quinta-feira, 23 de março de 2017

Garanhuns não vai aderir à reforma da previdência, garante Izaías

"Não pretendemos mexer de maneira nenhuma na questão previdenciária do município", defendeu 
Izaías, em entrevista ao comunicador Geraldo Freire. (Com informações da Rádio Jornal de Garanhuns).

Questionado por Geraldo Freire na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito de Garanhuns, no Agreste do Estado, Izaías Régis, afirmou que a administração da previdência pelo município vai muito bem e que não há necessidade de aderir às novas regras definidas pelo governo Michel Temer. "Nós estamos administrando muito bem o nosso fundo e não pretendemos mexer de maneira nenhuma na questão previdenciária do município", garantiu Régis. "Acredito que, enquanto estivermos tendo superávit na nossa previdência, nós não vamos precisar mexer na questão da aposentadoria dos nossos servidores", pontuou.

       O Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG) é tido como referência em todo o Estado pelo modelo de Gestão adotado, inclusive já tendo recebido prêmios de Destaque Nacional por boas práticas de Gestão Previdenciária.

Reforma - Como determinado pelo governo Temer, cada estado e município é livre para criar reformas previdenciárias específicas. A cidade de São Paulo, por exemplo, já anunciou total aderência à reforma, bem como as novas regras. Em Pernambuco e na capital Recife, porém, a mudança não deve entrar na pauta das administrações nem tão cedo. As gestões Paulo Câmara (PSB) e Geraldo Júlio (PSB) informaram que não há, no momento, nenhum tipo de discussão sobre a medida.
.

Contratações realizadas por Ex-Prefeito de Palmeirina foram ilegais

Contratações apresentaram algumas falhas; entre elas, a ausência dos documentos
comprobatórios das admissões e inexistência de seleção pública para as contratações. (Fonte: TCE).

A Segunda Câmara do TCE julgou ilegais, nesta quinta-feira (23), 285 (duzentas e oitenta e cinco) contratações temporárias, para cargos como agente de saúde, agente administrativo, enfermeiro, médico, professor, entre outros, realizadas pela Prefeitura de Palmeirina no exercício de 2015. O responsável pelas admissões foi o ex-prefeito, José Renato Sarmento de Melo (foto). O relator do processo foi o conselheiro Dirceu Rodolfo.

De acordo com o seu voto, com base no relatório de auditoria, as contratações relativas ao processo (TC nº 1502825-2) apresentaram algumas falhas cabendo destaque para a ausência dos documentos comprobatórios da regularidade das admissões dos servidores, inexistência de seleção pública para as contratações realizadas e percentual de comprometimento das despesas com pessoal, calculado com base na receita corrente líquida, no valor de 71,90%, estando portanto acima do limite permitido para esses gastos(54%), segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além de votar pela ilegalidade, negando registro aos atos de admissão, o conselheiro aplicou uma multa no valor de R$ 10.000,00 ao ex-prefeito. O voto foi aprovado por unanimidade. O Ministério Público de Contas (MPCO), órgão ligado ao Tribunal de Contas de Pernambuco, esteve representado, na ocasião, pelo procurador Gilmar Lima.

Florescendo Artes de domingo, será em homenagem as mulheres

Programação do evento será composta por cantoras e musicistas de Garanhuns e região; já que
esta edição será em comemoração ao dia internacional da mulher (Daniela Batista – Secom – PMG).

O Parque Euclides Dourado irá sediar mais uma edição do Florescendo Artes neste domingo (26). Desta vez, o evento será especial, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado durante o mês de março. O projeto é uma iniciativa da Agreste Musical, Instituto Musical AF&J e Marinho Produções, com o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer. A Secretaria da Mulher (Secmul) também vai estar presente no momento e irá apresentar ações exercidas pela pasta. Também no fim de semana terá diversas intervenções da Associação Feira e Artes (AFA), incluindo comercialização de artesanato e realização de workshops.

Durante o sábado (25), das 10h às 19h, e domingo (26), das 9h às 19h, a Associação Feira e Artes (AFA) irá oferecer workshops, apresentações culturais, vendas de artesanatos e diversos outros serviços também no Parque Euclides Dourado. No domingo (26), a programação do Florescendo Artes será composta por cantoras e musicistas de Garanhuns e região. A partir das 15h, a cantora Swianne Souza abre o evento, seguida de Andrea Amorim, Débora Somar e Celina Berto. Quem encerra é a cantora Belinha Lisboa. O evento tem uma programação fixa, mas são disponibilizados instrumentos e equipamentos de som para as pessoas que quiserem se apresentar.
.