segunda-feira, 24 de abril de 2017

Priscila questiona forma como o Governo divulga dados da gestão

De acordo com a parlamentar, o Portal da Transparência deixou este ano de trazer 
detalhamentos sobre obras e outros investimentos feitos. (Com informações da Alepe).

A transparência na divulgação de dados e informações oficiais, pelo Governo do Estado, foi questionada na Reunião Plenária desta segunda (24), pela deputada Priscila Krause (DEM). Como exemplos, a parlamentar citou circular determinando que a Polícia Militar só transmita ocorrências “positivas” à imprensa; respostas incompletas a pedidos de informação e ausência de detalhes no Portal da Transparência. O líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB) garantiu que os dados são confiáveis e disponibilizados à sociedade.

Priscila leu o documento da Diretoria Integrada do Interior (Dinter) da Polícia Militar que orienta os batalhões a só repassar informações positivas nas resenhas enviadas aos veículos de comunicação. A parlamentar enfatizou que o texto fala em “ajustes necessários” antes da divulgação. A democrata disse ainda que este fato, junto com a mudança na metodologia de divulgação dos dados sobre a violência, referentes ao programa Pacto pela Vida, contribuiu para a perda da credibilidade das informações divulgadas.

Priscila também informou que o Portal da Transparência deixou este ano de trazer detalhamentos sobre obras e outros investimentos feitos. “Retiraram informações como destinação de verbas, justificativa de diárias liberadas, aluguel de veículos, mês de pagamento da fatura de prestação de serviços, etc. O Governo censura informações públicas. Nós, que temos obrigação constitucional de fiscalizar o Poder Executivo, não podemos abrir mão disso”, emendou, afirmando que pedirá esclarecimentos ao Governo

Modelo de gestão: Izaías ministra palestra para prefeitos alagoanos

Régis: “Nós prefeitos temos que aprender que a prefeitura é igual a uma empresa, ela precisa dar lucro. 
E o lucro que falamos aqui é o bem estar da população”. (Jacqueline Menezes – Secom / PMG).

O prefeito Izaías Régis, ministrou ontem (24) uma palestra para cerca de 100 prefeitos e prefeitas alagoanos. O gestor foi convidado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) para ser um dos palestrantes do Encontro com Prefeitos 2017 - 2020: Governando o município, desafios e oportunidades. O evento foi realizado no Hotel Jatiúca, e teve o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), do Sesc, do Senac e do Instituto Fecomércio.

A palestra do prefeito Izaías Régis teve duração de 50 minutos e foi iniciada com a veiculação de um vídeo que apresentou o município, algumas ações da gestão, os eventos criados e o impacto na economia, bem como a política de atração de investimentos. Logo em seguida, o prefeito Izaías Régis deu prosseguimento a palestra em tom informal, explanando sobre o seu jeito de administrar e os resultados conquistados.

“Nós prefeitos temos que aprender que a prefeitura é igual a uma empresa, ela precisa dar lucro. E o lucro que falamos aqui é o bem estar da população, as ações, as obras que chegam até cada um dos moradores do nosso município. E para que elas possam acontecer, precisamos ter contas equilibradas, e para isso o prefeito precisa ser ainda mais gestor, que político”, afirmou o prefeito.  

O presidente da Fecomércio AL, Wilton Malta, explicou que entre as bandeiras da Federação está a Gestão Pública Eficaz, por isso, a iniciativa de promover esse evento, e o motivo do convite ao prefeito Izaías Régis, para participar do painel Experiência Gestão Municipal. "Nós queremos despertar nos prefeitos do nosso estado a importância de atuar com os empresários para, juntos, serem protagonistas do desenvolvimento municipal. Queremos que eles comecem a pensar em infraestrutura adequada e políticas públicas de estímulo fiscal e tributário. E sabendo do êxito que o prefeito Izaías Régis vem alcançando em sua gestão, não foi difícil lembrar do nome dele para trazer essa experiência", afirmou.
.

Festival Viva Dominguinhos preencheu 95% da rede hoteleira local

Bares e restaurantes também obtiveram aumento de 40% no volume de vendas 
em decorrência do evento. (Com informações e imagens da Secom / PMG).

O faturamento de diversos setores de Garanhuns, no período que compreendeu a realização do IV Festival Viva Dominguinhos aqui na cidade, apresentou números positivos quando estes, são comparados ao período festivo às datas corriqueiras. A rede hoteleira do município é formada por mais de 20 hotéis e pousadas que proporcionam uma gama de escolhas aos turistas de toda região, com mais de dois mil leitos disponíveis. 

De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura, os hotéis chegaram a registrar, em média, 95% de ocupação, bem como a rede de bares e restaurantes também obtiveram aumento  de 40% no volume de vendas em decorrência do evento. “O Viva Dominguinhos já nasceu grande e temos orgulho em fazer esse evento cada vez melhor. Além da movimentação econômica evidente, que beneficia a cidade como um todo, promovemos a valorização cultural e reforçamos do legado de Dominguinhos em Garanhuns”, afirma a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.

Para o prefeito do município, Izaías Régis, Tanto sucesso demonstra apenas que a cultura nordestina precisa ser evidenciada. Mostramos aqui em Garanhuns que é possível fazer um grande evento com forró de qualidade. A cultura vende sim, o povo gosta e é por isso que o Viva Dominguinhos cresce a cada ano”, declarou.
.

Quase 160 mil pessoas estiveram no Viva Dominguinhos este ano

Ao total, foram mais de 25 shows gratuitos, de dia e de noite, com estrelas locais e
nacionais do forró tradicional. (Com informações e imagens da Secom / PMG).

O Viva Dominguinhos fez o que parece quase impossível nas noites de abril de Garanhuns, no Agreste. O forró que ecoou entre um público que lotou a Praça Mestre Dominguinhos conseguiu esquentar as três noites de festa, mesmo quando os termômetros chegaram a marcar 17°C. O ritmo autêntico que permeou toda a carreira artística do homenageado deu conta de abrir os festejos juninos em Pernambuco. E tinha gente dançando junto ou sozinho, curtindo cada canção histórica ou inédita que era tocada. Foram contabilizadas, segundo informou a Polícia Militar, mais de 155 mil pessoas no principal polo do evento, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Desde a última quinta-feira (20), foram mais de 25 shows gratuitos, de dia e de noite, com estrelas locais e nacionais do forró tradicional. Entre as atrações desta edição, a banda Fulô de Mandacaru, Falamansa, Cantoria Agreste, Alcymar Monteiro, Cezzinha, Os Notatos, Nádia Maia e Targino Gondim, Flávio José e muito mais.

Os garanhuenses Kiara Ribeiro, Mourinha do Forró e Andréia Amorim, entre outros nomes a exemplo de Valdir Marino, Rogério  Diniz e Nando Azevedo deram a contribuição de talento da terra na programação. Durante os shows, todos os artistas – selecionados através de convocatórias – homenagearam em trechos de seus repertórios a obra deixada por Dominguinhos, um ilustre garanhuense defensor e ícone da música nordestina. Assim, diariamente, milhares de pessoas se reuniam em torno dos palcos, montados na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Espaço Colunata, para dançar, cantar e se divertir ao som de muito pé-de-serra, xote, baião e xaxado.
.