segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Novo Pólo: Parque Musical revive o extinto Garanhuns Jazz Festival

Passados dois anos, todavia, ainda que de forma tímida, o Prefeito Izaías dá sinais de querer rebuscar 
o Festival que tanto deu certo. Novo pólo do Carnaval de Garanhuns descentraliza a festividade.

Uma das novidades deste ano do Carnaval de Garanhuns foi o Parque Musical, instalado no Parque Euclides Dourado. Lá, a programação ocorreu durante os quatro dias do reisado de Momo, sempre das 14 as 17 horas. No sábado (25), David Meneses e Josué Albuquerque trouxeram muita MPB e música dos anos 80. No domingo (26) teve Forró Pé-de-serra com Cláudio José, Tista e Kaká. Na segunda (27) o espaço foi tomado por muito Jazz and Blues e na terça (28), a cantora Geiice Gomes, encerrou os trabalhos do pólo, fazendo todo mundo dançar ao som da música Pop dos anos 80.

       Por si só, o novo pólo do Carnaval de Garanhuns já descentraliza as festividades, vistas sempre nos bairros magano e Boa Vista. Apesar de tradicionais, as apresentações que anualmente são vistas nestes dois pólos, em nada se assemelham ao que agora, a Prefeitura inseriu no Euclides Dourado; o popular "Parque dos Eucaliptos".

Na segunda, dia 27, por exemplo, o Parque Musical reviveu o extinto Garanhuns Jazz and Blues Festival; que durante oito anos deu o tom da folia de momo na cidade. No Euclides Dourado, além de Jazz, se ouviu muito Blues; outro ritmo empregado nas edições que se sucederam do Festival na terra da Garoa. Em 2016, o Governo de Garanhuns decidiu fazer uma parada no evento, não descartando sua volta. A crise financeira instalada no país, além da relação custo/benefício que o evento promovia à gestão e a população, foram, aquela época, os principais motivos para a pausa do mega evento.

Passados dois anos, todavia, ainda que de forma tímida, o Prefeito Izaías dá sinais de querer rebuscar o Festival. Mesmo sem uma posição oficial ou ainda uma investida mais agressiva, fica claro com as atrações inseridas na segunda-feira, que Régis buscou uma versão regionalizada ou mesmo municipalizada do antigo evento; que desde 2016 acontece na cidade de Gravatá, Agreste do Estado. Em Garanhuns, no último ano em que houve o “Jazz”, R$ 5 milhões de reais aqueceram a economia. Ano passado, em Gravatá, essa cifra chegou aos R$ 10 milhões, sendo que para 2017, esse número deve subir.
.

Izaías cai na folia, durante o desfile das "Virgens de Garanhuns"

Na sexta, durante o desfile, Izaías fez um pouco de tudo: discursou, dançou, cantou e tem gente que 
defende que até uns passos de Frevo em cima do trio ao som de Kiara Ribeiro ele arriscou.

Na última sexta-feira (27), Garanhuns abriu seus festejos de Momo, através do tradicional Bloco das Virgens. Como ocorre anualmente e a 30 anos, as virgens atraíram uma multidão pelas ruas e avenidas de cidade das flores. Consolidada e considerada a maior prévia carnavalesca do Agreste Meridional, este ano o desfile reuniu, de acordo com informações da Polícia Militar, cerca de dez mil pessoas. A multidão registrada na sexta, acompanhou o desfile ao som da cantora garanhuense Kiara Ribeiro, uma das principais atrações do Carnaval de Garanhuns deste ano.

Quem esteve acompanhado o curso do desfile do bloco garanhuense, como inclusive faz todos os anos, desde 2013, após iniciar seu primeiro ano de governo, foi o Prefeito Izaías Régis, do PTB. Assim como em 2013, em 2017, Izaías deu o pontapé inicial nos festejos de Momo, sendo considerado absoluto em Garanhuns, politicamente falando. Na primeira oportunidade, bateu Zé da Luz nas urnas com uma diferença de cerca de 14 mil votos e ano passado derrotou Sivaldo, com quase 30 mil sufrágios de frente. Em ambas ocasiões, as fotos não deixam dúvidas, Régis estampou toda sua felicidade.
.

Na sexta, durante o desfile, Izaías fez um pouco de tudo: discursou, dançou, cantou e tem gente que defende que até uns passos de Frevo em cima do trio ao som de Kiara Ribeiro ele arriscou. Quem conhece Izaías, sabe o quanto ele faz questão de participar dos eventos da cidade. O Natal Luz, é um bom exemplo. Na edição passada do evento, o Prefeito foi visto circulando em quase todos os finais de semana pela cidade. Além de idealizador, Izaías também faz questão de ser o principal garoto propaganda do Natal Luz. Em se tratando do Carnaval, os passos são semelhantes. Prova disso, foi o registro de sua presença, dentre as belas "Virgens" de Garanhuns.

IZAÍAS E ULISSES PEREIRA EM CLIMA AMISTOSO – Apesar de não ter sido confirmado como novo Secretário de Saúde do município de Garanhuns, conforme vinha sendo especulado e como muitos esperavam, o médico clinico geral, diretor da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e presidente de honra das Virgens de Garanhuns, Ulisses Pereira, vive um clima amistoso com o Prefeito Izaías.

Pereira, teve seu nome envolvido como provável Secretário de Saúde até os instantes que antecederam o anúncio oficial por parte do Prefeito. Como Izaías acabou decidindo por Alfredo de Góis para ocupar a pasta, Pereira seguiu com suas atividades de trabalho, todavia sem deixar o descontentamento abalá-lo. Na sexta, Ulisses, no papel de anfitrião, acompanhou o desfile ao lado do Prefeito e do Vice, Haroldo Vicente. Não fosse a política, seria seguro afirmar, que tudo, está em céu de brigadeiro.
.

Bairros Magano e Boa Vista são invadidos pela folia de Carnaval

Segunda (27), a festa será no bairro Boa Vista. Carnaval 2017 de Garanhuns é uma
realização da Prefeitura Municipal. (Informações e imagens: Edméa Ubirajara – Secom – PMG).

Bombas de água, muita farinha de trigo e amido de milho foram os ingredientes para a diversão de famílias inteiras que escolheram o Bairro Magano para se divertir neste domingo (26), em Garanhuns. Durante a tarde, se apresentaram a Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha - junto com grupos carnavalescos do Cras Heliópolis e Iati; e Belinha Lisboa. Em outro ponto da cidade, Cláudio José, Tista e Kaká garantiram o autêntico forró pé-de-serra no Parque Musical, no Parque Euclides Dourado.

Em meio ao mela-mela, estava Valdelice Gouveia, de 25 anos que levou três dos cinco filhos para se divertir à moda antiga entre os moradores e visitantes do Magano. “Já venho há dois anos e preparei para eles uma fantasia diferente por dia”, disse. Foi assim, fantasiados, que os pequenos viram a chegada triunfal da Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha. O grupo se apresentou acompanhado de participantes dos Centros de Referência de Assistência Social de Heliópolis e do município de Iati. Em seguida, Belinha Lisboa entoou sucessos do axé e de músicas mais contemporâneas.
.

Enquanto isso, no Parque Euclides Dourado eram os acordes da sanfona de Cláudio José, Tista e Kaká que faziam todos se animarem. O casal Jones Rocha e Lívia Herculano aprovou a iniciativa do Parque Musical e aproveitou para namorar um pouquinho ao som do forró pé-de-serra. Quem também estava animado era um grupo de mestrandos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com origens de diversas cidades do Pará e também do Recife. “O que nos incentivou a vir para o Parque foi o forró pé-de-serra. Assim a gente tem como curtir o carnaval de uma forma bem diferente e com raízes nordestinas”, disse a mestranda paraense Melry Medeiros.

Segunda (27), a partir das 13h30, a festa ocorre no bairro Boa Vista e vai ser comandada por Legião Brasileira do Samba, Orquestra do Boneco Doido e Jeguinha Pocotó, Grupo Folclórico Pé na Roça, Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha e Banda Makette Brasil. No Parque Euclides Dourado, os músicos Marcos Cabral, Lourinho, Fábio Alladin, John Arislan e Sérgio Marcus garantem sons de Jazz e Blues a partir das 14h. Vale lembrar que ainda está sendo realizada a Feira no Parque, com artesanato, plantas, gastronomia e guloseimas das 10 às 19h. Toda a programação é gratuita. O Carnaval de Garanhuns é realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
.