sábado, 15 de julho de 2017

PESQUISAS: Armando lidera intenção de voto para o Governo de Pernambuco, e Izaías tem gestão aprovada por 73% da população

Enquanto Armando é o primeiro colocado nas intenções de voto, Régis 
o seu novo governo gozam de uma robusta aprovação popular em Garanhuns.

Duas avaliações recém divulgadas tem mexido com o cotidano da cidade de Garanhuns, do Agreste Meridional, e de uma forma mais ampla com o do Estado de Pernambuco. Uma delas diz respeito a pesquisa onde o senador pernambucano pelo PTB, Armando Monteiro Neto, é apontado como favorito numa disputa eleitoral pelo Governo de Pernambuco, enquanto a outra, se dirige ao Prefeito Izaías, atestando que sua segunda gestão, aqui na suíça pernambucana, é aprovada por 71% da população.

Em junho, numa pesquisa de intenção de voto para as eleições do Governo de Pernambuco, que ocorre ano que vem, feita pelo Instituto Alagoano, Meta Pesquisa e Consultoria, Armando aparece como melhor colocado, já que somou 23,3% de intenção de voto, ante aos 13,2%, obtido pelo atual Governador, Paulo Câmara, do PSB.

Em abril, Paulo apareceu em outra pesquisa - essa do Instituto Maurício de Nassau, com o percentual de 6%, e naquela ocasião, o chefe do executivo estadual acabou ficando na terceira posição, atrás de Armando (em primeiro com 22%) e do atual Ministro da Educação Mendonça Filho do DEM, que registrou a marca dos 12% de intenção de voto. Neste segundo levantamento, Mendonça, praticamente manteve sua pontuação da pesquisa de abril, que foi de 12,2%.
.

A novidade na corrida eleitoral pelo Governo do Estado de Pernambuco é a vereadora Marília Arraes, do Partido dos Trabalhadores (PT), que pela primeira vez teve seu nome incluído numa pesquisa e conquistou 6,3% dos eleitores do estado.

A pesquisa, que foi realizada entre os dias 19 e 23 de junho/2017, com 1.067 questionários aplicados em todas as regiões de Pernambuco, aponta ainda, que entre todos os postulantes, o governador é o mais rejeitado, com 28,4%. Segundo o levantamento, Paulo é avaliado ruim/péssimo por 58,5%, e ótimo/bom por apenas 15,7%, sendo a melhor área, a de educação. A pesquisa destaca também, que a segurança é o principal problema do governo Paulo Câmara para 42% da população.

Com os números divulgados no início do mês julho pelo Instituto Meta Pesquisa e Consultoria, é possível dizer que a eleição para governador de Pernambuco, no próximo ano, se mostra indefinida, apesar de Armando liderar. O indicativo percentual de votos do senador, no caso de não sofrer alteração, no que concerne a uma subida, não garantiria a vitória do petebista no primeiro turno.

IZAÍAS APROVADO POR 73% DA POPULAÇÃO
.

       Enquanto isso aqui em Garanhuns, os números mostram outra realidade. É que o Instituto Analysis Pesquisa e Mercado, realizou aqui no município, entre os dias 03 e 10 de julho, uma pesquisa de opinião pública, onde a população deu seu parecer quanto a qualidade de alguns serviços públicos oferecidos pelo Governo Municipal de Garanhuns.

O Levantamento do Instituto também se preocupou em aferir o percentual de aprovação da Administração do Prefeito Izaías. Segundo o levantamento, 71% da população aprova a segunda gestão de Régis, ainda que ela esteja apenas em seu sétimo mês.

A avaliação do Governo Municipal, como instituição, também revelou um bom resultado. 22,9% dos garanhuenses o consideram ótimo, ao passo que 35,15%, bom. 25,4%, consideram regular a atuação do governo, sendo que 5,2% dizem que ele é ruim. 10% consideram o atual governo como “péssimo”.

Noutra perspectiva, a de um comparativo entre o 1º e 2º Governo, onde a pergunta ao entrevistado foi: "Como você compararia a administração municipal atual com o  1º mandato do prefeito?", o resultado foi o seguinte: “muito melhor”, 19,2%, melhor: 21,1%, “a mesma coisa: 36,6%, “pior”: 15,7%, “muito Pior”: 7,7%.

CONFIRA, ABAIXO, A ÍNTEGRA DOS DADOS

Aprovação Governo Municipal / Prefeito Izaías Régis – 73%

Em relação ao município de Garanhuns, como avalia o
desempenho do Governo Municipal/ Prefeito Izaías Régis?

Ótimo – 22,9%
Bom – 35,1%
Regular – 25,4 %
Ruim – 5,2%
Péssimo – 10%

Em relação ao Governo atual do prefeito
Izaías Régis, comparando com o primeiro ?
Muito Melhor – 19,2%
Melhor – 21,1%
A Mesma Coisa – 36,6%
Pior – 15,7%
Muito Pior – 7,7%

Cite uma ação que deseja que seja feita pelo Governo
para melhorar a sua comunidade (espontânea)
Segurança/ Polícia – 25,9%
Calçamento/ Pavimentação – 14,7%
PSF/Saúde Pública – 10,7%

Como o senhor avalia estes serviços
públicos em Garanhuns?

(Dez mais bem avaliados dos perguntados)
Natal Luz – 76,1% (Ótimo/Bom)
Limpeza Pública/ Coleta Lixo – 73,1% (Ótimo/ Bom)
Iluminação Pública – 67,2 (Ótimo/Bom)
Viva Dominguinhos – 65,7% (Ótimo/ Bom)
Conservação/ Praças – 54,7 % (Ótimo/ Bom)
Atendimento nos PSF´s – 51,5% (Ótimo/ Bom)
Feiras Livres/ Ceaga – 51,2% (Ótimo/ Bom)
Vigilância Sanitária – 48,8% (Ótimo/ Bom)
Educação/Escola – 48,5% (Ótimo/ Bom)
Bolsa Atleta – 45,0% (Ótimo/ Bom).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário