segunda-feira, 6 de março de 2017

Centro de Zoonoses intensifica recolhimento de animais na cidade

Serviço de captura é feito por meio de rondas em áreas que apresentam um alto índice de animais
abandonados, além de onde há denúncias por parte de moradores. (Fonte: Aquiles Soares – Secom – PMG).

Diante do grande número de animais soltos em vias públicas do município, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, está intensificando os serviços de recolhimento de animais. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o 9º Batalhão de Polícia Militar, o Centro irá atuar também em rodovias estaduais e federais que apresentem casos de animais errantes, a fim de promover maior segurança aos motoristas e pedestres.

De acordo com dados do Zoonoses de Garanhuns, 179 animais de grande porte foram apreendidos entre os meses de janeiro e fevereiro. Um número atípico que se deve ao grande abandono de animais por parte de seus proprietários em decorrência do período de estiagem, que acarreta em inúmeras dificuldades aos pecuaristas da região. Em 2017, através da adoção de cães, gatos e animais de grande porte, 81 animais albergados foram doados, graças à participação ativa dos munícipes.

O serviço de captura é feito por meio de rondas em áreas que apresentam um alto índice de animais abandonados, além de onde há denúncias por parte de moradores. “Infelizmente aqui no bairro os animais vivem soltos, entrando nas casas e passando na frente dos carros. Esse trabalho de tirá-los do meio da rua é muito importante. Por isso, acho que a população também precisa se conscientizar”, diz o vendedor José Maria de Souza, de 50 anos, ao falar sobre o trabalho do Centro.

O secretário de Saúde, Alfredo de Gois, explicoa a importância de desenvolver atividades em conjunto com outros órgãos municipais. “Estivemos reunidos durante a última semana para discutir de que maneira podemos aperfeiçoar o atendimento. Sabemos que é um período difícil, onde muitos proprietários têm abandonado seus animais e eles acabam vagando pelas ruas da cidade. Com o objetivo de atender à demanda no município contamos com a participação da população, realizando denúncias e informando o local onde estão sendo constatados animais soltos”, defende.

SERVIÇO - Caso a população esteja interessada em realizar denúncias, tirar dúvidas ou fazer alguma sugestão o telefone de contato é: (87) 3762-7024, e está disponível sempre de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na rua Maria Bernadete Penante S/N, Manoel Camelo.

Secretaria de Turismo realiza 1º “Domingo Cultural” em Garanhuns

Objetivo do evento é fazer com que a população de Garanhuns conheça mais a cidade. "Domingo Cultural" 
será realizado todos os meses. (Com informações e imagens de Camila Juliete – Secom – PMG).

Uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura promoveu no domingo (05), a primeira edição do Domingo Cultural no Parque Euclides Dourado. Neste mês o evento será realizado em parceria com a Secretaria de Educação, por meio das três bibliotecas do município, tendo como tema “Garanhuns é cultura com poesia” definido pela professora Paula Cavalcante da Escola Silvino Almeida. “Pensei nesse tema justamente por enxergar Garanhuns como um celeiro de artistas. A cidade respira arte, desde a sua história até a infinidade de artistas que tão bem retratam a nossa cultura. Além disso, sempre contamos com a presença expressiva da população em eventos assim”, explicou a professora Paula.

Já na abertura, o músico Filipe Botnik fez uma apresentação instrumental com canções como Imagine, de John Lennon; e Aquarela, de Toquinho. Em seguida foi a vez de Jackelinne Brasileiro, da Biblioteca Ler é Preciso, contar a história de Garanhuns de forma bem descontraída e divertida. A professora Edilene Sobral, que será homenageada este ano na Bienal do Livro, deu um show de apresentação recitando três cordéis que prenderam os visitantes do começo ao fim da narrativa. A tarde contou ainda com a presença de um convidado pra lá de especial, o cantor Celino Melo que falou um pouco sobre a sua trajetória e prestigiou  a apresentação das alunas da Escola Gabriela Mistral.
.

E as expressões de arte e cultura não pararam por aí, o escritor Carlos Guedes e Gonzaga de Garanhuns também tiveram espaço para subir ao palco e falar um pouco sobre suas obras literárias que retratam a história do município. “O objetivo desse evento é poder fazer que a população de Garanhuns conheça a cidade. Muitas vezes nós falamos e temos preocupação de apresentar a cidade apenas aos turistas. O Domingo Cultural será realizado todos os meses. Vamos aproveitar para apresentar os filhos da nossa Terra e atender as diversas linguagens culturais”, explicou a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.

Paralelo a toda essa programação, os visitantes ainda puderam participar de mais uma edição da Feira do Parque. Por outro lado, as crianças aproveitaram cada instante do canto da leitura instalado pela Secretaria de Educação. O espaço foi preparado carinhosamente com as mesmas obras e estruturas que serão disponibilizadas para as escolas da rede. Para Kauely Almeida, secretária de educação, momentos como esse vêm reforçar a importância da valorização da história. “Estamos nas proximidades do Dia de Garanhuns, e nós, enquanto Secretaria de Educação, não podíamos deixar de promover oportunidades para que a população tenha acesso a história do nosso município e ainda participe de atividade culturais nu local tão agradável como é o Parque Euclides Dourado.
.

Vasta programação cultural marca semana e “Dia de Garanhuns”

Eventos em comemoração aos 206 anos do município acontecerão simultaneamente em diversos pontos.
Domingo (12) concentra a maior parte das atividades. (Fonte: Edméa Ubirajara – Secom – PMG).

De 5 a 12 deste mês serão realizadas diversas atividades em comemoração ao Dia de Garanhuns. A data exata é 10 de março, mas a Prefeitura de Garanhuns, com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sesc Garanhuns, OAB Garanhuns, e o Grupo Caminhantes do Parque já planeja atividades para antes da data de referência.

No próximo domingo (5), está marcado para às 15h o lançamento do Projeto Domingo Cultural, da Secretaria de Turismo e Cultura. A primeira ação terá o tema: “Garanhuns é Cultura com Poesia” e é realizada em parceria com a Secretaria de Educação, no Parque Euclides Dourado. Para a atividade foram envolvidas as três bibliotecas do município. Durante toda a tarde foram planejados show instrumental de Filipe Botnik, apresentação dos alunos da Escola Gabriela Mistral com a música Amigos de Garanhuns, de Celino Melo.

Ainda serão realizadas, também no Parque, a contação de histórias com Jackelinne Brasileiro e mostra das obras literárias do escritor Carlos Guedes. Ao fim do dia, Gonzaga de Garanhuns vai recitar cordéis de sua autoria engrandecendo a data, a cidade e as peculiaridades da região. O encerramento será ao som de piano, sax e instrumental com Fábio Cavalcanti e John Arislan. Também estará sendo realizada no mesmo local a Feira no Parque, das 14h às 19h no sábado (4) e das 9h às 19h no domingo (5).
.

Quarta-feira (8) será dedicada ao Dia Internacional da Mulher, mas também haverá espaço para celebrar o aniversário do município. Para às 19h está marcada uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores em alusão aos 50 anos do Batalhão Duarte Coelho. Já o dia 10 de março,”Dia de Garanhuns”, começará ao som de fogos de artifício, nas colinas que margeiam o município, logo nas primeiras horas da manhã. Às 10h, estão programadas uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores; palestra sobre a história de Garanhuns e entrega de títulos de cidadão garanhuense para personalidades locais. Às 9h, a Caminhada Mulheres Rurais sairá do Centro Cultural com destino ao largo do Colunata.

O domingo (12) concentra a maior parte das atividades alusivas ao Dia de Garanhuns. O Grupo Caminhantes do Parque realizará caminhada com saída às 7h do Parque Euclides Dourado com destino ao Palácio Celso Galvão e ainda terá outra programação, também no Parque Ruber Van Der Linden, a partir das 9h30. O corte do bolo será também no dia 12 de março, logo após o hasteamento dos pavilhões oficiais, marcado para às 8h em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A cerimônia terá como fundo musical o repertório preparado especialmente para a ocasião pela Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. Às 10h30, na Igreja Presbiteriana Central, localizada na avenida Santo Antônio, os moradores poderão participar do culto de agradecimento.

DIA DE GARANHUNS – A descoberta de documentos oficiais possibilitou a mudança da data em que se comemorava o aniversário do município. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, equipes do Museu do Tombo de Portugal, descobriram que a localidade foi elevada à vila em 1811 em documento assinado por Dom João VI, o que para a época tinha status de município. O Dia de Garanhuns, que se refere a sua Data Magna, será sempre comemorado no segundo domingo de março.

A semana dedicada a Garanhuns ainda conta com programação junto a prática de esportes, entre outros, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, bem como palestra que será promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) e atividades de Secretaria Municipal de Educação. A programação do Instituto e das Secretarias, podem ser conferidas, clicando AQUI.
.