domingo, 30 de julho de 2017

Luzia participa da Conferência Municipal de Assistência Social

Cordeiro: “A Conferência de forma geral foi muito propositiva. Demos nossas sugestões, e esperamos 
que elas sirvam de auxílio para estabelecer o nosso plano municipal de Assistência Social”.

Nos últimos dias 20 e  21 de junho desse ano, a Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizaram a XII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que em 2017 aconteceu no Chalé Recepções e Eventos, situado na avenida Rui Barbosa, teve como tema central: a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”.

Nos dias em que o evento foi realizado, um espaço de caráter deliberativo e discurso foi oferecido para a população de forma geral. Dentre as muitas autoridades presentes a XII Conferência Municipal de Assistência Social, registramos a participação da Vareadora Luzia Cordeiro, do PTB. A vereadora, milita na área da saúde há anos, e no mês passado, compreendendo o que estava previsto nos objetivos da Conferência, ela deu sua contribuição, em benefício da consolidação e ampliação dos direitos socioassistenciais.

     Entre os temas debatidos na conferência, estiveram: 1 – “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”; 2 – “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas” 3 – “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”; e 4 – “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Ao final da Conferência, um documento com as deliberações para a política de assistência social foi produzido – unindo as sugestões de todos os participantes. A ideia é que o instrumento sirva de base para o planejamento de ações da Secretaria de Ação Social do município, e também colabore na formatação do novo Plano Municipal de Assistência Social, que irá vigorar entre os anos de 2018 a 2021.

Para a vereadora, a gestão no campo da assistência social em Garanhuns, saiu fortalecida, com a realização do evento. “A Conferência de forma geral foi muito propositiva. Demos nossas sugestões, através dos grupos de trabalho, e esperamos que elas sirvam de auxílio para estabelecer o nosso plano municipal de Assistência Social, que será válido por quatro anos. Depois das muitas rodadas de debates, posso dizer, o setor social saiu fortalecido, já que contamos com tantos profissionais empenhados, nesta, que é uma das áreas de primeira necessidade”, assegurou Luzia, em contato com o Blog do Gidi Santos.

Além de Cordeiro, ainda participaram da Conferência: o vice-prefeito, Haroldo Vicente, a Secretária de Assistência Social do Município de Garanhuns, Maria Célia Sobral, a também vereadora, Presidente da Câmara Municipal, Carla Patrícia, a Carla de Zé de Vilaço, o Promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, o atual Bispo da Diocese de Garanhuns, Dom Jackson Paulo, a coordenadora Estadual do Fórum Nacional de Usuários de Assistência Social (FNUSUAS), Selma Melo, dentre outras autoridades.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário