segunda-feira, 3 de julho de 2017

Luzia trabalha para melhorar o trânsito no bairro da Boa Vista

Requerimento da vereadora, solicita a instalação de um sinal de trânsito no trecho que compreende o
cruzamento da Praça Dom Pedro II, com a rua Dr. Dourado, encontro com as ruas São Miguel e José Leitão.

        Um trânsito que escoe com facilidade, bem como não ofereça riscos eminentes de colisões. Esses foram os dois aspectos defendidos pela Vereadora Luzia Cordeiro, do PTB, a Luzia da Saúde, em requerimento de sua autoria, recém aprovado na Câmara, que busca a instalação de um semáforo no trecho que compreende o cruzamento da Praça Dom Pedro 2º, com a rua Dr. Dourado, no encontro que ocorre com as ruas São Miguel e Coronel José Leitão, na bairro da Boa Vista, aqui em Garanhuns.

O pedido de Luzia foi apresentado ao Plenário da Câmara no último dia 21 de junho, onde foi aprovado por unanimidade. A ideia da solicitação, é que a Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT), possa realizar um estudo de viabilidade para instalação do equipamento naquele local. Em se confirmado que o espaço oferece as condições viáveis, o órgão de trânsito, deve proceder com a colocação do sinal.

De acordo com Luzia, e com o que a vereadora defende em seu pedido, aquela área concentra um intenso fluxo de veículos, já que o cruzamento converge o trânsito entre três ruas do bairro. Segundo a Parlamentar, esses dois aspectos, somados a falta de uma sinalização semafórica, contribuem para um alto índice de acidentes. O requerimento segue agora, para apreciação do Prefeito Izaías, que é quem poderá fazer com quê a Autarquia Municipal de Trânsito execute os trabalhos de instalação.

“Aprovamos nosso pedido no plenário e esperamos que na prática, ele seja executado, pois com isso, estaremos contribuindo com o trânsito de nossa cidade, em especial com o da Boa Vista. Essas mudanças são necessárias para uma cidade como a nossa, que aumenta sua frota de veículos consideravelmente a cada ano”, assegura Luzia.
.

.

Moto roubada é recuperada em fiscalização da PRF em Garanhuns

Responsável pala moto roubada foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. 
O homem deve responder por receptação. (Com informações do G1 Caruaru e Região).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu quatro motocicletas de trilha no último domingo, dia 2 de julho, na BR-423 em Garanhuns. De acordo com a PRF, a abordagem ocorreu durante uma fiscalização na altura do quilômetro 98 rodovia, onde as motos estavam sendo conduzidas por um carro de passeio.

O motorista seguia de Calçado para um evento de motocross em Iati, também no Agreste. Uma das motos apresentava registro de roubo, conforme informou a PRF. Um dos passageiros do carro disse ser dono da moto e informou que a adquiriu em um leilão.

Os veículos e o responsável pala moto roubada foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. O homem deve responder por receptação.
.

Dia 10, Compesa encerra racionamento d'água em Garanhuns

Companhia acredita que o volume de água já acumulado, vai assegurar o abastecimento de 
Garanhuns até o próximo período chuvoso, previsto para maio de 2018. (Fonte: G1 Caruaru e Região).

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou o fim do racionamento de água a partir da próxima segunda-feira (10) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a assessoria, as barragens de Inhumas e Mundaú, que atendem o município, atingiram a capacidade máxima de acumulação. A barragem do Cajueiro, que também atende a cidade, está com 71,49% de sua capacidade.

A Compesa acredita que o volume de água acumulado vai assegurar o abastecimento da cidade de Garanhuns até o próximo período chuvoso, que está previsto para o mês de maio de 2018, conforme informou assessoria. A companhia está realizando intervenções operacionais para garantir o funcionamento normal após o fim do rodízio.

    "As chuvas, neste ano, possibilitaram uma excelente recuperação dos mananciais, principalmente, de Inhumas que chegou ao colapso, no mês de março. Esse reservatório tem a característica de recarga muito rápida, justamente por estar localizado numa bacia hidrográfica de alto rendimento e de bons índices de precipitação pluviométrica", explica Marconi de Azevedo, que é diretor Regional do Interior da Compesa.
.

Gonzaga de Garanhuns pode se tornar Patrimônio Vivo de PE

Artista apresentará a defesa da sua candidatura no XII Concurso do Patrimônio Vivo de 
Pernambuco, realizado pela Fundarpe, em Recife, no próximo dia 6 de julho. (Secom/PMG).

O reisado em Garanhuns conta, há décadas com um grande aliado. Luiz Gonzaga de Lima, que leva a paixão pela cultura no nome e na alma, está à frente de cinco grupos de reisado. No dia 6 de julho, quinta-feira, Gonzaga de Garanhuns, como é mais conhecido, apresentará a defesa da sua candidatura no XII Concurso do Patrimônio Vivo de Pernambuco, realizado pela Fundarpe, na capital, Recife.

O artista, apoiado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, vai mostrar um pouco do que produz e levar informações e comprovações do que o credencia para vencer a disputa. O certame disponibilizará de seis vagas referentes ao ano de 2017.

A história de Gonzaga de Garanhuns com o reisado, começou há cerca de 60 anos, quando aos 13, ele teve o primeiro contato com o folguedo, na zona rural do no município. “Me deu aquele impulso de participar de reisado. Iniciado oficialmente por Manoel Clarindo da Rocha, a quem ele chama de “primeiro mestre”, Gonzaga sempre se destacou. Em 1977, foi formado o Reisado do Mestre João Gomes, em Garanhuns, e Seu Gonzaga foi convidado para ser o personagem Mateus.

Ao mesmo tempo que Gonzaga trabalhava no comércio e participava de reisados, ele também conciliava seu tempo com a produção de literatura de cordel. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. E atualmente Gonzaga de Garanhuns possui mais de 350 títulos autorais, que já ultrapassaram fronteiras e estão expostos em outros países, como nos Estados Unidos, França e Japão.

Seu Gonzaga já participou de festivais regionais e de produções de LPs. Entre os cinco reisados que hoje ele faz parte, dois deles são formados por idosos, um por adolescentes e outro infantil. Eles ensaiam semanalmente no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis. O reconhecimento do mestre é uma luta antiga, que poderá ter fim esta semana. Ou talvez um novo começo. “Eu já estou com 73 anos, se não fosse o reisado na minha vida, eu acho que eu já estaria morto. Eu faço isso para defender a minha cultura, a minha cidade e a todo mundo”, finaliza o artista.

PATRIMÔNIO VIVO - Além de uma bolsa mensal para ajudar a manter e preservar as expressões da cultura popular e tradicional pernambucana, os titulados como Patrimônios Vivos de Pernambuco ganham lugar de destaque nas programações culturais e são dispensados, por exemplo, da fase de habilitação de mérito cultural em processos como convocatórias estaduais para participação de festivais e ciclos festivos.
.

Izaías dá posse às novas secretárias de Educação e Mulher

Agora, Eliane Vilar passa a ser a nova Secretária de Educação, enquanto que Walkiria 
Ferreira, assume a Secretaria da Mulher. (Edméa Ubirajara/Secom-PMG).

O Prefeito Izaías Régis deu posse na manhã desta segunda-feira (03) às secretárias de Educação Eliane Vilar, e da Mulher Walkiria Alves, em seu gabinete no Palácio Celso Galvão. Estiveram presentes durante a solenidade, secretários municipais, vereadores, imprensa e representantes da Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transportes.

Eliane Vilar esteve à frente da Secretaria da Mulher desde o início da gestão do prefeito Izaías Régis e agora assume a Secretaria de Educação. Presidiu a Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) durante 17 anos, implantando os cursos de Turismo, Administração Hospitalar, Marketing, Direito, Engenharia, Secretariado Executivo e cursos de pós-graduação nas áreas de Administração e Direito. Também ministrou aulas para cursos de graduação e pós-graduação na UPE e Aesga.

A secretária foi a primeira mulher a presidir a Associação de Autarquias de Ensino Superior de Pernambuco (Assiespe). Ainda pela educação, realizou missão internacional passando pela Itália, França, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Peru, Colômbia, Portugal, Panamá e Espanha. “Estaremos nos integrando à equipe. O que está dando certo será continuado e o restante será adequado. Assumo a partir do compromisso do gestor municipal de que nenhum direito será retirado dos professores e eles continuarão sendo valorizados, visto que estamos num governo que valoriza as pessoas. A partir de amanhã, estaremos em cada escola e, com diálogo, vamos construir caminhos que já são definidos pela educação de Garanhuns”, disse Eliane em entrevista após a posse.
.

Quem substitui Eliane Vilar na Mulher, é a psicóloga Walkiria Ferreira. Que atuava já na secretária da Mulher, ao lado de Eliane. “É um desafio. Para além do trabalho, é uma causa  e a gente vai trabalhar para manter a qualidade e ampliar os serviços. Temos muito para avançar”, declarou Walkiria, durante sua posse, hoje, dia 3 de julho.  

Izaías Régis deixou clara a confiança que tem nas duas novas secretárias. “Eliane é uma mulher que topou para que colocasse a Educação como deve ser colocado. Só tenho a agradecer e esperar que possamos concluir o trabalho que nos prontificamos a fazer em Garanhuns. Vem sendo difícil, mas conseguimos”, afirmou.  Em relação a Walkiria, o prefeito salientou a garra com a qual a psicóloga sempre trabalhou. “A Secretaria da Mulher de Garanhuns é a mais atuante de Pernambuco. Que o sucesso continue, estamos no caminho certo. Walkiria é a representação de uma mulher que tem vontade de crescer e fazer um bom trabalho”, completou o chefe do executivo local.
.

Saldo de um morto e dois feridos em acidente na curva da laranjeira

Condutor do automóvel celta, fez uma manobra irregular, parando o carro no meio da pista, 
que acabou causando o acidente. (Com Informações do Jornal Imprensa do Agreste).

Essa é destaque no Jornal Imprensa do Agreste

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em mais um grave acidente ocorrido na perigosa Curva da Laranjeira, em Garanhuns.  O fato ocorreu por volta das 16h30, deste domingo (02) no KM 95,8 da BR-424 e envolveu uma moto de placas KLM-2379/Caruaru e um Celta de placas KKH-8354-Garanhuns.

De acordo com informações, o condutor do automóvel vinha em direção a cidade de Garanhuns, mas, nas imediações da curva, fez uma manobra irregular parando no meio da pista com a intenção retornar no sentido contrário.  Após parar e fazer o perigoso contorno, o Celta foi atingido violentamente por uma moto que trafegava na direção Garanhuns-Brejão.
.

Na moto, estava Eduarda Santos Gomes 18 anos, (Garupa) e o condutor Carlos Lucas Perreira dos Santos, 22 anos, que residia na Rua Israel Alves Pinto, Centro de Brejão – ele acabou falecendo no local,  já Eduarda reside no sítio Bananeira, Zona Rural de Brejão, foi socorrida com várias escoriações para o Hospital Regional Dom Moura, onde encontra-se em estado de observação médica.

O motorista do Celta também foi socorrido para o Dom Moura com fraturas pelo corpo. Ele foi identificado como sendo Lucivaldo Ramos da Silva, 32 anos, residente na Rua Paulo Afonso, Bairro de São José, em Garanhuns. Há suspeita de que ele fez uso de bebidas alcoólicas. A PRF e o Corpo de Bombeiros estiveram no local executando os procedimentos de praxe para acidentes desta natureza. O  corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Caruaru.
.

Receita Federal inicia hoje, parcelamento de dívidas para MEI

Para o parcelamento, não é necessária apresentação de garantia, sendo que o valor
mínimo das parcelas será de R$ 50. (Com informações da Agência Brasil).

Começa hoje, dia 3 de julho, o prazo para os microempreendedores individuais (MEIs) pedirem o parcelamento de dívidas junto a Receita Federal do Brasil. Os débitos apurados na forma do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional, o chamado Simei, até a competência do mês de maio do ano de 2016 poderão ser pagos em até 120 prestações.

O pedido de parcelamento deverá ser apresentado a partir de hoje até 2 de outubro de 2017, das 8h às 20h, horário de Brasília, exclusivamente por meio do site da Receita Federal do portal e-CAC  ou do portal do Simples Nacional. Para o parcelamento, não é necessária apresentação de garantia. O valor mínimo das parcelas é R$ 50. É a primeira vez, desde a criação do MEI, no ano de 2009, que o Governo Federal Brasileiro abre um programa dessa natureza de parcelamento de débitos.

De acordo com a instrução normativa que disciplina o parcelamento, não podem ser parcelados débitos, como os inscritos em Dívida Ativa da União, os relativos aos Impostos sobre Operações ferentes à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação e sobre Serviços de Qualquer Natureza inscritos em dívida ativa dos estados ou municípios brasileiros, além de multas em razão de descumprimento de obrigação acessória, bem como débitos relativos à contribuição previdenciária descontada de empregado.

No parcelamento será possível reduzir o valor da multa. Haverá redução de 40% se o requerimento for feito no prazo de 30 dias, contado da data em que foi notificado do lançamento ou de 20% se o pedido de parcelamento for feito no prazo de 30 dias, contado da data em que foi notificado da decisão administrativa de primeira instância.
.

Senado pode votar reforma trabalhista na próxima quarta-feira

Para que a reforma seja aprovada, será necessária apenas a maioria simples dos
senadores presentes. (Fonte: Folha de Pernambuco / Foto: Luis Macedo).

A votação da Reforma Trabalhista no plenário do Senado deverá ser o principal tema a movimentar a Casa nesta semana que se inicia. Os senadores deverão primeiro analisar o requerimento de urgência do projeto, na terça-feira (4), e depois votar a reforma, prevista para quarta-feira (5). Para que a reforma seja aprovada no Senado Federal Brasileiro, será necessária apenas a maioria simples dos senadores presentes.

Outra matéria que está pronta para ser votada pelos senadores há várias semanas e pode ser finalmente concluída é a proposta de emenda à Constituição que torna estupro crime imprescritível. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC), já foi aprovada em primeiro turno e precisa ser votado em segundo turno.

Na próxima terça-feira, dia 4 de julho, ainda, o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, colocará em votação o projeto de lei que libera crédito suplementar ao Ministério da Justiça, da ordem de R$ 102 milhões reais, para a confecção de passaportes.

O serviço está suspenso pela Polícia Federal porque o dinheiro previsto para este fim acabou na última semana. Depois que for votado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), o projeto ainda precisa ser votado no plenário do Congresso Nacional, que está com a pauta trancada por vetos presidenciais.
.

Sesc Pernambuco abre inscrições para o 'Jovem Aprendiz'

Oportunidades serão distribuídas para unidades do Sesc em 15 municípios, inclusive aqui
em Garanhuns. (Com informações do Portal de Notícias G1 Caruaru e Região).

O Sesc Pernambuco abriu inscrições gratuitas para a seleção simplificada do “Jovem Aprendiz, em 15 municípios do estado. Ao todo, são 68 oportunidades para atividades administrativas com remuneração de R$ 426 por mês. A inscrição deve ser feita exclusivamente através do site do órgão até o dia 7 deste mês de julho.

As vagas são destinadas para os turnos da manhã e tarde. Já a carga horária é de quatro horas diárias. O programa tem duração de um ano. Além da remuneração, o Jovem Aprendiz ainda conta com vale transporte e fardamento.

As oportunidades são para as unidades do Sesc na capital pernambucana, Recife (Santo Amaro, Santa Rita e Casa Amarela), em Jaboatão dos Guararapes (Piedade), São Lourenço da Mata, Goiana, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Petrolina, Surubim e Triunfo.

Para participar da seleção, o candidato precisa ter entre 14 e 24 anos, cursar a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído o Ensino Médio, sem ingresso no Ensino Superior. O requisito de idade máxima não se aplica à pessoa com deficiência. No ato da inscrição, será necessário que o interessado preencha um formulário.

Inscrições de participantes com experiência registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou que tenham passagem no Sesc-PE, por meio do programa Jovem Aprendiz ou contrato empregatício, não serão validadas.
.

APOIADO POR ARMANDO MONTEIRO: Hélio dos Terrenos, do PTB, é eleito prefeito de Belo Jardim nas eleições suplementares

Segundo a Justiça Eleitoral, o prefeito eleito recebeu 18.948 votos, o que corresponde 
46,06% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). (Com informações do G1 Caruaru e Região).

Hélio dos Terrenos, do PTB, candidato apoiado pelo Senador Armando Monteiro, foi eleito prefeito de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, neste domingo (2). Ele venceu Luiz Carlos, do PSB, e Gilvandro Estrela, do PV, na Eleição Suplementar do município. Hélio dos Terrenos, da coligação “Belo Jardim Para Todos”, foi um dos candidatos nas eleições passadas, quando obteve 14.015 votos. O vice é Silvano Galvão, também do PTB.

Segundo a Justiça Eleitoral, o prefeito eleito recebeu 18.948 votos, o que corresponde a 46,06% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Luiz obteve 13.800 votos, o que equivale a 33.47%, e Gilvandro recebeu 8.442 votos, ou seja, 20,48% da votação.

Foram registrados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, (TSE) 1.239 votos brancos (2,77%), 2.305 votos nulos (5,15%) e 14.174 abstenções (24,05%), sendo que ao total, a cidade de Belo Jardim tem um total de 58.944 eleitores aptos a votar.

Perfil - Hélio dos Terrenos tem 38 anos e é empresário. No ano passado, disputou as eleições municipais que foram canceladas pela justiça. Ele tem uma proposta de renovação para o município. "Eu vejo hoje o povo sofrendo muito, precisando de oportunidades. Belo Jardim parou de oferecer isso ao seu povo. Infelizmente, de 16 anos pra cá, a cidade parou no tempo. Nós precisamos trazer indústrias, oportunidades para os nossos jovens e fazer o município crescer cada vez mais", afirma o prefeito eleito.

Eleição Suplementar de Belo Jardim - O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 11 de maio, decidiu, por unanimidade, pela realização de eleições suplementares no município. O candidato João Mendonça (PSB), que havia vencido o pleito de 2016, teve o registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público e coligações adversárias por improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito.

Ele concorreu à eleição de 2016 com o registro indeferido, aguardando julgamento definitivo do recurso pela Justiça Eleitoral. João Mendonça estava no cargo amparado por liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
.

.