quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Shisneyda anuncia novas ferramentas para a Saúde de Garanhuns

A partir de agora, Agentes de Saúde do município, passarão a utilizar Tablets em campo. Além disso, e
em breve, usuários do Sus contarão com um serviço de atendimento a acamados em casa, o SAD.

Na última terça-feira (24), em alusão a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar a população acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama e o de colo do útero, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, através da titular da pasta, Shisneyda Furtado e sua equipe, anunciaram a entrada em atividade de novos instrumentos, que possibilitarão uma melhor execução no serviços dedicados aos cidadãos, no âmbito de atendimentos de saúde aqui no município.

Na terça, no prédio do Departamento de Tratamento Fora do Domicilio (TFD/Garanhuns), Shisneyda revelou que já a partir do próximo mês, 320 tablets passarão a ser utilizados pelos agentes de saúde do município. Os dispositivos, ajudarão no repasse de informações em tempo real, das necessidades de cada usuário do Sus, agilizando e encaminhando de imediato os pacientes para o serviço necessário e mais próximo de sua casa, conforme foi apresentado pela Secretária.

Além de uma solicitação dos próprios agentes, a utilização desses equipamentos aqui em Garanhuns por esses profissionais, será possível, graças a requisição feita ainda no mês de maio deste ano, pelo então Secretário de Saúde a época, Alfredo Goes.
.

Em um grupo de relacionamento de watshaap, considerado dentre muitos o mais politizado de Garanhuns, o do Blog do Cisneiros, Alfredo reconheceu a boa atuação da atual Secretária, ao mesmo tempo em que lembrou do seu papel no desfecho dos tablets. No grupo, Goes destacou: “Parabéns a Secretária de Saúde por dá continuidade a solicitação feita por mim quando Secretário, para aquisição de tablets para os agentes comunitários de Garanhuns com recursos já em caxa”.

PROGRAMA SAD - Outro importante recurso, que a partir de agora a Secretaria oferecerá aos usuários Sus, aqui em Garanhuns, é o SAD: Serviço de Atenção Domiciliar. Fruto de uma recém solicitação feita na Câmara pela atuação da Vereadora Betânia Monteiro, a Betânia da Ação Social, o serviço, considerado substitutivo, complementar a internação hospitalar, assim como ao atendimento ambulatorial; é responsável pelo gerenciamento e operacionalização de equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD), e Equipes Multiprofissionais de apoio (EMAPA), que oferecerão atendimentos a pacientes acamados em suas residencias.

       Nos atendimentos, as equipes constarão de um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, além de nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. Cerca de 600 pessoas receberão esses atendimentos na cidade.

Para Shisneyda, os tablets que serão disponibilizados ao agentes, bem como a entrada em atividade do SAD, reforçam o compromisso do Governo de Garanhuns, com o serviço de saúde oferecido à população. “A equipe do Sad vai trabalhar de plantão, domingo a domingo, e será referenciado pela Unidade de Saúde da Família (USF). Os tablets são um pleito antigo, que agora colocaremos em prática. Tudo isso, fruto da gestão Izaías, que nos dá a possibilidade de operar ferramentas que na prática contribuirão massivamente a qualidade de vida”, destacou a secretária durante evento no TFD.

Na terça, participaram ainda do evento, os Vereadores Tonho de Belo do Cal do PSDB, Professor Márcio e Marinho da Estiva, os dois últimos, ambos do PHS.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário