terça-feira, 14 de março de 2017

Armando: “Transposição do São Francisco se deve a Lula e Dilma”

Em discurso em Brasília, Senador defendeu que o início do funcionamento da Transposição,
se deve aos ex-presidentes Lula e Dilma. (Fonte: Folha PE / Foto: Ana Luiza Souza).

Quatro dias depois de o presidente Michel Temer ter inaugurado o Eixo Leste da transposição das águas do Rio São Francisco em Monteiro, na Paraíba, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) comemorou o início da transposição em Pernambuco e na Paraíba. Ao discursar na tribuna do Senado, ele também fez um alerta de que é essencial executar obras complementares. “A conclusão das obras da Transposição é uma redenção para os nordestinos”, enfatizou o Senador Pernambucano em sua fala.

O petebista garantiu que, juntamente com os outros dois senadores de Pernambuco e os deputados federais da bancada do Estado, estará “totalmente comprometido” com a cobrança da liberação dos recursos que tornem possível o término de adutoras, ramais e barragens que darão efetividade à Transposição em Pernambuco.

O senador petebista citou, entre as obras complementares essenciais em Pernambuco, a Adutora do Moxotó, com três estações elevatórias; a Adutora do Agreste, que atenderá a mais de dois milhões de habitantes em 68 municípios da região, e o Ramal do Agreste, que irá interligar o Rio Ipojuca à Adutora do Agreste.

Monteiro acrescentou, no discurso, que, sem querer “politizar” o início do funcionamento da Transposição, se deve aos ex-presidentes Lula e Dilma. Frisou, contudo, que não pode deixar de se congratular com o presidente Michel Temer, do PMDB, por não haver contingenciado as verbas para o projeto nos últimos dez meses e por ter ampliado em 23% o volume dos repasses para o Eixo Leste, garantindo a entrega dos trechos dentro do cronograma previamente estabelecido.

Em Garanhuns, Secretário de Educação pactua metas para 2017

Adelma Elias, Gerente da GRE, acompanhou a visita do Secretário de Educação de Pernambuco a Garanhuns
e abriu a reunião onde foram apresentadas as principais intervenções realizadas no Agreste Meridional.

Garanhuns recebeu, na última sexta-feira, 10, a visita do Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio. Cumprindo agenda de atividades do Pacto Pela Educação (PPE), o secretário esteve reunido, na Escola Henrique Dias, com gestores das escolas estaduais da região para pactuar metas de resultados referentes ao ano de 2017. A Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional foi a segunda, entre as 16 do Estado, a receber a comitiva da Secretaria de Educação este ano.

A gerente da GRE, Adelma Elias, abriu a reunião apresentando as principais intervenções realizadas no Agreste Meridional com foco em resultados. Ela destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na região, dentre outros aspectos, no que se refere à formação continuada dos profissionais da Educação, ao monitoramento em gestão escolar e ao apoio aos municípios. Em seguida, o secretário Fred Amâncio assumiu a pauta demonstrando os principais avanços da Educação em Pernambuco no últimos anos e as políticas públicas que levaram o Estado ao 1º lugar no IDEB do Ensino Médio no Brasil.
.

Representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), que também estavam na comitiva, apresentaram a política de gestão por resultados e explicaram os critérios sobre as metas de crescimento estabelecidas para cada unidade escolar. Ao final, os gestores escolares assinaram um termo de compromisso formalizando a responsabilidade com o cumprimento das metas estabelecidas para o ano. Estas dizem respeito ao desempenho das escolas e alunos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe), que tem medições realizadas anualmente, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), avaliadas a cada dois anos.

No período da tarde, o Secretário esteve em Canhotinho para visitar a Escola Padre Antônio Callou de Alencar e a EREM Jerônimo Gueiros, reconhecidas no município pela oferta de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, respectivamente. A comitiva foi recebida pelos alunos e funcionários das unidades escolares, que apresentaram os ambientes, falaram sobre o trabalho pedagógico realizado e colocaram suas sugestões para manter os bons índices que as duas instituições vêm apresentando ao longo do tempo.
.

Xangai e Maciel Melo estarão na 3ª Bienal do Livro em Garanhuns

Evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros
Andelivros, com o apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns. (Com informações da Mia Comunicação).

Lançamentos de livros, palestras, debates, oficinas, concursos literários e shows para celebrar a literatura, os escritores do Brasil e, em especial, de Pernambuco. Todas estas atividades estão programadas para a III Bienal do Livro do Agreste. O evento acontecerá na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, dos dias 17 a 21 de maio, das 9h às 21h, e oferecerá dezenas de atividades gratuitas.

O evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, e  homenageará o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares.O escritor Raimundo Carrero é uma das presenças confirmadas no evento. Na ocasião, ele ministrará a oficina de Criação Literária e apresentará os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados.

Outra oficina programada é a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão”, a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla de professores do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE, ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.A Bienal também contará com uma atividade especial para os professores. Uma Jornada Pedagógica integrará a programação do evento, com palestras de capacitação, oficina e entrega de certificado ao final da jornada. Já os alunos da rede pública e particular de Garanhuns participarão de um concurso literário, que premiará os melhores textos com vale-livros.

Entre as atrações musicais agendadas, está o cantor Maciel Melo que fará show e, logo após, participará de sessão de autógrafos do seu livro “A Poeira e a Estrada”, uma autobiografia com lembranças da infância vivida no Sertão. O cantor Xangai, que recentemente fez dupla com Maci e​l na novela Velho Chico, também é presença certa na III Bienal do Agreste. Ele fará show apresentando seus maiores sucessos.
. 

Na Capital Federal, Brasília, Izaías atuou para combater a seca

Prefeito esteve em uma audiência pública com o Ministro da Integração Nacional, 
Hélder Barbalho, cujo um dos objetivos, foi o de liberar recursos para ações de combate a seca.

Semana passada, o Prefeito Izaías Régis, do PTB, esteve cumprindo agenda pública em Brasília, junto a dois Ministros Pernambucanos, Mendonça Filho, do Democratas e Bruno Araújo, do PSDB. Acompanhado pelo Senador que pertence aos quadros de seu partido, Armando Monteiro, o Prefeito de Garanhuns viabilizou através do Ministério que Bruno Comanda, o da Cidades, R$ 1 milhão de reais a serem aplicados na reforma do terminal de passageiros da Cohab 2 e na construção do terminal de passageiros da Cohab 3. Também através de Bruno, com a intervenção de Armando, foi assegurado que assim que for reaberto o sistema de convênios do governo federal, a cidade será também contemplada, com a ordem de R$ 3 milhões de reais, dirigidos ao programa de pavimentação de ruas.

Já Mendonça Filho, atual Ministro da Educação do Governo Brasileiro, assegurou a Armando e a Izaías, que o Ministério da Educação tem condições de construir duas novas escolas e três quadras esportivas, concluir as obras de cinco creches e adquirir dois ônibus escolares; algo que representa uma importante conquista ao município.

No último dia em que esteve na capital federal, Brasília, quinta-feira (9), Izaías visitou o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Na pauta da audiência pública, estava a solicitação por parte do Prefeito de Garanhuns, que diz respeito a liberação de recursos para ações de combate à seca e melhoria de estradas vicinais, como a pavimentação de trecho que liga o Sítio Papa Terra a sede de Garanhuns. Além disso, Régis pleiteou subsídios junto a Barbalho, no intuito de conter as erosões ocorridas no município; as “voçorocas”.

        O Deputado Federal Jorge Corte Real, o Prefeito Márcio Ricardo, de Igarassu, e o engenheiro João Guido, acompanharam Izaías na audiência com o Ministro. João Guido, que atualmente atua na Secretaria de Planejamento e Gestão, foi encaminhado pelo Ministro para tratar da questão com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Ramlow. O Prefeito considerou bastante positiva a sua passagem por Brasília. “Foram contatos bastante positivos, pois asseguramos a liberação de recursos que garantirão a conclusão e a realização de novas obras no Município”, vibrou Izaías.
.

Giovana Areias de Garanhuns, disputará Miss Tenn Pernambuco

Entre os critérios que serão avaliados pelo júri técnico do concurso estarão a desenvoltura, 
oratória e plástica facial. (Com informações de Cloves Teodorico – Secom – PMG).

A garanhuense Giovana Areias Pereira, 16 anos de idade, será a representante do município no Miss Teen Pernambuco 2017. O evento, que acontecerá na capital pernambucana, Recife, com data e local a serem definidos, reúne as jovens belezas de todas as microrregiões do Estado. No ano passado, Garanhuns ficou entre as 10 finalistas com a participação de Mariana Tâmara Amorim, de 14 anos de idade.

Entre os critérios avaliados pelo júri técnico do concurso estão a desenvoltura, a oratória e plástica facial. No dia da final, as candidatas desfilarão em trajes de banho e de gala. A ganhadora representará Pernambuco no Miss Teen Brasil, que acontece no mês de outubro deste ano na cidade de São Paulo, capital do Estado Paulista.

“O interesse sempre foi dela, desde a primeira vez que ela participou, ano passado, com a faixa de outro município. Ela sempre foi atrás, gosta desse mundo e a apoio com a condição de se dedicar aos estudos. Acredito ser importante essa participação dos pais”, comenta Ivailde Areias, que é mãe da candidata garanhuense.
.