quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Ação de combate ao Câncer de Próstata será realizada na Cega

Ação que ocorrerá já no próximo sábado (25), oferecerá,entre outros, exames de 
Antígeno Prostático Específico (PSA), um dos primeiros usados para diagnosticar a doença.

Orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e encaminhamentos para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), um dos primeiros usados para diagnosticar a doença, são alguns dos serviços que serão oferecidos gratuitamente em Garanhuns, neste sábado (25/11). A ação é do Sesc Garanhuns e da Secretaria de Saúde do município em alusão ao Novembro Azul, movimento de conscientização sobre a doença, a segunda mais comum entre os homens no Brasil.

Além disso, quem for ao Pátio da Feira Livre da Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA) também será beneficiado com exame de glicose, aferição de pressão arterial, orientações sobre o câncer de boca, vacinação contra difteria, tétano e hepatite, prevenção às DSTs, avaliação física e distribuição de preservativos. “O objetivo é, principalmente, motivar a população masculina a realizar os exames preventivos de forma rotineira e desmistificar o preconceito que envolve o tema”, destaca a assistente social do Sesc Garanhuns, Kate Oliveira.

Novembro Azul – O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata, o segundo que mais mata homens no Brasil. O indicado é que os homens passem a monitorar a próstata a partir dos 50 anos. Nas fases iniciais, a doença não dá sinais de seu surgimento, porém, com o tempo, o tumor cresce e pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica. O movimento surgiu em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que é celebrado no dia 17 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário