sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Luzia cobra instalação de um Cras para área do Vale do Mundaú

Cordeiro: “Conheço muito bem aquela localidade, e sei da necessidade de um Cras para 
aquela população. Seguirei engajada, para que o Centro possa sair do papel”.

O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, é a porta de entrada da Assistência Social. Local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, o Centro oferece serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, são o público alvo dos Cras.

Sabendo da importância desse tipo de Centro para localidades, que parte, estão em estado de vulnerabilidade, a Vereadora Luzia Cordeiro, do PTB, requisitou na Câmara na última quarta-feira (1), que o Prefeito Izaías possa, através da Secretaria competente, edificar um CRAS na região conhecida aqui na cidade, como Vale do Mundaú. O Requerimento da Petebista, 564/2017, foi aprovado na Reunião Plenária por unanimidade, e agora segue ao Prefeito Izaías.

Luzia: “Conheço muito bem aquela localidade, e sei da necessidade de um Cras para aquela população. Diante disso apresentei requerimento na Casa e espero que o Prefeito comungue conosco da urgência em alicerçar um Cras ali. Seguirei engajada, para que Centro possa sair do papel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário