terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Claudiano será o Presidente da Comissão de Agricultura na Alepe

Claudiano: “É pra mim uma honra presidir essa comissão. Sempre busquei atender as demandas 
dos agricultores e produtores do Estado”. (Com informações da Assessoria do Deputado).

A um dia do reinício das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o líder da bancada do governo, Isaltino Nascimento (PSB), promoveu uma reunião com alguns deputados para conversar sobre a composição das comissões da Casa. Durante a reunião, segundo o líder do governo, a definição deve ser prioritariamente baseada na proporcionalidade e no interesse de cada bancada. Conforme esse entendimento, uma das comissões que ficou definida foi a de Agricultura, que será presidida pelo deputado estadual Claudiano Martins Filho que tem seu foco de atuação na área.

O deputado articula para tentar a retomada do programa Venda Balcão Especial, onde uma parceria do Governo Estadual e Federal garantia a venda da saca do milho subsidiada aos produtores rurais atingidos pelas estiagens e cadastrados no projeto. “É pra mim uma honra presidir essa comissão. Sempre busquei atender as demandas dos agricultores e produtores do Estado. Este ano, já estou em ação para garantir subsídios para o milho numa tentativa de ajudar os produtores que estão sofrendo com o efeito do prolongamento da seca”, afirma Claudiano, que está em seu segundo mandato.

Novo quadro - As atividades legislativas reiniciam na próxima quinta-feira (2). Para este novo biênio, a Casa Joaquim Nabuco contará com um quadro de novos deputados, isto porque, os titulares das vagas assumiram o comando de prefeituras municipais. Ao total, tomaram posse 7 deputados no lugar dos eleitos Prefeitos em seus respectivos municípios. Outros dois parlamentares, Terezinha Nunes (PSDB) e Gustavo Negromonte (PMDB), assumiram vagas como suplentes nos lugares dos parlamentares licenciados Nilton Mota (PSB), secretário estadual de Agricultura, e Alberto Feitosa (PR), que ocupa a função de secretário de Saneamento da capital pernambucana, Recife.

Compesa inicia racionamento d'água em Garanhuns na segunda (6)

Racionamento terá um rodízio de um dia com água e oito sem abastecimento. Chuvas são 
esperadas pela APAC apenas nos meses de março e abril. (Beto Duran – Jornal Crer em Pernambuco).

Até o final do ano passado os reservatórios que abastecem Garanhuns estavam com seus limites considerados satisfatórios. No entanto, nos últimos dois meses os níveis baixaram muito. Devido a falta de chuvas e ao calor intenso, houve grande evaporação, além do alto consumo, provocando a redução dos níveis de maneira muito rápida. Em conversa com o Jornal Crer em Pernambuco, o Gerente Regional da Compesa em Garanhuns, Igor Galindo, deu mais detalhes da atual situação, alertando para o início de racionamento preventivo a partir da próxima segunda, dia 06 de fevereiro.

O nível do reservatório do Cajueiro estava até o momento da entrevista, em 30 de janeiro, com 62% da sua capacidade (em torno de 9 milhões de metros cúbicos). A barragem de Mundaú estava com 80% e, a mais crítica, Inhumas, com apenas 7% da sua capacidade. Inclusive, a retirada de água desta última, foi totalmente suspensa. Ficando em funcionamento os reservatórios de Cajueiro e Mundaú, garantindo o abastecimento. O racionamento terá um rodízio de um dia com água e oito sem abastecimento. Mesmo que não ocorra chuvas para retomar os níveis nos reservatórios de maneira a garantir o fim do racionamento, estas duas barragens garantem água até o mês de dezembro. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas - Apac, devem ocorrer chuvas em nossa região nos meses de março e abril.

Polêmica: Várias denúncias ocorreram nas redes sociais de que caminhões pipas estavam retirando dos reservatórios de Garanhuns, um enorme volume sem autorização. Questionado sobre isto, o Gerente Regional da Compesa, Igor Galindo, nos disse que providências foram adotadas para regularização destes caminhões pipas. "Alerto aos pipeiros particulares que a retirada de água dos reservatórios só podem ocorrer com autorização da Compesa, que detém a propriedade destas barragens". O gerente lembra ainda que o flagrante não autrizado pode resultar na apreensão do caminhão pipa.

Toda retirada de água nos reservatórios pelos caminhões pipas, somam apenas 1% de toda capacidade produzida de água tratada, não comprometendo o sistema de abastecimento em Garanhuns e nas demais localidades citadas.

Aesga abre inscrições para o Pré-Vestibular Cidadão em Garanhuns

Pré Vestibular oferece aos jovens oriundos de Escolas Públicas do Município, um ensino gratuito 
de qualidade. Inscrições são feitas com dois quilos de alimentos. (Fonte: Ascom – Aesga).

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA estará realizando, por meio da Coordenação do Pré-Vestibular Cidadão, as inscrições para abertura de novas turmas. O Pré Vestibular Cidadão oferece aos jovens oriundos de Escolas Públicas do Município, um ensino gratuito de qualidade, facilitando assim a sua aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e nos vestibulares de Garanhuns e Região.

De acordo com informações do professor Ornilo Lundgren, o processo de inscrição vai de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, na própria Coordenação. Para formalização do Cadastro será necessária apresentação das seguintes documentações: cópia ficha 19; cópia RG e CPF, bem como de uma foto colorida 3x4. 

“Como se trata de um Projeto Social que a AESGA mantém há mais de 10 anos, não cobramos taxa de inscrição, porém pedimos aos interessados a quantia de 2 quilos de alimentos não-perecíveis, para expandirmos ainda mais esta ação; distribuindo essas doações com instituições e creches carentes da nossa Cidade”, destaca o professor Ornilo Lundgren. A Coordenação de Pré-Vestibular da AESGA funciona das 8 às 14 horas. 

Mais informações estão disponíveis no site www.aesga.edu.br
ou através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 202.

Acidente deixa um morto e vinte feridos na BR-424 em Garanhuns

Veículo envolvido no acidente transportava pacientes de Capoeiras que seguiam para Garanhuns 
no intuito de fazer hemodiálise. Motorista perdeu o controle e ônibus capotou. (G1 Portal de Notícias).

Um acidente com um ônibus deixou uma pessoa morta e 20 feridas nesta segunda-feira (30) na BR-424 em Garanhuns. De acordo com a Polícia Militar, inicialmente havia a informação de que eram mais de 20 feridos, mas a informação foi corrigida pela Secretaria Estadual de Saúde. O veículo transportava pacientes que tinham ido para o município fazer hemodiálise. Os passageiros são da cidade de Capoeiras.

A Sescretaria de Saúde informou que 20 pacientes foram levados para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, sendo 18 adultos e duas crianças. Desse total, quatro pacientes foram transferidos – sendo três para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, e outro para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.

Os feridos que permaneceram no Dom Moura, incluindo as duas crianças, têm quadro clínico considerado estável e passam por exames. Um novo boletim da SES deve ser divulgado. Ainda de acordo com os Bombeiros, as pessoas tinham ido na Unidade de Pronto Atendimento de Garanhuns para fazer a hemodiálise e estavam voltando para Capoeiras.
.

Reitor Pedro Falcão empossa nova direção da UPE em Garanhuns

Em seu discurso, o reitor desafiou a nova gestão a apresentar propostas e projetos avançados
que devem dar continuidade ao crescimento da Universidade sempre com compromisso.

O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, juntamente com a vice-reitora, Profa. Socorro Cavalcanti, empossaram, na última quarta-feira (25), os professores Rosângela Estevão Alves Falcão e Adauto Trigueiro de Almeida Filho, que foram eleitos diretora e vice-diretor, respectivamente, dos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde. O mandato é de quatro anos e equivale ao quadriênio 2017/2021. Após a composição da mesa, o reitor da UPE deu posse oficial aos novos gestores da unidade, representada, na ocasião, pela assinatura do livro de registro de posse e da assinatura das portarias que nomearam ambos a assumirem os cargos.

Em seguida, foi dada a palavra ao diretor pró-tempore das unidades, que fez uma fala de agradecimento a toda comunidade que colaborou com o sucesso de seu mandato temporário. O vice-diretor empossado agradeceu a confiança que toda comunidade acadêmica e assegurou que não faltarão empenho e dedicação da sua parte para que as mudanças ocorram de forma rápida e tranquila.
.

Dando continuidade a solenidade de posse, a nova diretora começou seu discurso agradecendo a todos que direta ou indiretamente contribuíram para sua eleição. Disse, ainda, que está preparada para o novo desafio no momento em que reafirma o plano de metas para a gestão onde a administração planejada e participativa são o carro chefe. “Acreditamos que, o compromisso de todos que fazem parte desta academia pode sim, fazer a diferença na construção de uma sociedade mais justa. E é isso que buscaremos incansavelmente nestes quatro anos”, destacou.

Em seu discurso, o reitor, que encerrou o evento, desafiou a nova gestão a apresentar propostas e projetos avançados e inovadores que devem dar continuidade ao crescimento da Universidade sempre com compromisso, ética, transparência e impessoalidade. Destacou, ainda, a importância de como se deu a eleição, num ambiente democrático e integrado. Professor Pedro fez, ainda, referência a contribuição do ex-diretor e amigo, Prof. Clóvis Gomes, que faleceu precocemente em pleno exercício de suas atividades administrando com muita dedicação a UPE multicampi. “Devemos valorizar todos que contribuíram a seu tempo, nem mais, nem menos, mas que deram continuidade ao crescimento da Universidade”, disse o reitor emocionado.
.