sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

PE: Raul Henry é o novo Secretário de Desenvolvimento Econômico

Posse de Raul como novo gestor da pasta, será realizada na próxima semana, em dia a
ser definido pelo Governador Paulo Câmara. (Com informações da Imprensa PE).

O governador Paulo Câmara anunciou hoje (13/01) à tarde o nome do novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado: será o vice-governador Raul Henry (foto a direita). “Raul tem experiência, dimensão, capacidade de gestão, a nossa confiança política e a interlocução necessária em Pernambuco e no Brasil para os desafios do mundo globalizado, pré-requisitos fundamentais a uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico. Sem esquecer da sua reconhecida capacidade de diálogo”, argumentou Paulo. A posse de Raul será realizada na próxima semana, em dia a ser definido pelo governador.

Nascido na capital pernambucana, Recife, em 6 de junho de 1964 e casado com Luíza Nogueira; pai de três filhos (Gabriela, Tom e Davi), Raul é formado em Economia e Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em sua trajetória política, iniciada no movimento estudantil, ele soma os cargos de vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura e Esportes da Cidade do Recife, entre os anos de 1997 e 2000. Durante o Governo Jarbas Vasconcelos, ele ocupou dois postos no alto escalão; o de secretário de Educação e Cultura e o de secretário de Planejamento.

Entre 1998 e 2002, Raul foi integrante do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Exerceu ainda um mandato de deputado estadual e dois de deputado federal (2007-2014). No Congresso Nacional, foi membro titular da Comissão de Educação e Cultura e das Comissões Especiais do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), sendo relator dessa última.  Ao lado do governador Paulo Câmara, sagrou-se vice-governador de Pernambuco, nas eleições de 2014.

Projeto Glaucoma retoma atividades e deve atender 1.800 pessoas

De acordo com o Governo Municipal de Garanhuns, ao todo, 11 UBS, contando com
a do Bairro Manoel Chéu (já contemplada), receberão as ações. (Secom – PMG).

Foram retomadas na última segunda-feira, dia 09 de janeiro, as atividades do Projeto Glaucoma, realizado pela Secretaria de Saúde de Garanhuns, em parceria com a empresa Oftalmo PE. A iniciativa é pioneira entre os 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (V Geres) e visa atender o público de diversas comunidades que são assistidas pelas 36 Unidades Básicas de Saúde, as UBS’s.

Entre os procedimentos realizados de forma gratuita, estão os exames de campimetria, que avalia os defeitos do campo visual e a utilização da lâmpada de fenda, que facilita uma examinação das estruturas frontais do olho humano, que incluem a pálpebra, esclera, conjuntiva, íris, cristalino e córnea. Depois da consulta, os pacientes são diagnosticados e já saem da unidade com a medicação recomendada.

Através do trabalho integrado nas comunidades, desde a convocação até o diagnóstico final, o Projeto Glaucoma deve atender cerca de 1.800 pessoas, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Ao todo, 11 unidades, contando com a do Bairro Manoel Chéu (já contemplada), receberão as ações. De acordo com o Governo Municipal de Garanhuns, estão programados atendimentos para as próximas segundas-feiras na UBS Brasília I (dia 16), UBS Brasília II (dia 23) e Magano I (dia 30).

Secretaria de Saúde de Garanhuns oferece vacina contra vírus HPV

Serão vacinados meninos que estejam na faixa etária de 12 a 13 anos e meninas entre 9 e 14 anos. 
Jovens também receberão vacina que previne contra meningite do tipo C. (Secom – PMG).

A Prefeitura de Garanhuns, através da da Secretaria Municipal de Saúde, segue oferecendo a vacina contra o HPV, para meninos entre 12 e 13 anos; e meninas de 9 a 14 anos de idade. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina está disponível nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, desde o dia 02 de janeiro deste ano.

A mobilização visa proteger os meninos contra o câncer de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente ligadas ao vírus. Já nas meninas, o foco é prevenir o câncer de colo uterino, de vulva, vaginal e anal; além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções. Para completar o processo de imunização os adolescentes devem tomar duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A ideia é ampliar a faixa etária obrigatória para este tipo de vacina nos meninos, de forma gradual, até o ano de 2020, quando estarão incluídos aqueles cuja faixa de idade vai de 9 aos 13 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde a expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados no Brasil este ano. Em Garanhuns, a procura de ambos os gêneros pela vacina ainda é baixa, mas deve crescer nas próximas semanas. “Acredito que essa adesão vai aumentar, até porque estamos em um período de férias e muitos jovens estão viajando. Porém em fevereiro o número de pessoas imunizadas deve aumentar”, comentou a coordenadora do PNI municipal, Luciana Souto.

Além da primeira dose do HPV os jovens também receberão a vacina meningococo C, que previne contra a meningite do tipo C. Os interessados podem procurar a Unidade Básica de Saúde da localidade onde residem das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. É necessário que a pessoa esteja munida da carteirinha de vacinação e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Por enquanto, não há data final para a imunização.

Promotor de Garanhuns é empossado como Procurador de Justiça

Na posse, o novo Procurador defendeu: “Há um futuro que devemos construir e expectativas sociais 
legítimas cumprir. Todos serão chamados à construção de um Ministério Público independente”.

O Colégio de Procuradores de Justiça empossou, em sessão solene na tarde desta sexta-feira (13), Francisco Dirceu Barros (a direita na foto) no cargo de Procurador-Geral de Justiça. Francisco, que atuava até pouco aqui em Garanhuns como Promotor Criminal, assume a chefia do Ministério Público de Pernambuco ao longo do biênio 2017-2018. A cerimônia de posse, foi realizada no Salão dos Órgãos Colegiados, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Recife. Em sua fala, durante a solenidade, o novo Procurador-Geral de Justiça explicou que todos os membros e servidores terão espaço para contribuir com o crescimento do órgão. “Há um futuro que devemos construir e expectativas sociais legítimas a cumprir. Todos serão chamados a colaborar com a construção de um Ministério Público independente, democrático e dando o exemplo na austeridade com os recursos”.

A sessão de posse foi aberta por volta das 15 horas pelo presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, que exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça no biênio 2015-2016. Em seu discurso de agradecimento, ele assegurou que deixa o cargo com o sentimento de dever cumprido. “Quando assumi, em 2015, a gente não tinha noção dessa crise, um tsunami que se abateu sobre o nosso barco, que precisou de reparos. Mas conseguimos trabalhar dentro do contingenciamento, evoluindo com ações importantes, tanto do ponto de vista estrutural como de procedimentos. E como marca da gestão, buscamos a igualdade de tratamento a todos os membros e servidores”.

Também durante a solenidade que marcou a posse do novo Procurador Geral de Justiça, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, destacou que espera que se mantenha a parceria entre as duas Instituições. “Francisco Dirceu Barros sempre teve nossa admiração e, temos certeza, ele dará continuidade ao trabalho integrado que têm feito o MPPE e o Tribunal de Contas. Vamos conversar com o novo chefe do MP a fim de manter o foco no combate à corrupção, em todos os municípios pernambucanos”. Por sua vez, a procuradora de Justiça Sineide Barros saudou, em nome do colegiado, o novo procurador-geral de Justiça. “Um operador do Direito vocacionado, que veste a camisa do Ministério Público, agora assume a honrosa e difícil missão de comandar o Ministério Público de Pernambuco nos próximos dois anos”. 

Haroldo Vicente: “Acredite! Confie! Agora vamos fazer ainda mais”

Em seu discurso de posse, vice-prefeito foi encorajador para aqueles mais pessimistas.

Passadas duas semanas de sua posse como vice-Prefeito de Garanhuns, ocorrida no domingo, 1 de janeiro, ainda repercute na cidade o discurso realizado pelo ex-vereador e agora segundo homem politicamente mais importante de Garanhuns, Haroldo Vicente, do PSC. Diante do público que prestigiou a solenidade, Haroldo definiu o momento de sua posse, como um dos mais felizes de sua vida. Nas palavras do vice-Prefeito, ao assumir o posto, ele terá pela frente o maior desafio que poderia enfrentar. Servidor público municipal por mais de trinta anos, em seu discurso, Haroldo se mostrou a vontade, para falar de sua humildade para aprender, vontade de fazer e compromisso de realizar; algo que de acordo com ele, serão suas marcas como vice.

Apesar de curto, dois minutos, o primeiro pronunciamento de Vicente também reservou espaço para assegurar a população, que a cidade contará com um vice dedicado ao trabalho. Sem esquecer do corpo de funcionários que integra o executivo local, o vice fez questão de frisar em seu discurso, que todos, secretários, gerentes, servidores efetivos, comissionados e contratados, encontrão na figura dele, um forte parceiro para o trabalho. Em trecho final de sua fala, Haroldo foi encorajador para aqueles mais pessimistas. Considerando o amplo trabalho realizado pelo Prefeito Izaías em seus quatro primeiros anos de Governo, Vicente defendeu: “Acredite! Confie, pois se o Governo de Izaías já fez tanto por Garanhuns, agora vamos fazer ainda mais”.

Empresário no ramo de hotelaria, além de vereador pelo município entre os anos de 2013 a 2016, Haroldo Vicente assumiu no primeiro domingo do ano, o cargo de vice-Prefeito de Garanhuns pela primeira vez. Eleito vereador com 1.696 votos em 2012 pelo PSDB, Haroldo foi durante dois anos, entre 2015 e 2016, líder do Governo Izaías na Câmara. Durante o tempo em que esteve afrente da liderança governista, ele protagonizou inúmeras articulações e defesas de Régis. Discreto e fiel a Izaías, ele teve participação decisiva no pleito para a Presidência da Câmara de 2014; ocasião em que abriu mão de sua candidatura à Presidente em nome da Governabilidade do atual Prefeito.

                          Abaixo, você confere, na íntegra, o discurso de Haroldo:

Haroldo assume executivo e segue como Prefeito até 31 de janeiro

Em viagem internacional entre os dias 15 e 31 deste mês, Izaías transmitiu o cargo 
de Prefeito há Haroldo na manhã desta sexta (13). (Fonte: Secom – PMG).

Por motivo de viagem particular, na manhã desta sexta (13) o prefeito  Izaías Régis (PTB) realizou a transmissão do cargo para o vice-prefeito, Haroldo Vicente (PSC). Na solenidade, Izaías ressaltou a confiança que tem no vice-prefeito. “Entrego hoje a prefeitura a Haroldo com a certeza da responsabilidade que ele terá para administrar a cidade durante estes dias. Dou total autonomia para que ele governe. Estarei de acordo com as decisões que forem tomadas por ele, pois temos uma relação de confiança”, ressaltou.

Ambos assinaram o termo de transmissão na presença de secretários, vereadores e servidores municipais. “É uma responsabilidade muito grande que irei dividir com todos vocês. A confiança que o prefeito me passou, eu repasso também para cada um que aqui está. Vamos entregar na volta uma Garanhuns ainda melhor”, disse o prefeito em exercício.

O prefeito Izaías Régis retorna a sua função no dia 01 de fevereiro. Por se tratar de uma viagem internacional, foi solicitada autorização da Câmara de Vereadores de Garanhuns que foi concedida por meio da Resolução Nº 1299, de 06 de janeiro de 2017, publicada na edição de 09 de janeiro de 2017, do Diário Oficial dos Municípios/ AMUPE.

PRIMEIRO ATO - Alguns minutos depois da transmissão de cargo, o prefeito em exercício Haroldo Vicente já deu início aos seus trabalhos no Palácio Celso Galvão recebendo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Garanhuns (SINSEMUG), Luciano Florêncio. Durante a conversa que manteve com o Prefeito em exercício, Luciano apresentou a proposta de reajuste salarial dos servidores efetivos.
.