulo Câmara, objetivando reduzir cada vez mais os números de acidentes em Pernambuco, intercalando as ações educativas com as operações de trânsito. “Vamos continuar firmes com esse apoio para a cidade de Garanhuns e todas as demais do Estado. Nesse período especial, que é o Festival de Inverno, vamos ampliar ainda mais nossas atividades na região e colaborar com o trabalho já realizado pela AMSTT, tanto na área educativa quanto na área de operações”, enfatizou.
.

Prefeitura realiza reparos em estradas rurais de Garanhuns

Ações de reparos emergenciais contam com duas retroescavadeiras, uma máquina patrol, uma enchedeira 
e dois caminhões-caçamba. (Com informações de Daniela Batista e Cloves Teodorico/Secom/PMG).

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), está realizando reparos emergenciais em pontos estratégicos de estradas rurais de Garanhuns, incluindo áreas dos distritos. Devido à quantidade de chuvas que vêm sendo registradas na região, nas últimas semanas, alguns locais podem voltar a sofrer deteriorações. De acordo com dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) já choveu em Garanhuns, desde maio deste ano, mais de 600mm.

O secretário da pasta, João Paulo Sobral, ressalta a necessidade de condições climáticas mais firmes para continuidade da ação. “Estamos nos esforçando para buscar a melhor maneira de fazer esses reparos, todos os dias verificamos formas para realizar essas melhorias. Porém, estamos dependendo das condições climáticas, já que precisamos de períodos de sol mais extensos para que esses reparos não sejam danificados”, explica.

As ações de reparo emergenciais que vem sendo realizadas pela Prefeitura Municipal, contam com duas retroescavadeiras, uma máquina patrol, uma enchedeira e dois caminhões-caçamba. Ao todo, seis servidores integram a equipe de execução do trabalho.
.

Cantor Baiano Tom Zé é mais um artista confirmado para o FIG 2017

Sambista Mart'nália, filha de Martinho da Vila, e a pernambucana Isadora Melo foram
as duas primeiras convidadas anunciadas. (Com informações do Diário de Pernambuco).

O cantor baiano Tom Zé (foto acima) é mais uma atração confirmada do Festival de Inverno de Garanhuns. O mais recente trabalho do cantor e compositor baiano é Canções eróticas de ninar: Urgência didática. O disco foi lançado no ano passado, às vésperas do aniversário de 80 anos de um dos mais ousados artistas do país. A data foi comemorada com turnê que passou pela capital pernambucana, em quatro apresentações esgotadas na Caixa Cultural Recife. A última apresentação dele no estado foi em fevereiro, durante a prévia carnavalesca Guaiamum Treloso Rural.

 A sambista Mart'nália, filha de Martinho da Vila, e a pernambucana Isadora Melo foram as duas primeiras convidadas anunciadas. Elas se apresentam no dia 27 de julho, no Palco Mestre Dominguinhos, e na cerimônia de abertura, no Teatro do Centro Cultural Alfredo Leite, respectivamente. O cearense Belchior, morto no dia 30 de abril, Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho - que nasceram há 90 e 100 anos, respectivamente - são os homenageados desta 27ª edição do evento. 

Um dos mais procurados eventos culturais do estado, o FIG será realizado entre os dias 20 e 29 de julho, no Agreste pernambucano. A programação completa será anunciada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) nesta sexta-feira (7), em coletiva de imprensa no Museu do Estado de Pernambuco.

Final do Campeonato Pernambucano 2017 pode ser impugnada

Vitória do Sport sobre o Salgueiro, que deu ao Leão o Título estadual corre o
risco de não ser homologada. (Com informações e imagens do Jornal do Comércio).

Em resposta à ação movida pelo goleiro Luciano, do Salgueiro, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Vitor Freitas Andrade Vieira, intimou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) a não homologar o resultado da final do Campeonato Pernambucano desse ano de 2017.

O jogo da volta, realizado no Cornélio de Barros, no Sertão do Estado, foi vencido por 1x0 pelo Sport, placar que deixou o título na Ilha do Retiro. De acordo com o despacho do magistrado, a partida deve ser impugnada até que uma decisão final seja tomada. O presidente da FPF, Evandro Carvalho, afirmou estar tranquilo quando a decisão final do TJD-PE. O Tribunal deve julgar pedido de impugnação em até 15 dias. O Sport também foi intimado e vai ter dois dias para se manifestar. Passado esse prazo, se o Leão não se pronunciar, caberá à Procuradoria se manifestar ao pleno do TJD. 

AÇÃO - A ação de Luciano foi motivada por um gol do Carcará anulado antes de o Sport balançar as redes com Éverton Felipe. O tento do Carcará foi invalidado depois que o árbitro da partida, Wilton Pereira, e o árbitro de vídeo, Péricles Bassols, entenderam que a bola saiu na cobrança de escanteio que originou o gol. A iniciativa gerou muita polêmica e trouxe revolta aos sertanejos.
.