terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Definido onde será a nova Escola Técnica Estadual de Garanhuns

Será no espaço que atualmente comporta o Parque de Exposição Senador Paulo Guerra
Em funcionamento, a escola oferecerá capacidade para instrução à 1,3 mil alunos.

Boa notícia. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação definiu a área que abrigará as instalações da nova Escola Técnica Estadual de Garanhuns. Será no espaço que atualmente comporta o Parque de Exposição Senador Paulo Guerra, localizado no bairro Aloísio Pinto. A informação, obtida com exclusividade pelo Blog do Gidi Santos, partiu da gestora da Gerência Regional de Educação, Adelma Elias. Em conversa com o Blog, Adelma relatou que os procedimentos burocráticos para liberar o espaço de pouco mais de 12 mil metros quadrados já foram concluídos.

Na fase seguinte, que será a de edificação da escola, a Gerência Regional de Educação segue apenas acompanhando as ações por parte da Secretaria Estadual de Educação. Apesar de ainda não haver um cronograma que defina a data para o início da obra, a expectativa é que ela seja iniciada ainda este ano. “A Escola Técnica de Garanhuns passa nesse momento por alguns procedimentos administrativos, mas agente já tem a notícia de que ela será naquele espaço (Parque de Exposição de animais), que é um terreno do Governo do Estado. A proposta é que esse ano agente ainda tenha boas notícias em relação a construção”, assegura Adelma.

Em funcionamento, a nova Escola Técnica Estadual de Garanhuns; seguindo um modelo padrão adotado pelo Governo do Estado, oferecerá capacidade para instrução à 1,3 mil alunos. Serão 12 salas de aula, biblioteca, auditório para 200 pessoas, oito laboratórios e quadra poliesportiva, sem contar com a área de convivência e refeitórios. Ainda de acordo com o Governo de Pernambuco, a construção da ETE Garanhuns, já licitada, custará aos cofres do estado R$ 11 milhões de reais.

OBRA DESTRAVADA – Uma atuação em conjunto por parte da Gestora da Gerência Regional de Educação, Adelma Elias, do Presidente da Associação de Avicultores de Pernambuco (Avipe), Edival Veras, pelo Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, junto ao ex-vereador Mário Faustino, desencadeou a definição da área que comportará a nova Escola Técnica Estadual (Relembre AQUI). Ainda em novembro do ano passado, Mário formou a Comissão “Eu Sou Mais Garanhuns” e através dela e dos envolvidos, foi realizado um levantamento topográfico do terreno onde esta localizado o Parque de Exposição Senador Paulo Guerra. Em posse desses dados e sabendo que aquela área pertence ao Governo do Estado, técnicos da Secretaria Estadual de Educação confirmaram a viabilidade da instalação da ETE naquele espaço.
.

Associação de Catadores de Papelão será reestruturada pela SDE

A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é dar continuidade ao apoio à instituição, 
até que ela possa realizar os seus serviços de maneira plena. (Fonte: Secom – PMG).

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), representantes da Associação de Catadores de Papelão e Material Reaproveitável Nova Vida (ASNOV), se reuniram na última sexta-feira (20) com o objetivo de retomar o apoio à associação para reestruturação da instituição.  O apoio segue sendo executado por meio de ações buscando o desenvolvimento sustentável e econômico, através de articulação entre a associação e algumas empresas do município que descartam materiais recicláveis.

Durante a ocasião, estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins; a gerente de Desenvolvimento, Priscila Belens; a coordenadora de Qualificação Profissional, Capacitação e Empregabilidade, Amanda Maciel; a coordenadora de Comércio, Indústria e Serviços, Paula Sá; a presidente da Asnov, Fabiana Sales; e os voluntários, Andreza Brasileiro e Givaldo Miguel.

Entre as várias estratégias desenvolvidas, foi idealizado um brechó solidário com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição. O momento será realizado no dia 03 de fevereiro no Largo do Colunata, onde a população poderá doar roupas e sapatos usados ou até mesmo comprar produtos durante o brechó. Além disso, quem quiser ajudar a Asnov por meio dos materiais recicláveis pode realizar doações na Farmácia Rui Barbosa, localizada na avenida homônima, nº 682, no Centro.

A Asnov segue desenvolvendo a coleta em domicílio, que acontece há mais de 13 anos, sempre de segunda a sexta-feira. No ano passado, o trabalho rendia em coletas de até 38 toneladas por mês, mas devido ao incêndio na sede da instituição o número caiu para 19 toneladas por mês. A coleta é feita em diversas localidades no município, a exemplo dos bairros Heliópolis, José Maria Dourado e Francisco  Figueira. Todos os representantes da Asnov realizam a coleta de maneira padronizada e devidamente fardados.

A proposta da Secretaria de Desenvolvimento é dar continuidade ao apoio à instituição, até que ela possa realizar os seus serviços de maneira plena, já que 28 famílias dependem diretamente dos trabalhos de coleta reciclável. “Essa reunião de hoje mostrou de que forma nós podemos reorganizar a Asnov a partir de campanhas educativas, sempre orientando às pessoas sobre como lidar com o material reciclável, separando o lixo e informando sobre o cronograma de coleta”, declarou a titular da pasta, Janecélia Marins.

Reestruturação da Asnov – O incêndio ocorrido em 16 de novembro de 2016, no galpão da instituição, comprometeu toda estrutura do local. Além de ocasionar na perda de todos os equipamentos e material coletado.

Secretaria de Juventude planeja implantação de projetos na cidade

Projetos criados em outras gestões, a exemplo do Prefeitura Presente e A Criança Vai
ao Cinema, serão reformulados e voltarão a funcionar. (Com informações da Secom – PMG)

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer está planejando os projetos que serão realizados durante a nova gestão do Governo Municipal de Garanhuns. Num primeiro momento, a prioridade é trabalhar na integração da pasta de Esportes, antes vinculada à Secretaria de Educação. Com essa nova estrutura, a secretaria tem o objetivo de fomentar projetos voltados ao desenvolvimento da juventude, realizar práticas desportivas no município e viabilizar ações de lazer para a população.

O titular da pasta, Carlos Eugênio (foto abaixo), fala sobre os projetos que estão sendo criados. “É um grande desafio alcançar esse segmento. Mas como esse desafio é grande, também é a vontade de acertar. Nós já formatamos um planejamento para a Secretaria, para que nós possamos levar ações para os jovens do município. Nós também vamos viabilizar ações dentro do segmento esportivo e de lazer, mas todas convergindo para o fortalecimento dessa juventude”, explica.

Segundo o secretário, serão realizados programas de primeiro emprego, ações sociais através dos esportes e cursos de qualificação profissional. Projetos criados em outras gestões, a exemplo do Prefeitura Presente e A Criança Vai ao Cinema, serão reformulados e voltarão a funcionar com os seguintes nomes: Juventude Cidadã e A Escola vai ao Cinema, respectivamente. O projeto Juventude Cidadã permanece com o intuito de criar núcleos esportivos nos bairros de Garanhuns que irão levar aulas de futebol, futsal, karatê, voleibol, judô e natação para a juventude. O Escola Vai ao Cinema visa levar os alunos de escolas municipais para assistir filmes com conteúdos pedagógicos.

As ações realizadas pela Secretaria terão o apoio do Sesc Garanhuns, que sempre foi parceiro na área esportiva. O secretário Carlos Eugênio adianta ainda que também pretende trabalhar em conjunto com as outras secretarias do município, como a de Educação, Saúde e Assistência Social, entre outras para a efetivação dos projetos.
.