terça-feira, 17 de janeiro de 2017

MUDANÇA: Governador anuncia três novos Secretários Estaduais

Paulo Câmara dará posse coletiva aos novos secretários na próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro. 
Na Assembleia, Valdemar Borges dá lugar a Isaltino Nascimento na liderança do Governo.

O governador Paulo Câmara anunciou, na tarde desta terça-feira (17), os nomes dos novos secretários de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (Roberto Franca), de Habitação (Bruno Lisboa) e do presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, (Marcos Baptista). Além do anúncio dos novos integrantes do alto escalão pernambucano, o Governador também apresentou o novo Líder do Governo na Assembleia Legislativa. Trata-se do deputado Isaltino Nascimento, que dará continuidade ao trabalho realizado até pouco, pelo Deputado Estadual Waldemar Borges.

Roberto Franca Filho (Primeira foto), que será o Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, é natural da capital, Recife. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, em 1974), ele foi secretário de Gabinete do então senador Marcos Freire entre os anos de 1975 a 1978. De 1978 a 1980, foi secretário de gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco e entre 1988 e 1990, Roberto foi secretário de Justiça de Pernambuco no segundo Governo Miguel Arraes.

Já Bruno Lisboa (última foto) também nascido em Recife, que a partir de agora será o Secretário de Habitação, exerce atualmente, o cargo de diretor executivo de Operações da Cehab. Lisboa é funcionário de carreira da Urb-Recife e exerceu diversos cargos na administração pública, entre eles, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe, Governo Jarbas Vasconcelos), secretário de Planejamento e Coordenação do Município de Goiana e secretário-adjunto de Cultura de Pernambuco.

Novo Presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Marcos Baptista (segunda foto) é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seu currículo, destaca-se a atuação como secretário de Habitação (Governo Paulo Câmara), diretor presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), diretor Regional da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, diretor Regional do Fórum Nacional de Secretários de Habitação, chefe de Gabinete da Fundação de Cultura do Recife, diretor de Atendimento da Objectiva Comunicação, em Salvador, gerente-geral da Ampla Comunicação e gerente de Marketing da Queiroz Galvão.

A posse dos dois novos secretários será nesta quinta-feira, dia 19, às 16h, no Palácio do Campo das Princesas, juntamente com a do novo titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, o vice-governador do Estado Raul Henry.

PE: Governador e Procurador de Justiça juntos no Pacto Pela Vida

Encontro entre Francisco Dirceu e Paulo Câmara, serviu para ambos reafirmaram a parceria entre 
Ministério Público e Estado nas ações do Pacto pela Vida. ( Fonte: Imprensa PE / Fotos: Aloísio Moreira).

Em conversa com o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, nesta terça-feira (17.01), o governador Paulo Câmara defendeu o entrosamento entre as instituições. Durante o encontro no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o chefe do Executivo pernambucano adiantou algumas dinâmicas das reuniões do programa Pacto pela Vida e reforçou a importância do MPPE para os interesses do povo e do Estado. "O momento exige que cada instituição brasileira cumpra o seu papel e que trabalhem sintonizadas com os anseios da população", afirmou Paulo. O chefe do Executivo estadual aproveitou para reforçar com o novo procurador-geral de Justiça as ações realizadas em conjunto com o MPPE no Pacto pela Vida e falou sobre as reuniões semanais, onde são discutidas as ações do programa.

Francisco Dirceu também aproveitou o encontro para reafirmar a sua parceria com o Estado e garantiu que vai manter a instituição firme nas ações do Pacto pela Vida. "A gente está disposto a manter o diálogo com o Governo do Estado em favor da população. Há uma crise generalizada no Brasil e, por isso, precisamos unir as instituições para minimizar essas questões", salientou o novo procurador-geral de Justiça do MPPE. Na ocasião, Dirceu entregou o convite para a sua solenidade de posse, no próximo dia 03 de fevereiro, às 17h, no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda.

Também participaram desta reunião no Palácio o procurador-geral do Estado, César Caúla; o chefe das Assessorias Especiais, José Neto; o secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra; e o chefe de Gabinete do MPPE, Paulo Augusto.
.

EM GARANHUNS: Bandido rouba lanchonete e agride funcionários

Até o momento, o homem não foi detido. De acordo com informações, o assaltante conseguiu 
subtrair uma pequena quantia em dinheiro. (Fonte: Ne10 Interior / Vídeo VeC Garanhuns).

Funcionários da lanchonete especializada em vendas de Açaí, em frente ao Colégio XV de novembro, aqui em Garanhuns viveram momentos de tensão durante um assalto no último domingo, dia 15. Um bandido invadiu o local, agrediu os atendentes e fugiu levando todo o dinheiro do caixa. A investida ocorreu no final do expediente da lanchonete e foi toda filmada pelo circuito de câmeras da loja. Nas imagens, é possível ver o momento em que o suspeito segura o funcionário pela camisa e o agride com golpes na cabeça. Em seguida, ele parte para cima da outra funcionária.

Transtornado, o bandido revira a gaveta do caixa e pega o dinheiro. Para intimidar, ele joga o monitor do computador no chão, enquanto os funcionários tentam se proteger. Até o momento, o homem não foi detido. De acordo com informações, o assaltante conseguiu subtrair uma pequena quantia em dinheiro. Apesar de entrar sozinho e desarmado na lanchonete, o agressivo assaltante contou com o apoio de um veículo para fugir. Não se sabe ainda, qual o número total de pessoas envolvidas na ação criminosa. Os proprietários da lanchonete prestaram queixa na delegacia.

Confira, abaixo, o flagrante da ação criminosoa,
gravado pelo Circuito Interno de TV da Lanchonete

                    

AÇÕES: Prefeitura implanta passagem e recupera Estradas Rurais

Ambas ações, estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da 
Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. (Fonte: Secom – PMG / Fotos: Daniela Batista)

Foi iniciada pela Prefeitura de Garanhuns na segunda (16), através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a construção de uma passagem molhada no Sítio Flamengo, localizado próximo ao Balneário Antônio Justino. A passagem irá beneficiar os moradores da localidade que, durante o inverno e com a ocorrência das chuvas, ficavam impossibilitados de transitar no local. A obra tem previsão de término em 10 dias.

O morador do Sítio Flamengo, Cícero Freire, de 60 anos de idade, precisa usar a estrada todos os dias e explica que após a conclusão da obra a locomoção vai melhorar. “Quando chove, alaga tudo e fica todo mundo ilhado. Agora, com essa passagem, vai ficar outra coisa”, afirma.  O agricultor, Édio da Silva, de 56 anos, precisa passar na estrada com freqüência e atenta para outro detalhe. “Nossa situação vai ficar muito melhor, já que essa água, quando chove, pode transmitir doenças, como o schistosoma, (transmissor da esquitossomose, conhecida como barriga d‘água, que atinge o fígado, o intestino e outros órgãos), que eu já peguei três vezes. Muita coisa vai melhorar”, explica.

"Os moradores ficavam ilhados quando chovia. Isso impedia que eles pudessem ir até suas próprias residências. Agora, com a tubulação que nós estamos colocando, a água irá correr normalmente, esse processo vai fazer com que ela escoe e não cause alagamento, da forma que acontecia quando chovia” explicou um técnico da Secretaria.

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NA ZONA RURAL - Também através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a Prefeitura de Garanhuns está finalizando esta semana a recuperação de estradas vicinais da zona rural do município. As equipes trabalham no nivelamento, colocação de piçarro nas ladeiras e cobertura de rochas para garantir a mobilidade. Os trechos recuperados estão entre o Sítio Cruz, Miracica e Sítio Escovão, contemplando os acessos à BR-423, outras localidades rurais e municípios que fazem limite com o município, a exemplo de Paranatama. 

O secretário titular da pasta, João Paulo Sobral, afirma que o trabalho de recuperação de estradas é contínuo. “Sempre necessita e com a ausência de chuvas, nem sempre as máquinas conseguem realizar a escavação adequada, o que exige mais dos equipamentos. Também estamos analisando outras vias que precisam receber os serviços”, afirma.​
.