segunda-feira, 13 de março de 2017

Gersinho pede instalação de curso pré-vestibular gratuito a Izaías

Através de requerimento, vereador propôs que o Prefeito Izaías institua um curso pré-vestibular
público municipal; onde aulas gratuitas serão oferecidas aos alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Uma das solicitações que ganharam destaque durante a última Reunião Ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores na sexta-feira (10), mesmo dia em que a casa Raimundo de Moraes promoveu uma homenagem alusiva ao aniversário de 206 anos do município, foi a que partiu do ex-presidente do Legislativo garanhuense, Gerson José de Carvalho Souza Filho, o Gersinho Filho, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Através de requerimento, o vereador propôs que o Prefeito Izaías institua um curso pré-vestibular público municipal, onde os atendidos serão os alunos do ensino médio das escolas públicas municipais e estaduais instaladas aqui na cidade. O curso, acaso seja instalado aqui na terra das flores, através da Prefeitura Municipal, oferecerá aulas gratuitamente aos alunos de ambas as redes de ensino; municipal e estadual.

Como anualmente o Ministério da Educação (MEC), tem estabelecido profundas mudanças na forma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM; assim como a concorrência por uma vaga nas faculdades vem aumentando gradativamente; a iniciativa soma esforços junto aqueles estudantes mais dedicados, que após a conclusão do ensino médio, vão em busca de sua aprovação no Enem, mas que não tem recursos para arcar com um cursinho dessa natureza. O pedido de Gerson, tem sido bastante elogiado.

Tonho de Belo trabalha para expandir o Natal Luz até a Liberdade

Na última Reunião realizada na Câmara, Tonho solicitou que o Prefeito Izaías estude a possibilidade 
de incluir Avenida da Liberdade, dentre as áreas urbanas contempladas com a decoração do Natal Luz 2017.

Mágico e consolidado, o Natal Luz de Garanhuns atrai um número de expectadores maior a cada ano; seja para acompanhar os shows; seja para contemplar a decoração. Ano passado, o evento envolveu os garanhuenses junto ao significado lúdico e religioso do período. Com isso, crianças, jovens, adultos e idosos foram levados à imaginação, ao encantamento e, sobretudo, ao mundo do “faz de conta”.

Na programação de 2016, as apresentações ocorreram na Fonte Luminosa, em frente à Prefeitura, em 10 bairros, três distritos e em um quilombo. Devido ao sucesso obtido pelo evento, os Prefeitos de Gravatá, no Agreste, e Triunfo, no Sertão pernambucano, planejam inserir festa semelhante no calendário de eventos de suas cidades.

Enquanto isso aqui em Garanhuns, o vereador Antônio Ferreira da Silva, o popular “Tonho de Belo do Cal”, trabalha para expandir o evento até o bairro da liberdade. Na última sexta-feira, durante a 5ª Reunião Ordinária da Câmara, Tonho defendeu através de um requerimento de sua autoria, que o Prefeito Izaías estude a possibilidade de incluir a Avenida da Liberdade, localizada no bairro de mesmo nome, dentre as áreas urbanas contempladas com a decoração do Natal Luz de 2017. No mesmo pedido, Tonho também solicita a inserção da Liberdade, na ação itinerante “Natal Luz nos Bairros”; ação essa, que é responsável por apresentações musicais em localidades distintas na cidade.

NATAL LUZ 2016 RENDEU 12% A MAIS NAS VENDAS – Apesar do requerimento do vereador Tonho de Belo do Cal indicar pedidos que se dirigem a decoração e as apresentações musicais, através do “Natal Luz nos Bairros”, fica claro que o parlamentar está pensando em contribuir para o aquecimento econômico daquela localidade, já que ano passado, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL), o saldo deixado pelo Natal Luz com relação a vendas, oscilou de forma positiva de 7 a 12 pontos percentuais.

       O setor de vestuário vendeu entre 7% e 10% a mais, enquanto que bares e restaurantes acumularam lucro maior, oscilando entre 10% e 12% se comparado ao ano anterior, 2015. Como o resultado colhido pela pesquisa foi positivo, Tonho vê no Natal Luz, a oportunidade de comerciantes daquela comunidade obterem bons resultados.
.

Pontos de minação voltam à atividade na zona rural de Garanhuns

Locais passaram por limpezas recentes realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria de 
Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.(Informações e imagens: Edméa Ubirajara – Secom – PMG).

Duas comunidades rurais de Garanhuns renovaram as expectativas positivas após uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Minações dos Sítios Morcego e Cruz, antes inativas, voltaram à atividade e já conseguem comportar água. De acordo com o que explica o secretário João Paulo Sobral, ao retirar o solo, as pequenas nascentes de água são desobstruídas e o líquido volta a jorrar. “Os trabalhos são realizados periodicamente. Estivemos nestes dois locais no final de fevereiro e já temos resultados como este”, diz o secretário.

Diante da escassez vivida na Região Agreste Meridional, a água serve principalmente para os animais, mas também para o uso comum nas residências. Edson de Jesus, que mora há 34 anos no Sítio Morcego, conta que a última vez que conseguiu realizar uma limpeza menor, contratada por ele mesmo, foi há quatro anos. “O que existia antes no açude era uma lama. Estava raso e agora a minação sobe. Além da minha família usar, quem precisa também pode vir buscar, está aberto a todos", detalha Edson.

Em outro local, no Sítio Cruz, José Maria Barbosa de Noronha, agradece a iniciativa de limpar o barreiro. “Foi a coisa melhor do mundo. Os moradores queriam fazer, mas ninguém conseguia sozinho”, atesta. O serviço de limpeza de barreiros e açudes, de acordo com a Prefeitura de Garanhuns, é ininterrupto. As minações são pequenas nascentes de água natural ou produzidas pela ação humana.
.

Luzia da Saúde solicita obras de infraestrutura para Garanhuns

Na última Reunião Ordinária; vereadora solicitou que Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços
Públicos, empreenda pavimentação asfáltica com drenagem das águas em duas localidades.

Eleita ano passado para seu segundo mandato, com a expressiva votação de 2916 votos, o que em percentual representa 4,4% dos garanhunenses, a vereadora Luzia Cordeiro, embora muito atuante na área da Saúde, também defende na Casa Raimundo de Moraes, obras que dizem respeito a infraestrutura. Na última sexta-feira (10), ao participar da 5ª Reunião Ordinária da Câmara; dentro do 1º período legislativo, a parlamentar voltou suas atenções aos Conjuntos Habitacionais Lula 1 e Lula 2, no bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3) e ao Bairro José Maria Dourado; popularmente conhecido como “Brahma”.

No seu requerimento, apresentado na sexta, durante a reunião, e dirigido ao Prefeito Izaías, Luzia solicita que através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, seja empreendida a pavimentação asfáltica com drenagem das águas na ruas Marechal Rondom (na Brahma) e na Avenida José Everaldo Soares Capitó; situada no bairro Dom Hélder Câmara, entre os conjuntos habitacionais Lula 1 e Lula 2. Ambas as solicitações, estão em sintonia com a cidade e população, já que obras de infraestrutura urbana são a base e sustentação para avanços futuros, principalmente nos quesitos de habitação e trânsito.

Aprovado em primeira votação, o requerimento segue para uma nova apreciação da casa. Para o caso de ser deferida; a solicitação seguirá então ao Prefeito Izaías, para que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos possa promover a execução dos trabalhos.

Este ano, Encontro dos Amigos de Garanhuns será no Terraço

Decisão de, excepcionalmente este ano, trazer o encontro ao interior é uma forma de homenagem 
ao município. Evento conta com o apoio da Prefeitura. (Edméa Ubirajara – Secom – PMG).

No próximo dia 25 de março será realizada a 10ª edição do Encontro dos Amigos de Garanhuns. O objetivo do encontro é manter os laços construídos pelos apaixonados pela ‘Cidade das Flores’. A programação final está em definição, mas a principal novidade deste ano é que o evento será em Garanhuns, no Restaurante Terraço, às 13h. O Encontro, já tradicional no calendário de eventos, tem o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

De acordo com a idealizadora, Cirlene Leite, o Encontro, que em uma das edições, teve a participação de quase 500 pessoas, passou a ser um ponto de convergência que agrega e une. “Quando criei o Encontro dos Amigos de Garanhuns quis proporcionar uma reunião festiva entre pessoas que nasceram ou passaram pela cidade e tem algum laço emocional com a cidade de Garanhuns”, afirma.

Cirlene completa que a decisão de, excepcionalmente este ano, trazer o encontro ao interior é uma forma de homenagem ao município, além de atrair os moradores, principalmente aqueles que, por um motivo ou outro, têm dificuldades de se deslocar para o Recife todos os anos e participar dessa festa já tradicional. Não há pagamento para acesso ao local, somente o valor sobre o consumo individual.