sábado, 18 de março de 2017

Lavanderia Pública e Nascente D’água viram alvos de Vereadores

Estrutura da lavanderia está comprometida, enquanto que água da nascente está sendo desperdiçada por 
esgotos. Reforma e preservação foram cobradas inicialmente, pelo vereador Marinho da Estiva.

Reforma e preservação. Esses são os dois pedidos dirigidos ao Prefeito Izaías, por parte de três vereadores de Garanhuns, quando o assunto é a Lavanderia Pública da Vila Maria, localizada na rua Capitão Tomaz Maia, e a nascente d’água, que fica nas proximidades da Vila. A presidente Carla solicitou a reforma, enquanto que Audálio Filho, a preservação da nascente. Audálio, foi ainda mais longe; já que em seu requerimento ele defende a criação de uma Unidade de Conservação Ambiental (uma reserva ecológica).

Apesar dos requerimentos de Audálio e Carla, capitanearam ações de reforma e preservação por parte do Executivo; partiu de Marinho da Estiva; vereador eleito pelo PHS; a iniciativa de denunciar e cobrar a recuperação daquele espaço público e da nascente. Desde o início do mês, o parlamentar vem apontando os problemas enfrentados em ambos os casos. De acordo com ele, a nascente apresenta um desperdício médio de 9 milhões de litros de água por mês, enquanto que a Lavanderia tem profundas avarias em sua alvenaria.

Se 9 milhões de litros d’água desperdiçados por mês significam muito, imagine se isso se repetir por 60 anos; que é o tempo que alguns moradores defendem que o problema vem ocorrendo. 50 famílias trabalham na lavanderia e a nascente é utilizada pela população de forma em geral. Semana passada Marinho defendeu: “As secretarias de meio ambiente, tanto do estado como do município, precisam fazer alguma coisa. Priorizar a reforma da lavanderia e a revitalização com  reflorestamento da nascente é de extrema importância.”

Dois secretários se colocaram à disposição do caso; o de Infraestrutura, José Gundes e o de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, João Paulo Sobral. Ambos Secretários estiveram, a exemplo de Marinho, visitando a Lavanderia da Vila Maria e a Nascente d'água, e constataram as alegações do legislador. Gundes e João, vem tentando viabilizar alternativas, através de suas secretarias, para solucionar o problema.
.

.

.

Wanderley Lopes é nomeado Assessor Especial do Prefeito Izaías

Informação é do Diário Oficial dos Municípios, edição de sexta-feira, dia 17 de março.
Portaria lotando Wanderley na Assessoria tem efeito retroativo ao início do mês.

Antes do primeiro escalão, candidato a vereador pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), e já tendo sido presidente aqui em Garanhuns do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Wanderley Lopes, ex-Secretário de Governo, agora ocupa o posto de Assessor Especial do Prefeito Izaías. A informação é do Diário Oficial dos Municípios (Amupe), desta sexta-feira, 17 de março. Apesar de somente agora ser publicada a portaria lotando Wanderley na Assessoria Especial do Prefeito, a nomeação dele seguirá efeito retroativo, fazendo com que sua investidura no cargo conte oficialmente desde o dia 1 de março.

Em abril do ano passado, Wanderley foi exonerado da Secretaria de Governo, atendendo a determinação do calendário eleitoral, sobre o afastamento de agentes que ocupam cargos de Secretários no Poder Executivo e que disputariam cargo eletivo. No seu lugar, assumiu Méwitton Araújo (que segue no cargo). Durante sua gestão à frente da secretaria, Wanderley acompanhou a execução de programas e projetos de interesse do município, como forma de habilitar a Prefeitura, à celebração de contratos e convênios na perspectiva de mobilização de recursos extra orçamentários; além de também ter articulado o governo municipal com outras instâncias; estaduais e federais.

Por toda sua experiência de trabalho e comando, Wanderley seguirá no Governo Izaías; ainda que não seja no primeiro escalão. Homem público de posição firme, o ex-secretário sempre teve uma postura antagônica a maioria dos gestores comandados por Izaías. Ano passado, ele teve uma expressiva votação ao disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns: 814 votos.
.

Gerência de Educação recebe novos Professores da Rede Estadual

Docentes aprovados no último concurso estão sendo localizados nas 52 escolas estaduais
dos 22 municípios que compõem a Região Agreste Meridional. (Fonte: GRE/AM).

Os novos professores efetivos da rede estadual de ensino do Agreste Meridional começaram a se apresentar na última quarta-feira (15) na Gerência Regional de Educação (GRE). Após nomeação promovida pelo Governador Paulo Câmara e posse do cargo na Secretaria de Educação de Pernambuco, os docentes aprovados no último concurso estão sendo localizados nas 52 escolas estaduais dos 22 municípios que compõem a região. 

A gerente da GRE do Agreste Meridional, Adelma Elias, recebeu os novos servidores na sede da Gerência. “Recepcionar os novos integrantes é para nós um importante momento, haja visto marcar a chegada/ingresso numa rede de ensino que tem como visão hoje continuar sendo referência em ensino público no pais. Portanto, já chegam sendo desafiados a contribuir com essa grande missão”, comentou a gerente.

Foram recepcionados e encaminhados para localização nas escolas os professores de Língua Portuguesa e Educação Física. Nos próximos dias, comparecerão os docentes habilitados nos demais componentes curriculares, conforme comunicado recebido na posse.

Nomeação - O Governo do Estado de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), nomeou 2.677 aprovados no Concurso Público para professores da Rede Estadual de Ensino. Desse total, 2.333 são para docência nas disciplinas de Matemática; Física; Química; Língua Portuguesa e Educação Física.

Também estão sendo chamados 166 profissionais para as vagas de braillista e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, ambos nos níveis médio e superior, e 178 atuarão nos cursos de educação profissional nas áreas de Ambiente e Saúde; Segurança do Trabalho; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Hospitalidade e Lazer. No Agreste Meridional, foram nomeados 126 professores para a grade comum, cinco profissionais para Educação Especial e três docentes para cursos técnicos.

Izaías mantém apoio ao espetáculo Jesus Alegria dos Homens

Prefeitura de Garanhuns, a cada ano vem firmando um convênio de apoio cultural ao evento, 
que foi confirmado pelo Prefeito mais uma vez. (Fonte: Assessoria de Imprensa Izaías Régis Neto).

O prefeito Izaías Régis recebeu no fim da tarde de ontem (16) em seu Gabinete, a diretoria da Associação Jesus Alegria dos Homens, responsável pelo encenação do Espetáculo homônimo, realizado no período da Semana Santa, em Garanhuns. Estiveram presentes o presidente da Associação, Jefson Fitipaldi, o diretor de artes cênicas, Gerson Lima  e o diretor financeiro, Fernando Lima. A reunião também foi acompanhada pelo vice-prefeito Haroldo Vicente e pelas secretárias de Turismo e Cultura e Comunicação Social, Neile Barros e Jacqueline Menezes, respectivamente. 

A Prefeitura de Garanhuns, a cada ano vem firmando um convênio de apoio cultural ao evento, o que foi confirmado pelo Prefeito Izaías Régis, mais uma vez. "O município de Garanhuns, também sofre com a crise, mas como trabalhamos com planejamento, sempre vamos preparando reservas para o investimento nos nossos eventos tradicionais. E o Espetáculo Jesus Alegria dos Homens é um deles", pontuou o prefeito. 

"Sem o apoio da prefeitura a gente não conseguiria fazer o evento, esse apoio é imprescindível para a realização do  espetáculo. E é importante salientar que ele não só acontece via Convênio. Temos também um importante apoio logístico ao evento, por meio das secretarias de Obras, Turismo e Cultura. Comunicação Social, AMSTT, enfim de todo o Governo", afirmou o Presidente Jefson Fiiipaldi.
.

Atrações Nacionais poderão estar no Festival de Inverno 2017

Consolidado no calendário cultural pernambucano, o FIG 2017 acontecerá em julho, com atividades 
de fruição e formação em todas as linguagens artísticas e áreas culturais. (Fonte: Secult/PE)

Artistas e grupos culturais de todo o país poderão participar do próximo Festival de Inverno de Garanhuns. Após convocar exclusivamente atrações nordestinas no ano passado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe, lança o Edital Nacional do FIG 2017. "É hora de retomarmos o intercâmbio com as diversas expressões formadoras da cultura brasileira, um marco histórico do festival", comenta o Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja.

Consolidado no calendário cultural pernambucano, o FIG 2017 acontecerá no mês de julho, com atividades de fruição e formação em todas as linguagens artísticas e áreas culturais. Shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de gastronomia e patrimônio cultural, entre outras atividades podem ser sugeridas, para este que é um dos maiores festivais multiculturais em atividade no Brasil e na América Latina.

Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, "o festival é uma grande oportunidade de celebrarmos a riqueza cultural do povo brasileiro e promovermos ainda nossos grupos populares e artistas iniciantes". Além de garantir os recursos necessários para a realização de mais um grande festival, o Governo do Estado aposta nesta edição na parceria com empresas e outras instituições privadas, por meio da captação de recursos via Lei Rouanet. A Prefeitura de Garanhuns também é parceira do evento. Os interessados em enviar propostas de programação devem acessar o edital e os formulários específicos AQUI.
.