domingo, 1 de janeiro de 2017

Carla de Zé de Vilaço é eleita Presidente da Câmara de Vereadores

Na votação deste domingo, Carla obteve os 13 votos que estavam em disputa e agora,
será a primeira mulher na história, a comandar o Poder Legislativo de Garanhuns.

Conforme antecipado pelo Blog do Gidi Santos durante o mês de dezembro do ano passado (relembre AQUI), a vereadora Carla Patrícia, a popular Carla de Zé de Vilaço, do PTB, foi eleita na tarde deste domingo, 1 de janeiro, a nova Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Na primeira sessão do Legislativo garanhuense de 2017, presidida pela parlamentar mais experiente, a vereadora Luzia da Saúde, também do PTB, Carla, que foi a única a registrar candidatura, abocanhou os 13 votos em disputa.

A sessão que elegeu a nova Presidente para o comando da casa Raimundo de Moraes durante o Biênio 2017/2018 também foi marcada pela escolha dos outros três membros, que junto a Carla, formarão a nova Mesa Diretora. Para o cargo de 1º Secretário, o vereador Ary Júnior, que retorna a casa, após quatro anos distante, foi o mais votado e assim, assumirá o posto. Para o caso da segunda secretaria, ela agora será exercida pelo vereador eleito para o seu primeiro mandato, Marinho da Estiva, do PHS. Segundo cargo mais importante do parlamento, o de vice-presidente, ficará sob o comando do vereador que soma maior número de mandatos entre os que estão em atividade naquela casa parlamentar, Zaquel Naum Lins, do PRB. Zaqueu, Ary e Marinho, a exemplo de Carla, também obtiveram 13 votos neste domingo histórico.

Com exceção do vereador Marinho da Estiva, o Blog do Gidi Santos já havia anunciado em primeira mão, ainda quando vivenciávamos o último mês de 2016, dezembro, que a nova composição da mesa traria os nomes dos vereadores, Zaqueu Naum Lins, Ary Júnior e Carla de Zé de Vilaço. Aquela época também mencionamos que o vereador Alcindo Correia, atualmente no PcdoB, seria o indicado ao posto de vice presidente, mas com o decorrer das negociações, ele acabou dando lugar a Marinho, na segunda secretaria.

Aos 25 anos, reeleita em outubro passado com a expressiva votação de 2.236 votos, a petebista contará para administrar o parlamento garanhuense, com a experiência do seu pai, o ex-vereador Zé de Vilaço, que dirigiu aquela casa entre os anos de 2009 a 2010. Assistente Social por formação, ela terá a intricada missão, durante o próximo biênio, de pactuar uma corrente na Câmara, onde haja consenso entre os treze vereadores, já que todos fazem parte da bancada do Governo Izaías.
.

Sai Ely Jobson e entra Coronel Cavalcante no Comando do 9º BPM

Tenente Coronel é nascido em Garanhuns, está a 24 anos na corporação e comandava até 
pouco, a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Pesqueira.

Após um ano e sete meses afrente do 9º Batalhão de Polícia Militar Arruda Câmara, sediado aqui em Garanhuns, o Tenente Coronel Ely Jobson (foto abaixo) está de malas prontas para assumir o 4º BPM Barreto de Menezes, sediado em Caruaru, Agreste Central do Estado. Lá, Ely Jobson irá substituir o também Tenente-coronel, Roberto Galindo de Lima, que ainda não teve o seu destino divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A informação da mudança, foi publicada no Boletim Geral da SDS, na quarta-feira (21).

Enquanto isso, aqui em Garanhuns, quem assume o comando do 9º BPM é o experiente Tenente-coronel Paulo César Gonçalves Cavalcante (foto acima). Paulo César é nascido em Garanhuns, está a 24 anos na corporação e comandava até pouco a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Pesqueira, também no Agreste Central. O novo comandante do Batalhão Arruda Câmara assume suas prerrogativas já na próxima segunda-feira, 2 de janeiro. Sobre sua jurisdição, estará o policiamento de 20 Municípios do Agreste Meridional e sobre seus ombros, a dura missão de frear a escalada da violência em suá área de atuação.

          A passagem de comando do 9º BPM ocorrerá, como mencionado, no dia 2 de janeiro, nas dependências do Quartel Geral da PM, no Derby, em Recife. Na terça, o oficial nomeado se apresenta na sede do seu batalhão, na Colina Monte Sinai, em Garanhuns.

ELY JOBSON EMITE NOTA DE AGRADECIMENTO
.

Se despedindo de Garanhuns, o Tenente Coronel Ely Jobson emitiu uma nota de agradecimento a todos que o acolheram durante sua passagem pelo comando do 9º BPM. Confira a nota divulgada pelo Tenente Coronel da Polícia Militar:

Quero agradecer inicialmente ao DEUS TODO PODEROSO pelo tempo que fiquei à frente do Comando do 9º BPM. Não há como referir-se ao 9º BPM sem mencionar a sua brava tropa, agradeço a todos pelo apoio, compromisso, altíssimo grau de profissionalismo e lealdade que apresentaram nesse 01 ano e 07 meses. Agradeço também aos gestores municipais dos 20 municípios que compõem a área deste Batalhão. De igual modo agradeço a grande parceria firmada com a imprensa, sem esse apoio não haveria como destacar o trabalho desses guerreiros e guerreiras que fazem o 9º BPM. Não posso me furtar de agradecer aos parceiros no cumprimento da missão, a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Seres, o Exército Brasileiro e tantos outros. Por fim agradeço à população do Agreste Meridional pela recepção e pela imprescindível cooperação nesse combate à criminalidade. Desejo ao novo Comandante sucesso na condução do Gigante do Agreste.

Tenente Coronel ElyJobson Bezerra de Melo
Oficial de Carreira da Polícia Militar do Estado de Pernambuco

Garanhuns contratou mais do que demitiu, no mês de Novembro

Ao total, o mês de novembro do ano passado apresentou um saldo positivo de 81 
postos de trabalho para os garanhuenses, segundo divulgou o Caged.

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro, o município de Garanhuns contratou mais do que demitiu no mês de novembro de 2016. Segundo o Caged, na contramão de outras cidades, a terra da garoa empregou 371 pessoas formalmente, ao passo que desempregou 290. Os dados foram divulgados no último dia 29 de dezembro, quase que no apagar das luzes de 2016.

Em 2015, neste mesmo mês, foram realizadas 323 contratações, enquanto 308 foram desfeitas. Com isso, o resultado do mesmo período de 2016 se mostra melhor, quando comparado ao do ano imediatamente anterior. Ao total, o mês de novembro do ano passado apresentou um saldo positivo de 81 postos de trabalho para os garanhuenses; já que o cálculo utilizado pelo Caged para apresentar o número de ganho ou perda desses postos, é a subtração entre as contratações e as demissões.

Já as admissões por parte do comércio local de Garanhuns, informa o Caged, pelo segundo mês consecutivo foram maiores que as demissões. Ao total, foram 200 contratações, enquanto que 142, foram as demissões. Esses dados, apresentados agora pelo órgão ligado ao MTE, demonstram uma ligeira recuperação no emprego formal no município, já que no mês anterior, outubro, foram admitidos 345 trabalhadores, mas demitidos 379, o que significa um déficit de 34 postos.