segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Após comandar escola por 29 anos, Lourdes Vieira se aposenta

Na última quarta-feira (1), Diretora da escola Mário Matos foi homenageada 
pelo cerimonial do evento que deu início ao ano letivo da rede municipal de ensino.

A satisfação ao obter o reconhecimento por ser um profissional dos mais humanos em sua área não é tarefa fácil para ninguém. A arte de ensinar e encantar é uma tarefa difícil para qualquer um. Para ensinar, é necessário uma entrega total; é preciso que se envolva com dedicação e carinho, para tocar o barco de uma das mais importantes profissões neste tão desvalorizado, problemático e caótico Brasil.

Na última quarta-feira, dia 01 de fevereiro, a professora Lourdes Vieira (foto ao centro), da escola Mário Matos em Garanhuns, teve um dia inesquecível. Na abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, a professora foi homenageada pelo cerimonial do evento. Na ocasião, ela foi fortemente aplaudida pelos que lotavam as dependências da AGA. A emoção tomou conta de todos os presentes ao evento.

Lourdes, completou 29 anos consecutivos como diretora da Escola Mário Matos. A história daquela unidade de ensino, certamente se confunde com a dela. Em razão disso, numa rede social, o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis escreveu: “Um exemplo de servidora pública. A professora Lourdes Vieira foi gestora por 29 anos da Escola Prof. Mário Matos. Por meio dela, parabenizo e agradeço a todos os nossos professores e professoras que participaram da abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns”.

Acidente com ônibus de Capoeiras em Garanhuns registra 2ª morte

Agricultor José Alceir de Barros, 31 anos, estava internado no Hospital da Restauração
(HR), no Recife. Ele é a segunda vítima fatal do acidente. (Fonte: NE10 Interior).

Um homem morreu nesse domingo (5), vítima do acidente envolvendo um ônibus que transporta pacientes para realizar hemodiálise na BR 424 em Garanhuns, no dia 30 de janeiro. O Agricultor José Alceir de Barros, 31 anos, estava internado no Hospital da Restauração (HR), no Recife. Ele é a segunda vítima fatal do acidente. Um dos passageiros, identificado como José Nildo Avelino de Barros, 46 anos, já havia falecido no dia do ocorrido.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle do veículo e capotou no bairro Cohab II. Testemunhas disseram à polícia que chovia no momento do acidente, o que pode ter contribuído para a saída do ônibus da pista. Vinte pessoas estavam no ônibus, no momento do acidente. As que foram levadas para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, já foram liberadas. Duas pessoas ainda estão hospitalizadas na capital pernambucana, Recife.

Na época do ocorrido, em 30 de janeiro, a Polícia Militar de Pernambuco, informou inicialmente, que haviam mais de 20 feridos. Contudo, após um novo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde, a informação foi corrigida. Também circulou na época, que mais de um óbito havia ocorrido, algo não confirmado. De acordo com Corpo de Bombeiros, as pessoas tinham ido à Unidade de Pronto Atendimento de Garanhuns para fazer a hemodiálise e no momento do acidente, retornavam para sua cidade de origem, Capoeiras.
.

ALINE INOCÊNCIO: Aluna da Aesga vence desafio de Luta Olímpica

Competidora saiu vencedora da disputa que envolvia atletas de quatro estados brasileiros: 
Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Distrito Federal. (Ascom – AESGA).

A aluna do oitavo período do curso de direito da Faculdade de Direito de Garanhuns – FDG, Aline Inocêncio, foi campeã da terceira edição do Desafio de Luta, realizado no último dia 21 de janeiro. O Desafio é uma competição da Fundação Wrestling and Education For All (Luta e Educação para todos), que na ocasião reuniu atletas de quatro estados: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Distrito Federal.  

A Competição entra no calendário de treinos, que inicia a preparação da aluna atleta da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA para as competições nacionais na modalidade de luta Olímpica, sendo elas: Campeonato Brasileiro Sênior, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de março no Rio de Janeiro - RJ e a Liga do Desporto Universitário de Lutas, de 5 a 8 de abril, em São Paulo - SP.

A WEFA é uma Fundação sem fins lucrativos baseada em princípios de excelência em Luta Olímpica e Educação, tendo como objetivo prover este tipo de luta para jovens em todo o Brasil. A WEFA está presente em três Estados, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, trabalhando com ações sociais para jovens a partir de 12 anos nas cidades de João Pessoa, Solânea, Campina Grande, Recife, Caruaru, Pedra, Poção, Pesqueira, Maceió e Garanhuns. Algumas unidades dispõem de outras artes marciais como jiu-jitsu, boxe judô e muay thai.

Feira do Parque cresce e traz movimento à Garanhuns a cada mês

Feira funcionará, este ano, nos primeiros finais de semana de cada mês – com exceção de edições 
especiais, integrada a outros eventos de Garanhuns. (Cloves Teodorico – Secom – PMG).

O primeiro fim de semana do mês de fevereiro foi marcado pela 20ª edição da Feira do Parque. A ação acontece mensalmente e tem atraído moradores e turistas ao Parque Euclides Dourado, onde é possível encontrar artesanato, gastronomia, plantas e apresentações culturais. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns e da Unidade Agreste Meridional do Sebrae Pernambuco.

Formatada ainda em 2015, com a proposta de ocupar o atrativo turístico de maneira constante, a feira iniciou sua história tendo 26 expositores; hoje já são 48 profissionais comercializando e divulgando seus produtos. Segundo o vice-coordenador da associação, Wanderley Pereira, desde a segunda edição, em março de 2016, seu crescimento foi perceptível. “Notamos que a feira se tornaria algo de incentivo ao turismo, promovendo inclusão social com projetos culturais, além de ser fonte de renda”, enfatiza.

Segundo a coordenadora da feira, Cristiane Monteiro, se formos avaliar o crescimento da iniciativa, a melhora é se aproxima dos 80%. “A justificativa pra isso é dada num conjunto de fatores, entre eles o controle de qualidade dos produtos, a fidelização do cliente e o aumento nas vendas. Além da parceria indispensável da Prefeitura e do Sebrae, agregando valor”, destaca Cristiane, que está no grupo desde a fundação.
.