sábado, 4 de março de 2017

AL: Procurador busca alternativas para combater crime organizado

Na segunda, (6) Francisco Dirceu esteve em Maceió, Alagoas, para conhecer o funcionamento da 17ª 
Vara Criminal da Capital, encarregada do combate ao crime organizado. (Fonte Ministério Público).

Combater a criminalidade organizada não é uma tarefa simples. Para se obter êxito, faz-se necessária a colaboração da sociedade civil organizada como um todo, num esforço institucional conjunto, em que cada instituição participe de modo efetivo na construção de um modelo eficiente de resposta às demandas da população por segurança. Foi com essa motivação que o MP Pernambucano buscou reunir várias instituições para formatar, por meio da criação de uma força-tarefa, soluções para a escalada de violência no Estado.

Na última segunda-feira 6, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, esteve em Maceió, acompanhado de uma comitiva de autoridades jurídicas e policiais pernambucanas. O intuito foi o de conhecer in loco o funcionamento da 17ª Vara Criminal da Capital, encarregada do combate ao crime organizado em Alagoas.

De acordo com Francisco Dirceu, a visita de segunda-feira foi a primeira de uma série de outras que o comitê pretende realizar no decorrer do ano. “A ideia é colher o que deu certo em outros Estados e aplicar aqui em Pernambuco. Vamos visitar e conhecer outras experiências exitosas de combate ao crime organizado”, salientou.

Secretário de Governo de Garanhuns critica segurança no Estado

Assim como o Prefeito Izaías, o Secretário de Governo, Articulações Políticas e Ouvidoria 
de Garanhuns, Mévitton Araújo (foto), defende que um caos esta instalado no estado de Pernambuco.

Como era de se esperar, após o final da folia de momo no estado, instalou-se uma guerra de informações com relação a escalada da violência. Tanto sobre os dados dos dois primeiros meses do ano, quanto as estatísticas que se referem a edição deste ano do tradicional desfile do Galo da Madrugada em Recife, na Região Metropolitana do Recife e no Estado, são explorados dados opostos por Governo e Oposição. A bancada oposicionista de Pernambuco, liderada pelo deputado estadual Silvio Costa Filho, do PRB, afirma que este ano, houve uma queda acentuada no número de foliões presente nos pólos de festejos carnavalescos, em razão do aumento da criminalidade.

De acordo com Silvio e a bancada, entre a sexta-feira (24) e a quarta-feira de Cinzas, 1 de março, foram registrados cerca de 85 homicídios em Pernambuco, número que representa um crescimento de 35% em relação aos casos registrados em 2016. Esse dado, revela que o carnaval deste ano, foi o mais violento desde 2010. Dados obtidos com exclusividade pelo Portal Folha PE, revelam que nos primeiros 59 dias de 2017, 976 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O número é 47,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 661 pessoas foram mortas.

A violência no Estado já vinha apresentando índices alarmantes. Dezembro de 2016 já havia sido considerado o mês mais violento dos últimos dez anos, com 472 assassinatos. Em janeiro deste ano, a estatística voltou a crescer, com 479 homicídios. O número disparou em fevereiro de 2017 e passou a liderar o ranking, com 497 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), uma média de 17,75 mortes por dia.

VERSÃO DO GOVERNO PAULO CÂMARA
.
 

Enquanto isso, a gestão paulo Câmara e a bancada do Governo na Alepe, estampam outra realidade. Segundo o executivo estadual divulgou: a Região Metropolitana do Recife não registrou nenhum homicídio nos focos de folia neste carnaval. O Galo da Madrugada e o Homem da Meia Noite, que desfilaram, respectivamente, no Recife e em Olinda, não tiveram nenhuma ocorrência de gravidade. O governador Paulo Câmara comandou pessoalmente reuniões diárias, entre sábado e a terça-feira de carnaval, com secretários de Estado e os comandos das polícias, com o objetivo de monitorar o trabalho do Governo durante a folia.

O fato de não haver registro de ocorrências nos polos momescos, se deve, de acordo com a gestão de Paulo; ao executivo estadual ter colocado nas ruas, equipes de saúde, trânsito e segurança, para que os pernambucanos e turistas brincassem o Carnaval em paz. 31.213 profissionais de segurança, entre PM’s, Bombeiros e Policiais Civis estiveram atuando nos dias de carnaval, segundo o Governo.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, os denominados Crimes Contra a Pessoa (Ameaça, Agressão e Lesão Corporal) praticamente se mantiveram estáveis nos focos de Carnaval: foram 140 ocorrências registradas em 2016 e 144 em 2017. Por outro lado, os crimes contra a administração pública (desobediência, desacato e desordem) caíram de 133 ocorrências em 2016 para 121 em 2017.

Os policiais também aumentaram o número de apreensões de drogas nos focos da folia: foram 84 papelotes de cocaína apreendidos em 2017 contra apenas 2 em 2016; 207 papelotes de maconha este ano contra 44 no ano anterior e foram recolhidos, ainda, 1.088 tubos de loló em 2017 contra 301 em 2016. A única droga que apresentou redução na apreensão foi o crack, com 101 pedras recolhidas em 2016 e 6 em 2017.

Em Caruaru, foram presos, em flagrante, quatro ladrões que tentaram roubar a Lojas Americanas no centro da Capital do Agreste; em Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) outras cinco prisões foram realizadas de um grupo que tentou assaltar uma empresas de ônibus; e em Goiana, a polícia prendeu um suspeito de sequestrar um empresário, além de também ter efetuado a prisão de um dos dois assaltantes que atacaram um veículo em Joana Bezerra, no sábado de Carnaval. Outras ações bem sucedidas, também destacam a atuação da Secretaria de Defesa Social, atualmente comandada pelo Secretário Angelo Gioia. Durante a folia: um assaltante de banco, de atuação nacional, foi encontrado em Cabrobó e, após confronto com a polícia militar, foi morto em combate.

               SECRETÁRIO DE GOVERNO CRITICA SEGURANÇA PÚBLICA DE PE
.

Assim como o Prefeito Izaías, o Secretário de Governo, Articulações Políticas e Ouvidoria de Garanhuns, Mévitton Araújo (foto de óculos), concorda e vem defendendo publicamente em algumas redes sociais, a exemplo, no Whatsapp, que um caos esta instalado no estado de Pernambuco. Não é segredo pra ninguém que Mévitton é ferrenho crítico da atual postura do Governador Paulo Câmara e de seus comandados, quando o assunto é segurança. Ano passado, durante a realização do Natal Luz, um dos filhos do Secretário acabou sendo vítima de um assalto, todavia, mesmo antes do caso ocorrer, Mévitton, que articula o Prefeito Izaías, já vinha estocando o Governador em suas falas.

MÉVITTON NÃO VÊ NA SEGURANÇA UM EMBATE POLÍTICO – Outra defesa que tem sido feita pelo Secretário de Governo de Garanhuns, diz respeito ao que partidários do Governador Paulo Câmara tem assegurado em suas entrevistas: “que a oposição trata um tema delicado desse (a segurança), como mote para fazer política, visando 2018 e buscando consolidar uma candidatura contrária a Paulo”. Para Mévitton, esta é uma questão crucial que se refere a todos os pernambucanos; que do Sertão a Capital, estão preocupados. Araújo não acredita que pessoas amedrontadas em suas casas, com receio de se deslocarem para o trabalho, sem saber se irão voltar, pode ser encarado como política partidária. Da mesma forma que Armando Monteiro, Izaías e Silvio Costa Filho, Mévitton acredita que o Pacto Pela Vida faliu, já que não obtém os resultados esperados.

ASSESSOR DE CLAUDIANO SAI EM DEFESA DE PAULO – Atualmente assessor parlamentar de um dos homens mais próximos do Governador Paulo Câmara, o deputado estadual Claudiano Martins; Saulo Souza, o popular “Saulinho", de Itaíba, mas que tem fortes relações com Garanhuns, tendo inclusive tempos atrás presidido o PSDB local, ao contrário de Mévitton, sai constantemente em defesa do Governador. Segundo Saulinho, o Governo tem feito sua parte quando se trata de segurança. Quando se questiona, o porque dos resultados ainda não aparecerem, Saulo é taxativo: “o trabalho esta sendo feito, e ele aparecerá, como já foi visto no Carnaval desse ano”.

Quando a questão debruçada é a Operação Padrão, onde parte da PM vem entregado o PJES (Programa de Jornada Extra de Serviço) que acaba diminuindo o efetivo nas ruas, Saulo assegura que tudo isso diz respeito as Associações Militares, que tem na figura de Álberisson Carlos (Presidente de uma delas, a de Cabos e Soldados de Pernambuco – ACS-PE), o comportamento de um homem político, adversário do atual deputado estadual Joel da Harpa. Polícia, de acordo com Saulo, não é lugar pra praticar política, assim como a corporação não pode entrar em greve, já que o ato é vetado a essa categoria, segundo preconiza a Constituição Federal Brasileira de 1988”.
.

Haroldo pode ser candidato a deputado e José Fernando, a Prefeito

Em se confirmando as candidaturas de Haroldo Vicente e Fernando da Iza, Izaías demonstra que seu 
apetite político resiste ao tempo, já que ele costura já para 18 e 20, os destinos de Garanhuns.

É claro, que se questionado, o Prefeito Izaías não dará pistas reais de como deverá se comportar nas eleições de 18 e 20; deixando apenas indícios de suas intenções. Contudo, é importante dizer, que desde as primeiras horas de hoje, sábado, 4 de março, circula a informação nos bastidores da Política de Garanhuns, sobre a perspectiva de Régis, onde Haroldo Vicente, atual vice-Prefeito, seja candidato a deputado estadual nas eleições nacionais de 18, ao passo que José Fernando, o popular "Fernando da Iza Calçados", gerente da sapataria da família Régis, venha a ser o candidato a Prefeito de Izaías em 2020.

Como rotina, o Prefeito Izaías tem evitado falar de política abertamente, já que segundo sua ótica, o momento agora é de entregar alguns conjuntos de ações que a população tanto aguarda; obras de infraestrutura, como a da Cega, por exemplo. “Política só em 18, pois dependemos de como se comportará e se definirá outras candidaturas”, costuma defender Izaías, quando perguntado sobre Política.

Não tão distante, ainda existem outros nomes que Régis poderá escolher para encabeçar uma vaga na Alepe e seguir gerindo o executivo municipal. Zaque Naum é um deles. Eleito vereador pela quinta vez ano passado e já tendo disputado a eleição proporcional de 2014, buscando uma vaga na Assembleia Legislativa, o parlamentar já soma experiência e aptidões suficientes para retornar à disputa. A filha do Prefeito, Michele Régis, que sempre aparece em torno das especulações nos bastidores é outra, que como Izaías, detém um amplo carisma na cidade, podendo claro se tornar a candidata a deputada. Para o caso de Michele, vale dizer, o Prefeito já demonstrou mais de uma vez, que não está nos seus planos lançar a filha na política, pelo menos enquanto ele é Prefeito.

Em se confirmando as candidaturas de Haroldo e Fernando, Izaías demonstra que seu apetite político resiste ao tempo. Recentemente, o Prefeito declarou que não pretende concorrer mais a cargo eletivo, todavia costura já para 18 e 20, os destinos de Garanhuns. Enquanto Régis já pensa nas eleições futuras, com bons nomes à disposição no seu grupo, a oposição em Garanhuns continua tímida e sem muitas opções. Claudomira, do DEM, teve uma votação bem abaixo do esperado. Paulo Camelo (PCB) não consegue ampliar suas bases e possivelmente não deve voltar a disputa pela Prefeitura. Já Sivaldo Albino, do PPS, agora sem mandato, dependerá muito da reeleição do Governador Paulo Câmara, para ter alguma chance como candidato a prefeito no próximo pleito.

HAROLDO E AS ELEIÇÕES DE 18 E 20 – Segundo apurou o Blog do Gidi Santos, para o caso de vitória de Haroldo ano que vem para o posto de deputado, Fernando (foto abaixo) seria o indicado a disputa pela Prefeitura. Já se Vicente não alcançar o objetivo do grupo, daí então ele passa a ser o nome mais cotado para pleitear o assento mais importante do Palácio Celso Galvão; o de Prefeito.
.

9º BPM lança núcleo para o combate a violência entre os jovens

Iniciativa, parte do Comandante do 9º BPM, o Coronel Paulo César. Lançamento do programa 
foi feito em fevereiro, na sede do Ministério Público de Pernambuco aqui em Garanhuns.

No mês passado, mais especificamente no dia 23, o Comando do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, sediado aqui em Garanhuns, apresentou a formação do Núcleo Integrado de Prevenção e Ações Comunitárias, o NIPAC. O interesse final do NIPAC, é a promoção de palestras diversificadas, onde serão abordados temas relacionados as drogas e a violência. Além disso, o núcleo também visa desenvolver o senso crítico, o sentimento cívico e responsabilidade, para o melhor convívio em sociedade de crianças e adolescentes, incluindo o curso de pais, para fortalecer o vínculo familiar, educação e inserção social dos seus filhos para o enfrentamento a violência escolar.

A iniciativa, parte do Comandante do 9º BPM, o Coronel Paulo César. O lançamento do programa foi feito na sede do Ministério Público de Pernambuco aqui em Garanhuns e contou com a participação e apoio de uma parcela da sociedade civil garanhuense, assim como de alguns vereadores, dentre eles, Betânia da Ação Social, Audálio Filho, Zaqueu Naum Lins, Luzia da Saúde e Tonho de Belo do Cal; todos, demonstrando interesse em contribuir com a iniciativa da PM de Garanhuns.

Dois militares envolvidos no projeto, que já somam experiência em atividades semelhantes são: o cabo PM, Adelson Nanes e o Sargento William Duarte. William, esteve à frente aqui no município, durante anos, de um programa semelhante ao que foi apresentado em fevereiro pela PM de Garanhuns. O Sargento, foi instrutor do extinto PROERD; Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, que inibia no seio escolar, o uso de drogas, assim como ações ilícitas por parte de jovens e adolescentes. No novo Programa, de acordo com informações da PM, William será um dos coordenadores. Segundo ele, o Programa deve se tornar referência no estado. “Essas palestras são primordiais para o futuro da nossa geração, que precisa estar inserida, tanto para a vida pessoal quanto profissional", detalha o sargento.

VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA – Quem esteve, a convite da PM no lançamento do NIPAC e deve atuar como voluntária, foi a Assistente Social e Jornalista, Selma Melo, editora de um dos Blogs mais vistos da região, o Blog Jornal Sináculo. Selma, atua no sistema penitenciário pernambucano já há 9 anos. Por toda sua experiência junto a ressocialização de encarcerados, Selma estará, sob o prestígio que tem com a PM de Garanhuns, levando sua parcela de contribuição. Outra a participar da investida da PM na cidade, é a ex-conselheira Tutelar Eliane Silva, que muitos asseguram, conhece como poucos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como sua execução. O radialista Luciano André, é outro que somará esforços como voluntário.
.

Câmara de Vereadores retorna as atividades na próxima quarta-feira

Antes porém, na terça (7), ocorre o retorno dos trabalhos das Comissões da Casa. Reuniões 
Plenárias que são realizadas sempre as quartas-feiras, voltam a ocorrer as 10 da manhã.

Após pausa durante o período momesco, a Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns retorna aos trabalhos já na próxima quarta, dia 8. Antes porém, na terça (7), ocorre o início dos trabalhos das Comissões. A parada para a folia de momo se deu entre a segunda de carnaval (27) e a quarta-feira de cinzas, dia 1 de março. Na quinta-feira, dia 2 de março, os parlamentares voltaram a atender em seus gabinetes, todavia, apenas na próxima quarta, haverá o retorno dos trabalhos no Plenário; onde acontece as reuniões ordinárias. 

Por decisão chancelada pela Presidente da casa, a vereadora Carla Patrícia, o Legislativo garanhuense realizou as duas últimas reuniões plenárias num horário teste, as 16 horas. A ideia do parlamento, era testar a viabilidade da plenária dentro duma nova perspectiva, onde o interesse maior estava voltado a ida de mais pessoas aquela casa. Apesar dos testes, o horário antes praticado, 10 da manhã, volta a reunir os parlamentares para os debates e proposições semanais; já que a experiência desses encontros, as 16 horas, não resultou num número de público superior ao que é visto no período da manhã.

ZAQUEU POR POUCO NÃO FOI PRESIDENTE – Mesmo tendo votado na atual presidente do Legislativo, o vereador Zaqueu Naum Lins, que é filiado ao PRB, do Deputado Estadual Bispo Ossésio, por pouco não se tornou o Presidente da Casa para o biênio 2017/2018. Nos últimos dias, fala-se que no sábado, um dia antes da eleição, o experiente parlamentar corroborou esforços junto a cerca de quatro vereadores para formação da mesa, onde ele fosse o comandante. Como Zaca não conseguiu reunir forças suficientes ele desistiu de última hora.

MARINHO DA ESTIVA EM BRASÍLIA – Esteve em Brasília no encalço de recursos para o município. Na Capital Federal, o vereador esteve visitando o Deputado Federal Silvio Costa, que já adiantou, pretende dar musculatura a uma candidatura sua ao senado em 2018. O filho do Deputado Federal, líder da oposição na Alepe, Silvio Costa Filho, também deve mudar de casa, já que pretende concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Sobre a visita de Marinho a Silvio pai, ela rendeu o compromisso do deputado apresentar uma emenda parlamentar destinando recursos para a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) na comunidade Quilombola Estrela, em Garanhuns.

TONHO DE BELO E ZONA AZUL – Representante Tucano na cidade, propôs através de requerimento aprovado em duas votações, que o Prefeito Izaías estude a possibilidade para que Bombeiros, PM’s e Policiais Civis, possam utilizar de forma gratuita os espaços reservados à estacionamentos de veículos na cidade. A medida, acaso seja aprovada pelo Prefeito, irá alcançar inicialmente, apenas os profissionais que trabalham no município de Garanhuns, deixando eles de pagarem a Zona Azul. Há quem defenda, que Belo do Cal vem especulando a possibilidade de pleitear uma vaga de Deputado Estadual já na próxima corrida eleitoral de 2018, algo que não foi confirmado pelos integrantes de seu gabinete.

PROFESSOR MÁRCIO E PM – Esteve recentemente em visita ao Comandante do 9º BPM, o Tenente Coronel Paulo César, junto a outros parlamentares, no intuito de buscar alternativas com a corporação, para o combate mais efetivo da escalada da violência no município. Representante do Sítio Jardim, mas sendo o vereador mais votado no bairro do magano, Márcio tem buscado se cercar de alguns assessores que contribuam na sua atuação parlamentar. Há gente sondando de tudo um pouco para o vereador, segundo apuramos. No início do ano, passou por um mau entendido com a Secretária de Educação, Kauely Almeida, mas agora esta tudo bem, segundo publicou o Jornalista Roberto Almeida.

BETÂNIA - DESTAQUE DA CÂMARA – Sem nenhuma surpresa, ao menos para aqueles que a conhecem, seja no trabalho ou na vida pessoal, a vereadora Betânia Monteiro, a “Betânia da Ação Social” tem sido a parlamentar que mais tem se destacado no início deste período legislativo. Dentre as suas primeiras solicitações ao executivo, estão: a implantação do Serviço de Atenção Domiciliar, que visa garantir o atendimentos a pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção em suas casas e a “Casa de Apoio”, que segundo defende a vereadora, será responsável pela acolhida de pacientes de Garanhuns na capital pernambucana, Recife. Betânia vive um bom momento.