domingo, 9 de abril de 2017

Internautas apoiam decisão de Izaías de não receber Paulo Câmara

Pragmático, Izaías acredita que não tem nada a perder ao se distanciar de Paulo Câmara, 
um governador que para muitos, definitivamente não está agradando. (Fonte: Blog do Roberto Almeida).

Essa foi destaque no Blog do Jornalista Roberto Almeida

A decisão do prefeito Izaías Régis (PTB) de não estar presente na chegada do governador Paulo Câmara (PSB) a Garanhuns, na última quinta-feira, incendiou os debates nas ruas e nas redes sociais. Nos principais grupos do Facebook de Garanhuns, dezenas de moradores da cidade fazem questão de dar sua opinião. Alguns criticaram o gestor, mas a grande maioria apoiou sua decisão, considerando que o socialista em mais de dois anos de mandato fez muito pouco pela cidade das flores.

“Discordo da atitude do nosso gestor, porque devemos fazer o diferente. Um gestor do município o outro estadual, bom seria ele fazer diferente e não se omitir em receber”, opinou Auxiliadora Siqueira. Já Mourinha do Forró, conhecido cantor e músico da cidade de Garanhuns, aplaudiu a atitude do Prefeito Izaías.  “Muito bem prefeito, tá certo o senhor. Esse governador tá acabando nosso estado", comentou.  

Já a garanhuense Ana Flávia Gomes pegou pesado: “Muito bem, esse belo governador não tem o que fazer aqui. Ou melhor, veio ver as belas m*** que ele fez, por nós pelo amor de Deus, o fato é que as eleições estão chegando aí tem que colocar as promessas em prática pra nunca cumprir...”

É importante lembrar também que Izaías Régis foi reeleito com 70% dos votos e pesquisa recente feita em todo Estado mostra que Paulo Câmara é reprovado por 74% dos eleitores. Se for candidato no próximo ano, hoje conta com apenas 6% das intenções de voto, atrás de Armando Monteiro (22%) e Mendonça Filho (12%).  Se em Pernambuco a desaprovação a Câmara é de 74%, em Garanhuns é muito maior. Talvez semelhante a do Recife ou da região de Petrolina, que ficou na faixa dos 90%.

Pragmático, Izaías acredita que não tem nada a perder ao se distanciar de Paulo Câmara, um governador que para muitos, definitivamente não está agradando. A população de Garanhuns, que não gosta de gente subserviente, em sua maioria parece estar ao lado do prefeito, com relação a atitude tomada de não receber o socialista.

Ainda repercute mal, o fato de Izaías não ter recebido o Governador

Repercussão da atitude do Prefeito, criou um ambiente negativo na região. Desde quinta-feira, 
esse é assunto predominante na política estadual. (Com informações de Ronaldo César e Gidi Santos).

Continua repercutindo negativamente a decisão do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, em ignorar a presença do governador Paulo Câmara aqui no município, e ainda usar a imprensa para fazer novas críticas a gestão estadual durante a passagem do seminário Pernambuco em Ação aqui na cidade, na última quinta-feira, dia 6 de abril. 

      Além do governador, a agenda do Seminário contou com 23 prefeitos, 10 Deputados Estaduais, cinco Federais e um Senador da República, além, claro, dos secretários de estado, presidentes de órgãos públicos, empresários, lideranças políticas, entre outros. A ausência de Izaías foi criticada já no evento, em diversos pronunciamentos, e chegou ao Recife, em jornais, blogs, e até em Santa Cruz do Capibaribe. Desde quinta-feira, esse é o assunto predominante na política estadual.

Segundo o jornalista Inaldo Sampaio, e de acordo com o que colhemos, o prefeito Izaías, junto ao Deputado estadual Silvio Costa Filho, do PRB, coordenará o seminário organizado pelos deputados de oposição ao governo estadual, Pernambuco de Verdade, aqui em Garanhuns. Contudo, a repercussão da atitude do prefeito criou um ambiente negativo na região, e pode ser que um número pequeno de Prefeitos dos municípios do Agreste Meridional compareçam ao evento.

O Agreste Meridional foi considerado nos últimos tempos como quartel general do trabalhismo de Armando Monteiro, entretanto, nas últimas eleições, para prefeito, a Frente Popular, principalmente com o PSB, reconquistou cinco importantes municípios, e atualmente tem ampla maioria. Garanhuns como cidade-polo tem grande influência, que será posta à prova agora, inicialmente com este seminário coordenado por Izaías, que pode não contar com grandes lideranças políticas da região.

Haroldo se retira de seminário, após crítica de Deputado Federal

Durante o Pernambuco em Ação, o Deputado Federal João Fernando Coutinho, defendeu, que juntos, Izaías e
Armando, trouxeram para Garanhuns, apenas uma clínica médica, para extrair dinheiro da população.

Durante a passagem do seminário Pernambuco em Ação aqui por Garanhuns, na última quinta-feira, dia 6, um grande embate pôde ser observado, com relação a antecipação das eleições marcadas para 2018 que, além de outros, definirá o Governador do Estado. Entre os muitos Deputados Estaduais, Federais e Prefeitos da região, acompanhando a comitiva do Governador Paulo Câmara, aqui na cidade, estava o Deputado Federal João Fernando Coutinho, do PSB. Representando o Prefeito Izaías, além de quatro secretários municipais, estava o vice-prefeito, Haroldo Vicente, do Partido Social Cristão (PSC).

Depois de discursos ferrenhos por parte dos deputados estaduais Romário Dias, estocando que Izaías queria ser “o Rei do Agreste”, e depois da “pancada” do líder do Governo na Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento: que afirmou que Izaías não tem estatura política para ser prefeito de Garanhuns, a última e mais contundente crítica, acabou causando a retirada do vice-prefeito Haroldo Vicente do seminário. Sem citar nomes, mas se referindo a Armando Monteiro e Izaías, o deputado Federal João Fernando Coutinho defendeu que juntos, o Prefeito e o Senador, trouxeram para Garanhuns, apenas uma clínica médica, para extrair dinheiro da população.

        “Alguém me disse apouco, que me parece que o que trouxeram foi uma clínica, mas que cobram dinheiro, das pessoas que ali vão ser atendidas”, disse Coutinho, na quinta-feira, aqui em Garanhuns, durante sua fala no seminário Pernambuco em Ação.

Visivelmente chateado, o vice-prefeito de Garanhuns, se retirou do evento. Ao sair, levou consigo a Secretária de Comunicação Social do Município, Jacqueline Menezes; que apesar de não ocupar posto político, demonstrou certa insatisfação pela fala do deputado. Como não foi facultado a palavra à Vicente; lhe sobrou apenas, sair, para figurar seu apoio ao Prefeito Izaías e ao senador Armando Monteiro; ambos do PTB.

Izaías e Silvio Costa farão seminário da oposição em Garanhuns

Apesar da Frente Popular ter reconquistado vários municípios no Agreste Meridional, Garanhuns ainda tem
um papel estratégico pela influência regional. (Com informações de Ronaldo César e Gidi Santos).

A oposição ao Governo do Estado, principalmente a bancada da Assembleia Legislativa (ALEPE), está visitando os municípios, logo na sequência onde estão sendo realizados os seminários do "Pernambuco em Ação"; que contam com a presença do governador Paulo Câmara, de seu secretariado e de um grande número de deputados e prefeitos. A oposição estará em Garanhuns, e o prefeito Izaías, junto ao Deputado Estadual Silvio Costa Filho, do PRB, que fazem oposição ao governador, vão coordenar o evento.

A campanha eleitoral de 2018 ainda está distante, mas está na pauta diária, e não será diferente daqui pra frente. O ideal seria separar administração pública e política eleitoral, mas se não conseguem daqui para trás, daqui pra frente, é que será impossível. Izaías é um dos mais fieis aliados políticos de Armando Monteiro, e mesmo a Frente Popular de Pernambuco, do Governador, tendo reconquistado vários municípios no Agreste Meridional, Garanhuns ainda tem papel estratégico pela influência regional

A primeira paradado seminário da oposição, intitulado: “Pernambuco de Verdade”, foi em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A contar pelo que foi dito por lá, pelo deputado estadual Sílvio Costa Filho, o seminário promete em Garanhuns: “O volume de problemas que encontramos mostra o quanto o Pernambuco de Verdade, o da vida real das pessoas, é diferente do que o Governo do Estado mostra na sua propaganda oficial”, estocou Silvio.

Projeto de Luzia torna o Manoel Chéu e a Várzea em um novo bairro

Trabalho da Vereadora não se restringe apenas a criar um novo bairro. No Manoel Chéu na 
Várzea, a Parlamentar mantém em funcionamento, uma associação e uma creche.

          Por maioria absoluta na votação da última quarta-feira, dia 5 de abril, durante a 9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, os vereadores de Garanhuns, aprovaram o Projeto de Lei de Autoria da Vereadora Luzia Cordeiro, que busca denominar de bairro Manoel Chéu, as comunidades Manoel Chéu e Várzea, aqui em Garanhuns. Atualmente, ambas comunidades compõe os bairros do magano e Aloísio Pinto, mas com a aprovação do Projeto e a sanção do Prefeito Izaías, as comunidades passarão a ser um novo bairro.

Semana passada, ao falar ao Blog do Gidi Santos, a vereadora, declarou toda sua ligação com as comunidades. “O Manoel Chéu e a Várzea moram em meu coração! Lá eu trabalho a 20 anos. Tentamos atender a toda demanda que chega ao nosso conhecimento e agora vamos realizar um sonho antigo!”, assegurou.

Sobre a Associação de Mulheres Unidas de Garanhuns (AMUG), e a creche, que funcionam sob a administração de Luzia, atualmente atendendo a cerca de 100 crianças e adolescentes; também semana passada, a parlamentar defendeu: “Tudo que for para tirar os jovens do mundo da criminalidade é bem vindo e contará com nosso apoio”.

A fala de Luzia ganha força, quando consideramos que a Associação e a Creche, juntas, oferecem, diários e gratuitos, além de futebol, os ensinos de música, informática e judô... tudo, através de parcerias mantidas por Luzia com o Governo Municipal e alguns médicos de Garanhuns. Para a criançada a partir de 3, e até os 5 anos, a educação alfabetizante é oferecida; enquanto que as outras atividades são divididas conforme a idade.

Leite de Todos – O Programa Leite de Todos, do Governo do Estado de Pernambuco, está presente na vida dos garanhuenses que moram tanto Manoel Chéu quanto na Várzea, através do trabalho atuante da Vereadora Luzia Cordeiro. O Programa, que busca reduzir as deficiências nutricionais das populações mais carentes, com prioridade para crianças, gestantes e nutrizes, distribui diária e gratuitamente: um litro de leite pra família.

De acordo com Luzia, e o Governo do Estado de Pernambuco, a estratégia desenvolvida pelo Programa, busca alcançar resultados a curto, médio e longo prazos, dentre eles, a redução da mortalidade infantil e incidência de doenças dos beneficiários e a promoção da melhoria dos padrões de saúde e qualidade de vida das famílias carentes.

Funcionários da Câmara Municipal poderão ter desconto na AESGA

Em contrapartida, Câmara poderá oferecer aos alunos da AESGA, oportunidades de estágio. 
(Com informações e imagem da Assessoria de Comunicação da AESGA).

A presidente em exercício da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, Suianne Melo, recebeu na última semana de março, a presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Carla Patrícia Gomes, mais conhecida como Carla de Zé de Vilaço, num encontro que vislumbrou importante parcerias entre os órgãos. Na oportunidade, a Câmara de Vereadores de Garanhuns foi homenageada com a entrega de um Diploma de Gratidão pela parceria desenvolvida durante os últimos 40 anos, tempo de atividade da Faculdade de Administração de Garanhuns – FAGA, comemorados em janeiro último. 

Durante a Reunião, tiveram início diálogos que visam estabelecer um convênio entre as Instituições para prover descontos nas mensalidades daqueles servidores do Legislativo que estudam na IES. “Foi uma conversa inicial de um processo que vai garantir uma tranquilidade financeira e melhor desempenho educacional aos nossos servidores, uma vez que eles serão beneficiados com possíveis descontos nas suas mensalidades já a partir do próximo semestre letivo”, pontuou a Parlamentar. 

A professora Suianne Melo, enalteceu a importância da parceria. “Nós já temos um edital de cooperação e convênios que é apresentado as instituições todos os semestres e desta forma, não vejo dificuldades em estabelecer, também com a Câmara de Vereadores, esta parceria. Isso é totalmente possível”, destacou a Presidente em Exercício da AESGA. 

Além desta Parceria, visando os cursos de graduação, a conversa se estendeu para formalização do convênio para os cursos de pós graduação, nos mesmos moldes do que foi realizado recentemente junto ao Governo Municipal. “O nosso objetivo é oferecer serviços educacionais e se podemos firmar parcerias junto àqueles que trabalham nos principais órgãos públicos da nossa Cidade, isso nos motiva ainda mais”, acrescentou a Gestora. 

Junto às ideias das parcerias a serem firmadas, foram pontuadas também as contrapartidas. Estas, tendem a beneficiar, de forma especial, os alunos, que terão oportunidade de estágio junto à Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns.