sábado, 17 de junho de 2017

São João de Arcoverde terá novo Pólo: o Estação da Cultura

Novo Polo será estendido, criando o Palco Arraiá da Burra, localizada na Rua dos Mascates. 
Lá, haverá shows da cena punk rock hardcore e movimento underground da cidade e região. ( PMA)

Este ano, a Prefeitura de Arcoverde, junto com as Secretarias de Cultura e Comunicação e a de Secretaria de Turismo, que juntas realizam o São João da Cidade, decidiu fazer algumas alterações para melhorar ainda mais a festa. Foi criado o Pólo Estação da Cultura, atendendo reivindicação do movimento cultural da cidade. O polo vai funcionar nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 de junho, na antiga Estação Ferroviária (Centro).

Durante a manhã haverá oficinas e workshops e, à tarde, espetáculos teatrais e autos dos bois e ursos. Todas as oficinas e apresentações serão gratuitas e começam no sábado, dia 17, a partir das 9h da manhã com oficina de Mobilidade em Perna de Pau, que vai ser ministrada pela Tropa do Balacubaco. Vai ter também Oficina de Percussão, Roda de Capoeira, Grafitagem e Customização, Danças Populares, Confecção e execução de instrumentos musicais com materiais recicláveis e DJ.

Ainda na Estação da Cultura estão previstas três exposições: Estação da Cultura, Infinito Olorun (de Marcelo Stwart) e Imaginário Criativo (de Givaldo Silva). No final da tarde, duas peças teatrais: O Espelho da Lua, que começa às 16h e em seguida, às 17h, Boi Estrela Solar. A programação segue, nos outros dias, com a apresentação dos ursos e bois da cidade de Arcoverde, além de peças teatrais.

Como extensão do Polo, haverá o Palco Arraiá da Burra, localizada na Rua dos Mascates, que reunirá, a cena punk rock hardcore e movimento underground da cidade e região. O primeiro show no sábado começa às 20h, com Laranjão, seguido pelo Cordel de Vagabundo. No domingo (18), abre com Bells e às 22h, entra Ego – Eres.

Na sexta-feira, dia 23, o espetáculo começa às 20h30 com B.C.R. e depois, Sistema de Protesto. No dia seguinte (24), a abertura fica por conta do In Bloom 63, a partir das 19h. Às 20h30, Isotopia e às 22h, Irmandade Punk. O domingo (25) começa com Armagedon; seguido por Valquíria e o encerramento, Scream.

Enquanto isso, no outro lado da cidade, no bairro de São Cristóvão, tem o Polo da Poesia, que fica na Rua Antônio Gomes de Sá. Nos dias 17, 18, 21, 22, 23, 24 e 25, sempre a partir das 15h, vai rolar muito forró, xote, xaxado e baião, além de poesia, claro.
.

CAPITAL DO SÃO JOÃO: Começa neste sábado (17), em Arcoverde, o melhor e mais charmoso São João de Pernambuco

Um dos destinos mais procurados do estado no período junino, Arcoverde vai levar 
os participantes à diversos shows espalhados por vários pólos na cidade. (Diário de Pernambuco).


A programação oficial do São João de Arcoverde começa neste sábado, dia 17 de junho e promete agitar a cidade, além de muitas pessoas que seguirão a capital do São João, que são de outras regiões do estado, como o Agreste, por exemplo. Por lá, neste sábado, teremos shows com Gabriel Diniz e Fulô de Mandacaru.

Um dos destinos mais procurados do estado no período junino, Arcoverde vai levar os participantes para as tradicionais cantorias do reisado. A edição deste ano terá como tema: “Com História, Arte e Tradição, em 2017, as Rainhas do Reisado são as Homenageadas da Capital do São João. A festividade segue até o dia 28 de junho com programação diária em todos os polos descentralizados pela cidade. A expectativa é que 60 mil pessoas circulem diariamente pelos polos de festa.

A grade de programação é formada majoritariamente por artistas locais, mas contando com artistas nacionalmente conhecidos. Serão mais de 170 atrações com nomes que equilibram o tradicionalismo e a inovação do cenário musical. No dia de abertura (17), às 20h, além da solenidade com a presença da prefeita Madalena Britto, haverá homenagem às rainhas com a presença do Reisado de Caraíbas.

Nos demais dias de festa, ainda se apresentam nomes como Mazinho de Arcoverde, George Silva, Wagner Carvalho, Jorge de Altinho, Valquíria Santos, Batista Lima, Solteirões do Forró, Alceu Valença, Maciel Melo, Dorgival Dantas, Aviões do Forró e Luan Santana. Além de receber essas atrações, o polo vai destinar duas noites do período para a realização do 1º Festival de Quadrilha Junina Capital do São João.

No dia 19, entre 18h e 0h, 14 grupos de Pernambuco e da Paraíba vão se apresentar e concorrer à etapa final. As seis classificadas disputarão a conquista de R$ 6 mil em prêmios no duelo final, que vai ocorrer no dia 26, das 20h a 0h.
.


PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2017 DE ARCOVERDE

POLO MULTICULTURAL (Praça da Bandeira)

SÁBADO (17)
21h - JUNINA PORTAL DO SERTÃO
22h - ABERTURA OFICIAL
23h - FULÔ DE MANDACARÚ
01h - GABRIEL DINIZ

DOMINGO (18)
20h - MAZINHO DE ARCOVERDE
22h - JORGE DE ALTINHO

SEGUNDA-FEIRA (19)
ELIMINATÓRIA DO 1º FESTIVAL DE QUADRILHAS
JUNINAS CAPITAL DO SÃO JOÃO

TERÇA-FEIRA (20)
20h - FORRÓ PEGADA TOP
22h - WALQUIRIA SANTOS
00h - FARRA DOS 600

QUARTA-FEIRA (21)
20h - GEORGE SILVA E OS PARICEIROS
22h - BATISTA LIMA

QUINTA-FEIRA (22)
20h - VALDINHO PAES
22h - JOÃO VICTOR

SEXTA-FEIRA (23)
21h - GRUPOS DE COCO E TEASER DO DOCUMENTÁRIO SOBRE SAMBA DE COCO DE FÁBIO ASSUNÇÃO E PALLY SIQUEIRA
23h - LENINE
01h - HARRY ESTIGADO

SÁBADO (24)
21h - YCARO & VITÓRIO
23h - ALCEU VALENÇA
01h - SOLEIRÕES DO FORRÓ

DOMINGO (25)
22h - MACIEL MELO
00h - AVIÕES DO FORRÓ

SEGUNDA-FEIRA (26)
FINAL DO 1º FESTIVAL DE QUADRILHAS
JUNINAS CAPITAL DO SÃO JOÃO

TERÇA-FEIRA (27)
20h - WAGNER CARVALHO
22h - DORGIVAL DANTAS
00h - NANARA BELO & SANTA DOSE

QUARTA-FEIRA (28)
21h - JUNINA PORTAL DO SERTÃO
22h - CARLOS & FABIO
00h - LUAN SANTANA

POLO DA POESIA

Cícero do Acordeon
Quebra Coco Aliança
Cantigas e Cantinelas
Tempero Nordestino
Contadores de História
Chico Arruda
Forró Cintura de Pilão
Lenadro Vaz, Noé Lira e Outras Falas
Trio Chão Caboclo

POLO DAS ARTES

Reisado das Caraíbas
Forró de candeeiro
Maracatu Baque Mulher
Helton Moura
Ju Vieira e Luna Vitrolira
Johsi Guimarães
Tonino Arcoverde
Pablo patriota
Sertão Maracatu
Vertin Moura

POLO ESTAÇÃO DA CULTURA

Oficinas
Mobilidade Pernas de Pau
Vivência Grafite
Oficina de Percussão
Roda de Capoeira
Danças Populares
Instrumentos Reciclados
Espetáculos Teatrais
Autos dos Bois e Ursos
Exposições
Arraiá da Burra/Garagem

POLO RAÍZES DO COCO

Coco Trupé
Maciel Salu
Coco Raízes de Arcoverde
Clayton Barros
Irmãs Lopes
Academia da Berlinda
Siba
Fim de Feira
Encanto e Poesia

POLO PÉ DE SERRA
Em parceria com o Sesc

POLO VILA RIO BRANCO (VILA TEMÁTICA)

Banda de Pífano do Mestre Batista
Quadrilhas Juninas Mulambembes em Perna de Pau
Teatro de Rua
Cortejos com as troças da Folia dos Bois, maracatus, bonecos e apresentações de quadrilhas juninas e performances culturais em geral...

PONTOS DE ANIMAÇÃO
DIAS 23 E 24

Atrações culturais itinerantes com a Caminhada do Forró.

PÁTIO DA FEIRA
DIAS 18 E 25

SDS exclui os cabos Alberisson Carlos e Nadelson Leite da PM

Portarias de exclusão foram assinadas nesta sexta-feira (16) pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, 
e foram publicadas neste final de semana no Boletim Geral da secretaria.(Folha de Pernambuco).

A Corregedoria Geral da SDS concluiu os Processos Administrativos Disciplinares (PADs) abertos contra o presidente e o vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS), os cabos Alberisson Carlos da Silva e Nadelson Leite Costa, respectivamente, que foram excluídos da Polícia Militar de Pernambuco.

As portarias de exclusão, ratificando a decisão da comissão disciplinar da Corregedoria, foram assinadas nesta sexta-feira (16) pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, e foram publicadas neste final de semana no Boletim Geral da secretaria.

De acordo com a Corregedoria, os líderes da ACS infringiram normas previstas no Código Penal Militar na condução da Operação Padrão da PM, iniciada em dezembro de 2016, contrariando a proibição de greve por parte das forças de segurança (decisão ratificada pelo Supremo Tribunal Federal).

Na ocasião, além de estimularem a paralisação, desrespeitaram as autoridades de segurança do Estado. Também foi demitido da PM o sargento Glaudstony Wanderley Galvão, outro líder do movimento paredista. Também serão publicadas, no Boletim Geral da SDS, as prisões do cabo Geraldo Pereira da Silva e do soldado Manoel Luiz da Conceição, ambos da PM, por participação efetiva na Operação Padrão.

A pena do cabo foi de 25 dias de prisão, enquanto o soldado pegou 21 dias de detenção. Ao todo, 53 policiais que integraram o movimento respondem a processos administrativos no órgão correcional.