quarta-feira, 5 de julho de 2017

Inscrições para seleção de professor substituto do IFPE, com vagas para Garanhuns, terminam nesta quinta-feira (6)

Processo se dará em duas etapas. A primeira, será uma análise classificatória de 
títulos, e a segunda, uma prova de conhecimentos práticos específicos. (Folha de Pernambuco).

As inscrições para a seleção de professores substituto do IFPE terminam nesta quinta-feira (6). São oferecidas 15 vagas em diversas áreas, com salários que podem variar entre R$ 3.117,22 a R$5.697,61, a depender da titulação do profissional.

Os selecionados poderão atuar nos campi Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira e Recife. As inscrições devem ser feitas presencialmente, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife, Pesqueira, ou ainda via Sedex. Os candidatos, de acordo com o órgão federal, devem apresentar os documentos listados no edital e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 70.

Podem concorrer às vagas candidatos com formação em Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Espanhola ou Inglesa), Licenciatura em Geografia, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Automação e Controle, Medicina, Enfermagem, Tecnologia em Radiologia ou Odontologia.

O processo seletivo se dará em duas etapas distintas. A primeira será uma análise classificatória de títulos e a segunda uma prova de conhecimentos práticos específicos, em que o candidato deverá ministrar uma aula, com avaliação da banca examinadora. O concurso validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. O edital encontra-se disponível nos sites cvest.ifpe.edu.br/selecao2017.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com a Comissão de Vestibulares e Concurso (CVEST) pelo e-mail cvest@reitoria.ifpe.edu.br ou 2125.1724.
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Cinco novos dessalinizadores são implantados na cidade de Iati

Equipamentos foram instalados no Povoado Bela Vista, Sítio Campos do Uruçú, 
Sítio Quati, Sitio Trapiá e na sede do município. (Com informações do G1 Caruaru e Região).

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), implantou em Iati, no Agreste de Pernambuco, cinco novos equipamentos dessalinizadores. O objetivo é ampliar a oferta de água potável distribuída para aquele município.

Os equipamentos foram instalados no Povoado Bela Vista, Sítio Campos do Uruçú, Sítio Quati, Sitio Trapiá e na sede do município. No total, os dessalinizadores passam a beneficiar mais de 1.200 famílias. De acordo com o governo do estado, o investimento total na ação é de R$ 400 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

A ordem de serviço para a implantação dos sistemas, foi assinada pelo governador Paulo Câmara durante as atividades do Programa "Pernambuco em Ação", realizado ainda no Agreste Meridional, no mês de abril. A obra, segundo o executivo estadual, foi concluída antes do prazo proposto, antecipando o atendimento à população.

“Somados a esses equipamentos, Pernambuco passará a contar com mais de 210 sistemas de dessalinização em pleno funcionamento, sendo uma das mais eficazes ações de enfrentamento à seca em vigor. Atualmente é produzido um volume superior a 140 mil litros de água potável por hora, beneficiando a população da zona rural do semiárido pernambucano”, explica o secretário executivo de Recursos Hídricos, Mário Cavalcanti.
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2016: Gestão fiscal de Paranatama é julgada irregular pelo TCE

Multa no valor de R$ 28.800,00 foi aplicada ao Prefeito da época, José Teixeira e de 
R$ 19.200,00 ao atual chefe do Poder Executivo, Valmir do Leite. (Com informações do TCE).

O atraso no envio de informações fiscais da prefeitura de Paranatama, levou a Segunda Câmara do TCE a julgar irregulares, nesta terça-feira (04), os relatórios de Gestão Fiscal do município, referentes aos 1º, 2º e 3º quadrimestres do exercício financeiro de 2016.

O relator do processo (nº 1722506-1), conselheiro Dirceu Rodolfo, determinou ainda aplicação de multa no valor de R$ 28.800,00 ao então prefeito José Teixeira Neto (foto acima - referente aos 1º e 2º quadrimestres), e de R$ 19.200,00 ao atual chefe do Poder Executivo (referente ao 3º quadrimestre), José Valmir Pimentel de Gois, o "Valmir do Leite".

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, os titulares dos Poderes e Órgãos são obrigados a emitir Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) ao final de cada quadrimestre, os quais deverão ser publicados até 30 dias após o encerramento do período a que corresponder. O envio das informações ao Tribunal de Contas do Estado, TCE-PE, deve ser feito exclusivamente por intermédio eletrônico, como determina a lei. O envio do RGF fora do prazo legal resulta no atraso de sua publicação no Sistema SICONFI, ocasionando prejuízos à transparência pública e ao controle social.

Notificados, os gestores apresentaram defesa, alegando que não houve ausência de envio dos relatórios e sim remessa intempestiva das informações, argumentos que, segundo o voto do relator, não se mostraram capazes de afastar a falha identificada, pois houve reincidência da irregularidade, uma vez que o atraso no envio dos relatórios se deu por três quadrimestres consecutivos. Sendo assim, conclui o relator, restou caracterizada a prática de infração administrativa prevista no artigo 5º, inciso I, da Lei Federal nº 10.028/2000, ensejando a aplicação de multa aos responsáveis. O voto foi aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros da Segunda Câmara do TCE..
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+ SAÚDE: Prefeitura amplia atendimento pediátrico em Garanhuns

Procedimentos podem ser realizados diretamente no Cesmuc, de segunda
a sexta-feira. (com informações de Aquiles Soares/Secom/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), ampliou os atendimentos na área de pediatria com o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços do órgão. A alteração centraliza o processo desses atendimentos que antes passavam por uma triagem no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), quando o encaminhamento era realizado de acordo com a emergência de cada caso, promovendo mais agilidade.

Para viabilizar as consultas no Centro de Especialidades, as famílias devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua respectiva comunidade e agendá-las, ou comparecer ao Cesmuc munidas do cartão do Sistema Único de Saúde, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG. Ao todo, 125 crianças serão atendidas por semana. A melhoria também disponibiliza consultas no período de segunda a sexta-feira — nas segundas e quartas, a partir das 13h; e nas terças, quintas e sextas, às 07h. “É a primeira vez que viemos para cá, fomos direto para o Dom Moura que indicou aqui. Gostei do atendimento, bem rápido e ficou mais fácil agora”, declarou Tatiane Amorim, que esteve com os filhos Wagnor e Maria Larissa.

A secretária de Saúde, Shisneyda Furtado (foto acima), esclarece que as mudanças acontecem no intuito de beneficiar a população e otimizar o tratamento infantil em Garanhuns. “É uma adequação pensada para centralizar todas as avaliações médicas pediátricas dentro do município, evitado o desgaste da espera desnecessária pelos atendimentos”, evidencia a titular da pasta.
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Ministério Público Federal investiga denúncia de superfaturamento em obra do Programa “Água para Todos” do Governo de PE

Superfaturamento teria ocorrido na instalação de sistemas simplificados de abastecimento de 
água na comunidade de Sítio Luz, na cidade de Canhotinho. (Fonte: Blog da Noélia Brito).

O 3º Ofício de Combate à Corrupção da Procuradoria da República, em Pernambuco, determinou a instauração de Inquérito Civil para investigar denúncia de superfaturamento em uma das obras do Programa "Água Para Todos", do Ministério da Integração Nacional, em Convênio com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, afrente da pasta, o Secretário Nilton Mota (foto abaixo, com o Governador).

De acordo com a Notícia do Fato nº 1.26.000.001229/2017-56, que foi feita pelo deputado estadual Álvaro Porto, do PSD, a instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água na comunidade de Sítio Luz, na cidade de Canhotinho, teria sido superfaturada em R$ 349.392,45, ou seja, nada menos do que 46,34%.

O procurador da República Cláudio Henrique Cavalcante Machado Dias, responsável pela investigação e que também  é um dos responsáveis pela Operação Turbulência, já requisitou ao Ministério da Integração, as cópias integrais dos processos referentes ao Programa, bem como à Secretaria de Agricultura, o envio das cópias integrais dos processos de licitação, boletins de medição e processos de pagamentos da obra.
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FELIPE CARRERAS: MP abre inquérito para investigar contratos da Empetur com empresa do Secretário de Turismo de PE

Empresa teria Felipe como um dos sócios, sendo que ele é quem controla a Empetur: 
estatal de turismo do Estado. (Com informações e imagens do Blog do Jamildo).

Sem alarde, no dia 21 de junho passado, a promotora Ana Maria Sampaio Barros de Carvalho, que atua na Promotoria do Patrimônio Público de Olinda, abriu um inquérito para investigar contratos da Empresa Festa Cheia com a Empresa de Turismo, Empetur, do governo do Estado. A promotora está mandando ofício à Empetur, requisitando uma série de contratos referentes às produções com a Festa Cheia.

Todas estas informações constam no despacho assinado pela promotora em 21 de junho e já publicado no Diário Oficial do Estado. No entanto, o procedimento teve início ainda em 2016, de acordo com as informações do Ministério Público do Estado. O inquérito cita supostas irregularidades no Olinda Beer. O MPPE reclama por “apoio financeiro concedido indevidamente para realização de evento privado, que é autosustentável, onde nem sequer consta no material de divulgação o apoio do Governo do Estado.”

A empresa teria como um dos sócios o deputado federal licenciado Felipe Carreras (PSB), atual secretário estadual de Turismo, que controla a Empetur, estatal de turismo do Estado. Segundo dados do inquérito, Felipe Carreras teria deixado a administração da empresa ainda durante o ano de 2013.

No entanto, a promotora teria identificado que, no período dos contratos, o gestor teria mantido na diretora jurídica da Empetur uma pessoa ligada à antiga firma. “Restam as análises dos convênios, haja vista terem sido efetuados concomitantemente ao momento em que a Sra. Ana Cláudia era detentora do cargo de Direção da Empetur, haja vista a possibilidade de que ela tenha utilizado de sua influência para favorecer a Empresa Festa Cheia Produções”, disse a promotora Ana Sampaio, no despacho.

O secretário Felipe Carreras, en contato com o blog do Jamildo (autor da reportagem), negou qualquer irregularidade nos contratos da Empetur e informou que estava elaborando uma nota de esclarecimento rebatendo o MPPE.
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Governo de Pernambuco muda de ideia, e programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns será apresentada na sexta, dia 7

Anúncio da programação completa do 27º Festival de Inverno de Garanhuns,
ocorrerá no Museu do Estado de Pernambuco, na capital, Recife, a partir das 10h.

Ao contrário do que foi recentemente informado, e amplamente divulgado, a programação da 27ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano ocorrerá entre os dias 20 a 29 de julho, deverá ser apresentada na próxima sexta-feira, dia 7 – antes seria dia 12. A informação é do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, em parceria com a Prefeitura Municipal de Garanhuns.

Após muitas críticas da população local, dirigidas a data escolhida para a apresentação da grade de artistas que se apresentarão no Festival, somado a informação que circulou em algumas rádios locais, de que o FIG este ano poderia contar apenas com cinco noites de shows na praça Mestre Dominguinhos, a Fundarpe/Secult-PE parece, com essa mudança, intervir nos muitos boatos negativos que cercam o evento.

O anúncio da programação oficial completa do 27º Festival de Inverno de Garanhuns, ocorrerá no Museu do Estado de Pernambuco, na capital, Recife, a partir das 10h. O momento será aberto ao público e à imprensa. Após o momento, todas as informações estarão disponíveis no site oficial do FIG 2017.

O Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Garanhuns, Cepe Editora, SESC, SEBRAE, Conservatório Pernambucano de Música e Festival Virtuosi. O evento, em seus dias de realização, contará com ações de difusão e formação cultural nas mais diversas linguagens da arte e da cultura.
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Última fase de saques do FGTS inativo começa no dia 10 de julho

Saques poderão ser realizados em terminais de autoatendimento, lotéricas, Correspondentes 
Caixa Aqui e Agências bancárias da Caixa. (Com informações do Folha de Pernambuco).

A Caixa Econômica Federal (CEF), decidiu alterar para próxima segunda-feira, dia 10 de julho, o início da última fase de pagamentos das contas inativas do FGTS. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5). Inicialmente, as retiradas começariam a acontecer apenas no dia 14 de julho, mas foram transferidas para o sábado (8) e agora acontecerão apenas a partir da segunda. A data limite para o trabalhador ter direito à retirada do benefício é 31 de julho. 

Até o momento, a Caixa Econômica Federal ainda não informou se haverá horário de funcionamento especial nas agências para atender dúvidas ligadas ao FGTS. Têm direito ao saque os trabalhadores nascidos no mês de dezembro que foram demitidos por justa causa ou que pediram desligamento do emprego até o dia 31 de dezembro do ano de 2015. Profissionais que fazem aniversário em meses anteriores e já foram autorizados a sacar podem retirar o benefício a partir da segunda-feira.

É possível realizar os saques por terminais de autoatendimento, lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e Agências bancárias da Caixa. Para quem vai sacar até R$ 1.500, é possível retirar o valor em um terminal de autoatendimento portando a senha do Cartão Cidadão. Valores até R$ 3 mil também podem ser retirados em um terminal eletrônico e casas lotéricas, mas é preciso estar com o Cartão Cidadão e a senha.

Apenas os valores acima de R$ 3 mil precisam ser feitos numa agência da Caixa. A documentação completa necessária é número de inscrição do PIS/PASEP, um documento de identificação e o comprovante de término do contrato de trabalho (Carteira de Trabalho ou Termo de Rescisão). Para valores acima de R$ 10 mil, o trabalhador deve ainda apresentar a Carteira de Trabalho ou documento que comprove a extinção do vínculo de trabalho, além do documento de identificação.

CANAIS DE ATENDIMENTO - A recomendação para quem ainda não sabe se tem direito ao benefício ou o valor que pode receber é acessar um dos canais de atendimento da Caixa antes de comparecer a uma agência. No endereço www.caixa.gov.br/contasinativas é possível consultar as contas do FGTS e tirar dúvidas. A Caixa Econômica Federal Também disponibiliza um telefone para maiores informações, o 0800 726 2017.
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Confira, abaixo, o cronograma completo de vacinação:

06/07/2017 – Miracica
11/07/2017 – Liberdade (PSF)
14/07/2017 – São Pedro (em frente à Igreja Católica)
18/07/2017 – Sítio Cachoeirinha
25/07/2017 – Várzea (Associação dos Moradores)
27/07/2017 – Iratama
01/08/2017 – Vale do Mundaú (Unidade de Saúde)
03/08/2017 – Sítio Cruz
12/08/2017 – Postos na zona urbana da cidade
(exceto as localidades já visitadas)