domingo, 21 de maio de 2017

Luzia reivindica asfalto e drenagem para ruas do Aloísio Pinto

Vereadora sabe da importância de obras como essa, que além de ajudarem no trânsito, dão qualidade 
dvida aos habitantes dessas localidades e ainda garantem a manutenção da saúde pública.

Como forma de melhorar a qualidade de vida dos garanhuenses, através de seu mandato legislativo, a vereadora Luzia Cordeiro, do PTB, vem dirigindo requerimentos voltando atenção à obras de infraestrutura urbana. No início do mês de maio, a parlamentar voltou a cobrar ações nesse sentido por parte do Poder Executivo local.

Na 13ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, Luzia protocolou o requerimento de nº 183/1, solicitando ao Governo Municipal, que através da Secretaria competente, realize a pavimentação asfáltica ou em paralelepípedos, com drenagem de águas, nas ruas: João de Souza Cavalcante e Dr. Pedro de Góes Cavalcante, ambas situadas no loteamento Aloísio Pinto, no bairro da Boa Vista.

Luzia sabe da importância de obras como essa, que além de ajudarem no trânsito, dão qualidade de vida aos habitantes dessas localidades, valorizam suas áreas de moradia, além de ainda garantir a manutenção da saúde pública, já que as águas pluviais e servidas serão potencialmente drenadas pelas galerias.

De acordo com Luzia, esse tipo de obra garante uma profunda mudança na área urbana da cidade. “Ruas que não contam com asfalto apresentam problemas constantes, já que no tempo seco, a poeira castiga, ao tempo que no período chuvoso, o barro acumula, impedindo a passagem de veículos e moradores. No caso da rua já contar com asfalto, a falta de drenagem, é a principal causa de buracos e rachaduras, daí a importância das duas obras (asfalto e drenagem), serem executadas juntas”, assegura a vereadora.

Regina participa da XX Marcha dos Prefeitos e faz balanço positivo

Na busca de recursos, Prefeita de Itaíba conseguiu agendar reunião com o Coordenador de 
Infraestrutura do FNDE, Leandro Damy. Em pauta, projetos para fazer a educação do município avançar.

“Foi uma semana proveitosa e que rendeu muitas conquistas para os municípios brasileiros, particularmente para Itaíba, aonde pudemos também garantir novos projetos e recursos que vão alavancar o desenvolvimento de nossa terra”. Assim a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), sintetizou sua participação da XX Marcha dos Prefeitos, ocorrida esta semana, na capital Federal, em Brasília.

Uma das principais conquistas da marcha citada pela prefeita foi a medida provisória parcelando em até 200 meses a dívida previdenciária dos municípios, com 80% de desconto nos juros e 25% na mora e na correção monetária. “Isto vai reduzir e muito a dívida que herdamos da previdência e vai nos dar fôlego para poder investir no desenvolvimento de Itaíba”, defende Regina. 

Ao falar sobre a ída a Brasília, a Prefeita também destaca o compromisso do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, de derrubar o veto da Presidência da República ao projeto do ISS (Imposto sobre Serviços). Se o compromisso for mantido, ajudará a redistribuir mais de R$ 6 bilhões aos Municípios.

Outro destaque da XX Marcha foi a assinatura do requerimento de criação da Frente Parlamentar Municipalista, proposta pelo deputado Herculano Passos (PSD-SP), que fortalece o movimento no Congresso Nacional.

Afora as conquistas da Marcha, que comprovam a importância dos prefeitos se unirem, a Prefeita Regina Cunha (PTB) também destacou os encontros e visitas que fez a parlamentares e órgãos do governo federal para tratar de recursos e projetos para Itaíba. Ela teve encontro com os deputados federais Zeca Cavalcanti (PTB) e Silvio Costa (PTN), além do senador Armando Monteiro (PTB).

Na busca de recursos, conseguiu agendar ainda reunião com o Coordenador de Infraestrutura do Fundo Nacional De Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro Damy. Em pauta, projetos para fazer a educação de Itaíba avançar com novas obras. Neste encontro, Regina esteve acompanhada do prefeito de Ibirajuba, Sandro Arandas (PSB). Acompanhando a Prefeita Regina estavam o vice-prefeito Valdo Pipa (PTB), o Secretário de Finanças e Planejamento, Wherbson Alves, e o advogado Pedro Melchior.
.

Coordenadores nacionais do evento Hack a City vêm a Garanhuns

Maratona internacional de tecnologia será realizada no município de 02 a 04 de
junho deste ano. (Com informações de Aquiles Soares – Secom/PMG).

Garanhuns receberá na próxima segunda (22) e terça-feira (23) o vice-presidente, Cláudio Nascimento e o gestor de tecnologias cívicas, Francisco Fabiano, ambos da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes (RBCIH) e coordenadores nacionais do Hack a City, evento internacional de tecnologia que será realizado no município de 02 a 04 de junho. Durante a visita, os representantes vão visitar instituições municipais com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a iniciativa realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Gerência de Tecnologia da Informação, em parceria com a Prefeitura do Porto e entidades públicas e privadas.

Na segunda, às 19h, o primeiro local a ser visitado será a Autarquia Municipal de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga); logo em seguida, será a vez da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE – UAG), às 20h15. Já na terça-feira, a partir das 09h, o encontro é na Câmara Municipal de Vereadores, de onde os organizadores seguem às 10h30, para apresentar o evento na UPE.

Hack a City - Criado em Portugal, em 2015, o Hack a City foi expandido internacionalmente em 2016 com a participação da Espanha, Holanda e Brasil. A entrada de Garanhuns neste circuito de cidades só foi possível este ano, numa articulação por intermédio da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.