segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Brechó ajudará Associação de Catadores de Papelão de Garanhuns

Brechó solidário visando arrecadação de fundos para reestruturação da ASNOV, acontece na
próxima sexta-feira (03), no Largo do Colunata.(Aquiles Soares – Secom – PMG).

Dando continuidade ao empenho em prol da reestruturação da Associação de Catadores de Papelão e Material Reaproveitável Nova Vida (ASNOV), o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), segue com o planejamento de atividades com o objetivo de assistir a associação que teve seu galpão destruído em um incêndio no final do ano passado. Para isso, será realizado na próxima sexta-feira (03), no Largo do Colunata, um brechó solidário visando a arrecadação de fundos para que o espaço seja restaurado.

Atualmente, mais de 20 famílias dependem da renda que parte da Asnov; no incêndio foram perdidos o material que estava armazenando e carros que eram utilizados na coleta de material reciclável. A ideia é conscientizar a população para que todos estejam engajados no brechó solidário, onde as pessoas poderão doar e comprar sapatos e roupas seminovas.

Na última semana, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foram até o galpão destruído, para realizar um levantamento do prejuízo. Na ocasião, a titular da pasta, Janecélia Marins, esteve com a presidente da Asnov, Fabiana Sales, discutindo a execução de estratégias para arrecadada os fundos necessários.  Após o encontro, foi realizada uma reunião com empresários da Célula Industrial Empresarial Logística Ampliada (Ciela) que também se disponibilizaram em apoiar a causa.

Trabalho desenvolvido - A Asnov segue com a coleta em domicílio, que acontece há mais de 13 anos, sempre de segunda a sexta-feira. No ano passado, o trabalho rendia em coletas de até 38 toneladas por mês, mas devido ao incêndio na sede da instituição o número caiu para 19 toneladas por mês. A coleta é feita em diversas localidades no município, a exemplo dos bairros Heliópolis, José Maria Dourado e Francisco Figueira. Todos os representantes da Asnov realizam a coleta de maneira padronizada e fardados.

Locais para entrega:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico 
(rua Treze de Maio, s/n, Centro), segunda a sexta-feira, das 08h às 14h

Farmácia Droga Rápida 24h (avenida Rui Barbosa), 
em frente ao Bonanza Supermercados

Sede da Asnov (rua João Domingos da Cunha Valença, bairro Dom Helder 
Câmara, conhecido como Cohab III, s/n, próximo ao Hotel Paraíso), segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30

Equipe de Atletismo de Garanhuns brilha em Riacho das Almas, PE

Equipe colocou seis atletas nas primeiras posições durante a 24ª Corrida de São Sebastião, 
disputada no último sábado (28). (Gabriela Ramos - Secom - PMG / Foto: Secretaria de Juventude).

A equipe de atletismo de Garanhuns voltou a brilhar numa prova de pedestrianismo, com seis atletas nas primeiras posições. Sob o comando do técnico Adejilson Mendes, conhecido como Bingo, fizeram bonito na 24ª Corrida de São Sebastião, disputada no último sábado (28), em Riacho das Almas (PE).

Em primeiro lugar Ênio Cleiton; Jair José na segunda colocação; Daniel em terceiro e Marcos Antônio em 4º, dominaram o pódio da prova de 10Km, que reuniu 450 corredores de diversas partes do Nordeste. Na categoria feminina, Mirian Franco confirmou a boa fase e abocanhou a primeira colocação, seguida de perto pela também garanhuense Denise da Silva, que cruzou a linha de chegada na 2ª colocação.

O próximo desafio dos atletas de Garanhuns, que contam com o patrocínio da Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, será no próximo sábado, 4 de fevereiro. Os atletas locais disputarão os 10Km do Circuito da Sorte 2017 – Etapa Maceió. A prova será disputada na Praça Multieventos Maceió, localizada na praia de Pajuçara. O evento é uma realização do Sindicato dos Empresários Lotéricos e Correspondentes Bancários do Estado de Alagoas. 

Carla garante que sua presidência será transparente e responsável

Durante entrevista que concedeu a TV Jornal, a nova Presidente da Câmara ainda defendeu que o 
Legislativo garanhuense irá se aproximar mais efetivamente da população. (Foto e Vídeo: NE10 Interior).

Numa reportagem feita pela TV Jornal, através do jornalista Luiz Carlos Fernandes, para o Programa “O Povo na TV”, a vereadora Carla Patrícia (PTB); nova presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, destacou que a sua gestão, embora cheia de desafios, será marcada pela transparência e responsabilidade.

Durante a entrevista que concedeu a TV Jornal, Carla defendeu ainda, que o Legislativo garanhuense irá se aproximar mais efetivamente da população. Segundo ela, isso ocorrerá através de três atuações: oferecendo acessibilidade aos portadores de algum tipo de deficiência física motora; por intermédio de intérpretes de libras e através da realização do projeto “Câmara Itinerante”, que alguns defendem, poderá realizar reuniões nos bairros da cidade. Á reportagem da TV Jornal, Carla destacou: “É mais um desafio em minha vida. Eu acho que a nossa Câmara de fato já vem quebrando tabu’s. Temos uma intérprete de Libras e agente já tá querendo um projeto para que as pessoas busquem mais a Câmara. Agente vai resgatar essa questão de trazer a população”.

Eleito para o quinto mandato consecutivo de vereador e agora novo vice-presidente da Casa Raimundo de Moraes, Zaqueu Naum assegurou em sua fala à reportagem, que a Câmara só tem a ganhar, com a indicação de Vilaço à presidência. “Pra nós é uma satisfação muito grande; pra Garanhuns e pra Casa Raimundo de Moraes ter uma senhora vereadora como nossa presidente! O Parlamento inova: nunca tivemos uma presidente mulher e hoje nós temos, porque sabemos da capacidade, já que as mulheres estão aí em todos os lugares fazendo um bom trabalho; uma boa gestão. Nós acreditamos que em Garanhuns nós vamos ter essa boa gestão com a nossa presidente”, defendeu Zaqueu.

Com apenas 25 anos de idade e sendo a parlamentar mais jovem desta legislatura, Patrícia foi eleita Presidente por unanimidade, já que obteve na eleição de janeiro, os 13 votos em disputa. Apesar do apoio maciço visto no resultado da eleição, o Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara, Ary Júnior, também do PTB, garantiu ao falar a TV Jornal, que o Prefeito Izaías não teve interferência direta na decisão. "Ele [Izaías] ficou isento; não se envolveu de jeito nenhum. Deixou a nosso critério, sentarmos e discutimos e claro, foram discussões demoradas, mas chegamos ao consenso", destacou Ary.

Confira a reportagem, abaixo:
     
          

Professores de Garanhuns passam a contar com Auxílio Transporte

Auxílio será concedido a profissionais que se desloquem para unidades escolares, 
cuja localização seja em área considerada de difícil acesso. (Foto: Arquivo)

Através de Decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios de hoje, dia 30 de janeiro, o Prefeito em exercício de Garanhuns, Haroldo Vicente, regulamentou a concessão do auxílio Transporte de difícil acesso aos Professores da Rede Municipal de Ensino. A medida, tomada sob orientação da Procuradoria Municipal, considerou o deslocamento dos profissionais da educação no âmbito das escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. “Difícil Acesso” será o auxílio concedido a servidor público municipal, professor, que no desempenho das funções do magistério, se desloque para unidade escolar que for lotado, cuja localização seja em área considerada de difícil acesso.

De acordo com o Decreto, serão consideradas áreas de difícil acesso, aquelas onde não existam transporte oferecido pelo município ou serviços de empresas concessionárias de transportes coletivos interurbanos ou municipais. Professores que se deslocarem entre a área urbana e rural, considerando os limites do município, terão acesso a gratificação. Para o deslocamento dentro do espaço urbano, o auxílio chegará a 10% sobre os vencimentos. Já quando a viagem se dé entre o espaço urbano para o rural, assim como dentro do território rural e ainda considerando a quilometragem percorrida, serão oferecidos auxílios variáveis entre 20% a 50% sobre os vencimentos.

Anualmente, de acordo com o Decreto, a Secretaria de Educação definirá, antes do início do ano letivo, as escolas consideradas de difícil acesso; encaminhando ao chefe do executivo, relação destas para expedição de novo decreto. Os casos que não estão previsto no documento publicado no Diário Oficial dos Municípios, serão submetidos à apreciação da Secretaria de Educação do município de Garanhuns. A concessão do auxílio de “Difícil Acesso” aos professores de Garanhuns, considera o disposto no Art. 68, incisos 1°, 2° e 3º da Lei 3.758/2010, do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – PCCR.

     AUXÍLIO JÁ ESTA DISPONíVEL DESDE O ANO DE 2010


De acordo com informações obtidas pelo Blog e confirmadas pelo professor e agora vice-presidente do Fundeb de Garanhuns, Lincoln Cardoso (foto ao lado), o auxílio “difícil acesso” a que se refere o Decreto de hoje, publicado no Diário Oficial dos Municípios, já esta disponível à categoria de professores desde o ano de 2010 aqui na cidade. Em contato com o Blog do Gidi Santos, Lincoln assegurou que a vantagem não foi uma prática adotada pelo atual governo, mas sim pela gestão passada, ao considerar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração; o chamado PCCR. “Isso [auxílio difícil acesso] já ocorre. Nada de novo. Esses valores em percentagem estão garantidos desde 2010 no Governo Luis Carlos”, destacou Lincoln ao Blog. 

60%: Claudiano Filho solicita subsídios para o milho Pernambucano

Em 2012, quando o incentivo era dado, ele disponibilizava para os produtores rurais,
a venda da saca de 60 quilos do milho por um valor 60% abaixo do praticado no mercado.

O deputado estadual Claudiano Martins (PP) irá acompanhar o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, na visita do presidente da república, Michael Temer, ao município de Serra Talhada, onde o presidente vai inaugurar o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão. Aproveitando a ocasião, Claudiano vai solicitar a retomada do projeto Venda Balcão Especial. O programa, de extrema importância, auxilia o agricultor pernambucano, que enfrenta o quinto ano consecutivo de seca. Com a falta de água, os produtores estão sem poder manter seus rebanhos, algo que dificulta o sustento efetivo de suas famílias.

Em 2012, em parceria com o Governo Federal, o executivo estadual lançou o programa. Através do Venda Balcão Especial, o Governo disponibilizava aquela época para os produtores rurais atingidos pela estiagem, a venda da saca de 60 quilos do milho ao preço subsidiado de R$ 18,12, valor 60% abaixo do praticado no mercado. Atualmente, uma saca de 60 quilos chega ao custo médio de R$ 56,00 reais.

Na época, o Governo do Estado utilizava o valor recebido com a venda do milho para custear a operação de logística – armazenamento, transporte e ensacamento, para que o milho chegasse aos polos de comercialização. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ficava com a tarefa de implantar estes pólos nos municípios, 12 ao total: Recife, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro, Itaíba, Ouricuri, Petrolina e Garanhuns. Hoje, a Conab atua apenas em Recife e no município de Arcoverde, vendendo a saca de 60 quilos a um preço médio de R$ 47,00.