sexta-feira, 21 de abril de 2017

Mais de 50 mil pessoas na segunda noite do Viva Dominguinhos

Este ano é a 4ª Edição do Festival. Público deve superar as 110 mil pessoas do ano passado.
(Aquiles Soares – Secom / PMG - Fotos: Prints de Gidi Santos - Rede Globo Nordeste).

Dando sequência às apresentações da quarta edição do Viva Dominguinhos, o palco principal do evento, localizado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, recebeu nesta sexta-feira (21) mais uma noite de shows gratuitos marcados pela grande presença de público; mais de 50 mil pessoas, de acordo com informações da Secretaria de Turismo e Cultura. Os ritmos nordestinos marcantes não ficaram de fora das apresentações de Gennaro, Os Nonatos, Alcymar Monteiro e Fulô de Mandacaru; responsáveis pela animação dos milhares de forrozeiros de Garanhuns e de outros estados, que lotaram o espaço.

A primeira atração foi o sanfoneiro e amigo pessoal de Dominguinhos, o ex-integrante do Trio Nordestino,  Gennaro. O músico gravou diversos álbuns em parceria com Domingos. "Esse festival tem evoluído bastante, a cidade é linda e todo mundo que vem aqui fica encantado e espero que não deixem esse espetáculo morrer nunca, pois é um evento tão belo que antes de tudo deve ser considerado um patrimônio de Garanhuns", afirmou.

Em seguida, subiu ao palco a dupla de repentistas Os Nonatos. A união entre Paraíba e Ceará acarretou em diversas composições como " Um Nós por Dois eus" e "Ponto Final", canções que fazem parte da história de muitos dos espectadores presentes. Em declaração à imprensa, o vocalista Nonato Costa ressaltou a magnitude do evento que dá espaço à pluralidade de ritmos nordestinos; bem como a relação da dupla com Dominguinhos.
.

A terceira apresentação da noite foi Alcymar Monteiro. Aos 63 anos o "Rei do Forró", como é conhecido, não decepcionou ao público que pode dançar ao som de músicas consagradas na sua voz. Atentos às apresentações na linha de frente do palco, estava um grupo de recifenses que já criava expectativas para as principais apresentações do evento. "Algumas pessoas do nosso grupo já vieram em edições anteriores, eu vi a divulgação nas redes sociais da Prefeitura e vim para ver Fulô de Mandacaru hoje e Falamansa amanhã", declarou a professora de dança de salão, Kátia Campos.

A banda Fulô de Mandacaru foi a atração mais esperada da noite. Formado por Pingo Barros (zabumba), Armandinho do Acordeon e Tiago Muriê (triângulo); os caruaruenses agitaram o público que lotava toda a extensão da Praça Mestre Dominguinhos, desde o início da noite. "Este é um palco abençoado, eu acredito que toda homenagem ainda é pouca para Seu Domingos, diante da grandiosidade da obra que ele deixou pra gente. Quem conheceu Dominguinhos de perto sabe da humildade que ele tinha, e o monstro da música popular brasileira que ele foi", afirmou o integrante Pingo Barros.

HOJE AINDA TEM MAIS - Neste sábado (22) o palco encerra a programação do IV Viva Dominguinhos com show da cantora garanhuense Kiara Ribeiro; seguida do projeto Cantoria Agreste, formado pelos artistas Gennaro, João Netto, Marcelo Melo e Sérgio Andrade; logo após é a vez do cantor e compositor paraibano Flávio José; e encerrando a noite tem a apresentação do grupo Falamansa.
.

Estado irá licitar a duplicação da BR 423; Garanhuns - São Caetano

Além de licitar, Governo de Pernambuco também irá executar a obra. Autorização foi dada
pelo Ministro dos Transportes, Maurício Quintella. (Fonte: Blog do Ronaldo César).

Em Brasília, onde cumpriu agenda administrativa, na última quarta-feira, dia 19, o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, foi recebido pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, seu colega de bancada.

Durante o encontro, Sebastião solicitou ao ministro a delegação do trecho da BR 423, que liga os municípios de São Caetano e Garanhuns. “Maurício Quintella atendeu o meu pedido e autorizou o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes, a realizar o processo licitatório e, posteriormente, tocar a obra de duplicação desse trecho, atendendo mais um antigo pleito da população”, destacou Oliveira. .

Além disso, Sebastião Oliveira comemora ter conseguido junto ao ministro, a garantia dos recursos financeiros para a obra de duplicação da BR-104, no trecho que liga Toritama ao distrito de Pão de Açúcar. Atualmente, o Estado de Pernambuco está finalizando o processo licitatório desta intervenção, informa o secretário.

Maurício Quintella também informou a Sebastião Oliveira que, no próximo dia 27, virá a Pernambuco junto com o presidente Michel Temer passar a autonomia do Porto de Suape ao Governo do Estado. Após esse compromisso, o ministro vai se reunir com o governador Paulo Câmara e com o secretário para tratar da liberação ao tráfego do trecho de dez quilômetros duplicados da BR-101, na cidade de Xexéu, Mata Sul.
.

Isaltino destaca as atividades do Hospital Regional Dom Moura

De acordo com deputado, cerca de 400 atendimentos são realizados nas emergências. 
Hospital mantém índice de infecção em apenas 3%. (Com informações do Blog do Magno Martins).

O deputado estadual Isaltino Nascimento, líder da bancada do governo na Alepe, aproveitou a visita da oposição no agreste meridional para sair em defesa do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. A unidade é considerada uma referência em média e alta complexidade para os moradores de 21 municípios da V Gerência Regional de saúde.

Por dia, são cerca de 400 atendimentos realizados nas emergências geral, pediátrica e obstétrica. Mais de 70% desses atendimentos são de pacientes classificados como verde, ou seja, de baixa complexidade. O deputado esclarece que a unidade está abastecida de insumos e, só entre os anos de 2016 e 2017, recebeu cerca de 116 profissionais concursados, entre médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêutico.

A unidade de saúde conta com uma atuante Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), responsável por manter a taxa de infecção em cerca de 3% ao ano, abaixo do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável, que é de 5% ao ano. Sobre o abastecimento de medicamentos, o Lafepe está em negociação com outros laboratórios nacionais para ampliar, o mais breve possível, o elenco de medicamentos nas farmácias da rede estadual, de acordo com Isaltino.

DISCRIÇÃO – Embora tenha feito na presença dos deputados da oposição um discurso duro em cima do Governo e do próprio governador Paulo Câmara, durante audiência em seu gabinete, o prefeito Izaias, não acompanhou a agenda da caravana parlamentar oposicionista ao longo do dia, que incluiu visita a obras paradas, a projetos inacabados e reuniões com vereadores. Só apareceu na plenária popular, no início da noite.
.

Guardas Municipais evitam roubo no Zoonoses e crime em escola

Ações da Guarda foram durante a quinta e sexta-feira dessa semana. Dois menores 
foram apreendidos e encaminhados ao Conselho Tutelar. (Cloves Teodorico – Secom / PMG).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no Loteamento Manoel Camelo, em Garanhuns, foi alvo de uma tentativa de roubo na tarde desta sexta-feira (21). Passava do meio-dia quando quatro homens foram vistos tentando arrombar uma das entradas do prédio. O guarda municipal responsável pela segurança do local notou a movimentação e conseguiu acionar reforço do efetivo de plantão pelo radiocomunicação. Dois dos suspeitos, menores de idade, foram apreendidos e encaminhados ao Conselho Tutelar; enquanto que outros dois, que também participaram da ação, conseguiram fugir.

De acordo com as informações repassadas pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT), a ação foi rápida. A Central da Guarda Municipal ouviu o chamado e a viatura que serve de apoio às bases de serviço de Segurança do Patrimônio Público (SPP) se dirigiu à ocorrência. Na abordagem efetuada, foram recolhidos: cordas, uma faca, um serrote e um cadeado danificado.

A capacidade de prevenir riscos, inibir e reagir no intuito de evitar crimes é parte integrante do bom funcionamento de um Sistema de Segurança Patrimonial. “Dois guardas seguiram no veículo para o local. Chegando lá, junto ao guarda que já estava no Centro de Zoonoses, eles conseguiram apreender dois dos suspeitos, um de 10 anos de idade e outro de 15, e evitar um dano maior”, enfatiza o presidente da autarquia, Elielson Pereira.

GUARDAS EVITAM CRIME EM ESCOLA PÚBLICA - Já na quinta-feira, (20), foi encontrada por Guardas Municipais, uma faca peixeira dentro da mochila de dois estudantes da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves, conhecido popularmente como Caic, na Cohab I. O instrumento cortante seria utilizado, segundo os próprios menores, para machucar um outro colega. A revista no material foi realizada após a equipe de agentes de disciplina da escola desconfiar do comportamento dos menores e acionar ajuda.

De acordo com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, um deles tem 16 anos de idade e o outro apenas 12. Após a inspeção na bolsa, ambos foram levados para uma sala da instituição, onde aguardaram a chegada do Conselho Tutelar de Garanhuns – órgão responsável por esse tipo de demanda e para as medidas cabíveis.
.

.

Possível caso do Jogo da Baleia Azul é identificado em Garanhuns

Em Pernambuco, ao total, as Polícias Civil e Federal investigam 7 possíveis casos. "É um jogo macabro,
quase uma seita", defende o gestor do DPCA. (Jornal Imprensa do Agreste e Folha de Pernambuco).

De acordo com informações obtidas com exclusividade pelo Jornal Imprensa do Agreste; durante a tarde desta quinta-feira (20), uma mãe desesperada, procurou a 1° Delegacia de Polícia de Garanhuns, afim de registrar um possível caso do ‘jogo’ da Baleia Azul, que vêm assustando pais, filhos e toda população brasileira. O ‘jogo’ macabro, propõe 50 desafios, iniciando da automutilação à morte. Casos já estão sendo investigados no país. O jogo é comandando pelos ‘curadores’ que ordenam o que os jogadores devem fazer. De acordo com informações, caso o participante tente sair, ele é ameaçado de morte.

A mãe residente no Magano em Garanhuns, chegou na Delegacia aos prantos. Ela gritava e chorava muito pedindo por ajuda. Ainda de acordo com informações, a mãe chegou a relatar que há 1 semana que sua filha se mutila. Segundo a mãe, sua filha chora frequentemente e está sendo ameaçada pelos possíveis ‘curadores’. Na delegacia, ela pedia a intervenção da polícia, afim de tomar o celular Smartphone de sua filha, que pode estar participando do ‘jogo’. O Caso não foi confirmado ou divulgado pela 1°DP.

POLÍCIAS INVESTIGAM 7 CASOS EM PE - As polícias Civil e Federal já registram sete casos de adolescentes envolvidos com o “jogo” Baleia Azul aqui no Estado de Pernambuco. A informação é da Polícia Civil, que realizou uma coletiva de imprensa para dar orientações sobre o assunto na última quinta-feira (20), no Recife. 

          A Civil investiga dois casos no Recife - um menino no Ibura e uma menina em Brasília Teimosa -; uma menina no município de Paulista; um menino em Goiana e um em Vicência, na Zona da Mata Norte. Já a Polícia Federal investiga dois casos na cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife.  "É um jogo macabro, quase uma seita, que afeta pessoas que ainda não têm o discernimento que nós, adultos, temos", disse, na coletiva, Darlison Freire, gestor do Departamento de Policia da Criança e do Adolescente (DPCA).

De acordo com o chefe de Comunicação Social da PF em Pernambuco, Giovanni Santoro, apesar de não haver registro oficial de morte ligada ao tema no Estado, existem investigações em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos contatos entre jovens e curadores - que podem ser enquadrados criminalmente por incitação ao suicídio. A Polícia Civil também anunciou que vai pedir a quebra de sigilos de dados para avançar no rastreamento de aliciadores.

Garanhuns: Estudantes fazem grafitagem em subestação da Celpe

Companhia tem adotado essas grafitagens como estratégia para evitar pichações; transformando 
os muros em painéis com orientações sobre o convívio com a energia elétrica. (Jornal do Commercio).

A subestação de energia elétrica de Garanhuns, localizada na rodovia federal BR-423, é a primeira do Estado a ter muros grafitados por estudantes de um colégio público. A grafitagem foi realizada nesta quinta-feira (20) por estudantes da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias (CAIC), com orientação do artista Gallo de Souza.

Antes de botar as mãos nas tintas, os alunos participaram de oficina de grafitagem conduzida pelo artista. Além disso, eles também assistiram a um espetáculo teatral com dicas sobre o uso da energia de forma segura. Além da segurança, a peça transmite orientações de consumo consciente da energia. A finalidade é ajudar as famílias a adequarem o consumo ao orçamento doméstico.

Com a capacitação na arte da grafitagem, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) espera que os alunos levem o aprendizado para as ruas e expressem, de forma lúdica, nos muros da subestação, a importância do uso seguro da energia elétrica. O resultado já pode ser conferido pela população local.

A grafitagem das subestações tem sido adotada pela companhia como estratégia para evitar pichações, transformando os muros em painéis com orientações sobre o convívio com a energia elétrica. São representadas, em desenhos, dicas do tipo: não soltar pipas nas proximidades da rede de distribuição, evitar a instalação de antenas perto da rede de energia e não fazer ligações clandestinas, entre outras.

PREVENÇÃO - O artista Gallo de Souza, um dos que tem assinado os murais nas subestações da Celpe, fez o treinamento para cerca de 30 alunos, de 14 e 18 anos, da Escola Gonçalves Dias. Os alunos foram orientados a adotar uma linguagem simples, do cotidiano, com ilustrações que reforcem os cuidados com a energia elétrica.

Técnicos da Celpe aproveitaram a grafitagem, para distribuir panfletos no entorno da subestação com alertas sobre o uso seguro da energia e a importância de se respeitar a distância da rede elétrica. Garanhuns é o primeiro município onde alunos de escolas participam da grafitagem com o artista Gallo de Souza. A ideia é expandir a iniciativa e contar com o apoio da comunidade como multiplicadores da cultura da prevenção.

Pedro Falcão é recebido por Câmara para tratar sobre Garanhuns

Durante o encontro, alguns pleitos dos estudantes da UPE foram levados ao Governador, 
dentre eles, a utilização do Hospital Dom Moura como campo de estágio para o curso de medicina.

O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, foi recebido, na quinta (19), pelo Governador Paulo Câmara, para tratar sobre as demandas dos estudantes da Universidade entregues ao chefe do executivo durante a inauguração do novo prédio do campus da instituição em Garanhuns. A ida ao palácio teve início com uma reunião na Casa Civil, com o secretário Antônio Figueira, o secretário executivo da pasta, Marcelo Canuto e o chefe de gabinete, João Campos. A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lúcia Melo, também esteve presente na ocasião.

Após a reunião a equipe seguiu para o encontro com o governador. Durante a visita, o Governador Paulo Câmara ouviu alguns pleitos dos estudantes do campus da instituição em Garanhuns, representados na ocasião pelos Centros Acadêmicos dos cursos de medicina, história, computação e pedagogia, tais como: melhoria da conectividade para as unidades do interior, utilização do Hospital Regional Dom Moura como campo de estágio para o curso de medicina, bem como o plano estadual de assistência estudantil.

Ainda durante a conversa, o governador sinalizou positivamente quanto a realização do concurso com 110 vagas para docente. Paulo sugeriu que a UPE fizesse todo levantamento necessário para o certame e reiterou que será dada a autorização para execução do mesmo assim que possível. O governador fez várias considerações sobre o que ouviu e ressaltou que a Educação Superior do Estado está no caminho certo, pois faz parte do desenvolvimento estratégico de Pernambuco. “Nossa prioridade é consolidar e garantir as ações que já estão em andamento”, destacou.

O reitor da UPE saiu bastante satisfeito do encontro. “Foi excelente. Ele nos deu demonstrações de reconhecimento do papel desempenhado e da importância que a Universidade tem para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou.
.

Deputada propõe Audiência Pública sobre o Jogo da Baleia Azul

De acordo com a Polícia Federal, o desafio virtual estaria levando jovens, de todo
o mundo, a praticar atos como a automutilação e o suicídio. (Com informações da Alepe).

A deputada Terezinha Nunes (PSDB) propôs, em discurso na Reunião Plenária desta quinta (20), a realização de uma audiência pública para discutir formas de se combater a expansão do jogo Baleia Azul entre os adolescentes do Estado. O desafio virtual estaria levando jovens, de todo o mundo, a praticar atos como a automutilação e o suicídio.  

“Nossos jovens, sobretudo aqueles que enfrentam problemas de depressão, estão sendo vítimas desse jogo. É importante, portanto, que esta Casa reúna pessoas que possam contribuir com propostas para salvar esses adolescentes”, defendeu a parlamentar. Segundo Terezinha, dois casos de automutilação em função do desafio já estariam sendo investigados em Pernambuco.

De acordo com os veículos de comunicação, a disputa virtual atrai adolescentes para cumprir 50 passos, como assistir a filmes de terror, subir em telhados e, por fim, praticar o suicídio. Após entrar em grupos fechados onde o desafio é promovido, os internautas seriam coagidos a não abandonar o jogo.

Praça lotou: Começa a 4ª edição do Festival Viva Dominhguinhos

Quem encerrou a noite de shows foi o cantor Dorgival Dantas - uma das atrações mais 
esperadas da festa. (Cloves Teodorico – Secom/PMG - Fotos: Edson Fernandes – FH Stúdios).

A quarta edição do Viva Dominguinhos foi aberta, oficialmente, na noite desta quinta-feira (20). Passava das 20h quando os shows na Praça Cultural que recebe o nome do músico, principal polo do evento, iniciaram. Numa noite marcada pelas baixas temperaturas, registrando mínima de 17°C, subiram ao palco Mourinha do Forró, Nádia Maia, Targino Gondim, Andrea Amorim, Cezzinha e Dorgival Dantas.

O músico Mourinha do Forró abriu as apresentações. Iniciando com xaxado, passando por vários xotes e encerrando o repertório com arrasta-pé, ele esteve acompanhado, durante o show especial, do seu filho, Mourinha Júnior, de apenas cinco anos de idade. O pequeno já toca acordeon e é apaixonado por música. “Minha intenção é passar esse trabalho de geração em geração. Estou, mais uma vez, emocionado de prestar essa homenagem à Dominguinhos, junto de meu filho, afinal, são 27 anos de estrada”, contou o artista. A segunda atração da noite foi um dueto entre Nádia Maia e Targino Gondim.

Com o show repleto de convidados da terra, Andrea Amorim encantou. A garanhuense homenageou Garanhuns e em seu rosto e partes do corpo usou pintura corporal representando o solo e uma flor de mandacaru. Ao lado da cantora, subiram ao palco artistas como Dom Pimentel, Rubens Costa, Belinha Lisboa, Marcelo Francisco e o grupo Hit Dance. No repertório, forró com uma pitada de pop.

Entoando os maiores clássicos de Dominguinhos, Cezzinha arrancou aplausos. A penúltima atração da noite mostrou que a força da música do instrumentista garanhuense perdura em todas as gerações. O público cantava junto a cada canção, entre elas “Gostoso Demais” e “De Volta pro Aconchego”. Quem encerrou a noite de shows foi o cantor Dorgival Dantas - uma das atrações mais esperadas da festa -, que já esteve presente em outras edições do evento e balançou o público com uma apresentação para lá de dançante.
.

Festival Viva Dominguinhos também acontece no espaço Colunata

Tradição do espaço é de enaltecer os ritmos nordestinos. Programação segue até o próximo 
sábado (22) no Palco Canta Dominguinhos. (Fonte: Aquile Soares – Secom – PMG).

Descentralizando as apresentações do IV Viva Dominguinhos, o palco localizado no Espaço Colunata reúne diversos artistas que compõem o cenário local; durante a sexta-feira (21) e o sábado (22), das 10h às 18h, 18 apresentações sobem ao Palco Canta Dominguinhos, situado na avenida Santo Antônio.  A tradição do espaço é de enaltecer os ritmos nordestinos, atendendo as expectativas do público que também vai poder conferir homenagens ao ilustre garanhuense que dá nome à festividade.

O forrozeiro garanhuense Nando Azevêdo possui mais de dez anos de carreira se apresentou pelo terceiro ano consecutivo no polo nesta sexta-feira (21); reafirmando o espaço destinado aos artistas locais. “Tocar no Colunata sempre gera uma expectativa boa. Além de atrair fãs, o palco também traz turistas e familiares. E este ano estaremos levando um estilo misto, que une o melhor do forró pé-de-serra e da vaquejada”, declarou.

Levando a diversidade que engloba os ritmos regionais, outra atração local que se apresenta no sábado (22), o cantor e compositor, Rogério Diniz, prepara o repertório que conta com a música autoral “Viúva Melodia”, uma homenagem ao sanfoneiro José Domingos de Morais. “Nosso som une elementos de maracatu, baião e coco. Para o show preparamos uma mistura com pegadas de pé-de-serra, usando sanfona e percussão. É uma honra tocar e ser da mesma terra de Dominguinhos, que é um ícone reconhecido internacionalmente”, disse o artista que há 17 anos está à frente do projeto Rogério e os Cabras.

Nesta edição, subiram ao palco na sexta-feira (21): Valdir Marino, Os Coroas do Forró, Forró do Xeeh, Orquestra Sanfônica, Quero Xote, Juliano do Acordeon, Verônica, Nando Azevedo e Amanda Back. Já no sábado (22), é a vez do cantor Ivan Maceió, Mateus Cordeiro e Deivinho, Rogério e Os Cabras, Michelly dos Anjos, Forró Pesado de Garanhuns, Banda Seu Januário, André Macambira, Andrezza Formiga e Roberto Cruz.

CAMINHADA DO FORRÓ ACONTECE NESTE SÁBADO - Será realizada neste sábado (22) a II Caminhada do Forró. A atividade, que integra a grade de programação do IV Viva Dominguinhos, tem a proposta de reunir todos os fãs do ritmo e artistas a sair pelas ruas da cidade em cortejo. A concentração será a partir das 09h, na Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Fonte Luminosa. Os caminhantes saem às 10h, percorrendo o trajeto até ao Centro da cidade, onde está localizado o Palco Canta Dominguinhos, no Largo do Colunata. No local, artistas vão promover o espetáculo com apresentações e homenagens ao músico e compositor garanhuense que dá nome ao evento.
.