quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Aniversário de Dominguinhos será comemorado em Garanhuns

Programação especial é totalmente gratuita e tem como foco manter viva a memória 
de um dos filhos ilustres do município. (Edméa Ubirajara – Secom – PMG).

O dia 12 de fevereiro está marcado na história dos pernambucanos, especialmente dos garanhuenses. Nesta data, em 1941, nasceu José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, filho ilustre de Garanhuns e que conquistou o mundo com um instrumento no peito e muita criatividade nas canções que entoou com orgulho. Para comemorar a data, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizará uma edição especial da Roda de Sanfona e da Feira no Parque, ambas marcadas para este domingo (12), no Parque Euclides Dourado. A programação ainda tem a participação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo que já preparou um repertório totalmente baseado no mais tradicional pé-de-serra.

Das 9h às 19h do domingo, visitantes e moradores podem conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos disponíveis na Feira do Parque, que funciona excepcionalmente neste dia. As apresentações da Roda de Sanfona ocorrem das 14h às 18h também no Parque Euclides Dourado. Enquanto os músicos da Orquestra Sinfônica tocam a base com o triângulo, a zabumba e a sanfona, outros 20 sanfoneiros, em média, se apresentam um após o outro. É música ininterrupta e de boa qualidade totalmente gratuita para celebrar os 76 anos de nascimento de Dominguinhos.

Nascido em Garanhuns, Dominguinhos iniciou a carreira ainda jovem, quando formou um trio ao lado de dois irmãos e passou a se apresentar em feiras, bares e hotéis. Em uma dessas oportunidades José Domingos conheceu Luiz Gonzaga, que se tornou padrinho do sanfoneiro ao longo dos anos. Dominguinhos teve uma carreira ascendente, tocando ao lado de grande nomes da Música Popular Brasileira a exemplo de Maria Betânia e Caetano Veloso. O artista faleceu em 23 de julho de 2013, em São Paulo, mas só em setembro do mesmo ano, seus restos mortais chegaram a Garanhuns, onde foi sepultado no Cemitério Municipal São Miguel, como sempre desejou.

Governador cobra do Presidente mais segurança para todo o Brasil

Este é um debate nacional. Precisamos de resultados rápidos. É isto que a população espera", defendeu
Paulo, ao falar sobre o tema segurança na audiência que teve com o Presidente Michel Temer.

BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara se reuniu com o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (09.02), no Palácio do Planalto. Na oportunidade, Paulo tratou de temas nacionais, como as reformas importantes para o País, a segurança pública, o desemprego e a retomada do crescimento econômico. "A conversa foi positiva. Mostramos mais uma vez que vamos colaborar com os projetos fundamentais para o Brasil sair da crise e ajudar os Estados e municípios a voltarem a crescer", destacou Paulo Câmara. Ele estava acompanhado do presidente do PSB, Carlos Siqueira;  do senador Fernando Bezerra Coelho; da deputada Tereza Cristina; além do vice-governador de São Paulo, Márcio França e do Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (todos na foto acima).

Junto com Siqueira, Paulo, que também é vice-presidente do PSB, reafirmou para o presidente Temer que continuará defendendo as bandeiras históricas do partido, como o desenvolvimento social, o combate à pobreza e a universalização da educação. "Colocamos as preocupações que nós temos com o País, como o atual momento da segurança pública. Hoje, vários Estados enfrentam problemas com as polícias, os presídios, as drogas e o desemprego. Coloquei ao presidente que este é um debate nacional. Precisamos de resultados rápidos. É isto que a população espera de nós", defendeu Paulo.

Presente a conversa que o Governador manteve com o Presidente, o Senador Fernando Bezerra Coelho, principal articulador da audiência, reforçou o apoio do partido às diretrizes do governo; especialmente, na área econômica. “Viemos manifestar ao presidente Temer a colaboração do PSB com a intensa agenda de trabalho no Legislativo e no Executivo. Estamos comprometidos com a prioridade do povo brasileiro: a Agenda do Emprego”, destacou o senador, ao final da audiência. “No Legislativo, o partido vai contribuir também com as reformas que o país precisa para recuperar os 12 milhões de postos de trabalho perdidos, colocar a economia nos trilhos e retomar o crescimento”, completou.

Pedro Eurico integrará Conselho Nacional de Política Penitenciária

Com sede na Capital Federal, Brasília, o Conselho é composto por 13 membros titulares e 
cinco suplentes, com mandato de dois anos, renovado um terço em cada ano.

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária ganhou um representante pernambucano. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, foi nomeado, nesta terça-feira (7), conselheiro titular do órgão que é vinculado ao Ministério da Justiça. Para Eurico, a indicação é fruto do trabalho sério que vem sendo desenvolvido na área penitenciária pelo governador Paulo Câmara. “Não é homenagem, nem reconhecimento. É, na realidade, a confirmação de que aqui em Pernambuco o Governo do Estado vem tomando medidas corretas com relação às políticas penitenciária e criminal” destaca.

O CNPCP desenvolve novas políticas criminais e penitenciárias a partir de avaliações sistemáticas, além de executar planos nacionais de desenvolvimento para as áreas. “Recebi essa designação com muito orgulho e surpresa. O ministro da Justiça contemplou não a mim, mas ao estado de Pernambuco, que será o maior beneficiado” concluiu.

Com sede na Capital Federal, o Conselho é composto por 13 membros titulares e cinco suplentes, com mandato de dois anos, renovado um terço em cada ano. O grupo reúne-se mensalmente de forma ordinária e extraordinariamente mediante convocação. Entre os nomeados estão docentes e profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal e Penitenciário, além de representantes da área social.

Pontos de monitoramento estão sendo instalados em Garanhuns

Após essa fase, serão instaladas câmeras e uma Central de Monitoramento.
(Com informações e Foto de Edméa Ubirajara – Secom – PMG).

Como forma de colaborar com a segurança nas vias públicas e obter um controle sistemático da cidade, está em andamento em Garanhuns o processo de instalação de câmeras de monitoramento. Os postes estão sendo posicionados em pontos estratégicos a exemplo de vias públicas, terminais de ônibus e acessos das rodovias federais e estaduais para o município. O trabalho realizado pela Secretaria de Planejamento faz parte do projeto Conecta Garanhuns, que integrará em rede todos os serviços e dados internos da Prefeitura para promover maior controle e gerenciamento. Após a instalação dos postes, serão colocadas as câmeras e ativada a Central de Monitoramento, sob fiscalização da Autarquia Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito.

Dez pontos já começaram a receber os postes, entre eles a Rua Nilo Correia de Melo, na Boa Vista; a Rua Dom José, nas proximidades da Praça Dom Pedro II; a Avenida Santo Antônio, em frente à Catedral e à Igreja Assembleia de Deus; o Parque Euclides Dourado  e a Rua da Liberdade. Outros três locais já contemplados foram a Avenida Duque de Caxias, a Avenida Caruaru e a Praça Tavares Correia (Relógio de Flores). Para os próximos meses estão planejadas as instalações em outras localidades a exemplo da Boa Vista, Francisco Figueira, Centro e Heliópolis. De acordo com José Augusto Branco, gerente de Tecnologia da Informação, ligado à Secretaria de Planejamento, as câmeras devem funcionar nos próximos quatro meses.
.