quinta-feira, 16 de março de 2017

Restos mortais encontrados pela Polícia são de Jonathan Lucas

Dois homens que não tiveram as identidades reveladas estão presos desde o dia 16 de fevereiro em 
Saloá. De acordo com a Polícia Civil, eles são investigados pelo desaparecimento do jovem.

Essa é destaque no Jornal Imprensa do Agreste

Familiares confirmaram na noite desta quinta-feira (16) ao Jornal Online Imprensa do Agreste, que os restos mortais encontrados pela Polícia dias atrás, pertencem mesmo ao Jovem Jonathan Lucas dos Santos, de 16 anos; desaparecido desde o dia 27 de Janeiro. A época do desaparecimento, o jovem saiu de casa informado aos familiares que iria jogar vídeo game na casa de um amigo. Dois homens que não tiveram as identidades reveladas estão presos desde o dia 16 de Fevereiro. De acordo com a Polícia Civil, eles são investigados pelo desaparecimento do jovem.

Em contato com o Jornal Imprensa do Agreste, a mãe de Jonathan, Maria Edna da Silva, revelou que os restos mortais encontrados pela Polícia Civil na Zona Rural de Garanhuns no dia 22 de fevereiro são do seu filho. “Os restos pertencem sim ao meu filho, foi confirmado através de exame na arcada dentária. Amanhã (17), estarei indo ao Instituto de Medicina Legal (IML), na capital, Recife, onde vou buscar os restos mortais para velar”, disse a mãe de Jonathan, bastante abalada através de ligação. Ela contou ainda, ao Imprensa do Agreste, que o corpo será velado na residência da família, que fica localizada na Rua José Bonifácio, no bairro da Boa Vista. O horário do sepultamento não foi informado.

Os restos mortais do jovem Jonathan Lucas foram encontrados no Sítio Estrela, que fica na zona rural de Garanhuns. As investigações continuam e os dois homens suspeitos de terem praticado o crime, seguem presos na Cadeia Pública da cidade de Saloá, onde permanecerão até a conclusão do inquérito policial.
.

Armando aprova parecer para doar armas apreendidas às polícias

Parecer do Projeto defende que 70% das armas apreendidas devem ser entregues as forças de 
Polícia, enquanto os outros 30% deve ficar com o Exército Brasileiro. (Ascom - Armando)

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (16), parecer do senador Armando Monteiro (PTB) a projeto de lei que determina a doação, às polícias militares e civis, de 70% das armas apreendidas em poder da Justiça. “A iniciativa é conveniente e oportuna para combater a crescente e bem armada criminalidade”, assinala o parecer do senador pernambucano, que segue agora ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal Brasileiro, a CCJ.

O projeto de lei PLS 285/2016, de autoria do senador Wilder Morais, que é do Democratas, Goiano, altera o Estatuto do Desarmamento, de 2003, cuja regulamentação determinava a destruição das armas apreendidas e proibia a doação delas, com a única exceção para museus, assim mesmo somente quando consideradas históricas ou obsoletas. “O projeto é conveniente e oportuno, porque é um desperdício destruir armas apreendidas, se podem ser aproveitadas pelos órgãos de segurança pública, tão carentes de armamento”, enfatiza Armando Monteiro no parecer.

Seu relatório ao PLS 285/2016 estabelece que o juiz tem 48 horas para doar ao Exército, e este às PMs e polícias civis, as armas de fogo apreendidas que não mais interessarem à ação penal em que estão envolvidas. As armas têm de passar por laudo pericial que ateste estarem aptas a dispararem com segurança, possuírem numeração original e se encontrarem em condições de serem doadas. O Exército pode ficar com 30% delas e os restantes 70% serão entregues às PMs e polícias civis dos estados onde ocorreu a apreensão. O parecer do senador petebista foi bastante elogiado na sessão da CRE, sob a presidência do senador Fernando Collor (PTC-AL).

Legislativo Garanhuense aprova “pacotão” de Requerimentos

Ao total, 16 solicitações foram chancelados pela casa. Requerimentos seguem agora para 
uma segunda apreciação em Plenário, que ocorrerá na próxima Reunião Ordinária.

Na última quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns aprovou, após discussão, um “pacotão” de requerimentos dirigidos ao Prefeito Izaías. Dentre os 16 que foram chancelados pela casa e que agora seguem para uma segunda apreciação do legislativo garanhuense, destacamos três, que foram mencionados pelo Blog semana passada. Tonho de Belo pretende expandir o Natal Luz com sua decoração e atividades até a Liberdade. Luzia da Saúde, vem no encalço de promover obras de infraestrutura na Cohab 3 e na Brahma, enquanto que Gersinho, busca instalar na cidade, um curso pré-vestibular gratuito para alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Zaqueu Naum, atuou através de requerimento de sua autoria, para que o Prefeito Izaías execute, por intermédio de sua gestão, a reforma do Posto de Saúde “Miracica 2”, que fica localizado no Sìtio Mochila. No mesmo pedido, Zaqueu ainda pleiteia que o Povoado que leva o mesmo nome, seja calçado.

Ary Júnior, do PTB, um dos homens mais próximos ao Prefeito Izaías, apresentou requerimento, onde solicita ao executivo, a construção do terminal Rodoviário de Transporte Alternativo aqui em Garanhuns. Para o vereador, a edificação do Terminal por parte da gestão Izaías, ajudará na mobilidade urbana. De acordo com o petebista, a iniciativa pretende contribuir para o fortalecimento da economia local, trazendo melhor qualidade no atendimento as pessoas de outros municípios que convergem diariamente para Garanhuns em busca de serviços, nos mais diversos segmentos.

Para o caso do vereador Gil PM, sua solicitação diz respeito a duplicação da BR 424 e a instalação de lombada eletrônica, bem como de sonorizadores em trecho considerado mais crítico da rodovia aqui em Garanhuns; a “Curva da Laranjeira”. Apesar de no mês de agosto do ano passado, o DNIT ter instalado a lombada solicitada por Gil, o vereador defende que o equipamento colocado na curva não é o adequado; sem contar que o dispositivo foi quebrado pela ação de vândalos. 

Luzia da Saúde – Depois de emplacar um requerimento que visa a execução de obras de infraestrutura urbana, Luzia também aprovou o pedido de sua autoria, que se refere a denominar de Sr. José Siqueira, o Terminal de Transportes Alternativo de Passageiros, que será construído na área entre o Centro Cultural de Garanhuns e a Praça Monsenhor Adelmar da Mota Valença; a “Praça da Bandeira”. O Terminal, será erguido no intuito de desafogar áreas adjacentes ao Centro Cultural, que por vezes, são utilizadas para o embarque e desembarque de passageiros desses transportes.
.

Câmara aprova o “Bolsa Atleta Garanhuns” em primeira votação

Projeto de Lei visa garantir a atletas da cidade, um auxílio mensal de um salário mínimo, durante um ano. 
Audálio Filho, do PSDC, foi autor do Requerimento que o executivo transformou em Projeto de Lei.

Através de uma solicitação do Vereador Audálio Ramos Filho, do PSDC, o Legislativo garanhuense aprovou na última quarta-feira, dia 15 de março, o Projeto de Lei do Executivo Municipal que cria o Programa Bolsa Atleta Garanhuns. Instituído, o programa irá beneficiar jovens atletas e paratletas do município, fazendo com que eles participem de competições em níveis regionais, nacionais e até mesmo internacionais.

O Projeto de Lei prevê em seu texto que o programa ofereça a competidores de esportes individuais, como Judô, Karatê e Natação, por exemplo, o auxílio financeiro mensal de um salário mínimo, por um ano, observado o limite definido na Lei Orçamentária Anual. A prioridade do projeto é para atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas, mas outras categorias poderão ser contempladas, após análise.

Como exigências para que o atleta obtenha o subsídio, estarão: ter no mínimo 15 anos de idade, estar matriculado em instituição de ensino público ou privado, ter concluído o ensino médio e estar devidamente filiado em federação de sua respectiva modalidade. O bom rendimento nas competições em que o atleta participa, é outra circunstância que será levada em consideração. Ainda segundo o texto da Lei, o dinheiro poderá ser utilizado em gastos com alimentação, viagens e aquisição de material esportivo, dentre outras coisas.
.

Aprovado em primeira votação, o projeto segue agora para uma segunda apreciação da Câmara. Sendo novamente aceita, a proposta segue então para a sanção do Prefeito Izaías. A expectativa, é que o prefeito sancione a Lei até o final do mês de março, para que a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, possa iniciar às inscrições.

Durante a votação, na quarta, vários atletas estiveram presentes, dentre eles, os professores de Judô, Michel Santos e Gerôncio Sabino e o de Karatê, Eguinaldo Silvestre; eterno campeão garanhuense. A participação do Secretário de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns, Carlos Eugênio, vem sendo essencial para a consolidação do Projeto de Lei.

TONHO DE BELO DO CAL RECEBE PROMESSA DO JUDÔ
.

Quem esteve visitando o gabinete do Vereador Tonho de Belo do Cal, no dia em que o Programa Bolsa Atleta Garanhuns foi aprovado em primeira votação na Câmara, foi a jovem promessa do judô garanhuense, Lívia Raquel, de apenas 13 anos. Lívia, que estava acompanhada por sua mãe, Carla Janaína, è faixa amarela, foi vice campeã da seletiva do Brasileiro Regional, e participa já no próximo sábado (18), em Vitória de Santo Antão, da 1ª fase do Campeonato Pernambucano de Judô. Além do Estadual, a pequena concentra seus treinos em busca de uma vaga na seleção Nacional de sua modalidade. Em breve, ela participará de outra seletiva, que dará a primeira colocada, a vaga tão desejada na seleção. A Federação Pernambucana de Judô ainda não divulgou data nem local da competição.

Operação combate o tráfico de drogas em escolas de Garanhuns

Objetivo principal da ação, foi inibir o tráfico de drogas nas imediações de Escolas Públicas locais. 
Vários jovens foram abordados. (Com informações e imagem do Jornal Imprensa do Agreste).

Durante a noite da última terça-feira, dia 14 de março, por volta das 21 horas, após levantamento feito pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar; uma ação conjunta com a Guarda Municipal e com uma equipe da Polícia Civil, comandada pelo Dr. Alysson Câmara foi desencadeada durante a saída de alunos da Escola Estadual Professora Eliza Coelho, que fica localizada no Bairro São José, aqui na cidade de Garanhuns.

De acordo com informações, o Serviço de Inteligência da Policia Militar realizava investigações de possível tráfico de Drogas nas Escolas públicas, momento em que abordou um grupo de jovens fazendo ingestão de bebidas alcoólicas defronte a Escola Eliza Coelho. A guarnição, empenhada, solicitou o apoio de policiais civis e da Guarda Municipal.

O principal objetivo da operação foi inibir o tráfico de drogas nas imediações das Escola Públicas. Com o apoio dos efetivos citados, vários jovens foram abordados e os materiais colhidos foram revistados. Quatro pessoas foram detidas, sendo um maior de idade e três menores. Com o maior foi encontrado uma substância não identificada; encaminhada ao Instituto de Criminalística (IC) para detalhamento. Os envolvidos foram levados à 18° DESCEC, onde ficaram à disposição da Autoridade Policial.

Trânsito: Ruas José Leitão e São Miguel passam a ser de mão única

Binário instalado será o responsável pelas mudanças. Com relação aos estacionamentos, eles 
só poderão ser feitos do lado direito de circulação das vias. (Fonte: Cloves Teodorico – Secom – PMG).

Passa a funcionar, a partir da próxima terça-feira (21), o sistema binário do bairro Boa Vista. A iniciativa, que transforma ruas de grande fluxo de veículos com sentido duplo em mão única, tem o objetivo de promover maior fluidez e segurança nas vias de Garanhuns. Até o dia 26, equipes da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) estarão nas vias orientando os condutores sobre as mudanças.

O binário estabelece que a avenida José Leitão fica no sentido Centro/Subúrbio; já a rua São Miguel, que possuía um trecho com sentido duplo, fica no sentido inverso, sendo Subúrbio/Centro. A avenida Sul, localizada entre as duas principais vias da área, terá sentido único compreendendo Boa Vista/Cohab II, e ela também passa a ser rota para o transporte coletivo. As vias que integram o sistema receberam através da Autarquia Municipal de Trânsito, duas novas sinalizações de regulamentação: horizontal e vertical.

As vias no entorno da praça Padre Mathias Lennes, em frente à sorveteria Doce Mel, situada no bairro Boa Vista, também terão influência do binário. Com as mudanças de sentido, a rua Mato Grosso servirá como acesso apenas para vai em direção à Cohab II; já a rua das Tabocas funcionará como meio para quem vem da Cohab II e segue pela rua São Miguel, em direção ao centro da cidade. Parte da praça permanece em sentido duplo, já que ela possui acessos para outras ruas transversais.

Estacionamentos – Os condutores que estiverem passando por alguma das principais vias incluídas na mudança (avenida Sul, avenida José Leitão e rua São Miguel) só poderão estacionar seus veículos no lado direito do sentido de circulação das vias.
.

Armando sugere sobretaxa no Etanol e ajuda produção no Nordeste

Sobretaxa de 20% nas importações do produto, ajudará os fabricantes do Nordeste a atingir 
melhores resultados na venda do combustível. (Fonte: Ascom Armando Monteiro)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, concordou em propor à Camex (Câmara de Comércio Exterior) uma sobretaxa de 20% na importação de etanol. A proposta foi feita por sindicatos da indústria sucroalcooleira e pelas bancadas do Nordeste no Senado e na Câmara dos Deputados, em audiência, nesta quarta-feira (15), no seu gabinete, da qual participou o senador Armando Monteiro (PTB). “Não está havendo vendas de etanol do Nordeste às distribuidoras”, informou Armando ao ministro.

Em carta entregue a Blairo, os sindicatos da indústria sucroalcooleira do Nordeste, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul apontaram “a ausência de regulações adequadas em situações concorrenciais especulativas” como causa do expressivo aumento das importações de etanol de milho dos Estados Unidos (EUA).

“Essas importações, realizadas por agentes comerciais do Centro-Sul, são nacionalizadas e comercializadas de forma contínua no Nordeste, em épocas, inclusive, nas quais a produção doméstica é suficiente para o pleno abastecimento regional”, assinala o documento. O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e Álcool de Alagoas, Pedro Robério Nogueira, comunicou ao ministro da Agricultura que desde janeiro as usinas alagoanas não conseguiram vender um litro sequer de etanol à BR Distribuidora; subsidiária da Petrobras, e que atualmente é a maior do país.

De acordo com Pedro Robério, as distribuidoras importaram dos Estados Unidos, somente nos primeiros dois meses do ano, cerca de 600 milhões de litros de etanol, o que representa, segundo ele, quase 38% de toda a produção anual nordestina, que é de cerca de 1,6 bilhão de litros. Os sindicatos afirmam, na carta ao ministro da Agricultura, estar havendo “um movimento especulativo de oportunismo comercial e inibidor do estímulo à produção doméstica”. Asseguram que sua proposta de sobretaxar a importação não é xenófoba e nem visa criar reserva de mercado.

Aesga abre inscrições para Pós-Graduação em Gestão Pública

Interessados devem realizar inscrição através do site: www.aesga.edu.br.
Aulas serão realizadas aos sábados, a cada quinze dias. (Fonte: Ascom –ASESGA).

Estão abertas até 4 de abril as inscrições para mais uma turma de pós-graduação em Gestão Pública da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA.  De acordo com informações da Autarquia, o Curso, em caráter de especialização, tem a meta de proporcionar aos profissionais da área o suporte normativo, teórico e instrumental aplicado à gestão pública, além de oferecer reflexão acerca da função pública baseada na legislação vigente e capacitar os profissionais da área na gestão de serviços públicos.

De acordo com informações da coordenadora de Pós-graduação da Instituição, a professora Gabriela Valença, os interessados deverão acessar o site da AESGA, o www.aesga.edu.br, e, após realizar inscrição, imprimir e efetuar o pagamento da Taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais) referente à Análise Curricular. Após esse processo, o candidato terá 5 (cinco) dias para entrega da documentação exigida, a qual deverá ser feita, exclusivamente, na Coordenação de Pós-Graduação da AESGA.

As aulas são realizadas aos sábados, a cada quinze dias. As inscrições deverão ser realizadas presencialmente ou pelo site www.aesga.edu.br. As fichas de inscrição e o contrato de prestação de serviços já estão disponíveis no endereço eletrônico Institucional. A Coordenação de Pós-graduação da AESGA funciona diariamente das 8 às 13 e das 14 às 17 horas, na Avenida Caruaru, 508, no bairro São José. Mais informações poderão ser obtidas no site da ou pelo telefone (87) 3761-1596/Ramal 235.

Prefeitura e Câmara atuam para qualifar moradores da Zona Rural

Articulação, parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visando à geração de
renda para associações do município. (Fonte: Aquiles Soares – Secom – PMG).

Na última terça-feira (14), servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e membros da Câmara Municipal de Vereadores estiveram reunidos com representantes da Associação Comunitária Nova Vida, localizada no Sítio Cruz, com o intuito de conhecer a vocação profissional da comunidade, e buscar capacitação adequada para o local por meio de cursos de qualificação profissional.

Estiveram presentes na ocasião a gerente de desenvolvimento da SED, Priscila Belens, a coordenadora de emprego e capacitação profissional, Amanda Maciel, o vereador Cláudio Humberto Bispo (Professor Márcio) e assessores, além do presidente da associação Nova Vida, Giovane Melo. Após a primeira reunião, o grupo seguiu até a Associação Renovação do Sítio Belamente, situada no sítio homônimo. Onde foram recepcionados pelos presidentes, Manoel Francisco Nascimento e Maria Rejane Ferro.

A ideia é angariar parcerias com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outras instituições, visando uma futura geração de renda para o desenvolvimento pessoal e local, já que os associados poderão fortalecer-se dentro da política de cooperativismo.

Estas visitas técnicas também serão expandidas para atingir as demais associações que estão cadastradas, como explica a titular da pasta Janecélia Marins. “Estamos dando continuidade ao trabalho que iniciamos com a Associação de Catadores de Papelão e Material Reciclável, vamos estabelecer um cronograma para visitar in loco todos esses locais, verificando as demandas e potencialidades de cada um”, declarou.
.